Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Erasmo,

 

Bem vindo ao tópico! Parabéns pela SRK, muito bacana mesmo!!!

 

Comprei uma parecida, mas um pouco menor, a Prodigy. Muita gente critica a gerber, mas até agora só elogio. a minha é da edição antiga feita com aço sandvik 12C27, ainda estou me acostumando com a lâmina Mista (fio com serra e liso).

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Véiu du Mato e Erasmo:

 

Em primeiro lugar, agradeço a ajuda já prestada. Erasmo, essa faca LMF II, segundo o site do fabricante é feita de aço aço inoxidável 420HC. O mesmo vale para a Prodigy. O que você me diz a respeito da qualidade desse aço?

 

O Véiu du Mato lembrou de uma coisa importante: a área serrilhada está próxima à lâmina comum. Sem dois gumes, diminuem as chances de acidente. Gostei disso nessas duas facas. Mas não conheço o aço.

 

Agradeço as dicas. Como faço compras pelo e-bay? É só fazer uma inscrição no site? Que sinais devo observar para presumir se um vendedor é ou não confiável?

 

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gelado amigo,

 

o aço 420hc, é um bom aço, nada miraculoso, pouco inferior ao 440a, Aus6 e ao sandvik 12C27, deve ter uns 54 - 56 hrc no máximo de dureza, a gerber escolheu um aço mais resiliente para aumentar a sua resistência mecânica (a LMF pode literalmente ser usada como pé de cabra) http://www.irankiucentras.lt/upload/GERBER%20STEEL%20INFO.pdf , a Fallkniven resolve esse problema usando aço laminado (vg10 no centro para o gume e o aço 420J2 nas laterais para dar resistencia mecânica) . Optei pela Prodigy por der menor mais leve e mais barata que a LMF II (necessariamente nessa ordem). Na verdade sonho com a Fallkiniven F1 ou a sua irmã maior A1, mas a gerber está fazendo um bom trabalho. Olhe também as facas da Ka-bar e Sog, são todas ótimas. Não se esqueça do custo benefício das mora.

 

Acho que estou complicando mais que ajudando.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Véiu!!!

 

Adorei o "gelado amigo". Você está ajudando muito. Só mais umas últimas dúvidas:

 

1. Quais são os sinais que apontam um vendedor mais confiável? Você pode indicar alguns para mim no e-bay?

 

2. Se compro algo de mais de 50 dólares e o meu produto é um dos "escolhidos" pelos fiscais da alfândega, só sou chamado para pagar o imposto de importação ou perco o produto? E qual é o percentual de imposto? Pago na hora da retirada?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Gelado amigo,

 

o aço 420hc, é um bom aço, nada miraculoso, pouco inferior ao 440a, Aus6 e ao sandvik 12C27, deve ter uns 54 - 56 hrc no máximo de dureza, a gerber escolheu um aço mais resiliente para aumentar a sua resistência mecânica (a LMF pode literalmente ser usada como pé de cabra) http://www.irankiucentras.lt/upload/GERBER%20STEEL%20INFO.pdf , a Fallkniven resolve esse problema usando aço laminado (vg10 no centro para o gume e o aço 420J2 nas laterais para dar resistencia mecânica) . Optei pela Prodigy por der menor mais leve e mais barata que a LMF II (necessariamente nessa ordem). Na verdade sonho com a Fallkiniven F1 ou a sua irmã maior A1, mas a gerber está fazendo um bom trabalho. Olhe também as facas da Ka-bar e Sog, são todas ótimas. Não se esqueça do custo benefício das mora.

 

Acho que estou complicando mais que ajudando.

 

inté...

 

Olá Pessoal!

 

Particularmente, gosto da minha Gerber LHR (lâmina de 175 mm e 6mm de espessura) em aço 420HC e full tang. Dá conta do recado. Esta, por ser uma faca de combate, possui uma empunhadura muito firme e agradável para tarefas de mato em geral, como cortar galhos e entalhar madeira. Também tenho uma Aitor Bowie Magnum, de 210 mm de lâmina em aço 440C (mais pesada e - como diria o Cabraljr, mais "rambística" :lol: ) a qual é mais usada no sítio, por ser mais pesada e desajeitada. Na maioria dos trekkings, entretanto, uso apenas um bom canivete, de preferência um liner lock. Já tive um Smith & Wesson HRT (aço 440C) mas o perdi numa trip há uns dois anos. Hoje tenho usado uns da Böcker (só a marca é alemã - a fabricação é xing-ling mesmo) e tem me servido bem. O detalhe é que estes últimos custam cerca de R$ 30,00...

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
  • Membros de Honra

Sobre taxação da receita de compras feitas no EBay ou exterior a minha experiência é a seguinte:

 

vestuário (meias, segunda pele, camisetas, anoraks leves e pesados, tocas, bonés) nunca foram taxados

 

calçados (botas e papetes) nunca foram taxados

 

cutelaria (facas, canivetes) nunca foram taxados, conheco quem ja comprou katanas sem ser taxado.

 

Optica (lentes, binóculos, lunetas terrestres) Depende do tamnho do peso e origem. Mercadoria vindo dos EUA tem uma chance altíssima de ser taxada, vindo da Europa Oriental ou Ásia a chance é baixa. Recentemente, vindo dos EUA, passaram sem taxas: um teleconversor 2x nikon, uma luneta 15-45x60 Yukon, uma objetiva 100/2.8 nikon. Pagaram taxa uma 400/5.6 ED, uma ED IF 300/4.5 e uma mirror 500/8 todas nikon e uma câmera de monitoramento de vida animal tipo as do animal planet, que voce amarra numa árvore e ela bate foto e filma quando detecta movimento. O que esses taxados tem em comum é peso e volume. O TC e a 100mm são muito compactos e a luneta apesar de volumosa é muito leve, o cara da receita deve ter achado que era de brinquedo, sei lá. Dá ásia (china, paquistão) facas, eletrônicos pequenos e da europa oriental (ucrania, bielorussia, russia) óptica e cameras, eu nunca sofri taxação, nem quando comprei cameras pesadas e grandes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco,

 

Show a sua bowie!!!! ::ahhhh::

 

Obrigado, de fato ela foi uma boa surpresa, quando eu comprei não imaginava que ao vivo ela tem um porte muito bom (tamanho/peso/corte) para uso geral.

 

O André Miranda também gosta de usar faca tipo bowie.

Falam muito bem do desempenho das Kurkri no mato.

 

Assim que sobrar uns $$ eu estou de olho em comprar esta finlandesa para ver como é na prática

 

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=330528752423&ssPageName=STRK:MEWAX:IT

 

um colega disse que é excepcional como as Mora.

 

Mas pra ser sincero, na prática eu uso muito aquela Opinel para miudezas e uma faca Coqueiro para carnes, embutidos, queijo e tudo mais que precise de uma lamina maior e afiada. A Colt tenho reservado pra serviço mais pesado de mato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...