Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Istambul - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

[info]Este tópico é para troca de informações. As informações inéditas serão aproveitadas e colocadas no tópico

Turquia - Guia de informações

As perguntas e Repostas na medida que ficarem desatualizadas e duplas, as mais antigas serão substituidas pelas mais novas.[/info]

ISTAMBUL

Temperatura abril 17 – 8 = média 12 -

Moeda Lira Turca - $1,00 = 16.72.

Visto de entrada não é mais necessário.

Do Aeroporto tem metro que vai até a estação yusufpasa, de lá se anda uns 100 mts e pega o bonde que eles chamam de Tran e segue até a estação Sirkei/eminonu, região do Sultanahmet.

Tomar muito cuidado no tran, ou bonde elétrico, tem muito batedor de carteira. Meu amigo teve o dinheiro roubado, e não sabe como.

Táxi 15,00 Liras Cidade Aeroporto pela Schultle, começa as 03,30h

Hotel Agan USD 29,69 Single Private hotel reservado por este site, ótimo atendimento em tudo, café ótimo, tem outros preços mais baratos. Fica na região do Sultanahmet.

Entrada no Sultanahmet = Topkaki = 15,00 Lira = US$ 10 eles reduziram os zeros, ficou mais fácil, fazer a conversão em euros e/ou dolar.

Sofia 60,00, lira Cisterna = 40,00, Torre de gálatas 60,00

Começamos o passeio pelo Sultanahmet, onde esta o Palácio Topkaki, hoje museu, de uma grande magnitude, com salas e salões enormes, em todas as salas tem exposições de porcelana tesouro, destaca-se jóias com brilhantes e diamantes, armas etc. o Palácio é muito grande, alem dos jardins, todos decorados com tulipas amarelas e vermelhas, toda a cidade esta plantada com tulipas. Fala-se que o Palácio chegou abrigar 1.000 concombinas do Suleiman.

Seguimos para a Basílica Santa Sofia, inaugurada em 537 é um dos templos cristãos, mais belos, No império Otomano virou mesquita e hoje é museu, a abóboda central tem 56 mts de altura, construída a mais de 1.500 anos. Na saída tem um quadro em azulejos, onde aparece cristo entre o imperador Constantino e sua mulher Zoe, tem ainda a cama do Sultão, acho que cabia umas dez mulheres bem folgadas.

Na mesma praça, esta a mesquita azul, com as seis minaretes é outro monumento de grandiosidade que é impossível descrever a beleza que transmite, a cúpula por dentro é forrada de azulejos de cor azul e arabescos florais. Em qualquer canto da cidade se houve de tempos em tempos as vozes de lamentações dos muezins vindas das minaretes de dezenas mesquitas espalhadas pela cidade, é muito exótico.

Uma visita às cisternas ainda intactas, da uma sensação diferente.

A visita na Praça de Sultanahmet deve ser de dia e a noite, para ver todo o conjunto iluminado.

No terceiro dia fomos a Grande Bazar, é uma loucura, fala-se que tem mais de cinco mil lojas, é da para acreditar, tem de tudo que vc imagina jóias, presentes, tapetes. Acabei comprando um rolex falso por 30,00 USD, o pedido inicial era de 100,00 USD, todo dourado.

Seguimos para fazer um passeio pelo Bósforo, dura uma hora e meia aproximada, o preço justo era 10,00 liras pediram 20,00 liras e depois baixaram para 15,00 liras alegando que iríamos tirar fotos e filmar, desistimos e fomos de táxi, até o ponto extremo na parte da Ásia por 10,00 liras e voltamos de metro, o passeio ficou mais barato e melhor, para quem quizer fazer o passeio, pegar o barco no pier eminon~u perto da ponte, é fácil de encontrar, tem diverssos pontos de partida de barcos para todos os lugares mas este é específico para o passeio no Bósforo. Tem outras opções de cruzar o Bosforo por uma lira e trinta e retornar, só para andar de barco, os barcos saem de diversos pontos, para diversos lugares do outro lado do Bósforo. Achei uma furada.

No final da tarde fomos à Torre Gálata, antiga torre dos bombeiros, hoje tem um restaurante internacional, com direito a dança do vente, o preço 50,00 liras, só pagamos a entrada para a parte superior para ver a cidade de cima.

Sabendo procurar, acha-se bons lugares para comer bem e barato, no primeiro dia pagamos 10 liras por uma bira, à noite descobrimos um mini mercado perto do Hotel a bira custava 2,00 liras, acabou o problema.

É indispensável um mapa para se localizar,

Andar pela região do porto, no começo da uma apreensão pelo número de gente, mas é tranqüilo.

A cidade é muito grande, tanto na parte da Europa como da Ásia que tem muitos pontos turísticos, na região da Praça Taksin, tem um outro Basar muito grande é uma região mais nobre, é tanta informação que a gente acaba esquecendo, so revendo a filmagem que da para relembrar.

Como dica final, n~~ao esquecer de levar um adaptador com dois pinos redondos. Para filmadora, câmera etc.

• Respostas 135
  • Visualizações 59.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi Gabriela

Você quer ir com tour ou mochilão? eu fui de mochilão e gastei a metade disso...

Tenho várias dicas economicas da Turquia, morei 2 meses em Istambul em 2009, fui fazer estágio lá, durante esse período fui na Capadócia, Pamukkale, Dilek National Park, Kusadasi, Efes...depois que terminei o estágio sai de Istanbul e fui até Antalya, de lá fui pra Olympos, Kas, Oludeniz, Fethye, Marmaris, atravessei para Rodes (Grécia), Santorini, Athenas, em Athenas fui de trem para Istanbul, mas tem que trocar de trem em thessalonik para chegar em Istanbul...

Depois do Brasil, o país que mais gosto é Turquia, a cultura é muito diferente, a comida é muito boa, o povo simpático, gostei de tudo!

Posso dar várias dicas, inclusive dos lugares que não fui heheh, ainda tenho contato com alguns amigos de lá que podem ajudar.

Patrícia

Postado
  • Membros

Pessoal irei à Turquia em setembro e também estou pesquisando passeios pelo interior do país. No Blog Viaggio Mondo da Fê Costa que já foi 3 vezes à Turquia, encontrei a indicação da agência All Istanbul Tours e provavelmente irei fechar meu pacote com eles. Vejam só que em 6 dias irei passar por Gallipoli, Troia, Efesus, Pamukale, Capadocia e Hierapolis e o rpeço está muito mais em conta: http://www.allistanbultours.com/package-tours-turkey/276-gallipoli-and-troy-tours-6-days-tour-of-gallipoli-troy-kusadasi-ephesus-pam.html. Aqui o relato da Fê Costa que fez este tour: http://www.viaggio-mondo.com/search/label/turquia.

Bom, como já postei aqui em outro tópico vou fazer minha viagem de 20 dias entre 5 e 25 de setembro e começo Pela Grécia e depois Turquia. Se alguém também tem esses 2 países em mente, podemos nos juntar nesse mochilão!

Abraços

Postado
  • Membros

Ola,

estou indo para a Turquia dia 8/04/2011 e irei ficar 12 dias, sendo que começarei a viagem em Istambul e depois irei alugar um carro e irei dirigindo até Antalya passando por Bandirma, Bergama, Izmir, Kusadasi, Bodrum, Marmaris e Oludeniz.

Gostaria de saber se alguem já fez este trajeto e tem alguma dia para estas cidades? Mas o que eu gostaria saber de verdade é se tenho que levar a carteira internacional de habilitaçao. Eu liguei no consulado e mulher disse que sim, mas ela me atendeu mto mal e demorou para dar a resposta, e isso me deixou com duvida. Quando morei na australia eu nao precisava de carteira internacional para dirigir e nem se quer para comprar um carro.

Vocês poderiam me ajudar? obrigado!!!!!

Postado
  • Membros

Voltei de Istambul na sexta-feira, dia 18/03. O pacote com a Cappadocia Tours deu muito certo: hotéis de qualidade, guias competentes e falando um bom inglês. Também chamou atenção a pontualidade de guias e motoristas, quando tinha algum transfer para aeroporto, já que quase todos os meus deslocamentos internos foram de avião (exceção: trecho Kusadasi-Pamukkale, 2h30 de viagem).

Se alguém quiser maiores detalhes, pode me enviar uma mensagem particular, pra não desvirtuar nem tumultuar o tópico.

Relativamente a Istambul, dei um grande azar, pois peguei a primeira nevasca do ano no país. No ponto mais alto da cidade, onde há uma vista privilegiada do Bósforo, o termômetro marcava -4°C.

Pra quem tem sono leve, é bom se acostumar com as mesquitas, que fazem pregões 5 vezes por dia para as rezas, o primeiro deles por volta das 5h da manhã. Em Sultanahmet, o bairro da Mesquita Azul, Hipódromo e Ayasofya, há várias.

O sistema de metrô-tram-funicular está preparado para turistas, com anúncios sonoros e escritos em turco e inglês. As maquininhas de compra do jeton (a ficha pra andar em qualquer desses meios) possuem tradução para inglês, francês e alemão.

Pra quem pretende ir a shoppings:

- Istanbul Sapphire (edifício mais alto da Turquia, inaugurado no começo de março, com shopping e apartamentos residenciais): Estação 4.Levent.

- Metrocity e Canyon: Estação Levent.

- Istinye Park (esse é o shopping do luxo): Estação ITU Ayazaga + taxi por umas TL 6 ou uma boa andada.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, fehcei minhas passagens para o mochilao. Vou fechar a parte da Turquia com o Cappadocia Tour, pedi pra eles fazerem um intinerario pra mim:

3 dias em Istanbul, 2 dias na Cappadocia, 1 dia em Pamukkale. deu 935 euros (inclui: passagens aereas, traslados, hoteis bons, cafe da manha e dois almoços, e o guia claro). Eu achei qua valeu e pena, apesar de ser uma grana, não conheço bem o pais e nem os custumes...se alguem for por conta propria e quiser o intinerario que eles me mandaram, com os passeios, eu posso mandar um email.

Postado
  • Membros

Nossa Gabriela, eu achei muito caro. Você barganhou o suficiente? Com turco vc tem que barganhar tudo...

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi gente!

Eu estou estudando Império Otomano na faculdade e o professor resolveu fazer um grupo e ir visitar a Turquia. Eu já aceitei ir mas o problema é que o professor está arrumando hospedagem para todos e nós alunos não temos direito de escolher nada. Temos que ficar onde ele achar melhor. O problema é que ele disse que será em escolas particulares onde ficam os professores. Alguém sabe se é coisa boa? Gostaria de ficar em um quarto com banheiro privativo e limpo, bem localizado. O professor enviará fotos apenas uma semana antes da viagem e já reservamos os lugares. Outra pergunta, a Turquia é segura para as mulheres ocidentais?

Estou um pouco receosa porque o Oriente Médio está turbulento agora..... ::sos::

Postado
  • Membros

Turquia é bem segura para qualquer pessoa, inclusive para mulheres ocidentais. Pode ir tranquila.

Postado
  • Membros

A nivel de comparação com os pacotes acima, eu gastei em 13 dias 750 USD, não foram nem euros, conhecendo mais lugares, indo por conta.

E a Turquia é segura para mulheres, mas é claro que sempre se irá ouvir alguma cantada...

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

E aí, pessoal

Passei dez dias direto em Istambul agora em maio, aí vão algumas dicas:

- uma corrida de táxi do aeroporto Ataturk ao bairro Sultanahmet custa em torno de 35 liras (com taximetro)

- se quiserem comprar alguma coisa de ouro, não percam tempo barganhando em lugares como o Gran Bazar, Bazar Egípcio, lojas em pontos turísticos, etc. Vão até o ponto de embarque dos barcos na ponte em Eminonu, comprem a fichinha de 1,75 e peguem um que vá para Uskudar. Chegando lá, procurem pelas joalherias nas redondezas, onde tem lojinhas e uma feira de peixes e frutas. Os preços são quase DEZ vezes mais baratos do que nos lugares turísticos, mesmo sem desconto. Pena que só descobri isso quando já tinha comprado um brinco pra minha esposa...

- para chegar na Torre Galata sem precisar subir aquelas ruas todas, a partir da ponte (em frente a estação Karakoy do tram), pegue um trenzinho subterrâneo chamado Tunel. É só seguir as placas. Você sairá no final da Istiklal Caddesi, a duas quadras da torre.

- os restaurantes cobram particamente o mesmo preço em toda a cidade, em torno de 20 a 25 liras uma refeição por pessoa. Mas dá pra comer bem barato em lancherias, coisa de 2 liras um sanduíche kebab.

- achei a cidade muito segura, apesar do pouco policiamento (se não tem crime, pra quê policiamento?). Dá pra caminhar na rua a qualquer hora, seja de dia ou de noite, sem aquela sensação de insegurança que temos por aqui.

- reservem uma tarde inteira pro Palacio Topkaki, é enorme e vale muito a pena. E visitem o Harem assim que entrarem, pra evitar o tumulto.

- se quiserem tomar um chá e assistir um show de dança turca de graça(show simples, um cara dançando e dois tocando), vão ao Arasta Bazar das 20:00 às 22:00. Fica ao lado da Mesquita Azul.

- se quiserem ir ao GP da Turquia de Formula 1 que nem eu fui, o ingresso não é caro (40 euros). Tem um onibus que leva ao Autódromo por 5 liras, saindo em frente a Santa Sofia.

- os barzinhos mais badalados e agitados ficam nas ruas perpendiculares a Istiklal Caddesi, é só procurar. Sultanahmet é mais tranquilo à noite, o agito fica concentrado em uma só rua.

- em Maio tem um tal de festival da Primavera em Istambul, as ruas em Sultanahmet ficam cheias de gente tomando cerveja, tocando musica, dançando, cantando, é quase que nem um Carnaval.É bem interessante ver como os turcos fazem festa... A página do festival é essa: http://www.hidrellez.org/english.asp.

- não deixem de visitar a mesquita que fica no topo do morro em frente ao Bazar Egípcio, é imperdível. Chama-se Süleymaniye Camii. Na volta, vão descendo pelas ruazinhas pra ver como é o comércio turco, é loja e gente que não acaba mais.

- o sistema de transporte é interligado, mas tem que pagar uma nova passagem quando se faz uma conexão (de tram pra metrô, de metrô pra funicular, etc)

- o café turco é forte pra caramba, porque é feito da borra do café. E experimentem o suco de romã e os doces turcos com pistache!

- os demais pontos turísticos estão muito bem explicados aqui nesse tópico. Um abraço a todos.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.