Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Guimarães,

 

Na verdade é um dos chamados "padrões", pois as talas tem 4mm cada ( uma das medidas standard ), o que dá um total de 12mm de espessura, sendo bem confortável para as minhas mãos. Para empunhaduras "não anatômicas" e "planas" como esta, é uma medida relativamente comum.

 

Mas posso lhe assegurar com toda certeza que se tivesse que passar muito tempo empunhando a faca e fazendo power cuts, eu preferiria a da minha "laranjinha" que é semi-anatômica e tem 17mm de espessura em sua porção mais larga.

 

Estou chamando esta minha nova faca de "Mora marombada em D-2".

 

Me acostumei tanto com este fio nano-serrilhado do D-2, que já há mais de 2 meses que um dos 2 canivetes de EDC é o Sodbuster da Queen Cutlery em D-2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu acho que não existe "padrão" para a espessura de cabo de faca, talvez para o comprimento máximo ou mínimo dele. O tamanho da mão é que vai ditar se o cabo é grande ou pequeno, fino ou grosso e o uso da faca é que vai ditar se ele é anatômico ou não. Em geral é o conjunto de espessuraxlargura que é importante.

Medi aqui as minhas facas "de grife" e deu para comprimentoxlarguraxespessura

 

Mora fileteira: 115x30x20

Mora sandvik chulé: 115x30x20

Mora classic:108x30x23

Tahar D2: 104x24x15

Tahar mola:102x22x15

Opinel 7: 100x19x18

Opinel 10: 130x23x23

Martiiiini:95x24x18

 

Facas SRD (sem raça definida):

Santoku: 114x23x18

Esfola-gatos: 100x24x16

Cerâmica (15cm):120x27x18

 

Facas Marca-Diabo (RS):

IPE de carne: 125x27x24

Coqueiro de comer carne: 115x20x20

Coqueiro de cozinha: 120x25x20

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guimarães,

 

Caso eu não tenha sido claro o suficiente, volto a frisar que a espessura padrão é das talas de G10, micarta, etc que se acham para comprar comercialmente. Normalmente as espessuras padrão são 1/4, 1/8 e 3/8 de polegada.

 

Como a espessura das talas somadas à espessura do tang determinam a espessura total da empunhadura, foi à este padrão ( das talas ) a que me referi.

 

Como pode ser facilmente observado neste link que vende vários materiais de empunhadura, no caso presente, o G10:

 

http://www.texasknife.com/vcom/index.php?cPath=587_826_609&osCsid=16a265079bcf4c490aaca7bd46f8ef0f

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Você foi claro. Que dúvida.

 

Só que, como eu mostrei uns tópicos atrás, ninguém é obrigado a usar uma única lâmina/placa ("tala") apenas de cada lado para fazer o cabo, pode-se compor com duas de materiais diferentes com fins estéticos ou funcionais.

 

Uma faca que eu tenho e não mencionei por não ser "de grife" possui duas "talas" de materias diferente, de cada lado da lâmina, totalizando uma espessura de 16mm x 22 de largura e 110mm de comprimento.

 

Nada impede de usar uma lâmina de papel vulcanizado com uma de g10 por cima, por exemplo. A espessura "padrão" dessas placas deve buscar esse tipo de flexibilidade para o cuteleiro.

 

O que eu disse e mostrei é que não existe padrão para espessura de cabo, no máximo limitação baseada nesses materiais à venda. Limitação que pode ser contornada com sandwichs de materiais.

 

 

Guimarães,

 

Caso eu não tenha sido claro o suficiente, volto a frisar que a espessura padrão é das talas de G10, micarta, etc que se acham para comprar comercialmente. Normalmente as espessuras padrão são 1/4, 1/8 e 3/8 de polegada.

 

Como a espessura das talas somadas à espessura do tang determinam a espessura total da empunhadura, foi à este padrão ( das talas ) a que me referi.

 

Como pode ser facilmente observado neste link que vende vários materiais de empunhadura, no caso presente, o G10:

 

http://www.texasknife.com/vcom/index.php?cPath=587_826_609&osCsid=16a265079bcf4c490aaca7bd46f8ef0f

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eu acho que não existe "padrão" para a espessura de cabo de faca, talvez para o comprimento máximo ou mínimo dele. O tamanho da mão é que vai ditar se o cabo é grande ou pequeno, fino ou grosso e o uso da faca é que vai ditar se ele é anatômico ou não. Em geral é o conjunto de espessuraxlargura que é importante.

Medi aqui as minhas facas "de grife" e deu para comprimentoxlarguraxespessura

 

Mora fileteira: 115x30x20

Mora sandvik chulé: 115x30x20

Mora classic:108x30x23

Tahar D2: 104x24x15

Tahar mola:102x22x15

Opinel 7: 100x19x18

Opinel 10: 130x23x23

Martiiiini:95x24x18

 

Facas SRD (sem raça definida):

Santoku: 114x23x18

Esfola-gatos: 100x24x16

Cerâmica (15cm):120x27x18

 

Facas Marca-Diabo (RS):

IPE de carne: 125x27x24

Coqueiro de comer carne: 115x20x20

Coqueiro de cozinha: 120x25x20

Valeu por esta lista, Trauco. Sigo este mesmo conceito da empunhadura acompanhar o peso e tamanho da lâmina. Medi as poucas facas que eu tinha em mãos aqui para chegar em algumas medidas base para os meus cabos, e, mais uma vez com sua ajuda, rapaz, poderei me basear em mais opções. Anotado!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hoje chegou minha Condor Kumunga.

 

Lâmina de 25,4 cm, aço carbono 1075

comprimento total: 39 cm

largura da lâmina: 4,3 cm

espessura da lâmina: 4,5 mm

peso: 550 g

 

bainha de couro bem legal!! ::cool:::'> ::cool:::'>

 

img0595jpg.jpg

 

Queria o ESEE Junglas, mas achei muito pesado, principalmente o preço. ::tchann::

 

Abaixo a Kumunga com a Bushman:

 

img0611jpg.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mineirim,

 

Parabéns pela aquisição! ::cool:::'>

 

Acredito que você a comprou mais com o intuito de usá-la como um pequeno e robusto facão do que como uma faca, certo?

 

Se assim o for, acho que você está mais bem atendido neste quesito com a Kumunga do que com o Junglass. :o

 

E as justificativas para tal são bem simples: primeiro o preço. Ah mas às vezes a questão não é preço, mas desempenho. É certo que com o preço de uma Junglass se compra 4 Kumungas ( 5 se incluirmos a bainha de Kydex ).

 

Mas e o desempenho da Junglass, é tão superior assim ao da Kumunga? Não! :shock:

 

Na verdade, acho que para as tarefas a que se destinam, a kumunga ´como lâmina é superior à Junglass. A empunhadura da Junglass pode ser superior, mas o desempenho do aço 1075 da Kumunga nestas tarefas mais brutas é melhor que o 1095. Isto reside no fato da resiliência do 1075 ser superior à do 1095 quando em durezas semelhantes.

 

A geometria de ambas é muito semelhante, sendo a K. um FFG e a J. praticamente uma FFG ( se preferirem, uma saber grind muito muito alto ), com espessuras muito semelhantes também, em torno de 4,5mm.

 

Com isso, a resistencia torcional e à impactos da K. será maior que o da J., sendo isso creditado à diferença nas caracteristicas do 1075 e do 1095.

 

A médio prazo, algo que pode ser estudado ( com muito critério e se possível usando "dummies" de teste ) é um trabalho de ajuste anatômico na empunhadura da K.; isto é, se o cabo dela lhe proporcionar algum incômodo, o que não é garantido que aconteça.

 

Acho que fez uma excelente escolha e vai ficar mais que satisfeito com o desempenho ( que eventualmente pode ser melhorado modificando a geometria do fio... ). ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Que engraçado, pela aparência ele lembra um facão, mas eu fui medir e a minha machete de canavial e o meu facão de mato tem lâmina de 3mm que facilita corte de madeira verde. Já aquela minha damasco que virou piada tem as dimensões do kumunga, tanto no tamanho da lâmina quanto na espessura só que com uma geometria na ponta mais apropriada para perfurar do que a kumunga e com um padrão de fio diferente, que permite até cortes de alimentos em geral (preparação e consumo). A dúvida que eu fico é se as facas nessa categoria não vão criar problemas nesses parques nacionais por parecerem facão de mato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...