Olá viajante!
Bora viajar?
Mochilão da fubazada! Equador e Colômbia em 25 dias.
- Respostas 42
- Visualizações 12k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Pericles David 30 posts
-
MariaEmilia 2 posts
-
camilalisboa 1 post
-
maozinha03 1 post
Existem muitos tipos de pessoas nesse mundão, mas podemos classificar todo mundo de forma BEM GENÉRICA em duas categorias: o povo filé e o povo fubá. Não preciso explicar muito, né? O povo filé é a galera fina e elegante (não necessariamente rica) e que sabe se comportar bem em qualquer ambiente. O povo fubá é nóis galera!!! Kkkkkkkkkkk (sempre prontos pra qualquer presepada da vida!!)
Em 2012 fizemos uma aventura juntos por Bolívia e Peru, (link do relato aqui) num grupo um pouco maior e a galera se empolgou e quis ir novamente pra algum outro lugar em 2013... Só que entre a “empolgação” e o “vamos ver” alguns desistiram, por vários motivos. Mesmo assim fomos em 6 pessoas: Eu, a minha esposa Tina, o Wesley, a Janete e o casal Orlando e Ângela.
Nesse relato vou postar os valores de alimentação, hospedagem, transporte e passeios, que acho que são informações fundamentais pra quem planeja um mochilão.
Preparativos:
Antes de partir a gente não sabia se ia conseguir levantar vôo, pq o aeroporto da nossa cidade não tem vôo por instrumentos e quando o tempo tá fechado os aviões não pousam. Nosso vôo seria as 3:30 da madrugada e dependia da chegada do avião às 23:45 da noite anterior. Mas naquela semana da viagem, todos os vôos noturnos foram cancelados. Então o que fazer? A gente simplesmente comprou passagem de busão com saída na noite anterior e decidimos ir pela estrada, pq perder o vôo em SP significaria perder boa parte da viagem e pior, boa parte da grana já gasta!!
É nóis de busão!!
Dia 19/09/2013 – Saída:
Embarcamos às 17:50h do dia 19/09 rumo a SP. Ainda dentro do busão, quando foi próximo da meia noite um amigo que trabalha no aeroporto municipal avisou que o avião tinha descido... ou seja, certamente iria levantar voo para Campinas e nós perdemos o vôo! A gente já sabia dessa possibilidade e não ficamos de lamentação! Essa foi a primeira surpresinha ruim da viagem...
Paramos para jantar pouco tempo depois em Rio Brilhante. Foi uma janta muito simples na rodoviária mesmo, mas o suficiente pra nós! Depois da janta PUTZ... esqueci minha escova de dentes!!!
Dia 20/09/2013 – Primeiros contratempos:
Umas 15 horas depois desembarcamos no Terminal da Barra Funda em SP. Fomos comer alguma coisa e ver o transporte (Airport Serviçe) até o aeroporto de Cumbica. O próximo ônibus ia demorar pra sair, então resolvemos almoçar em uma lanchonete em frente ao guichê da Airport Service.
Depois do almoço pegamos o outro busão, caro pra cacete (R$ 38,00), para o aeroporto de Cumbica. Depois de uma hora e pouco chegamos.
A primeira coisa que fizemos foi ir até o famoso “puxadinho” (terminal 4) e procurar pelo escritório da Azul. A gente queria saber se teria possibilidade de receber pelo menos uma parte do valor da passagem perdida...
Lá, de cara, ficamos sabendo da 2ª surpresinha! Além de não termos direito a nenhum ressarcimento, pq a passagem era super promocional, ainda tinha uma multa de 150 dilmas por pessoa por motivo de “no show”, ou seja, para garantir nosso vôo de volta a gente teve que desembolsar mais essa graninha que não tava no previsto!!
Voltamos para o terminal onde a gente ia embarcar e fizemos nosso check-in. Ainda deu tempo de passar numa farmácia e comprar um kit com escova, creme e fio dental. Tomamos mais um lanchinho (só pra variar) e embarcamos.
Tudo ok, partimos após as 17:00 no vôo direto a Bogotá. Pouco depois de 5 horas de viagem chegamos e, depois do desembarque lento, pegar as mochilas (mais lento ainda) e passar pela migração conseguimos sair da área de desembarque. Ficamos igual baratas tontas andando de um lado pro outro atrás de fazer câmbio, pq só tínhamos dólares e reais. Enfim um carinha começou a falar com o Wesley e foi atrás de um conhecido que trocaria grana pra gente! Claro que ficamos com o pé atrás, então decidimos trocar somente o básico pra poder pegar um táxi e pagar o hostel. O cambista chegou e ofereceu uma cotação de 1.800 pesos por dólar, bem abaixo do esperado, mas no fim o cara se enganou e pagou 1.875 pesos por dólar, o que já ficou bem melhor! Ficamos de boca fechada e pegamos a grana rapidinho. Combinamos de apenas um trocar grana e depois a gente dividiu o valor por todos até o dia seguinte, quando cada um trocaria suas doletas!
O mesmo carinha que conseguiu o cambista foi atrás de um taxista pra nos levar ao hostel. Eu sempre fico com o pé atrás com essas coisas, pq eu gosto de escolher (geralmente ao acaso) um taxista oficial, pq já tivemos situações desagradáveis antes....
Mas como era tarde e todos muito cansados, resolvemos ver no que ia dar...
Eis que surge o Sr. Ernesto Soares, dizendo que ia levar os 6 pq tinha uma caminhonete grande e tal... Fomos atrás do dito cujo com nossas mochilas pesadas... Ele foi em direção a duas vans novinhas daquelas Hyundai pra 10 passageiros (quem já foi pra Peru, Chile ou Colômbia, sabe qual é). Aí e eu perguntei: é uma dessas? Ele disse: não, mas a que eu tenho é igual!
Fiquei animado, pq essas vans são grandes e confortáveis... Chegamos ao estacionamento e aí veio a grande surpresa! Aliás, chamar de grande só pode ser piada! O cara tinha uma micro van daquelas do tamanho de uma Towner! Só faltava ter uma placa de anúncio de hot-dog!
Não tinha nem bagageiro e o cara colocou todas as mochilas cargueiras no banco da frente ao lado do banco dele e nós viemos amontoados naqueles bancos de trás super pequenos.
Até o hostel foram 35 minutos que duraram uma eternidade naquele aperto! Mas enfim, o valor cobrado (30 dólares) dividido pelos 6 seria um bom preço.
Chegamos ao Alegria’s Hostel (COP 22.000 em quarto coletivo sem wc), na Candelária, onde o recepcionista Eduardo já aguardava a gente. Cara bem gente boa e educado! Nossa reserva era para um quarto com 6 camas, mas houve algum contratempo e ele colocou 4 em um quarto com 2 beliches e eu e a Tina em um quarto de casal (saí no lucro hehehe). Todos os quartos eram com wc compartilhado. Aliás a água era bem quente e não tivemos problemas com filas pra usar o banheiro.
Comprei duas garrafas pequenas de água (COP 4.000) e fomos dormir, afinal a gente já estava bem cansados!
Editado por Visitante