Ir para conteúdo
oakspo

Planejamento para Chile/Bolívia/Peru - AGO-SET/2014

Posts Recomendados

Então, gente, conheço o fórum há algum tempo por gostar de ler sobre viagens e me registrei quando decidi que esse ano sai a minha. Postei em alguns tópicos da galera por aí, mas deixei pra abrir o meu quando já tivesse uma ideia melhor do roteiro. Depois de pesquisas e conversas, cheguei ao que me parece ser perto do ideal em termos de cidades e dias. Vou me aprofundar agora em possíveis atividades em cada lugar, ideias de albergues e nos transportes (preços e horários) entre eles, ponto em que mais preciso de ajuda e dicas.

 

Vamos lá.

 

 

edit

Resolvi mudar o roteiro que tinha postado antes. Segue o atual. Ideias, dicas e sugestões são mais do que bem vindas.

 

  • 16/08 - Saída do Rio para Cusco;
  • 17/08 - Chegada em Cusco (dia pra ver hostels e passeios enquanto vai acostumando com a altitude);
  • 18, 19, 20/08 - Cusco (Vale Sagrado num dia, City Tour no outro, e um dia livre pra descobrir o que fazer por lá);
  • 21, 22, 23 e 24/08 - Trilha Inca pra Machu Picchu;
  • 25/08 - Cusco, partida a noite pra Copacabana;
  • 26/08 - Copacabana (ver hostel, ida pra Isla del Sol no outro dia, conhecer o lugar);
  • 27/08 - Isla del Sol (trekking atravessando a ilha e volta pra Copa no mesmo dia);
  • 28/08 - Ida para La Paz (ver hostel e passeio pra Tiahuanaco);
  • 29, 30/08 - La Paz (Além de Tiahuanaco, não pensei em grandes coisas além de conhecer a cidade de dia e sair a noite);
  • 31/08 - Despedida de La Paz, saída para Uyuni;
  • 01/09 - Uyuni (vi um ônibus que chega às 7 e li relatos de que é tranquilo fechar o Salar pra começar no mesmo dia, confere?);
  • 02, 03/09 - Salar, chegada em San Pedro;
  • 04, 05, 06/09 - San Pedro (pensei em Vale da Lua e nos geiseres);
  • 07/09 - Ida pra Calama e volta pro Rio.

 

Fiz umas pesquisas de preço e colocando sempre a mais do que encontrei, cheguei a um valor de 5 mil reais, contando ida e volta, deslocamentos entre as cidades, hospedagens, passeios e uma grana pra gastar por dia. Como as passagens de avião estariam compradas e metade da trilha inca já paga, sairia daqui com uns 3 mil reais pra gastar por lá. Pelo que vi é mais do que a galera costuma planejar, então imagino que tenho margem de segurança legal nesse cálculo aí.

 

Repetindo: ideias, dicas e sugestões são mais do que bem vindas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Roteiro perfeito!! também serei marujo de primeira viagem e preciso fazer umas contas pra ver se da pra fechar com você.

Caso de certo, segunda mesmo eu agendo minhas férias. Você está calculando gastar quanto? $$ all...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos últimos dias fiquei em dúvida em relação ao roteiro, quanto mais pesquiso mais mudo. Acho que agora cheguei a uma ideia definitiva e vou tentar a me obrigar a não trocar mais hahaha É na verdade uma variante desse que postei, mas ao invés de chegar em Cusco, descer pro Chile, subir pela Bolívia e voltar pra Cusco, chegaria já no Chile, subiria pela Bolívia, entraria no Peru e voltaria de Cusco. O preço das passagens de avião ficam mais ou menos a mesma coisa e, apesar de deixar algumas cidades de fora, ganho mais tempo nas que passar. Quando der, reescrevo e edito o primeiro post (e tentarei ser mais sucinto tbm, pq acho que a galera ficou com preguiça kkkk)

 

Sobre valores, ainda preciso pesquisar certinho os preços dos ônibus e hostels, mas acredito que gasto no MÁXIMO 4k (incluindo avião de ida e volta, trilha inca, passeio pelo Salar, hospedagem, locomoção, alimentação, etc), tentando deixar o mais pra baixo disso possível! Se alguém que estiver lendo achar que eu estou sonhando muito e que vai ficar mais que isso, por favor fale :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li relatos e realmente sai mais ou menos esse preço mesmo, não comecei a pesquisar nada ainda. Mas estou interessado nos lugares e na época. Infelizmente não consegui marcar minhas férias ainda, mas essa semana ainda eu me arrumo. Adiciona no face, lá fica melhor para conversarmos caso de certo, segue abaixo:

 

https://www.facebook.com/ivanrcastilho

 

Valeu !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demorei, mas voltei. Estive enrolado com TCC da pós-graduação que estava fazendo, mas agora me formei e posso focar no planejamento da viagem.

 

Editei o primeiro post com o roteiro final, algumas observações e o preço que calculei. Tá acima do que vi o pessoal falar e do que eu mesmo achei que ficaria, mas eu coloquei uma folga em tudo que calculei pra ter uma margem de segurança. Melhor sobrar do que faltar. E se faltar quando tiver por lá é fácil dar um jeito.

 

Ivan, já te adicionei lá no facebook.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só nessa época mesmo, já to com as férias planejadas no trabalho :/

Vc deve passar por Chile e Peru antes de eu chegar ne?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perfeito o roteiro! Do jeito que eu costumo viajar, com tempo de curtir a cidade!

 

Agora é só planejar no detalhe ou não, ir por conta e decidir na hr mesmo =)

 

Beijos e boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer coisa: amei seu relato! Cada vez mais dando vontade de acelerar o tempo e chegar em agosto logo. A parte ruim foi que deu vontade de conhecer Lima e eu não vou conseguir encaixar =( E gostei da tattoo, tem um significado bem legal, também to pensando em fazer uma quando voltar pra deixar literalmente marcada minha primeira viagem de verdade. ¿Por qué no? E, cara, já amo Cusco antes de conhecer. Ler o que você escreveu só fez essa paixão crescer.

 

Sobre o roteiro, antes eu tinha montado outros dois que passavam em mais cidades, mas que ficariam muito apertados e corridos. Gostei mais desse de agora, tempo suficiente pra me apaixonar por cada lugar <3

Eu não coloquei aqui, mas fiz uma planilha onde coloquei até umas opções de passeios pra cada lugar que ficar. Mas é mais uma ideia mesmo, os únicos que pretendo deixar mais engessados são a travessia do Salar de Uyuni e a trilha inca, que são os que faço questão de fazer. O restante eu vou deixar pra decidir de verdade quando estiver por lá.

 

Muito obrigado pela resposta aqui! Beijos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigada pelos elogios! É ótimo quando o trabalhão (rs) de escrever pelo menos ajuda alguém! =)

 

Ah, do Salar, fiz esse ano pela Cordillera Traveller, super recomendo mesmo! Pode ser até um pouco mais cara mas a estrutura é melhor do que as outras! A Colque tava uns 20 dólares mais barata mas só as avaliações no Trip Advisor me deram medo... o foda é que vc vai fazer igual eu, indo do Chile para a Bolívia que sai quase o dobro do preço (paguei USD 180 e conheci gente q pagou USD 95 que estavam fazendo o caminho contrário) mas é complicado, as vezes compensa pagar mais pra não ficar dando volta no roteiro...

 

Beijos!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sério isso do preço? será que vale mais a pena eu ir pra Cusco e voltar de Calama pra dar essa economizada então?

além disso, deixaria a trilha inca no começo da viagem, pode ser uma boa alternativa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for o mesmo preço as passagens de avião, eu aconselharia sim. O ruim é que vc vai perder um tempo com aclimatação em Cuzco... Aí é com vc pesar o que vale mais. No geral, em SPA, os tours estão entre USD 160 e 185... em Uyuni vc consegue bem mais barato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O preço parece ser o mesmo e pelo que vi os vôos são até mais curtos.

 

Eu tinha separado 5 dias em Cusco (além da trilha), poderia então colocar 4 antes pra aclimatação e passeios mais tranquilos (?), daí faço a trilha e tenho outro dia pra me despedir da cidade. Acho que dá boa.

 

Vou usar os próximos dias pra dar uma pensada e pesquisada em como fica fazer o roteiro ao contrário. Muito obrigado pela dica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tambem to começando a montar o meu roteiro só que irei fazer Bolivia - Chile - Peru , tava lendo fica um pouco mais barato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trem da morte, avião pra Santa Cruz ou algum outro jeito? Esses dois foram os que vi que dão mais barato. O problema disso, pra mim, é ter que descer pra depois subir (ou subir pra depois descer), porque como não posso aumentar muitos dias nessa viagem (tempo de férias e dinheiro também), teria que passar menos tempo em cada lugar.

 

Mas compartilha aí quando tiver com o roteiro pensado. Pretende fazer nessa época também?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa o double post, mas só pra dizer que editei o roteiro no primeiro post em cima da dica dada pela Camila. Acabou mudando a data de volta e a passagem de avião fica 30 dólares mais barata, haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu último relato tem os detalhes de SPA, fiz os 4 principais passeios (Valle de la Luna e la Muerte, Laguans Altiplânicas, Laguna Cejar e Geiseres del Tatio). Dá uma olhada lá.

 

De hostels...

 

Eu sou suspeita pra falar porque já criei afeição, rs, mas adoro os Loki (tanto em Cuzco qto em La Paz). Falam bem do Wild Rover tb! Ambos são party hostels... se faz seu tipo, vale a pena!

 

Em Copa eu indico o Hotel Utama (não é um hostel, é um hotel mas é bem bom... não é muito caro e é uma delicinha! Se tiver disposto a pagar um pouco mais, mas não muito, pra ter um luxinho tipo café da manhã de verdade, é um que o custo benefício é bom!).

 

Em SPA não consigo te indicar nada porque fiquei em um ruim =/ Na verdade, não fiquei no La Florida, na calle Tocopilla... é cilada! rs

 

Pronto, acho que não dou mais pitaco! kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em maio passado fiz Arequipa/Puno/Copa/La Paz/Uyuni/SPA/Tacna/Arequipa... Sim, fui ao Peru e não fui a Cusco kkkkk

Quanto a seu roteiro posso dar algumas dicas:

Uyuni - Creio q é interessante fechar o passeio antes de sair de La Paz. Deixei pra fechar em Uyuni e quando chegamos lá não achamos outras 3 pessoas (éramos 3, e os carros só saem em 6), nem as empresas acharam outras 3 e tivemos de passar um dia inteiro em Uyuni para sair no outro dia. Foi o dia de descanso no meio da trip, o que acabou não sendo tão ruim.

La Paz - Fiz o Chacaltaya, simplesmente emocionante chegar ao topo de uma montanha com 5430m, sem palavras! E fizemos tb o Downhill na Estrada da Morte - Sensacional tb! São passeios baratos e que você não esquecerá jamais.

Copa - Leve comida pra Isla del Sol. A trilha é muuuito longa e pode não dar tempo de comer a famosa truta no outro lado da ilha (foi o nosso caso). Se preferir não se apegue ao guia, ele conta umas histórias do local e tal, mas só vai o primeiro km com vocês - cobra o dinheiro e vai embora, além de atrasar pois para muito pra contar as histórias. Ah, e atenção quando comprar a passagem Copa-La Paz: fiz a pior viagem da minha vida nesse trecho. Talvez pq estava tendo uma festa religiosa em Copa e quase todos os bolivianos do micro-ônibus estavam bêbados com roupas típicas, e o motorista mandando ver numas músicas horríveis no último volume. E quando chegou em Tiquina todos compraram frango, ficando aquele odor sensacional no ônibus. Empresa a evitar: Trans 3 de Febrero.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, Camila! Pode continuar dando pitaco que vão ser de grande ajuda.

 

Valeu também W Braga. Vou prestar atenção na antecedência do Salar e lembrarei de levar comida pra Isla del Sol. Sobre La Paz, eu vi o downhill, mas bateu medinho, sabe? hahaha Pensarei com carinho sobre o Chacaltaya, parece muito bom, mas to com medo de estar muito frio nessa época que vou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei que vc calculou a mais, mas mesmo assim 5000 é muito dinheiro, dá pra fazer com bem menos. Eu fiz Argentina, Chile, Bolívia e Peru em 36 dias e gastei 4500 incluindo tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×