Ir para conteúdo

De Foz do Iguaçu-PR a cordilheira branca-Peru - Ago/2014


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

O Motivo

 

 

A ideia de uma viagem, de moto, pelas estradas mais perigosa da América latina surgiu numa época em que eu estava procurando algum lugar para minha próxima viagem, de moto claro.

Sentado na minha poltrona, descansando após um dia de trabalho, resolvo navegar pelos canais de televisão onde parei no canal da History com o programa estradas mortais.

É obvio que cada pessoa dentro do seu ponto de vista pode analisar quais as estradas são mais perigosa, pois, uma avenida de uma cidade qualquer também é perigosa e andar de moto em uma avenida movimentada pode se tornar muito mais perigoso do que estas rodovias aqui apresentada, porem essa discussão não faz parte deste relato e sim o fato de eu ter escolhido um lugar pra passear de moto.

Voltando ao programa da History, vejo seus motoristas tendo “dificuldade” para dirigir nas estradas do Peru e Bolívia, na minha modesta opinião isso tudo esta mais para encenação, pois os motoristas são mais atores do que motoristas de fato. Porem o que mais me chama a atenção é o cenário ao fundo, paisagem magnificas de montanhas cobertas de neve passando dos 4000 metros de altura, vales que a gente só encontra nos filmes, como aquela montanha da “Paramount filmes” ou o filme "Tocando o Vazio".

 

Bem, considerando essas imagens e outros fatos, acabei escolhendo esta região para a minha próxima aventura.

 

 

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 90
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

As estradas

 

Com base na região que pretendo visitar escolho das estradas por onde pretendo passar.

A primeira estrada a ser escolhida é a tradicional estrada del muerte que liga La Paz a Corroico na Bolívia.

Esta estrada eu tentei em 2005 quando fui a Machu Picchu e pela minha falta de experiência e por conselho de alguns motociclistas da Bolívia acabei deixando de lado, porem desta vez ela não me escapa.

 

598db0c9535f3_COROICO.jpg.46e78c807a5166cf6fba90e68b0edf29.jpg

 

 

A segunda estrada escolhida fica próximo a Machu Picchu – Peru. É a estrada que liga Ollantaytambo a Quillabamba, essa estrada eu vi algumas fotos quando estive na região em 2005 e agora pretendo visita-la.

 

CUSCO.jpg.a072ef098c8fbcf594152e15f29227e9.jpg

598db0c95d5c5_cusco2.jpg.b3ab1cb66f8a2d927e41e82c0dd179bf.jpg

 

As demais estradas são na região da Cordilheira Branca – Peru onde foi gravado várias episodio da estradas mortais da History. Por ser uma região turística com diversas paisagens, estradas e trilhas pretendo transitar entre todos os caminhos possíveis.

 

pato.jpg.060c66aacb2db1a8e3e2165b5b340e31.jpg

 

598db0c96502c_CordBlanca1.jpg.98f8594490b1e6c25be0f802c5465cce.jpg

 

598db0c9689a8_CordBlanca2.jpg.473cb78b8b20d4aef1a1c8752cd4ea5a.jpg

 

598db0c96c28b_cordBlanca3.jpg.a673ac824d4974fe4c567ab6ad397a5e.jpg

 

 

Todas as imagem acima foram tiradas da internet e de seus respectivos autores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pontos Turísticos

 

 

Para o planejamento foi feito uma pesquisa de lugares turísticos na região por onde pretendo passar. Cada ponto que valia apenas ser fotografado foi marcado com um ícone no google Earth.

 

 

Pontos turisticos.kmz

 

Icones VERDES = IMPERDIVEL

Icones AMARELOS = com certa importancia

Icones VERMELHOS = sem muita importancia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O trajeto

 

 

Com os pontos turísticos marcado foi escolhido o trajeto detalhado desde o inicio da viagem, passando pelos pontos turísticos até o seu retorno, cada trecho da estrada foi estudado, revisado, visto no google Earth, visto em mapas, etc. para ter um pré-conhecimento do trajeto. Após o trajeto escolhido foi traçado a rota pelo software Mapa Source da Garmim para posterior uso no GPS. Esses arquivos de GPS foram salvo por data de uso, facilitando assim seu uso ou alteração diariamente.

 

 

Estradas.kmz

 

Trajeto VERDE = Asfalto

Trajeto VERMELHO = Terra

Trajeto LARANJA = caminhada

 

O arquivo acima abre no Google Earth, caso queiram o arquivo para GPS, me avise que eu ensino como mudar ou envio o arquivo para GPS

 

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Os Hotéis

 

Com o trajeto já demarcado e tendo a previsão de quilometragem a ser percorrida por dia, foi escolhido uma cidade para pernoitar e com isso foi escolhido alguns hotéis disponíveis na cidade.

 

 

Hoteis.kmz

 

O arquivo esta incompleto. conforme for acrescentando os hoteis eu anexo outro arquivo

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Os custos

 

 

 

Após escolhido o caminho, os hotéis, os pontos turísticos etc, veio o momento de calcular os custos dessa aventura. Neste item eu costumo exagerar um pouco nos valores para que não falte dinheiro durante a viagem pois algum valor pode ter reajuste sem eu perceber (ex: aumento da gasolina). É melhor sobrar do que faltar.

 

Os principias custos desta viagem são: por ordem de importância:

 

:arrow: • Gasolina, sabendo a quilometragem a ser percorrida, o consumo e o valores do combustível em cada região, fica fácil calcular seu gasto nesse item, afinal sem combustível não tem como sair do lugar.

 

:arrow: • Hospedagem, Tendo uma base de valores a ser gasto pode-se pesquisar pela internet alguns hotéis, hostel, etc. Nesse item tem hotéis que apenas irei dormir e sair no dia seguinte de madrugada, portanto não precisa ser de luxo, basta ter uma cama boa e estacionamento para moto. Outros hotéis onde pretendo ficar mais tempo visitando vale apenas gastar um pouco mais para ter uma internet, TV, estacionamento, etc para um descanso melhor, mas sem luxo.

 

:arrow: • Alimentação, Esse item vai depender do estomago de cada um, no meu caso, gosto de comer bem e barato, porem não em quantidade. Adotei o valor médio de uma refeição, bebida e guloseimas praticados aqui no Brasil. Conforme a grana for acabando algumas guloseimas vão sendo deixados de lado.

 

:arrow: • Passeios, Os valores foram adquirido através de pesquisa na internet. Se nessa fase a grana já estiver acabado, com certeza não irei visitar alguns pontos turísticos por outro lado terei gasolina para voltar.

 

Em anexo arquivo com os custos aproximado. Por experiências em outras viagem as despesas do arquivo são superfaturados em alguns casos, assim não terei problema de falta de grana.

Na tabela ainda falta completar a lista de hotéis e outras informações.

Com o passar do tempo essas informações serão adicionadas.

 

 

Custos e outros.xls

 

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dificuldades:

 

Em uma programação bem variada como essa, onde vários fatores são analisados sempre pode ocorrer imprevistos ou mudanças sutis que podem alterar o percurso, as datas, etc.

A primeira dificuldade que encontrei foi um acidente domestico em dezembro 2013 onde por pouco não perdi dois dedos do pé. Resultando 60 dias com oito pinos metálicos implantado nos dedos. Devido a isso, após três meses após o acidente e ainda mancando porem já sem os pinos tenho algumas limitação de movimento no pé e com isso existe uma grande possibilidade de eu fazer uma pequena alteração no trajeto.

No dia 18-08-2014 a 23-08-2014 esta previsto um treking de sete dias pela cordilheira Huayhuash. Dependendo da condições do meu pé irei deixar essa caminhada para outra viagem. Essa alteração só tomarei alguns dias antes de executa-la.

Espero que as próximas dificuldades que irão aparecer não sejam tão problemáticas.

 

 

 

Assim que surgirem novas informações ou alterações irei postando aqui.

 

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...