Ir para conteúdo

CASAL: BOLÍVIA, PERU E 2 DIAS NO CHILE (SETEMBRO/OUTUBRO 2013)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera mochileira!

Minha vez de contribuir com a ajuda que esse site nos proporciona... então, simbora:

 

TODAS AS OPINIÕES AQUI SÃO PESSOAIS/PARCIAIS, PORTANTO Ñ VENHA ME JULGAR/CRITICAR... FAÇA A VIAGEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES!!!

 

 

OBSERVAÇÕES/DICAS:

 

• Um inglês básico e um portunhol ajuda demais. Ñ viaje sem saber nada de uma dessas línguas, pesquise um pouco. Português vc só irá ouvir se encontrar algum brasileiro. (No nosso caso, somente no fim da viagem).

•Ande sempre com papel higiênico (kkkkkkk.....sério mesmo!!!).

•Os preços são para casal, e no caso de hospedagem é com banheiro privativo (quando não for, avisarei).

•Leve dólar (ñ custa nada lembrar).

•Nessa época que fomos, quase ñ teve frio,ou seja, ñ precisa gastar com essas roupas técnicas que mtos fazem questão, e com isso já vai economizar uma grana boa. Compre as roupas típicas, são ótimas e baratas. Compramos apenas luva, gorro,meia de lã e calça de lã (segunda pele) que só foi necessário no Salar.

•A fila na fronteira aqui em Corumbá aos finais de semana são enormes, portanto é melhor deixar para fazer os trâmites no final do dia, caso possível.

•Piores cotações durante a viagem (estou colocando as piores pq se basear nas melhores é furada):

R$2,55 – U$1,00

U$1,00 – 6,80 pesos (Bolívia)

U$1,00 – 2,70 soles (Peru)

U$1,00 – 490 pesos (Chile)

•Roteiro (em anexo, com dicas de hospedagem, passeios, gastronomia e etc.): Corumbá – SC – Sucre – Potosi – Uyuni – SPA – Arica – Tacna – Arequipa – Nazca – Ica – Cuzco –Puno – Copacabana – La Paz – Cuiabá – Brasília – Campo Grande - Corumbá

 

ROTEIRO e DICAS GERAIS.pdf

 

 

CORUMBÁ – SANTA CRUZ

 

Pra quem ñ conhece, acho que Corumbá vale um pernoite, principalmente de domingo p/ segunda, pq sempre tem um show no porto Geral (onde ficam as embarcações) e o movimento é bem intenso, com muitas famílias e público geral. Tem também uma ótima vista do pantanal, um mirante na parte alta da cidade (Cristo), onde se pode ver toda a cidade e o começo da Bolívia. Também é possível ir a Puerto Suarez (20minutos) comer uma bela carne de jacaré e/ou peixe por cerca de Bs60 (se alguém conseguir comer este tipo de carne aqui no Brasil por esse preço, por favor, me avise).

 

Como estou morando aqui na divisa, consegui agilizar meus trâmites fronteiriços antes, como a questão do comprovante de febre amarela, mas não pediram pra mim (aqui leva 10minutos, mas só funciona das 14:00hs às 17:00hs), o permisso e tbm já deixar comprada nossas passagens de busão p/ Santa Cruz. Começamos nossa viagem numa sexta-feira 13!!! ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

 

Pois bem, a viagem já começou com perrengue... Na entrada para a Bolívia, fizeram várias exigências para a gatona (Adriana, minha namorada)pegar o permisso dela, tipo: aonde ela iria, comprovante de vacinação, comprovante de reserva de hotel, quantia a gastar (ela teve até que mostrar dinheiro). Depois ficamos sabendo que eles fizeram um limpa geral por lá, e pegaram mtos brasileiros com os documentos vencidos. Nessa semana teve tbm aquele fato do senador boliviano que foi trazido para o Brasil sem autorização, o que pode ter gerado uma “retaliação”. Meio punk, né ñ??? ::grr::::grr::::grr::

Após esse estresse, pegamos o busão para SC pela Idiz Suarez (Bs 280, bus-cama, 3 filas) às 19:30hs. Viagem super tranquila, porém vale lembrar que logo no começo da viagem fomos parados e a polícia boliviana pediu os documentos de todo mundo, ou seja, se tivéssemos deixado pra gatona pegar o permisso dela lá em SC, talvez nem teríamos ido.

 

Chegamos em SC na madrugada de sábado às 04:00hs e fomos direto para o Viru-Viru. Nos guichês, veio a notícia de que ñ haveria passagem p/ Sucre naquele dia... Tranquilo, imprevisto calculado (ñ quisemos comprar antes pela net com receio do busão atrasar ou outra coisa, daí perderíamos a passagem, e o prejuízo seria bem maior!). Compramos para o dia seguinte pela TAM (Bs782) saindo às 08:00hs do El Trompillo. Feito isso, fomos p/ o Jodanga Hostel(Bs 190, wi-fi, café, piscina, sinuca,bar, wc compartilhado) e ficamos em um anexo, do outro lado da rua. Pelo preço, achei q ñ valeu, ainda mais qndo perguntamos se podiam adiantar o café pra gente por causa do voo no outro dia, e disseram ñ ser possível... ::bad::::bad::::bad::

 

P1020680.JPG.0f3e58e7903ff064916c196f3fba6f5e.JPG

 

Fomos bater perna pela cidade, e qual ñ foi nossa surpresa: na Plaza Central estava tendo um encontro religioso. Pelo que entendemos, era meio ecumênico, pois havia católicos e protestantes. Também tinha um palco armado ao lado da catedral, rolando um gospel de ótima qualidade (pena que o público ñ dava muita atenção). Paralelo a esse encontro, também rolou uma manifestação de estudantes; com faixas, cartazes e vestimentas; tentando conscientizar os motoristas a respeito do trânsito, muito legal tbm. Subimos no mirante da Catedral e demos um passeio em volta da praça. Vale ressaltar que atrás da Catedral existe uma praça menor, e de noitinha havia vários artistas expondo seus produtos. Paramos tbm num pub irlândes q fica do lado esquerdo da Catedral (olhando de frente). Bebemos algumas ::dãã2::ãã2::'> ::Dãã2:: ::dãã2::ãã2::'> e decidimos voltar pro Hostel.

 

P1020738.JPG.43e4030ea275361b35eaa0bf8b33d1c7.JPG

 

Na volta pro hostel, decidimos passar pelo Parque Urbano , que fica bem ao lado. Muitas famílias, brinquedos p/ as crianças, barraquinhas com comida e alguns artesãos. Continuamos nosso caminho, e eis que outra surpresa: estava tendo o Dia do Rock Cruceño!!! E o evento era 0800...kkkkkkkk. Curtimos o som de duas bandas e fomos embora, já que estávamos um pouco cansados e tinha o voo de manhã cedo. Adoramos esse dia, ficamos com uma ótima impressão de SC! ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::

 

P1020812.JPG.12a086b950ed4d8079d9de57b2c2ce2e.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cara, legal que vc tá morando em corumbá, assim pode dar dicas sobre algumas coisas da fronteira. Seguinte, vc sabe se além desse ônibus das 19:30 tem outros? quais os horários e tal?

 

Outra coisa, no tópico dos conflitos na Bolívia (conflitos-e-bloqueios-nas-estradas-t29223-165.html#p893129) a galera tá meio assustada com essas exigências de passagem de volta, hospedagem e outras do gênero para concessão do permiso.

 

Como vc mora ai em corumbá, será que teria como dar uma sondada nisso pros colegas aqui do mochileiros (incluindo eu)? to apreensivo com isso, não gostaria de ter problemas.

 

outra coisa, eu comprei já a passagem de avião de santa cruz pra la paz, dia 20/12. o voo sai as 7:50 (teria que chegar umas 6:00 no aeroporto). será que se eu sair nesse ônibus das 19:30 consigo chegar a tempo? o ônibus é bom ou corre risco de atrasos e tal?

 

será minha primeira vez por terra então to meio grilado pra dar tudo certo.

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala aí Aletucs!!!

Vlw pelas dicas antes cidadão!

Amanhã (coincidência eim!) irei na imigração dar entrada no Brasil, pois ñ foi possível em Cáceres.

Pegamos um bloqueio de Sucre-Potosi, que contarei mais a frente... foi tenso viu!

Tô te devendo esses horários de busão já tem um tempo né...rsrsrsr

Esquenta ñ!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Conforme prometido: 10:30 / 11:00 / 19:00 / 19:30 / 20:00 / 20:30m - cias: trans pantanal, san matias, idiz suarez e 23 de março. Os preços variam de Bs70 a Bs140.

A viagem é mto tranquila, a pista é ótima. Se ñ acontecer imprevistos, dura 8 horas.

 

Quanto aos trâmites fronteiriços (palavras da gatona):

"Tramites na fronteira - docs. exigidos:

- Visto de saída do Brasil.

- Passagem ida e volta (original e cópia). Como não tinha passagem de volta comprada, falei que voltaria de avião do Peru, assim ela não poderia me exigir a passagem visto que eu ia sair pela fronteira de San Matias.

- Cópia do roteiro de viagem.

- Caso eu estivesse visitando alguém, apresentar a carta de visita com todos os dados pessoais e endereço da pessoa que ia me receber em sua casa. Como fui a turismo não apresentei.

- Uma declaração onde continha os meus dados pessoais descrevendo os países pelo qual passaria conforme descrito no roteiro de viagem.

- Dólares (eles contam para ver se o valor é suficiente para a quantidade de dias que está no roteiro). Caso vá utilizar cartão tem que apresentar o cartão e uma cópia do mesmo.

- Reserva de hotel.

- Identidade ou passaporte.

- Certificado de vacinação de febre amarela não me cobraram, mas é bom levar, pois eles podem barrar caso e pessoa não tenha".

 

Como eu disse antes, a maré ñ tá p/ peixe ñ rapaziada...

 

Espero ter ajudado, qualquer dúvida tamo aê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cara, muito obrigado por tudo.

 

Esses bolivianos são um bando de puto. como eu não tenho segurança alguma em mostrar dinheiro na fronteira. quem garante a minha segurança? quanto ao cartão de crédito, eu vou levar uma cópia da fatura onde mostra o limite e ponto. Reserva de hotel eu tbm não vou mostrar pq não faço. na pior das hipóteses eu compro a volta da passagem e pronto. mas no final do ano acho que eles vão dar uma afrouxada, não vao deixar de pegar a grana que os brasileiros gastam com turismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

zibuia,

 

Aguardando "cenas dos próximos capítulos", até aqui ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Em San Matias na sua volta, devia esta cierrada a imigraccion, como a grande maioria das vezes (já postei aqui várias reclamações sobre o adido consular, mais fazer o que ::mmm:::essa:: )

 

Maria Emília

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Esses bolivianos são um bando de puto.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eles são fodas mesmo!

 

Quanto a reserva do hotel, nós mesmo criamos uma... pegamos a página de um hotel conhecido, preenchemos os dados tipo: nome, RG, tipo de habitação, valores e inserimos o logotipo desse hotel, com endereço e site... vai por mim, eu sei que é falsidade ideológica/estelionato (ou coisa assim) ::lol4:: , mas cola! Eles ñ verificam a veracidade dessas informações, querem apenas o comprovante.

Espero tbm q até o fim de ano mude isso, pois perdemos um tempão fazendo essas coisas, adicione a isso um calor de 35º e mais a cara de "tô nem aí" que eles fazem... haja paciência! Ainda bem que tínhamos tempo p/ isso, pq quem tá com o horário regulado, se lasca mesmo!

 

 

Aguardando "cenas dos próximos capítulos", até aqui ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Tá saindo!!! E muito obrigado a vc tbm, me ajudou demais!!!

Quanto a San Matias, consegui dar saída da Bolívia lá sim. Só que tive que esperar a fulana lá terminar o almoço dela ::bad::::bad::::bad::

Em Cáceres é que ñ deu p/ dar entrada no Brasil, porque iria perder o horário de busão p/ Cuiabá, aí deixei p/ fazer por aqui mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...