Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 42
- Visualizações 11.4k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
ellentsq 37 posts
-
Marcos Hoffman 1 post
-
Gerson vieira 1 post
-
Edu Alves 1 post
Faaaala, povo! To voltando aqui pra fazer mais um relato. Quem leu o primeiro, sabe que eu já fui pro Uruguai e pra Argentina sozinha em fevereiro de 2013. Dessa vez, a ideia era fazer o roteiro clássico por Bolívia, Chile e Peru, mas o orçamento não deu, então tive que mudar os planos. Já que minhas primas Cassiany e Lisiany iriam comigo e nunca haviam ido pro Uruguai e pra Argentina, então decidimos ir para lá. Daí, eu pensei que poderíamos incluir o Chile, assim, eu já conheceria um país novo. Destinos escolhidos, bora fazer o roteiro e ver o orçamento.
ROTEIRO INICIAL
Poa > Chuí (domingo à noite – 29/12)
1º DIA – Chuí/Chuy > Parque Nacional de Santa Teresa > Punta del Diablo (segunda – 30/12) - acabou que fomos direto pra Punta del Diablo
2º DIA – Punta del Diablo (terça – 31/12)
3º DIA – Punta del Diablo (quarta – 01/01)
4º DIA – Punta del Diablo > Valizas (quinta – 02/01)
5º DIA – Valizas (sexta – 03/01)
6º DIA – Valizas > Cabo Polônio (sábado – 04/01)
7º DIA – Cabo Polônio (domingo – 05/01)
8º DIA – Cabo Polônio > La Paloma (segunda – 06/01) - decidimos voltar para Valizas
9º DIA – La Paloma > Punta del Este (terça – 07/01) - fomos de Valizas para Punta del Este passando por San Carlos
10º DIA – Punta del Este (quarta – 08/01)
11º DIA – Punta del Este > Montevideo (quinta – 09/01)
12º DIA – Montevideo (sexta – 10/01)
13º DIA – Montevideo > Colonia > Buenos Aires (sábado – 11/01)
14º DIA – Buenos Aires (domingo – 12/01)
15º DIA – Buenos Aires (segunda – 13/01)
16º DIA – Buenos Aires (terça – 14/01)
17º DIA – Buenos Aires (quarta – 15/01)
18º DIA – Buenos Aires > Mendoza (quinta – 16/01)
19º DIA – chegada a Mendoza (sexta – 17/01)
20º DIA – Mendoza (sábado – 18/01)
21º DIA – Mendoza > Santiago > Valparaíso (domingo – 19/01)
22º DIA – Valparaíso (segunda – 20/01)
23º DIA – Valparaíso > Viña del Mar (terça – 21/01)
24º DIA – Viña del Mar (quarta – 22/01)
25º DIA – Viña del Mar > Santiago (quinta – 23/01)
26º DIA – Santiago (sexta – 24/01)
27º DIA – Santiago (sábado – 25/01)
28º DIA – Santiago (domingo – 26/01)
29º DIA – Santiago (segunda – 27/01)
30º DIA – Santiago (terça – 28/01)
31º DIA – Santiago (quarta – 29/01)
32º DIA – Santiago (quinta – 30/01)
33º DIA – Santiago > Porto Alegre (sexta – 31/01) - tivemos que ir pra Buenos Aires e, então, voltamos pra Poa
ORÇAMENTO
A minha ideia era gastar 90/dia no Uruguai e 100/dia na Argentina e no Chile. Isso daria 3080 reais. Então pensei em passeios que eu queria muito fazer, como o Aconcágua e alguma passagem que fosse mais cara, então acabei estimando gastar 3200 reais. Esse valor não incluía passagens de ida e volta, nem os 300 reais de emergência (sempre gosto de levar um dinheiro a mais caso precise). Esse valor incluía hospedagens, passagens dentro e entre as cidades, passeios, alimentação e lazer. Essa parte do lazer é que me preocupava porque eu sou uma pessoa que bebe e faz festa, o que faz os gastos aumentarem. No fim, fiz quase tudo que eu queria e gastei... tã tã tã tã... 3300 reais.
Mas podia ter sido muito menos. Sério. Eu e minhas primas ostentamos algumas vezes durante os 33 dias de viagem, principalmente ao sair para comer no Chile.
GASTOS INICIAIS
Bom, dada a boa notícia de que não gastei muito além do que pretendia, vamos ao que eu gastei antes de viajar. Eu e minha prima Cassiany compramos uma barraca Trilhas e Rumos Super Esquilo 2 através do site OLX. Custou, no total, 200 reais + frete. Para quem não sabe, nesse site, as pessoas vendem coisas que não querem mais e foi por isso que conseguimos comprar essa barraca por esse preço. No mercado, ela custa em torno de 500 reais. Compramos também isolantes térmicos aluminizados 6mm da Nautika através do site Arco e Flecha, que tem variedade de produtos, é ótimo, prático e faz a entrega muito rápido. Os isolantes + o frete custaram 74,42 reais, lembrando que esse valor é o total, e não quanto cada uma gastou. Se íamos acampar, também precisávamos de saco de dormir. Procurei bastante na internet, mas acabei comprando de um amigo do Angelo (o brasiliense que conheci na página dos mochileiros no face, que se tornou meu amigão e que encontramos mais de uma vez durante a viagem) um saco de dormir da Nautika por 60 reais, o frete dessa compra eu dividi com a minha prima porque ela comprou uma mochila da Nautika do mesmo amigo do Angelo. Gastei dinheiro também com reservas de hostel feitas, a maioria, através do site Hostelworld.com, uma através do PayPal e outra através de transferência internacional pela Western Union. O que posso dizer pra vocês dos valores das reservas é que aquelas feitas pelo Hostelworld foram feitas pagando-se apenas 10% do total das diárias. As outras duas foram feitas pagando-se 50%. A de transferência internacional, além dos 50% da reserva, também pagamos uma taxa ao banco. Explico melhor essas coisas quando eu falar das hospedagens. Gastei mais na última semana antes da viagem, quando consegui arrebentar meus dois chinelos e ter meu mp4 roubado em uma festa. Gastei 130 reais em um novo da Philco, que foi o único que eu achei nas lojas. Ninguém mais vende mp3/4. Comprei na Ponto Frio. Chinelo, comprei por 20/30 reais, não me lembro. Meu descontrole mesmo foi quando eu entrei na loja Cioccari, aqui em Porto Alegre, que tem tudo que um mochileiro precisa.Lá, comprei uma bota Blox II Gold Snake (320 reais – eu não precisava comprar ela pra essa viagem, mas como iria gastar em um tênis, preferi comprar logo a bota pra futuras viagens), mosquetões (18 reais cada um), uma daypack Speed Lite Deuter 10L (176 reais), toalha impermeável (não lembro quanto foi), uma meia esportiva Curtlo (26 reais) e uma meia anti-bolhas para trilha da Curtlo (31 reais). Já falando mais do que devia, outros gastos que tive, esses pessoais, foram uma sapatilha preta (porque combina com tudo e substitui o salto alto), três vestidos de verão (que eram praieiros, mas foram as roupas que usei pra sair à noite) e três shorts jeans (que usei pra andar no dia a dia).
PASSAGENS
A passagem de Porto Alegre para Chuí, pela empresa Planalto, me custou 105,40 reais com seguro, e o último gasto fora dos 3200 programados foi a passagem de volta. Ou melhor, AS passagens de volta. Sim, tivemos problemas com a Pluma, que é a única empresa que tem ônibus direto de Santiago a Porto Alegre. O problema todo é que só tem esse ônibus de 15 em 15 dias e, quando começou o ano, a Pluma decidiu mudar os dias que tem ônibus e acabou que, no dia que planejávamos voltar (dia 31/01), não haveria mais horários. Igual, quando fomos perguntar na empresa mesmo, só tinha pra vender passagens a partir de março, tipo, que porra é essa? Enfim, fomos obrigadas a pensar em outra alternativa. Haviam duas. A primeira seria pegar um ônibus de Santiago a Buenos Aires e de lá para Porto Alegre. A segunda seria a mais cara e a mais cheia de mobilidades: pegar um ônibus de Santiago a Buenos Aires, o barco+bus até Montevideo e de Montevideo para Porto Alegre. Optamos pela primeira e, depois de uns contratempos, conseguimos comprar as passagens. De Santiago a Buenos Aires pela empresa Cata, pagamos 54000 pesos chilenos (+ ou – 236 reais), e de Buenos Aires para Porto Alegre pela empresa Pluma, pagamos 889,48 pesos argentinos (+ ou – 274 reais). Dito tuuuudo isso, acho que dá pra ter uma ideia do gasto total (total mesmo) da viagem. E bora pro relato!