Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Hoje chegou o blank em aço 440c esmaltado que arrematei por US$ 8,05 + 9,80 S/H:

 

http://www.ebay.com/itm/330671793826?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649#ht_2175wt_795

 

é muito bom, mesmo. A lâmina tem 4,5 mm, o acabamento é de primeira e o preço, então, foi pra lá de bom.

Agora vou ruminar um pouco se coloco um cabo ou apenas um paracord nele. A bainha eu já tenho uma idéia do modelo.

Esse PremiumKnifeSupply tem muita coisa boa, inclusive os pinos e rebites que o (E) andava procurando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Hoje chegou o blank em aço 440c esmaltado que arrematei por US$ 8,05 + 9,80 S/H:

 

http://www.ebay.com/itm/330671793826?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649#ht_2175wt_795

 

é muito bom, mesmo. A lâmina tem 4,5 mm, o acabamento é de primeira e o preço, então, foi pra lá de bom.

Agora vou ruminar um pouco se coloco um cabo ou apenas um paracord nele. A bainha eu já tenho uma idéia do modelo.

Esse PremiumKnifeSupply tem muita coisa boa, inclusive os pinos e rebites que o (E) andava procurando

Consegui alguns pinos e até material para o bolster de uma das facas, para a outra vou dar uma olhadinha neste link. Valeu mais uma vez pela força, Trauco. E, então, se estiver pensando num cabo de micarta para este blank, posso te enviar algum que eu tenha feito ou que irei fazer, ou até mesmo podemos combinar e você me manda o tecido para fazermos algum outro. Como não tenho mais as minhas antigas roupas (doei tudo numa favela antes de partir de São Paulo), quem sabe assim podemos criar alguns modelos interessantes. Bom, me fala seu plano para a faca e combinamos algo.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aí vai a foto do blank junto com outras facas para servirem de referência de tamanho, de cima pra baixo, a D2 do Tahar, a Opinel no. 7, o blank e a esfola-gatos:

 

20120217220038.JPG

 

(E): a outra faca do Tahar, que eu coloquei em "produção" na cozinha está começando a soltar o cabo, acho que vou usa-la como boi de piranha para um cabo novo antes desse blank pois ela deve ter furação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom, aqui está a última aquisição: uma Hunter em D-2.

 

598d9f720db87_hunter03.JPG.1862c6a01506b72d3da32d78e9c3dcc7.JPG

 

Comprei o blank que já veio com o bolster de aço integrado, apenas coloquei as talas de G10. Essa já veio com um furo para lanyard com 5mm de diâmetro.

 

Sua lâmina tem 2,8cm em sua maior largura, 4mm de espessura próximo à empunhadura afilando até 3,5mm gradualmente até 1,5cm da ponta. O comprimento da lâmina que é uma drop-point, é de 10,1cm, com o fio ocupando toda sua extensão. E claro, é uma full tang, com comprimento total de 22cm.

 

Seu peso é de exatos 212g, com seu fulcro localizado exatamente no encaixe para o indicador, logo antes do bolster. Se alguém estiver curioso, o bolster não é em D-2, mas provavelmente da série 300 ou 41*, sendo que é bem provável a série 300 dada a “maciez”.

 

É extremamente confortável na mão e muito boa para se trabalhar ( já “fez” um cabrito no domingo de carnaval, já com o devido fio padrão do Cabral, e não o que aparece nestas fotos ). Eu diria que para carnear ela é tão boa quanto a Gerber Big Rock, levando uma pequena vantagem pelo fato de sua ponta ser bem mais robusta e tê-la usado sem o menor receio para desarticular juntas e vértebras.

 

598d9f7202d46_hunter01.JPG.bfb632d76c79d9f883e84df5c5a59e17.JPG

 

Essa faca pelo que pude notar, é única no portfólio do Tahar e Edgemaster e em vários aspectos.

 

A começar que quando ela chegou, a primeira coisa que estranhei foi seu fio; veio extremamente afiada e com um corte muito, mas muito “suave”, bem diferente do corte nanosserrilhado habitual do D-2. Isso me levantou suspeitas, e lá fui eu para os meus testes empíricos.

 

Comparada contra todas as outras facas em D-2 do Tahar, ela marcou um pouquinho mais ( indentação ) que as demais, o que me fez ERRONEAMENTE achar que ela era cerca de 2 pontos RC mais “mole” que as demais. Cheguei até a passar um email para o Edgemaster reclamando.

 

Mas depois, que percebi meu erro... não é que ela tenha dureza de 58RC. Na verdade sua dureza deve estar ao redor de 59RC! O que acontece, é que 2 facas do Tahar, a que eu modifiquei e a “laranjinha” é que têm uma dureza um pouco superior, em torno de 61RC ( comparei com a Kershaw Field Knife e com o Kershaw Zing ).

 

598d9f72087ae_hunter02.JPG.0fa91876f8ee996ed4fdc84ccff01a7c.JPG

 

Outra coisa surpreendente, foi quando eu estava limpando o cabrito, num vacilo digno de nota, praticamente arremessei a faca no piso de concreto da varanda do paiol ( fui usar a mão esquerda para remover os pés e a faca vupt... ) e ela bateu com a parte da ponta do fio no chão e posso jurar que vi uma faisquinha; o máximo que aconteceu foram 2 micro-dentes que nem vou me dar ao trabalho de remover porque estão nos 3mm finais da ponta e esta continua efetivamente cortando!

 

Após o preparo total do cabrito, esfola e carneamento, o corte se manteve praticamente inalterado, a não ser pelos 2 micro-dentes pelo “arremesso” no concreto e um pequeno ponto de cerca de 2mm a cerca de 4cm da ponta que foi a parte que mais bateu e raspou osso. Só deixando claro que estes 2mm não estavam refletindo luz à olho nu, e que apenas uma passada na chaira de cerâmica resolveu o problema.

 

Só deixando claro que este desempenho se deu já com o meu fio padrão de 10 graus de cada lado de desbaste de alívio e 20 graus de cada lado de fio primário ( microfio ).

 

O que me obriga também a comentar antes que alguém pergunte: o desgaste nela na pedra de carborundum e depois na pedra japonesa ( King ) 1200 foi exatamente igual às demais lâminas em D-2. A única diferença é que ela continua com um fio mais “suave” que as demais, mesmo após o uso no cabrito ( e claro, uma única passada de cada lado na chaira cerâmica ). Só para deixar bem claro, este “suave” é como o fio com um pouco de uso no aço CPM-S30V. Nem de longe é como o fio no Sandvik 13C26, ou 12C27 ou 14V28N, ou mesmo no 440A ou 420HC.

 

598d9f7213055_hunter04.JPG.717233ea4eeee3171de0e5c97c76c204.JPG

 

Com esta última faca, acho que controlei bem a febre do aço já que há 40 dias que não compro nada. Acho que estou com a “doença” sob controle, de vez que cura, não há mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aleluia!!! O Cabral voltou!!!

Vamos dar início ao processo de micartação da Jumenta!!

Falei com meu cumpade e ele disse que o veio dele coloca (ele é montador de maquinas e já trabalhou com mecânica bélica). Talvez nunca tenha botado um cabo de faca, mas mecânicamente, é entendido.

Quais instruções/ cuidados posso passar pra ele?

Bem-vindo a casa, filho pródigo. srsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hehehehehe

 

Salve Frico!

 

Na verdade não há segredos. Basta colocar as talas no cabo e marcar o contorno com uma folga de cerca de 2mm ou mais, dependendo das ferramentas de que se dispõe para efetuar o recorte básico.

 

Coloque uma tala em posição e faça a furação da micarta de acordo com o cabo; o ideal é que ao menos uma das talas tenha os furos um pouquinho mais justos ( diâmetro menor ) que os furos do cabo. Trava-se um dos furos com um pino ( pode ser o que será usado em definitivo ) e coloca-se a outra tala e faz-se a furação da mesma. Se tiver um grampo para manter todo o conjunto posicionado, ajuda, mas não é essencial. Agora inverte-se o pino travando-se as duas talas na posição para se fazer a última furação.

 

Normalmente é na segunda tala que eu faço a furação mais justa, evitando da broca "dançar" para não deixar folga nenhuma. Isto porque da forma como eu faço a montagem final, eu passo a cola epóxica em uma extremidade do pino e já o posiciono na tala, que é então aplicado o resto da cola na tala e pino e colado no cabo, em seguida já colo a outra tala ( mesma partida de cola ). Desnecessário dizer que já trabalho com os pinos cortados no tamanho exato para da a largura das duas talas mais o tang.

 

Há quem prefira cortar o pino depois de tudo colado. Se for se trabalhar com uma cola "24horas" pode até ser, mas eu uso a de "10minutos" e deixo prensado por no mínimo 12 horas.

 

Na hora de prensar ( uso uma morsa/torno) coloco uma tala de couro de 5mm ou mais de espessura de cada lado para não morder as talas de G10, micarta, etc.

 

O excesso de material das talas depois de sair da prensa é removido ou em um rebolo ou lixadeira, e por fim a faca volta para a morsa com as talas de couro agora prendendo a lâmina, e com tiras de lixa 100 ( com o comprimento da folha da lixa ) e mais uma tira de fita de nylon, jeans, etc, apoio as costas da lixa e lixo o conjunto até acertar o nivelamento ( a lixa é usada como se fosse uma serra de arame ou serra de corrente de bicicleta - serra articulada - ). Desta forma, além de nivelar você já da a curvatura ideal na quina das talas para que fique confortável na palma da mão.

 

Se as talas forem mas espessas ( 7 ou 8mm ou mais ) ainda pode-se conformar anatomicamente a empunhadura, mas aí já é necessário mais experiência e pedras montadas para fazer bem o serviço.

 

Lembrar sempre de usar máscara, pois o pó de resina ou epóxico não deve ser inalado. Se possível isto deve ser feito em local aberto e arejado, pois este pó é bem fino e gruda em tudo.

 

Desnecessário também dizer que antes dos trabalhos tanto o blank quanto as talas devem ser limpos com um paninho e álcool e depois lavados com água e sabão de côco e bem enxaguados e secos. O fio deve ser protegido com fita crepe ou isolante e eu faço o mesmo tipo de proteção nos contornos do blank e na porção onde termina a tala próxima do ricasso ( coloco a fita pegando até debaixo da tala, posiciono a tala e corto rente à mesma, então retiro a parte que ficaria sob a tala.

 

Todo este processo é mais indicado para talas mais finas, com até 4mm de espessura e que não irão requerer "escultura anatômica". Se for este o caso, eu prefiro fazer boa parte da escultura antes da fixação permanente das talas.

 

Frico, descrito assim pode até parecer um "cadiquinho" mais chatinho o processo, mas na verdade é bem simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...