Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Como comprar voos baratos em 5 passos

Postado
  • Membros

Muita gente me pergunta onde encontro mamatas para comprar passagens baratas pelo mundo. Então, para ajudar mais gente a dar a louca e sair viajando por aí, resolvi preparar um guia sobre como pesquisar voos baratos em 5 passos! Porque você sabe, né, se souber as manhas, com o valor de uma viagem dá pra fazer três. Mãos à obra!

[t1]1. Defina ~alguma coisa~[/t1]

Muitas vezes queremos viajar, mas não temos certeza de quando ou para qual destino. Veja abaixo em qual perfil você se encaixa e confira as dicas, vantagens e desvantagens.

Tenho destino e datas definidos! Ótimo, facilita a vida. Mas lembre-se que alta temporada, fins de semana, feriados e sobretudo grandes datas comemorativas como Natal e Ano Novo são os mais caros de todos. Se conseguir negociar uns dias de folga no trabalho para viajar em dias úteis, você tem mais chances de conseguir boas promoções. As melhores ofertas normalmente estão entre terça e quinta.

Sei para onde quero ir e tenho datas flexíveis. Melhor ainda! A maioria dos buscadores tem opções de pesquisas flexíveis que mostra a variação de valores para até 7 dias, e alguns fazem isso de forma fácil para 30 dias. Esse perfil é o mais fácil para conseguir promoções. Se você é desses e ainda não encontrou passagens em conta, siga os próximos passos e seja feliz.

Tenho dia certo pra viajar e tanto faz o destino! Foi o que aconteceu comigo. Recebi a notícia das coletivas e decidi que iria viajar para o lugar mais legal e mais barato que encontrasse. Esse foi complicadinho de resolver, mas pesquisei e descobri que o buscador SkyScanner tem a opção de destino “qualquer lugar”. Ou seja, você coloca o aeroporto de origem, as datas e ele mostra TODAS as ofertas disponíveis para TODOS os lugares, elencando por preço e por país. Bom, né?

Quero viajar, mas não sei nem pra onde nem quando. Filho, vai fazer uma terapia, uma meditação, resolve sua vida e depois volta pra terminar de ler esse post.

[t1]2. Esqueça a preguiça[/t1]

Quando o assunto é pesquisa de passagens, mais é mais. Procure em todos os buscadores que puder. Veja quais companhias aéreas têm as melhores ofertas e refaça a pesquisa em seus respectivos sites.

Muitas vezes os buscadores de passagens têm ofertas que os sites das companhias não têm, e vice versa. A única forma de saber é pesquisando em TUDO. Busque em várias abas diferentes e depois vá de uma a uma comparando os preços finais. A maioria dos buscadores cobra taxas para compra de passagem que podem influenciar bastante no valor total.

Segue uma lista dos sites que mais uso para pesquisar passagens:

Decolar.com - Em português. Uso muito esse site para ver voos simples como ponte aérea, mas raramente para destinos de férias, porque ele não permite uma visualização de datas flexíveis como outros buscadores. Tem uma ótima função de alerta de preços. Faz venda direta e cobra taxa de serviço.

Kayak - Em português. Bom para quem tem datas flexíveis, permite ver voos para +-3 dias e próximos fins de semana (sexta a domingo, sábado a domingo, sexta à noite a segunda de manhã, você escolhe!). Não faz venda direta, direciona a outros sites.

Momondo – Em português. Mostra um excelente calendário de preços que é uma mão na roda para quem tem datas flexíveis. Também permite, de forma muito intuitiva, adaptar a escolha dos voos de acordo com a sua preferência: se você prefere poupar dinheiro ou tempo (ou ambos). Não faz venda direta, direciona a outros sites.

SkyScanner - Em português. É o único (até onde sei) que permite colocar como destino “qualquer lugar”, o que é perfeito para indecisos como eu, e também para quem quer viajar mas só se encontrar uma boa promoção. O resultado mostra desde os menores preços e lista por país – ao selecionar um, abre-se uma lista de destinos com os preços. Não faz venda direta, direciona a outros sites.

Submarino Viagens - Em português. Tem uma ótima função para datas flexíveis: você insere a origem e destino, a duração da viagem e o mês e ele mostra um calendário com o preço por data de saída. Também tem um gráfico de tendências por mês. Faz venda direta e cobra taxa de serviço.

Mundi - Em português. É parecido com o Decolar.com, com a exceção de não realizar venda (direciona para outros sites). Gosto do Mundi especialmente pela variedade de companhias aéreas que ele traz – muito mais do que em outros sites do gênero. Foi lá que conheci a Ethiopian Airlines, por exemplo.

E-Dreams - Em português. Usei muito para buscar voos baratos na Europa. Ele lista uma quantidade imensa de companhias aéreas, a maioria das quais você nunca ouviu falar, e incluindo clássicas low-fare europeias como Ryanair, Vueling e Easyjet. Assim fica fácil conseguir uma boa oferta!

LastMinute - Em inglês. Como o nome diz, é ótimo para comprar passagens de última hora. E foi lá que encontrei a super oferta para Santiago por R$ 800 que causou um alvoroço no Facebook! Bom dizer, fui direcionada para lá pelo SkyScanner. Permite ver datas flexíveis de forma bem fácil e possui ofertas bem exclusivas das mais variadas companhias aéreas.

[t1]3. De olho no calendário[/t1]

Aqui vai depender do tempo que você tem até a sua viagem.

Se tiver uma boa antecedência – 3 meses ou mais, pode ficar tranquilo e pesquisar por algumas semanas até encontrar a passagem ideal.

Agora, se você tem 2 meses ou menos e pretender viajar na alta temporada, não perca tempo: ao encontrar uma boa oferta, compre o mais rápido possível para não correr riscos de no dia seguinte não encontrar mais. Acredite, não tem frustração pior do que perder aquela promoção incrível porque resolveu pensar por mais uns dois dias.

[t1]4. De olho no relógio[/t1]

Se você é notívago e já pesquisou passagens aéreas de madrugada, deve ter percebido que nesse horário tem mais promoções do que de dia – algumas inacreditáveis!

Isso não é por acaso, e nem porque as cias aéreas preferem passageiros com olheiras. O motivo é porque, durante o dia, agências de viagens fazem pré reservas para seus próprios pacotes turísticos. A cada meia noite, estas reservas vencem e as companhias tornam a vendê-las pelo site. Por ter mais oferta, o preço diminui – isso faz parte do algoritmo destes sites. Pelo menos até as 8h do dia seguinte, quando as mesmas agências tornam a reservar tudo de novo.

Ou seja, se puder, pesquise passagens após a meia noite. Você pode ter boas surpresas!

[t1]5. Dica de ouro[/t1]

Você olhou tudo, seguiu todos os passos, virou noites na internet e ainda não encontrou uma passagem que custe menos que o seu rim esquerdo. Nesse caso, tenho a última dica para você. Mas só serve para quem tem destino definido.

Vá até o site do aeroporto de destino e procure a lista de companhias aéreas que pousam ali. Você provavelmente vai encontrar nomes que ainda não haviam aparecido em suas buscas. Entre no site destas companhias obscuras e veja se elas voam para o Brasil. Faça sua busca e voilà.

Essa dica viabilizou minha viagem para a Bolívia ano passado. Segui todos os passos anteriores e só encontrava passagens a cerca de R$ 3000. O timing não ajudava – busquei com menos de um mês de antecedência, e o período era o hiato entre Natal e Ano Novo. Fiz a busca no aeroporto de La Paz e vi um nome que não havia aparecido antes: Boliviana de Aviación. Lá, encontrei um voo a R$ 1000. E assim começou a viagem :)

Espero que este passo a passo seja útil! Aproveitem as dicas para viajar mais e me contar sobre suas experiências :)

• Respostas 28
  • Visualizações 28.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

ADOREI AS DICAS, VOU INCORPORÁ-LAS AOS MEUS HÁBITOS E FICA AINDA OUTRA DICA: PROCUREM O AÉREO DESEJADO, IMPRIMAM E LEVEM NA CVC OU NA TAM VIAGENS DE SUA CIDADE. ELES GERALMENTE TENTAM COBRIR A OFERTA OU DEIXAM O PREÇO ELAS POR ELAS COM A VANTAGEM DO PARCELAMENTO. OU AINDA OFERECEM UM TAL DE DÓLAR PROMOCIONAL DO DIA (COMO ELES FAZEM ESSE MILAGRE EU DE FATO NÃO SEI, MAS OS VALORES FICAM ABAIXO DA COTAÇÃO OFICIAL DOS BANCOS!!!!). ÀS VEZES VALE MUITO À PENA. JÁ COMPREI COM ELES MAIS DE UMA VEZ. ACHO MAIS TRANQUILO INCLUSIVE SE TIVER QUE EFETUAR ALGUM TIPO DE RECLAMAÇÃO, POIS NO SITE DA AÉREA VC SÓ PODE ENVIAR E-MAIL OU LIGAR NOS 0800 DA VIDA, QUE NEM SEMPRE RESOLVEM E GERALMENTE DEMORAM, ENQUANTO NA LOJA FÍSICA VC ENTRA E SÓ SAI DEPOIS DE RESOLVEREM O OCORRIDO...

PRA QUEM NÃO SABE, EMBORA ECONOMIZAR PRA FECHAR UMA COMPRA DE AÉREO À VISTA POSSA PARECER ATRAENTE, DEPENDENDO DO TIPO DE CARTÀO DA PESSOA, HÁ A POSSIBILIDADE DE COBERTURA DE GASTOS MÉDICOS, EXTRAVIO DE BAGAGEM E OUTRAS COISINHAS COMO SEGURO NA LOCAÇÃO DE AUTOMÓVEIS.

Postado
  • Membros

Uma dica muito importante. Antes de sair comprando oferta, pense em todos os deslocamentos, hospedagens e no caso de um show/jogo se tem ingresso. Não adianta nada vc achar uma promoção magnífica de R$200 para o reveillón no Rio se vc não tiver onde ficar visto hospedagem. Tudo mais barato pode estar esgotado e vc pode ser obrigado a pagar caríssimo um valor que não estava disposto. Outro exmeplo, Não adianta vc comprar passagem para ver um jogo do Brasil na copa sem ter ingresso.

Olhe bem qual aeroporto vc está indo, se existe transporte no horário que vc chegará. Sempre existem pegadinhas, especialmente nas low-cost.

É preciso pensar nos deslocamentos. Para chegar de madrugada em guarulhos, possivelmente vc vai gastar com taxi. Se vc tivesse visto um voo mais tarde em congonhas gastaria mais no voo, mas chegaria mais fácil lá.

Se vc tiver um roteiro fixo na cabeça, é melhor ver o preço de tudo junto. Não adianta nada chegar barato em Lisboa, querendo ir a Praga. O preço do deslocamento interno pode ser mais caro que a economia da passagem brasil/europa dependendo da data. É claro que se vc tiver em mente uma viagem flexível, daí não tem problema pq vc poderia substituir Praga por outro lugar perto de Lisboa.

De qualquer jeito eu vejo aqui muita gente se precipitando para aproveitar promoções e acaba perdendo tempo e dinheiro à toa com deslocamentos desnecessários, especialmente indo e voltando pela mesma cidade ao invés de multi-destino. Claro que se tiver pesquisado e gerar uma economia OK, caso contrário é só perda de tempo e dinheiro.

Postado
  • Membros

Não dou 100% de certeza para esta dica, mas amigos meus já disseram funcionar.

Quando você pesquisa em sites como Decolar, Submarino e os das companhias, geralmente eles salvam cookies, pequenos arquivos do computador que servem a muitas coisas, como verificar a sua atividade no site e carregar páginas de forma mais rápida. Por isso que muitas vezes você entra no site e ele já mostra a sua última busca.

Mas isso também pode encarecer a passagem para você, pois quanto mais gente entra e procura determinada viagem, mas os sistemas dos sites entendem que a demanda é muito grande e/ou que aquele usuário está muito interessado em voar em determinada data. Conclusão: aumento paulatino de preço.

Assim, uma dica é variar os sites de busca, e, de vez em quando, buscar excluir os cookies de determinado site (está sempre em configurações no chrome, ie ou firefox), caso você esteja buscando freneticamente uma viagem.

No ano passado fui para a Bahia, o voo partia dia 16 de dezembro e voltava pelo dia 29. Estava pesquisando e encontrei preços de 550 reais. Já comecei a contar com essa possibilidade. De repente, comecei a pesquisar todo dia, objetivando encontrar tarifas menores e outros horários. Pra minha surpresa o preço foi aumentando até chegar ao absurdo de 1.000 reais.

Resolvi excluir os cookies e o histórico do navegador do Chrome, e fiquei 2 dias sem entrar. Para nova surpresa, encontrei passagens de R$ 440,00. Não tive dúvidas e comprei na hora.

Postado
  • Membros

Passagem aérea não surpreende a variação de um dia para o outro. O que pode ter acontecido no seu aumento é que ocorreu na "dica de ouro", ou seja, virou o dia e esgotou reservas feitas por agência de turismo. Daí depois eles fizeram alguma promo que barateou o custo ainda mais.

Sobre a teoria dos cookies, eu não acho muito viável, pois eles não podem oferecer um preço para vc e outro para os demais usuários. E quando vc pesquisa no submarino viagens, por exemplo, a busca vai por eles e não por vc.

Sobre a companhia aumentar o preço das passagens quando ocorrem muitas buscas acho viável, mas não sei se eles fazem isso, pois existem muitos robôs tipo skyscanner pesquisando os preços aleatoriamente. Além disso, se eles fizerem isso os concorrentes deles podem ficar pesquisando muito um destino X para estimular a alta de preços e vender para todo mundo sozinho.

Postado
  • Membros

Adorei as dicas também, vou começar a pesquisar mais, até agora só estava pesquisando no decolar.com e nos sites das companhias aéreas.

Postado
  • Membros

Outra ferramenta bacana é o ITA Matrix não é um mecanismo que direciona para a compra, mas serve para dar noção da variação de preços e ainda tem uma ferramenta legal de visualizar os voos na forma de linhas de tempo, deixando visualmente mais fácil comparar as durações de cada opção.

ITA Matrix: http://matrix.itasoftware.com/

Tutorial sobre como usar: http://passageirodeprimeira.com/2013/03/18/como-usar-o-ita-software-e-achar-os-melhores-precos-de-passagens/

Postado
  • Membros

Gostei do Matrix

Descobri que com apenas 300 reais de diferença voaria TAP de viracopos (moro em Campinas) para Paris, fora o conforto e menos escalas que o voo mais barato via Ibéria que eu consegui (teria que ir pra SP , depois RJ , Madrid e Paris...)

Acho que vocês entenderam...rs

Postado
  • Membros

Não ter que ir a Guarulhos é a melhor coisa do mundo!!

Postado
  • Membros

Realmente pagar 300 reais e menos horas no avião vale a pena, até pq para vir até guarulhos de Campinas é perrengue. Acho que só tem ônibus na rodoviária de Campinas de hora em hora e vc fica na dependência de ter vaga e paga 60 reais ida/volta se não me engano. Se der algum problema e vc tiver que pegar táxi já é uns 200 conto.

Postado
  • Membros

Tem ônibus direto campinas para o Aeroporto de Guarulhos, mas não é de hora em hora... Dificil esse ônibus lotar, ele custa 40 reais, mas promocionalmente está 28,75 por esses dias (pegando no Centro de Campinas)

Tem como ir para SP até o Tietê (sai onibus daqui a cada 5 - 10 minutos), pegar um metrô até o Tatuapé e pegar um suburbano até o aeroport9o, esse é o mais barato antes do Taxi...

Viajo sempre por guarulhos quando dá, então to pra lá de acostumado com o trajeto...

De qualquer forma, saindo direto daqui claro que é mais vantajoso, e entre TAP (tamancos aéreos portugueses) e Ibéria a TAP ganha... ::lol4::

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.