Ir para conteúdo

Chile mar-abr/09- Torres del Paine- Santiago-Região do Lagos


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Valeu Marcos!

 

O paso é o trecho mais difícil. Sem visualizar a trilha e sozinho, então...

 

 

Abs, peter

 

Relaxa, Peter..isso é pura lenda.. O Paso Gardner nao é nada mais q um selado de ligacao (dos Cerros Blanco e Amistad) q leva ao Glaciar Grey tal qual como qq regiao serrana daqui. A diferença é q pelo fato de ser a regiao + alta do circuito, nao raramente la vive nevando (qdo fui tava tempestade mesmo!).. Mas mesmo assim nao tem erro e o sentido é óbvio, afinal qdo vc chega ao pé desse selado com trilha cascalhada nao tem outra direcao a nao ser subi-lo, pq de ambos lados tem penhascos ou paredoes! Com neve ou nao basta subir ao pto + alto e pronto, nao tem segredo! Dali vc ja tem uma visao do Glaciar Grey e basta ir em seu encontro, derivando um pouco pro bosque de lengas ao lado, onde vc reencontra a picada (enorme e cheia de marcacoes) descendo aos refugios sgtes.

Em tempo, sou chileno, conheco de cabo a rabo td a patagonia (chilena e argentina) e te garanto q o Circuitao do Paine é tao baba qto a Trav. do Vale do Pati, na Chap Diamantina. É td bem sinalizado e sempre tem gente circulando por la. As picadas sao obvias e visiveis. Só se perde lá quem usa bengala e cão guia. Qdo estive la (faz muuito tempo, num verao) fiz essa bagaça em 9 dias sussas, com ataques as Torres e Vale Frances numa boa. O q pega realmente é o peso da mochila pq vc deve se abastecer pra tds os dias necessarios da pernada, pq os precos dos mantimentos nos refugios sao proibitivos! Mas se vc for esperto, nos acampamentos cole junto das enormes barracas de agencias gringas pq geralmente sempre sobra rango deles, e eles ou jogam fora ou dao pros guarda-parques. Faca como eu e na cara dura pegue essas sobras, assim mantem seu estoque de rango duradouro na sua mochila..hehehe..e nao passa fome.. Qto a roupa e saco de dormir, nao ha necessidade de nada de ponta ou abaixo de zero graus. Vá com o basico, ate pq na Serra Fina passei bem mais frio do q lá.

Se puder, fique mais tempo dando rolês em El Chalten, regiao q acho muito mais bacana q TDP e mto mais barata. Longe de ser turistada é mto mais selvagem q o parque chileno e nao raramente vc cruza com pumas lá. faca o Circuitao q engloba o Cerro Torre e o Fitzroy, o do Lago Eletrico e das Laguna Mde e Hija. E se quiser algo mais casca grossa, faca a Travessia dos Gelos Continentais.. q é algo realemtne surreal digno de pernadas no Artico. Isso pq nao mencionei os roteiros (turisticos ou nao) no Pq Nacional Los Glaciares e os menos conhecidos la de Ushuaia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Concordo com vc Jorge, torres del paine é mto simples, um trekking fácil, hj as trilhas parecem avenidas. O que me intimidou foi o fato de nunca ter visto neve caindo e a minha pouca experiencia em trekking. Como estava na baixa temporada não tinha ninguem que se arriscou a fazer a travessia do Los Perros pelo J. Gardner, então achei melhor dar a meia volta, pois nevava ainda e os meus amigos que fiz na trilha não quiseram arriscar.

 

O peso realmente atrapalha, e eu não tive essa ajuda dos gringos e comidas de sobra, pois teve dias que era eu e meus 4 amigos (gringos que conheci lá) nos acampamentos.

 

Chalten hj ja esta quase como torres del paine, ano passado no mes de outubro já estava cheio e achei caro tbm, mas eu não fui preparado pra trekking, apenas atacava as trilhas durante o dia direto do rancho grande. e lá tbm é cara a comida.

 

Tbm não é nenhuma trilha casca grossa. O Pico paraná por exemplo é mto mais dificil que qualquer um desses.

 

Aliás Jorge, vc estava na pé na trilha nesse sabado (30.05)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pessoal

 

se me permitem gostaria de tirar uma duvida relaciondas aos ultimos posts de voces.

estou pretendendo visitar a Patagonia para fazer trekking talvez agora em novembro ou entao la por fevereiro.

Minha intencao era ficar uns 18 dias, usando uns 9 para o circuito completo en TDP e so uns 4 em EL Chalten, porque ainda tem os dias en transporte e voos etc...

Mas o principal seria o desafio de fazer o circuito completo. Mas pelo que entendi o desafio nao é tao desafiador assim?

 

Tipo, se TDP for melzinho na chupeta, entao Chalten seria uma opcao melhor?

 

Nunca fiz muitas trilhas longas mas depois da Salkantay no Peru, quero outros desafios. Ainda mais que infelizmente nao terei $ pra voltar tao cedo na Patagonia, entao quero mandar ver nessa viagem fazendo o que tiver de melhor..

 

Agradeco a opiniao de voces que ja foram..

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ploca,

 

Seguinte tdp e chalten são trekkings de dificuldade média, com alguns trechos fáceis. o que deixa TDP "dificil" é o clima, ainda mais para nós que não estamos acostumados ao frio e vento, e o longo trajeto, são 130 km em 8 a 10 dias, com toda a sua comida, roupas, barraca etc..

 

Para vc ter ideia acho a trilha do Pico Paraná, por exemplo, muito mais dificil que torres del paine e chaltén.

 

Não conheço a Salkantay, mas acredito que deva ser mais dificil por conta da altitude, mas TDP e Chalten são dois lugares fantásticos que vale a pena, são visuais unicos. Dsefinitivamente não é um melzinho na chupeta, exceto para o paulo que fez em 6 dias os 130km kkkkkk

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

o W é mais "fácil" em relação ao Completo, pois é dobro de tempo e no completo vc carrega mais de 20 kg nas costas. Chalten creio que em 5 dias vc consiga fazer, sai um onibus da hosteria las torres direto pra el calafate, nesse trajeto vc pode ganhar um bom tempo.

 

Em tempo ano que vem volto pra fazer isso de novo e dessa vez terminar.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Marcos, parabéns pelo relato

com certeza foi muito esclarecedor

Tirou grande parte das minhas dúvidas

e ainda vai ajudar muitos mochileiros

Depois de ler ontem o do trota e hj o seu

a vontade só cresce de conhecer as torres

a única dúvida que restou, é se tem como conhecer apenas as torres

sem o trecking, tipo, chegar ao parque fazer uma trilha e visitar apenas as torres

isso porque o principal destino da minha viagem é Machu Picchu, e se sobrar um tempinho ainda pretendo

ir ao equador conhecer o Cotopaxi, ou seja, não vou ter tempo de disponibilizar 10 dias para o circuito

mas apesar de ser um crime ir ate o parque e não ver tudo, acho q meu roteiro n vai ter esse tempo td a mais

então fica ae a pergunta que pode até ser boba

e meus parabéns pela incrível história

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...