Ir para conteúdo

Botas são extremamente necessárias?


Posts Recomendados

  • Membros

Marcos,

 

trilhas em locais muitos frios , tipo com neve ou quase, eu nunca fiz e não tenho muita vontade de fazer neste momento. Temperaturas muito baixas não são de minha preferência. Trilha com chuva torrencial também não combina com minha sandália da Timberland.

 

Na trilha com lama a vantagem da sandália é expressiva. A bota , com solado grosso, pode fazer as vezes de uma prancha descontrolada nas descidas e exigir passadas mais fortes na subida para evitar a derrapagem. Já a sandália adere no lamaçal devido ao solado mais fino, quanto aos pontos de tração a sandália tem travas bem posicionadas dão equilíbrio ao corpo. O incomôdo fica na entrada de lama pelos vãos da sandália, a utilização de uma meia grossa miniminiza o problema. Quando há derrapagem na subida, ou "surfada" na descida, é mais fácil controlar o corpo, como o solado da sandália é mais fino não é preciso tanta força e por consequências as escorregadas são menos velozes.

 

 

Vibrações positivas

Link para o comentário
  • Colaboradores

salve!!!

pra caminhadas menos trash uso tenis vai bem (uso um snake rundry)

pra fazer trekking com mochila e mais dias e inevitavel o uso de botas !pra propia segurança como foi dito antes (usei uma hi tec kevlar por 5 anos e a bixa aguentou e olha que era pra tudo trekking/moto/jeep agora to com uma nomade tb de kevlar e estou gostando muito do seu comportamento em caminhadas

as vezes vou de tenis num trekking mais puchadinho na volta vc sente realmente a falta que a bota faz os tornozelos incham e vc sente na junta as torções ocorridas devido as irregularidades da trilha!!

no mais

falow ::otemo::

bruno

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Necessário não é, já vi gente fazendo essa travessia com tênis normal (tipo de corrida) mas é recomendável. Recomendável até que seja uma bota impermeável (com goretex) pois essa trilha é bem umida.

 

Tenho uma Bota Arroyo http://www2.ciashop.com.br/grego/product.asp?template_id=61&dept_id=82&pf_id=FORCE e um tênis Timberland Outdoor Perfomace de trekking. Para uma travessa como a da Serra dos Orgãos poderia usa algum dos dois ou seria melhor adquirir uma bota especifica ?
Link para o comentário
  • Colaboradores

A bota arroyo é impermeável. Só que ela é de uso tático policial. A questão seria do solado, pois não sei se o tipo de solado que ela usa é adequado para as partes de escaminhada, etc. No mais quanto ao conforto, impermeabilidade e proteção do tornozelo ela é excelente.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Acho q ao abordarmos um tema temos de focar em mais de um pto de vista.

Tem gente q prefere fazer trilhas usando tênis. Tem gente q prefere uma papete.

Pode ser q essas pessoas o façam por não dispor de grana pra uma bota (caso do meu guia na Chapada dos Veadeiros, o Niu, por exemplo), por costume, por incompatibilidade de pés :P, como no caso citado .....e ainda, a escolha pode ser decorrente do tipo de trilha....uma ocasião um pessoal fez o litoral do RS todo a pé, e, claro, usavam papetes, pq andar de bota a beira-mar é "brabo"!

Mas via de regra, o mais comum é mesmo fazer trekking usando botas pela proteção q ela promove em diversas situações possíveis, como água, frio, irregularidades, pedras e mais uma infinidade de casos.

Então, o sensato é, na minha opinião, ainda mais num fórum de discussões, levarmos em conta oq via de regra é considerado o correto, sem esquecermos das demais possibilidades. Até rolou elogio a Timberland para trilha! Quer maior variedade de opinião?!!

No caso, o uso de botas é, disparado, o q normalmente se usaria em trekking.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros
Olá, eu gostaria de saber o quão necessárias são botas para se fazer um trek longo.

 

Ao meu ver, as vantagens da bota são a impermeabilidade, o solado com bom atrito e o cano alto que impede torções de tornozelo. São todos pontos importantes, mas é só por isso que as pessoas usam botas na hora de fazer trekking? Eu não tenho botas e farei dois treks mais ou menos longos em julho (ambos de 4 dias), passando por região montanhosa e seca. Se possível eu gostaria de fazer de tênis, pois só o preço da bota custaria quase 25% do preço total da viagem, e eu não sei quando teria oportunidade de usá-la de novo, se é que viria a usar.

 

Já percorri longas distâncias em regiões remotas de tênis antes, e não tive problemas, porém nunca fiz treks tão longos, então gostaria de ouvir a opinião de vocês a respeito.

 

Roberto, pra quem costuma praticar trekking/montanhismo c/ alguma frequencia, ter uma barraca, mochila e BOTA decente é fundamental. Pense nisso como investimento, pq o resto dá-se um jeito. Um tênis, dependendo de onde for pernar, nao dura ate o final do trek, como ja aconteceu comigo. Ja uma boa bota vai te durar anos, e nao precisa ser necessariamente as de ultima geracao (caras d+). Como bem comentou o Augusto, na Decatlon vc acha otimas botas por R$150, conforme a promocao. Nao pegue botas de camelô, na rua, pq sao uma bosta! E como seu trek vai ser longo, nao vejo sensato arriscar q um mero tênis vá deixar vc na mao a meio-caminho. Ja bota vai estar la a tua disposicao pra qdo form meter as caras noutra roubada. Resumindo e respondendo sua pergunta inicial: SIM, botas sao essenciais pra um trekking longo.

Como o Jorge disse, o trinômio barraca-mochila-bota é fundamental (pra não dizer o básico)! Já fiz trilha de tênis... e é muito arriscado. Eu escorreguei e, por pouco, não torci o tornozelo. E isso no segundo dia da Chapada Diamantina... se tivesse torcido, era a viagem acabada pra mim.

 

Além de TUDO que o pessoal falou (solado que evita ecorregar, o conforto, a película impermeável), SÓ de evitar tornção no tornozelo já basta. 300 reais numa bota é algo bem pago... torcer no tornozelo e levar meses pra se recuperar sai beeem mais caro. A Bull Terrier tem botas boas e nem tão caras assim, tipo uns 200 reais. Entre as "clássicas", a Bull Terrier é a mais "baratinha".

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola,

 

A necessidade ou não das botas é algo muito pessoal.

 

Se você não estiver andando no gelo, deve utilizar o calçado que lhe parece mais confortável. Eu já fiz longas caminhadas (algumas centenas de km) e o meu calçado predileto é um tênis com reforço em couro nas laterais e de cano baixo, algo que custa em torno de uns 120 reais.

 

Já tentei usar botas impermeáveis e de GoreTex, porém como suo muito as meias acabam saindo ensopadas mesmo sem tocar em um rio. A propria impermeabilidade do GoreTex não é grande coisa depois de algumas dezenas de km. O cano alto é uma sentença de desapontamento se você for tentar escalar qualquer pedra com ângulo superior a 45º, fica muito difícil mover os pés para alcançar um apoio. Solado de carbono para maior durabilidade escorrega nas pedras e solado macio desgasta rápido.Tudo questão de gosto pois em cada produto voce leva de brinde vantagens e desvantagens muito claras.

 

Durante milhares de anos os humanos fizeram longas travessias sem calçados ou com sandálias rusticas, cobriram distâncias muito maiores do que estamos acostumados a fazer em dois ou três dias. Até 15 anos atrás não existia GoreTex, Vibram ou meias drenantes e ninguém reclamava. As vezes me pergunto se todas essas tecnologias, além de triplicar o preço dos calçados ofereceu algum ganho REAL aos caminhantes.

 

Conclusão: Botas não são extremamente necessárias.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Daniel, respeito sua opinião. Mas vamos lá: estamos num tópico de trekking, onde envolve, em regra, uma carga (mochila) e terreno acidentado. Acredito que uma bota de cano médio/alto realmente seja uma opção prudente no quesito proteção. Obviamente, se vc tem um bom reforço muscular e sabe andar em trilhas, possivelmente não terá acidentes, mas vale lembrar que eles acontecem nos momentos de distração, de perrengue.. por isso são acidentes (ou seria suicídio). Então eu creio que não dá pra "dar mole" num ambiente hostil e dispensar uma boa proteção.

Sobre os materiais, acho que há incremento de performance, mas sou obrigado à concordar: Gore-tex não transforma ninguém em trilheiro...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Concordo com o Cacius, com o Jorge Soto e com o Maurício.

A bota te dá mais segurança, é mais confiável, ajuda na estabilidade dos tornozelos e dos próprios pés, e vai prejudicar menos o teu pé, principalmente pra trekkings mais longos.

Eu tenho dois pares, um Nômade X-Pró (ótima) e um Braddock WorkBoot (menos confortável que a nômade), mas muito boa também.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...