Ir para conteúdo

Mochilão Dakar - Argentina, Chile e Bolívia - dez/13 - dessa vez acompanhada ¿Por qué no?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
enfim Tilcara !!

boas dicas, valeu mesmo!

 

Vc diz isso pq eu cheguei na parte de Tilcara ou pq chegou um relato dessa região? rs...

 

ehehe não tinha pensado nesse duplo sentido... foi mesmo pq seu relato chegou nessa região e, agora vejo que progrediu... quase chile !!

 

agora sobre as musicas dessa região, sempre me lembro do "el humahuaqueño",

no original:

ou, vejam essa versão: http://letras.mus.br/roberto-carlos/840921/ kkkkkkkkkk

 

Ahhhhh.. essa música é massa! =) Não sabia o nome, mas tocava toda vez!!!!! Só que versão do RC não rola né... kkkkkk

 

Ai.. to enrolando! Mas é que eu quero fz bem detalhado pra ajudar o povo :roll: (desculpinha!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 69
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Dia 11

 

Bom, esse dia foi praticamente ônibus.

 

Tomamos café da manhã (dessa vez tava incluso na diária). Era numa cafeteria do lado de onde estávamos, comemos medialunas e um café com leite, que eu me arrependo totalmente de ter tomado....

 

Fomos esperar o ônibus, que passou umas 8:30 (era previsto para as 8 ). E o dia foi só ônibus... E ficar com o estômago muito zuado meio caminho =/ ::xiu:: é muita curva, me arrependi de ter tomado café da manhã em meia hora de bus... mas sobrevivi, rs!

 

A parte chata foi a fronteira do Chile. Passamos pelo Paso Jama e, como todo mundo sabe, a fronteira do Chile é meio chatinha... nem foi muito demorado mas o motorista do ônibus foi mega grosso comigo bem na imigração, eu fiquei fula da vida, mas segurei a raiva e fiquei bem quietinha pra não falar merda e ficar presa por lá. Enfim, prestem atenção por lá pra não preencher nada errado nem pra brigar com o motorista... ::prestessao::

 

Depois de ter xingado muito o motorista (mentalmente) acho que minha zica pegou mas quem se ferrou fui eu.. kkkk.. o bus quebrou na estrada e ficamos um tempão pra arrumar! Atrasamos umas duas horas do horário previsto.

 

Enfim... depois de todo o perrengue chegamos em San Pedro de Atacama (aeeeeeeeeeeee)! Fomos direto a sala de informações turísticas que tem na praça central de lá, pegamos aquela lista de hostel com os preços atualizados e fomos procurar abrigo!

 

Fomos no Sonchek, que já tínhamos lido muitas indicações boas, mas tava lotado. Fomos depois no Juriques mas ficamos esperando uns 20 minutos lá e ninguém chegava, tava meio deserto... estranho! Decidimos desistir porque se não fica ninguém lá e com a porta aberta, qualquer um pode entrar... sei lá! Achamos na lista um hostal que tava CLP20000 o quarto de casal e tinha uma localização boa. Chegamos lá e achamos bem bacaninha. Resolvemos ficar, então, no Hostal La Florida, que fica na Toconao, entre a Gustavo Le Paige e a Caracoles, bem no centro. No primeiro dia pareceu uma boa ideia mas no fim não recomendo lá não! Depois explico com fatos... rs.

 

Esse dia jantamos uma pizza ali na msm rua do hostel e fomos descansar que estávamos cansados do ônibus!

 

Ah, cambio... O dolar estava uns USD 1 ~ CLP 525 e o real R$ 1 ~ CLP 225. Decidimos trocar só reais porque compramos o dolar barato no Brasil e estávamos vendo que tava subindo. Quando chegamos de volta no Brasil, tava qse 10 centavos mais caro que quando saímos, então foi bom ter guardado esse $$ pro free shop ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 12

 

Dia de gastar dinheiro!!! Ô cidade cara que é San Pedro, viu...

 

Tínhamos um $$ separado pra San Pedro, que não daria pra fz os 4 principais (e nem pensar em fz o Salar de Tara, rs) mas ficamos o dia fazendo contas e pensando pra ver o que faríamos.

 

Fomos no mercado, compramos coisas pro café da manhã e almoço, comemos e fomos andar para dar aquela pescoçada no preço. Um dos brasileiros que tava no hostel (sim, foi a primeira vez que encontramos brasileiros, um record!) nos indicou uma agência pequena, próxima ao La Florida, chamada Ckontor Tour. Fica na Gustavo Le Paige, qse na esquina com a Tocopilla... bem pertinho mesmo do hostel! ele tinha feito os passeios por lá e indicou.

 

Fomos lá, fomos na Cordillera Traveller (pra ver do Salar), fomos na Cosmo Andino e fomos na Colque tb (que é a pior de todas, mas a mais barata). O preço da Colque pro Salar tava uns 30 dólares mais barato que o da Cordillera, mas aí demos uma olhada no Trip Advisor e resolvemos não economizar (lá a avaliação tava nojenta de ruim!).

 

No fim, decidimos ir na Ckontor mesmo. O Marcos, o dono, é um querido, foi supergente boa e nos deu um descontinho. CLP 50000 os 4 passeios (nem estávamos esperando fz os 4, mas com o desconto resolvemos abrir a mão um pouco).

 

Aí a idéia seria

 

Dia 12: Laguna Cejar

Dia 13: Lagunas Altiplânicas

Dia 14: Geiseres del Tatio

Dia 15: Valle da la Luna/ de la Muerte

 

Dava pra fz o Geiser com os Valles, mas resolvemos ir mais light. Na verdade, conhecemos brasileiros que fizeram os 4 passeios em 2 dias, é possível tb! Só avalie sua disposição em fz isso =) Eu sei que se eu acordar as 3 da manhã (que é o caso dos geiseres) eu vou ficar com um mau humor terrível a tarde, aí não iria aproveitar nada...

 

Ah, outra coisa... O planejado era pegar uma bike alugada pra ir até o Valle de la Muerte... mas com o sol de rachar que tava (e o trauma que eu fiquei tb!) desistimos da ideia. No fim, acho que foi uma boa até... ia rolar um cancer de pele se eu tomasse mais muito sol nessa viagem =/

 

Uma opinião minha dos tours: os tours em SPA são iguais em todas as agências, o que muda é a estrutura oferecida. Tipo, vans velhas caindo aos pedaços x carros novos x caminhãozinho da grado 10. Ou 1 garrafa de pisco sour para 5 pessoas x open bar total. A paisagem é a mesma, o roteiro (95%) é o mesmo, o que vc vai pagar de diferença é o conforto que quer... É uma questão de escolha. A Colque é a mais barata e é a pior, não tem mágica! A Grado 10 oferece um serviço nota 10, você paga por isso tb... Vá com essa mentalidade pra lá, porque não tem mágica tb =)

 

Bom, depois de bater aquele macarrão esperto no hostel, nos preparamos pra ir pra Laguna Cejar. Um ponto importante é que eu não sei nadar, então ir pra essa laguna foi uma experiência inacreditável! A Laguna Cejar, pra quem não sabe, é 7x mais concentrada em sais que o mar, ou seja, você boia! Nesse dia descobri qual era a sensação de nadar! uahhuahuahua. Pra entrar lá se paga CLP2000 (não incluso no pacote).

 

DSC06184.JPG.861fa14a547b5f385ea505ba152d9e66.JPG

 

Você sai da água branco de sal, por isso, é legal checar com a empresa que vc contratou se eles levam uma aguinha pra vc tirar o excesso. Como a nossa foi low cost, tinha uma água mas era jogáda na gente de um galão (tinha umas que tinha um sprayzinho pra vc se limpar...). É meio naquele raciocínio que eu falei antes...

 

O resto de sal que ainda ficou vc pode tirar em uns pequenos lagos que chamam ojos de alguma coisa (não lembro o nome mesmo!). Lá o povo ficava pulando, dando uns saltos muito doidos e se espatifando na água. Eu não pulei porque é fundo, o Fe pulou mas não vi nem filmei porque tava tentando acertar minha camera... kkkkkk

 

DSC00244.JPG.dab3849edd9783bd82ae3d5b7185f9cc.JPG

 

Depois tem mais uma Laguna que iríamos, mas que quando fechamos o pacote não seria cobrado, e na hora tinha mudado (tipo, tinha mudado no dia!) CLP 5000. O povo que tava no carro resolveu não ir então nosso motorista (um chileno doido de pedra!) falou que poderíamos ir meio perto sem entrar aí não pagaríamos mas poderíamos ver o por do sol no lago. Todo mundo tava meio duro e resolvemos ir na onda... paramos nesse lugar mesmo e bebemos nosso pisco sour e comemos uns salgadinhos, tava bem bom mas não deu pra encher a cara! rs...

 

Adorei esse passeio, muito pela Laguna Cejar, que é divertidíssima! Pra mim foi o mais massa!

 

Voltamos e mais tarde, depois de tirar todo o sal de tudo, fomos sair pra jantar. Como em SPA é tudo muito caro, fomos atrás de um lanche mesmo... Paramos num café na Caracoles, O2 salon de té, e pedimos um hamburguer, que era gigante e muito gostoso! Valeu bem a pena!!!! Deu CLP 3500 com bebida.

 

Esse dia o foda foi dormir... Os gringos ficaram falando alto até tarde, umas duas da manhã... um inferno! Não deu pra dormir bem =/ Esse foi um dos potnos negativos do hostel, tem uma área no centro e todas as portas dos quartos dão pra essa parte, se tiver gente lá fazendo bagunça, ninguém dorme! Isso aconteceu algumas noites e, com esses passeios pela manhã, é foda ficar dormindo muito mal... Por esse motivo e pelo fato da água quente ser praticamente inexistente (tinha uma teoria que só ligavam o aquecedor qdo o staff ia pro banho =/) eu NÃO RECOMENDO lá... A estrutura é excelente mas esses poréns deram uma desanimada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 13

 

Esse dia, depois de uma noite muito mal dormida, foi o que fomos às lagunas altiplânicas.

 

É um passeio lindo, rende fotos espetaculares mas não tem como não comparar... No Uyuni acho que vimos lagunas mais impressionantes. São diferentes, mas acho que se for pra comparar a Bolívia ganha, na minha opinião =)

 

As lagunas Miscanti e Miñiques são lindas:

 

DSC00298.JPG.adafb07558f6b30bf10f5c9bbe6b8462.JPG

 

DSC06230.JPG.25d48dbcf8d8017ee73de96c062585b1.JPG

 

Depois de lá fomos para o Salar de Atacama, que é completamente diferente do de Uyuni, não é aquele padrão flat que vemos lá.

 

DSC06242.JPG.f5b7e355c355f8cedb618ae0c4e6e67a.JPG

 

A graça, além do sal everywhere, são os flamingos, que são bem bonitos e rosadinhos ::love::

 

DSC06248.JPG.8eddf60b15092dc2748adb55dc9d1e50.JPG

 

Esse passeio é meio demorado comparado aos outros de lá, voltamos no meio da tarde para SPA. Não anotei certinho tb, mas se paga as duas entradas, tanto no Salar quanto nas Lagunas... sei que no total gastamos CLP 5000 cada um com essas entradas, ok?

 

(Hj não tô com inspiração pra escrever, então vai foto mesmo! ::tchann:: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 14

 

Madrugar é necessário! ::hein:

 

Para ir aos geiseres, precisamos acordar as 3 e pouco da manhã. Demora-se bastante para chegar em El Tatio, dá pra tentar ir dormindo, mas é uma chacoalheira danada. Chegando lá, vemos a água fedida saindo da terra, uma doidera.

 

DSC00343.JPG.2f446bc953d53f598bf0806e9c16b803.JPG

 

O que vale lá é que é uma coisa inimaginável pra nossa realidade. Não é uma paisagem linda nem nada, mas é mega diferente!!!

 

DSC00355.JPG.e1602461bce8c24fc50a3b967e0bf121.JPG

 

Entrar na piscina fedida também é uma experiência doida, do lado de fora -4ºC, do lado de dentro uma aguinha quentinha, de uns 25ºC. Uma beleza!

 

DSC00352.JPG.b191ccd571f51fd16f5e1d29856de45a.JPG

 

Vale lembrar que realmente é frio. Uns brasileiros que tavam no hostel e foram no passeio (mas com outra empresa) tavam saindo com uma jaquetinha fina, disseram eles que eu olhei com um olhar de desprezo e falei "Vocês vão SÓ COM ISSO?", kkkkkk ::Cold:: . Chegando lá eles me agradeceram pelo conselho/bronca ::quilpish:: porque faz frio mesmo! E isso porque fomos em pleno verãozão!!!

 

Outra coisa doida é que, no café da manhã o nosso motorista/guia esquentou o leite nos geiseres, kkkkk... achei genial! Coloca a caixinha lá e depois de uns 5 minutos já tá qse fervendo. Nada como ser inteligente e criativo =)

 

Saindo de lá, passamos por um vilarejo (não lembro o nome!) onde comi uma das coisas mais gostosas de toda a viagem. Tinha um tiozinho, meio famosão por lá, vendendo espetinho de llama (um absurdo o preço CLP2000) mas tava espetacular. Carne muito macia e um tempero que ele ficava 'batizando' toda hora na carne, tava um espetáculo. Caro, mas vale a pena!

 

Ah, almoçamos num lugar espetacular esse dia tb, bem pertinho do hostel, na Tocopila... Chama Etnico. Comi risoto e tilápia, o Fe comeu um frango barbecue. Mas tinha entrada e de sobremesa tb... uma delícia e barato (em comparação a SPA) foi CLP 4500

 

IMG_0438.JPG.5cfc37d0bd36a8e5f415c30e77e4d578.JPG

 

A tarde ficamos a toa, planejando as coisas pro salar, tomando sorvete, mandando roupa pra lavar, essas coisas =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 15

 

Esse dia foi o pré salar. Estava muito mais ansiosa pro salar do que pra fazer o Valle de la Luna e Valle de la Muerte.... Então, no geral, não gostei do passeio =/

 

Bom, deixa eu explicar o porquê, né. Saímos a tarde e vimos muita, mas muita areia nesse passeio. Não achei as paisagens bonitas e achei meio boring... O mais legal pra mim foi ver o por do sol (que eu esqueci o nome do lugar, mas acho que todos os passeios vão pra lá!).

 

Anda-se bastante no Valle de la Luna, Vimos as 3 marias, o anfiteatro (o de Cafayate é mais bonito, rs) e estramos meio que numa caverna. Você fica cheio de areia até em lugares inimagináveis,kkkkk. Dá pra tirar dunas do tênis, sério! =). Não tenho problemas com isso, mas achei só que não se pagou... aquela sensação meio sem graça.

 

IMG_0447.JPG.9e7ec40a369c813777333d1c23f79db1.JPG

 

No Valle de la Muerte foi massa, a maioria dos tours pararam num ponto bem acima do valle mas nós entramos mais, indo numa parte mais baixa. Andamos um pouco e o guia pediu para que nós dessemos as mãos e fechássemos os olhos. Ele levou todo mundo por uns 20 metros de olhos fechados e deixou todo mundo de cara com o Valle. Isso foi bem bacana pois não 'nos acostumamos' com a paisagem e abrir os olhos e ver um lugar tão diferente choca. Isso foi massa! Mas (não é um mas criticando, é só num caráter de comentário porque achei a ideia do guia bem boa!!!!) as fotos não sairam boa por causa da luz. Como estávamos mais embaixo, estávamos na sombra e boa parte do valle no sol... aí não favorece né. Mas mesmo assim, foi o ponto alto do tour.

 

IMG_0464.JPG.c76033f910518143ac98341b44597c52.JPG

 

A noite, resolvemos sair e jantar algo. comemos uma porção num restaurante (nada demais, não vale a indicação nem crítica) e bebemos um pisco sour. O engraçado foi que, enquanto estávamos por lá, um cara entrou bem bebaço e sentou numa mesa ao lado da nossa. Os garçons se recusaram a vender mais bebidas e ele, num alto grau alcoolico, achou que o azeite era uma long neck e deu uma golada GIGANTESCA na garrafa! Meu olho ficou desse tamanho ::ahhhh:: e eu não sabia se ria ou se ficava com medo do bebum passar mal... :lol:

 

No fim, tiraram o bebum de lá e demos risada da situação... (tiraram o azeite da mesa tb, hahahaha). ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 16

 

Atééééééé que enfim, salar =)

 

Na verdade, não o Salar em si, porque teria que andar alguns dias ainda pra chegar lá... Mas era o começo! Tava ansiosa =) Em 2011 tinha planejado fazer o tour de 1 dia mas no fim acabei cortando... tava aguardando desde então.

 

Fomos numa van da Cordilleira até a fronteira, onde fizemos todos os processos imigratórios normais... Na verdade, demos saída do Chile em SPA mesmo, jogo bem rápido, pra entrar na Bolívia demorou um pouco mais (mas não mais que meia hora!) num frioooo e num ventoooo (a gente já sabia que era friozonho e foi preparado, tinha umas japas de shorts, dava dó).

 

Na van fomos em 4 casais (um da Europa mas não lembro o país porque quase não falamos com eles, que eram mega quietos, um casal chileno, que rendeu MUITAS risadas na viagem, e um 'casal' de alemães, que gerou muita discussão na viagem). Ao longo do tempo explico todas essas descrições, mas posso adiantar que rimos muito da cara dos outros =) Mas foi mega chato na van porque os chilenos, na caruda, já combinaram com os outros 2 casais de irem num carro... e excluiram total a gente! Nem perguntaram nada pra gente... A gente ficou lá com uma cara de interrogação e pensamos 'deixa estar'. Mas foi totalmente estranho e deselegante (pra não falar em arrogante e chato!)

 

Chegando na Bolívia, depois de passar pelos processos normais, tomamos café da manhã (bem completo, pães, geléias, frios, café, mate, leite, achocolatado... tinha de tudo!) e separamos os grupos. Nesse intervalo, chegou mais uma van da cordillera tb... iríamos em 3 4x4 fazendo o passeio juntos. Tinha mais um casal de brasileiros (que nos rendeu muita vergonha nacional e cogitações doidas.. eu realmente espero que eles não leiam esse relato! rs) e acabamos auxiliando na divisão do resto da galera, pra não deixar os gringos perdidos e incomunicáveis com os motoristas. Acabamos indo com mais 2 casais de Neozeolandezes, uns queridos, que foram companhias excepcionais nessa parte da viagem. Aqui tá todo mundo junto com nosso querido dj driver Adrian

 

A maioria da galera faz o trajeto contrário, vindo do Salar e chegando em SPA (porque sai bem mais barato, já falei isso antes, né?) então pegamos tudo inverso... Cada uma das maneiras tem seus prós e contras, mas esse dia foi muito bom sendo o primeiro. O legal do salar pro último é que, como é a parte mais esperada do tour, você não desanima, porque sabe que o foda ainda vai chegar. Aí vc acaba se surpreendendo demais com a beleza do caminho e os lugares que você passa antes (será que eu consegui explicar direito o que eu pensei?). Mas tem um contra nesse dia, o começo tem uma piscina termal que poderíamos entrar... Eu e o Fê meio que broxamos de ir, mó trabalho pra se trocar, blobloblo, nem entramos. Mas se fosse no fim da viagem, depois de 3 dias chacoalhando na 4x4 seria uma super boa ideia! Enfim, não dá pra ter tudo...

 

Depois de lá fomos para as Lagunas Blanca e Verde... Putaqueopariu, são lindas! Surpreendentes de verdade!

 

DSC00482.JPG.24e3202a887b1236ff9036f037921adf.JPG

 

DSC00503.JPG.63b597e345af160a624590fa0d4f873b.JPG

 

Depois de muitas muitas muitas fotos, passamos por mais 2 lagunas (acho que uma era a Hedionda, mas acabamos não tirando fotos) e chegamos no local onde iríamos dormir. Esse é aquele local que não tem energia e nem possibilidade de banho. Nos alojamos por lá, cada grupo ficou com um quarto que tinha uma cama de casal e quarto de solteiro. Nos indicaram fortemente alugar um saco de dormir mas fomos meio no 'vamo ver' e, se precisássemos, alugaríamos por lá. De verdade, nessa época que fomos (dezembro) não precisou... Pra falar a verdade, não precisava meeeeeeeeesmo, porque tinham muitas cobertas bem quentes nas camas, foi bem tranquilo dormir, não sentimos nem um pouco de frio.

 

Nos instalamos e fomos para a cozinha esperar o almoço. Comemos uma comida tão boliviana quanto pollo e papas... salchipapas (mas na versão purê). E nossa, as salsichas mais estranhas que comemos na vida mas não no sentido do sabor, elas eram fritas mas cortadas de uma maneira estranha, parecia um polvo (the octopus sausage!). Rimos um monte!

 

Bom, já falei dos chilenos chatos né? Então... eles tinham um problema sério. A frequencia de fotos girava em torno de 20 por minutos! e fora as poses... Gente, era foto pra tudo! PRA TUDO!!! Depois de um tempo começamos a zuar muito, vocês não tem noção... Mas era engraçado, não posso negar que a presença deles deixou o tour mais bizarro (de uma maneira boa). Vergonha alheia total...

 

Talking about vergonha alheia... O casal de brasileiros era uma sensação a parte. Pensa num amor fora do comum... Era uma paixão, uma putaria um fogo inimaginável! Parecia casal recente, sabe? Naquela piscina térmica lá eles tavam quase consumando o ato (passaram várias expressões na minha cabeça...), a gente não chegou a ver porque não entramos, mas foi um consenso da galera. Tinham 3 meninas (não lembro de onde... austrália?) que estavam no carro com eles que confirmaram o excesso de tesão carinho demonstrado o tempo todo...

 

Esse tour foi impagável de tanta coisa que rimos, de verdade!

 

Depois do almoço e uma descansadinha de leve, fomos para a Laguna Colorada. É linda linda linda! Tem vários flamingos e a cor da água é espetacular...

 

DSC00579.JPG.c6c9e0043c544e562a2dff769250f01d.JPG

 

Na volta da laguna, pedimos para o nosso amigo motorista Adrian nos levar a um mercadinho pra comprar a clássica cerveja quente boliviana ao fim do dia. Compramos garrafas, latas, um monte de opções: Paceñas, Huari e Potosina... As duas primeiras são boas mas chegamos a conclusão que a Potosina cheira a bacon! hhahaha

 

E foi uma engenhoca pra tentar gelar a cerveja... Molhamos uma toalha e colocamos do lado de fora do alojamento, pro vento dar uma gelada... Não adiantou (devíamos ter deixado mais tempo!). Mas bebemos a cerveja quente mesmo assim... Só não sejam bobos igual fomos, compra latinha porque além de gelar mais fácil, vc não precisa comprar a garrafa (que devolveríamos no dia seguinte de manhã mas tava fechado o mercado... perdemos uns bs nessa).

 

A janta foi boa, mas não lembro o que foi! hahaha... Mas o Felipe me lembrou que foi sopa e depois uma pratada de macarrão.

 

Mas vale lembrar que a comida é mais quw suficiente, não passamos fome em nenhum momento e era tudo uma delícia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 17

 

Esse foi o segundo dia de salar. É um dia que no geral é meio cansativo porque passamos boa parte do tempo no carro, anda-se muito e não é nada tão incrível quanto o primeiro e o terceiro dia.

 

Mas visitamos algumas lagoas, o deserto de Dali, a árbol de piedra... Várias paisagens bacanas!

 

DSC00581.JPG.300fc31cfceb62ff47f583b01fe66432.JPG

 

IMG_0481.JPG.ee10af39fbe04588e705d12896676f30.JPG

 

DSC00656.JPG.22a6ec417cf0824bdabb93cfe08da258.JPG

 

Esse dia foi engraçado porque continuarmos no processo de zuação com as pessoas dos outros carros (inclusive, estávamos estabelecendo metas, tipo... descobrir se o 'casal' de alemães era um casal ou se eram irmãos, descobri qto tempo os brasileiros tavam juntos, essas coisas! rs).

 

DSC00643.JPG.a37a2064defffe53cb66e97a6697ca52.JPG

 

Outra coisa que rimos demais foi o playlist totalmente aleatorio do Adrian. Sério, cantamos muito aquele dia no carro. Tocava de tudo, desde sertanejo brasileiro (com qq coisa que vc imaginar), até Britney Spears, passando obviamente pelas músicas bolivianos e pelos hits lovesongs anos 80 (do naipe de 'take my breathe away', 'total eclipse of the heart' e muitas do gênero). O bom é que era uma surpresa e, pra não ficar a toa, ficávamos cantando... kkkkkk.

 

Almoçamos arroz com salada de atum, batata, milho, etc, uma mistureira! rs... Mas tava bom! Comemos na beira de uma das lagunas.

 

Nesse dia iríamos visitar um outro salar também (que não lembro o nome) mas ficou bem difícil porque estava chovendo um pouco e os motoristas acharam perigoso irmos (aí não sei se foi 'muleta' deles ou se era verdade mesmo... mas enfim).

 

DSC00679.JPG.7911bb893b91b47bed042d3b02b906d1.JPG

 

 

Pós passeio, chegamos no hotel de Sal da Cordilleira, que é bem massa. Quartos de casal, chuveiro quente (tão quente que deu até trabalho p tomar banho) e uma janta espetacular, com bife, batata frita e uma garrafa de vinho por carro! Bem confortável, fora a parte de que o chão era feito de sal solto, o que era bem ruim pra andar, enchia tudo o chinelo... rs. Lá não tinha tomada mas podíamos carregar os eletrônicos em uma salinha.

 

IMG_0485.JPG.8b847cce30cc938d8160183616a5cd65.JPG

 

Ah, como eu falei, no fim do dia tava um tempo bem feio e a ideia de ver o nascer do sol no salar estava bem comprometida, tava bem nublado e caiu uma chuva a noite inteira (os chilenos qse se mataram, mas depois começaram o entretenimento total de tirar 493270348 fotos lambendo o hotel inteiro!! kkkkk ). Os motoristas conversaram com a gente falando que eles iriam acordar as 4 e checar o tempo, se tivesse bom nos acordariam para irmos mas sério, se eu fosse eles nem me dava ao trabalho pelo tanto de chuva que tava caindo tava na cara que não ia rolar...

 

A noite experimentamos a cerveja quente de quinua (que era feita no local) e ficamos lá papeando com os neozeolandeses.

 

Uma coisa que eu queria dividir com vocês é uma coisa que eu perguntei pros gringos. Bom, primeiro deixa eu explicar a situação deles... Um dos casais estava viajando por 8 meses (já tinham passado pela asia e áfrica, estavam na américa do sul e iriam para os Estados Unidos depois). O outro casal também ficaria viajando uns 3 meses.

 

Pra nossa situação aqui no Brasil (pelo menos pra maioria das pessoas) é uma ideia praticamente impossivel fazer uma viagem de tantos meses e acabamos perguntando pra eles como eles conseguiam. O primeiro casal, a Megan e o Mark, tinham acabado de casar, pediram $ como presente de casamento para ajudar a bancar os custos dessa viagem e pediram as contas dos empregos. O segundo casal, a Jess e o Ben, trabalhavam numa empresa que fechou e pegaram o $ do cancelamento de contrato e foram viajar tb... Tá, mas e aí, volta desempregado e faz o q? Fácil, uns 2 meses eles encontram outro trabalho... Juro que se eu tivesse essa segurança aqui no Brasil eu já tinha ido... Enfim, outro mundo, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

é, esse lance dos gringos viajando por aqui, muitos sempre estão vindo ou indo pra asia/oceania, pra eles é muito mais fácil...

e qdo fazemos esses trajetos em conjunto tem mesmo essas situações de constrangimentos alheios, muito pelas diferenças culturais. qdo fui tinham muitos israelenses (tanto no salar, como em copa, em todo lugar !!) e nunca nos demos bem kkkkk

aquela da laguna blanca esta muito bela foto !!

ah e qto ao motora/dj, vc deu sorte pq, pelo menos, variava. comigo foram só os hits bolivianos, como: "las palmas" e "viene chiquita" kkkk (tivemos só esse cd a viagem toda!!!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...