Olá viajante!
Bora viajar?
Bolívia e Peru - 28 dias - novembro/2013 - R$2.500
- Respostas 24
- Visualizações 7.1k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Marcela Caminhos me Levem 11 posts
-
Aletucs 3 posts
-
Jobst 2 posts
-
victorsoul 1 post
Fala galera! To aqui pra deixar o relato da minha viagem enquanto está fresquinho e eu ainda não embarquei em outra ^^
- sou menina, de 24 aninhos, em primeira viagem internacional, sozinha. Já viajei um tantinho pelo Brasil, meio que sozinha, meio que com pouco dinheiro, mas nunca dessa maneira.
- fiz essa viagem utilizando muito CouchSurfing. Já sou ativa na comunidade há um tempo e já hospedei muita gente aqui no Brasil, então não tive problema nenhum. Para quem nunca viajou dessa maneira e por acaso se interessar, tem muitas “regras” para uso da comunidade que você deve se atentar, tanto por segurança quanto por bom senso. Se tiver dúvidas, pode falar comigo
- não estudei espanhol para a viagem, mas tinha alguma noção da língua e me empenhei em aprender o máximo a cada dia. Acho legal quando estrangeiros viajam pelo Brasil e se esforçam pra falar português, então fiz o mesmo por lá.
Minha viagem foi bem típica: andei no trem da morte; peguei ônibus horríveis, com poltronas que não inclinavam, sem banheiro, pra passar mais de 16h atravessando penhascos; fiz o tour do Salar de Uyuni com um guia/motorista totalmente bêbado; peguei ônibus horríveis que quebraram no meio da estrada (lá nos penhascos); o carro que fiz o tour em Uyuni também quebrou umas 3x no meio do deserto; sofri com a altitude, com o frio, com o ar seco, com a comida ruim; passei mal por estar a muitas horas (dias) sem dormir e querer mais festa hehehe; fui a Machu Picchu pelo caminho da Hidrelétrica, morri de medo da estrada, o carro quebrou, chegamos tarde e fiz metade do caminho pelos trilhos do trem no escuro; subi a Machu Picchu caminhando, pela trilha de pedra, embaixo de chuva; cai e torci o pé (muito bem torcido) na volta de Água Calientes até Hidrelétrica (sozinha); fui roubada pela polícia federal do Peru na fronteira (sim, roubaram meu dinheiro).
Espero que você não seja do tipo pessimista... eu não sou. Isso tudo foi incrível e eu não trocaria nada! Tá, a parte de roubarem meu dinheiro seria bem legal que não tivesse acontecido.
O que eu quero dizer é: viajar pela Bolívia e pelo Peru é estar sujeito a isso tudo. Nada que eu fizesse teria evitado sequer uma dessas coisas, e aposto que teria dado um trabalhão. Eu estive durante toda a viagem de muito bom humor e vendo o lado bom de tudo; digo isso pq no caminho eu conheci gente que não tinha essa mesma visão e que não estava curtindo a viagem. Também vi muita gente preocupada em capturar uma foto de cada cenário pelo melhor ângulo, e não olhou realmente pra nada, não sentiu a energia que esses locais possuem. Não estou querendo dar nenhum conselho, só relatando o que eu fiz: respirei fundo, relaxei... e me maravilhei a cada segundo.
--- ROTEIRO ---
Não tive tempo de detalhar meu roteiro antes da viagem pq o planejamento foi um pouco corrido e só fui coletando informações num caderninho, hehehe. Eu tinha tempo de sobra pra viajar, então não me preocupei demais. Pena que o mesmo não se aplicava a dinheiro...
Inicial: 23 dias.
Acabou sendo: 28 dias.
Cidades visitadas (ida): Campo Grande / Corumbá - Quijarro /Santa Cruz de la Sierra / Sucre / Potosí / Uyuni - Salar / La Paz / Copacabana - Isla del Sol / Arequipa / Cusco - Machu Picchu
(volta): La Paz / Santa Cruz de la Sierra / Quijarro - Corumbá / Campo Grande
O que eu tinha planejado:
06/11/13 - de Campinas a Campo Grande e pegar o bus noturno de lá para Corumbá.
07/11/13 - atravessar a fronteira bem cedinho, comprar ticket para o trem à Santa Cruz de la Sierra.
08/11/13 - chegar a Santa Cruz de la Sierra, conhecer a cidade e passar a noite.
09/11/13 - passear mais um tantinho pela cidade e pegar o bus noturno para Sucre.
10/11/13 - chegar a Sucre, conhecer a cidade e passar a noite.
11/11/13 - passar dia e noite em Sucre.
12/11/13 - pegar bus bem cedinho para Potosí, passeio à Laguna Tarapaya e tomar bus para Uyuni.
13/11/13 - acordar cedinho e conseguir uma agência para tour ao Salar começando no mesmo dia. Primeira noite no deserto.
14/11/13 - segunda noite no deserto.
15/11/13 - regressar a Uyuni e tomar bus noturno para La Paz.
16/11/13 - chegar a La Paz, passear pela cidade, agendar tour ao Chacaltaya.
17/11/13 - tour ao Chacaltaya e dormir mais uma noite em La Paz.
18/11/13 - tomar bus bem cedinho para Copacabana. Lá, tomar barco para Isla del Sol (parte norte), fazer a caminhada até o sul e passar a noite.
19/11/13 - tomar o primeiro barco de volta a Copacabana e pegar bus para Arequipa. Dormir em Arequipa.
20/11/13 - conhecer a cidade e passar a noite.
21/11/13 - pegar bus de manhã para Cusco. Passar a noite em Cusco.
22/11/13 - tomar trem para Aguas Calientes e passar a noite.
23/11/13 - subir a Machu Picchu e retornar a Cusco.
24/11/13 - passeio por Cusco - Valle Sagrado ou city tour. Passar a noite.
25/11/13 - pegar bus para La Paz.
26/11/13 - pegar bus para Santa Cruz de la Sierra.
27/11/13 - pegar trem para a fronteira.
28/11/13 - pegar bus de Corumbá para Campo Grande e de lá tomar bus ou avião para Campinas.
29/11/13 - chegar a Campinas e comer feijão da minha mamãe <3
O que aconteceu:
06/11/13 - de Campinas a Campo Grande (voo Azul) e peguei o bus noturno de lá para Corumbá.
07/11/13 - atravessei a fronteira bem cedinho, comprei ticket para o trem à Santa Cruz de la Sierra às 14h50. Fiquei moscando horas e horas em Quijarro.
08/11/13 - cheguei a Santa Cruz de la Sierra, conheci a cidade e passei a noite.
09/11/13 - fui ao Jardim Botânico, que fica bem pertinho de Santa Cruz, e peguei o bus noturno para Sucre.
10/11/13 - cheguei a Sucre, conheci a cidade e passei a noite.
11/11/13 - passei a manhã em Sucre, fiquei de saco cheio da cidade e tomei um bus para Potosi. Passei a noite lá.
12/11/13 - fiz o tour à mina de Cerro Rico e tomei bus para Uyuni.
13/11/13 - acordei cedinho e consegui uma agência para tour ao Salar começando no mesmo dia. Primeira noite no deserto.
14/11/13 - segunda noite no deserto.
15/11/13 - regressei a Uyuni e tomei bus noturno para La Paz.
16/11/13 - cheguei a La Paz, passeei pela cidade, não consegui agendar tour ao Chacaltaya.
17/11/13 - acordei cedinho, com saco cheio da cidade e tomei um bus a Copacabana. Lá, peguei o barco até a Isla del Sol (norte), fiz a trilha até o sul e dormir lá.
18/11/13 - tomei o primeiro barco de volta a Copacabana e peguei bus para Arequipa. Dormi em Arequipa.
19/11/13 - conheci a cidade e passei a noite. Agendei tour ao Cañon del Colca.
20/11/13 - fui ao Cañon del Colca (tour de um dia) que começou às 3h da madruga. Dormi de novo em Arequipa.
21/11/13 - não havia bus de manhã para Cusco, então passei o dia em Arequipa e tomei o bus noturno.
22/11/13 - cheguei a Cusco pela manhã, passeei pela cidade e agendei tour ao Valle Sagrado e a Machu Picchu.
23/11/13 - tour pelo Valle Sagrado e passei a noite em Cusco.
24/11/13 - de manhãzinha tomei a van para hidrelétrica e passei a noite em Águas Calientes.
25/11/13 - subi a Machu Picchu, sentei, chorei. Voltei à hidrelétrica e de lá a Cusco.
26/11/13 - passei o dia em Cusco e tomei bus noturno para La Paz.
27/11/13 - cheguei a La Paz depois do almoço, fiz umas comprinhas e pela segunda vez não consegui agendar passeio ao Chacaltaya.
28/11/13 - passei o dia de bobeira em La Paz e tomei bus noturno para Santa Cruz de la Sierra.
29/11/13 - cheguei a Santa Cruz, fiquei de bobeira e passei a noite por lá.
30/11/13 - passei o dia por Santa Cruz e tomei o bus noturno para Quijarro.
01/11/13 - atravessei a fronteira bem cedinho e tomei bus de Corumbá para Campo Grande, onde passei a noite.
02/11/13 - passei o dia vendo TV em Campo Grande e dormi lá uma noite mais.
03/11/13 - tomei um voo da Azul até Campinas e de lá fui pra casa comer o feijão delicioso da minha mamis
Para vocês terem ideia, eu dormi:
-8 noites em ônibus/trem
-11 noites em couch
-8 noites em hostel (sendo 2 no deserto)
--- DINHEIRO ---
- eu fui com pouco dinheiro. Não, não tenho uma planilha de gastos. Mal consigo dividir uma conta de mesa de bar, imagine elaborar uma planilha de gastos... sorry.
- não entendo nada de câmbio, de cartões internacionais, de taxas, nem de nada disso. Pesquisei muito antes e decidi levar todo meu dinheiro em dólares.
- uma semana antes de viajar, comprei US$522 que me custaram R$1200. No dia da viagem eu peguei mais R$600 e fui consultando o preço do dólar em todas as casas de câmbio que encontrei entre Campinas e Campo Grande. Estava caríssimo. Acabei indo para a fronteira sem comprar os verdinhos.
- cartão de crédito: não viajei com um. Nem pra emergências, não. Sequer tenho um, hehehe. Mas acabei comprando algumas passagens no cartão da minha mamis.
- cartão de débito: levei o meu do BB que só funciona como débito, embora seja de chip e permita habilitar a função crédito. Fui antes ao banco e pedi para que habilitassem o uso no exterior, além de me certificar de que ele funcionaria por lá. No fim, não o usei fora do Brasil em nenhum momento.
Resumindo, saí de casa com:
- US$100 em um Visa Travel Money (já que eu não tinha cartão de crédito, pelo menos poderia fazer reservas com o VTM).
- US$422 em espécie.
- R$600 em espécie.
- meu cartão do BB.
Fora isso, o que eu gastei:
- R$190 do voo Campinas-Campo Grande. Comprei uma semana antes e paguei em débito (boleto) pela Azul.
- R$90 do bus Campo Grande-Corumbá. Foi no cartão de crédito da mamis.
- R$90 + R$170 do bus Corumbá-Campo Grande e do voo Campo Grande-Campinas, respectivamente. Também no cartão da mamis.
- R$100 que saquei no BB em Corumbá, na volta.
TOTAL: R$1200 + R$600 + R$190 + R$90 + R$90 + R$170 + R$100 = R$2440
Desse total, R$1750 eu gastei da fronteira pra lá, o restante foi com passagens e outros gastos dentro do Brasil.
Então, se estiver procurando uma base pra estimar seus gastos, considere isso: R$1750 para 24 dias em solo boliviano e peruano.
--- DOCUMENTOS ---
- 10 dias antes da viagem tomei a vacina contra Febre Amarela num postinho aqui da minha cidade; no aeroporto de Campo Grande há um posto da ANVISA, onde eu emiti o certificado internacional.
Primeiro, me cadastrei nesse site:
http://www.anvisa.gov.br/viajante/index.asp?Cadastro=Cadastro
Eu consultei os postos da ANVISA aqui:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/eed303804a1aa7edaad8abaa19e2217c/Centros_de_Orientacao_de_Viajantes.pdf?MOD=AJPERES
- levei meu RG original, meu VTM e meu cartão do BB. Também fiz uma cópia colorida e bem nítida de cada um e deixei no fundo da mochila, por segurança.
- para liberar a entrada de brasileiros à Bolívia eles têm pedido uma cópia do voucher de reserva de hotel e/ou carta convite de um boliviano; eu não tinha nenhum dos dois. O que fiz foi imprimir algumas páginas dos meus pedidos e respostas de couch em cada cidade, nas quais estava bem claro que aquelas pessoas me hospedariam. Ali também constava endereço, nome completo e telefone dos meus hosts. Acho que daria pra passar, mas não me pediram nada disso.
- o que me pediram foi: RG e o papelzinho de saída do Brasil, que você pega uns minutos antes ali na fronteira.
- o que me perguntaram: quantos dias ia ficar na Bolívia e pq estava ali (respondi que umas 3 semanas e que estava somente a turismo).
- o que revistaram: nada.
- não pediram o certificado de vacinação, mas eu não me arriscaria a viajar sem por dois motivos: pode ser que eles peçam e eu acho que não seria nada legal contrair febre amarela no meio da viagem.
--- BAGAGEM ---
Viajei com a mochila velha do meu namorado (acho que é de 65L) e com uma mochilinha tipo esportiva, dessas que parecem um saco, sem bolso, zíper, nem nada. Na ida o mochilão estava pesando 13Kg; tranquilinho pra carregar.
Roupas:
- 4 camisetas fininhas de manga longa
- 3 camisetas fininhas de manga curta
- 4 camisetas fininhas de alça fina (queria ter levado mais, fez falta)
- 1 sobretudo de moletom (de abotoar na frente)
- 1 agasalho de moletom com capuz (de zíper na frente)
- 1 fleece todo fechado
- 2 cachecóis de lã
- 1 gorro de lã
- 1 boina
- 1 calça jeans velha
- 1 calça tipo legging
- 1 shorts
- 2 meias-calças de lã
- 2 saias longas (uma bem riponga e uma mais discreta)
- havaianas
- tênis normal que eu uso pra correr
- bota velha de camurça (sem salto)
- meias (levei poucas e comprei mais lá)
- calcinhas (uma por dia pra não ter que lavar)
Higiene:
- 1 toalha normal, das mais fininhas e não muito grande
- 1 sabonete líquido (que eu esqueci em Sucre já no começo da viagem)
- 1 shampoo (200mL) - me serviu também de sabonete pro resto da viagem
- 1 creme sem enxágue (que eu usava também como condicionador)
- escova e pasta dental
- escova de cabelo
- 1 secador de cabelo minúsculo, bivolt, que foi bem útil
- 1 frasquinho de perfume
- um pouquinho de maquiagem (base pro rosto e lápis pros olhos)
- 1 frasquinho de hidratante (que eu usei pro corpo todo, inclusive rosto)
- protetor solar FPS 30
- protetor labial
- lenços umedecidos
- papel higiênico
- protetor diário
Medicamentos:
-bromoprida e simeticona (pra aliviar o estômago da comida ruim)
- dramin (pra aliviar o estômago dos penhascos)
- lactopurga e imosec (um pra soltar e um pra prender o intestino)
- anti-histamínico (dos que não dão sono)
- neosaldina e naramig (pra enxaqueca, dor de cabeça e outras dores)
- pílulas de cafeína (pras trilhas mais pesadas e pro motorista de ressaca não dormir ao volante)
- vitamina C
Outros:
- 1 cadeado normal
- 1 cabo de aço com trava (desses de prender bicicleta)
- 1 saco plástico grande e fita adesiva (sei lá, vai que a mochila rasga toda...)
- linha, agulha, uns alfinetes
- 1 bolsa grande de pano (tipo essas retornáveis de supermercado) que foi bem útil
- 2 livros
- umas 3 nécessaires nas quais eu distribui cada coisa conforme sua conveniência
________________________________________________________________________________________________________
Bom, isso foi um resuminho do meu planejamento, do que eu levei e do que eu fiz.
Em seguida vou postar o relato mais detalhado de cada dia da viagem.
Como já disse, não tenho planilha de gastos, mas de tempo em tempo eu somava quanto dinheiro ainda tinha e fui anotando isso, então vou postar ao fim de cada dia, quando tiver essa informação. Cada centavo foi bem utilizado e cheguei de volta ao Brasil sem nada
Editado por Visitante