Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Ola amigos, venho mostrar minha mais nova aquisição. Trata-se de um maravilhoso exemplar da cutelaria custom brasileira, uma legitima I.M.K, que parou de produzir na década de 90. Esse exemplar é feito em aço D6 forjado, tem 23,5cm totais e 5mm de espessura, é uma faquinha muito robusta mesmo! Espero que gostem, pois esta aqui uma parte da historia da cutelaria custom do Brasil.

 

imkp.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Muito bem feita e acabada. Eu tive um exemplar de "bowie" da Alfonso Pascetta Cosmo dos anos 70 mas o acabamento nem chegava perto disso, o aço era algo tipo 1070 e não desse tipo, o cabo de couro inchava e ressecava conforme a umidade e a bainha eu achei tão boa que troquei por outra que fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leandro,

 

Parabéns! Além de linda esta faca é sonho de quem caça e/ou abate e prepara animais! A dureza deve ser entre 58 e 61 RC e a retenção de fio é estupenda, com altíssima resistência à abrasão.

 

Aposto que esfola e quarteia um boi erado sem alteração significativa no fio.

 

Estou babando aqui... ::love::

 

Essa é realmente para impressionar os amigos que gostam de cutelaria!

 

Show! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Além dos elogios dos amigos que vou evitar repetir para não ser redundante, destaco o estado de conservação da peça que deve ter mais de 20 anos, impressionante linda a faca! A geometria do fio parece ótima, deve ser uma faca bem robusta porem penetrante, além do aço d6 que não é muito comum de ser ver em facas artesanais, de fato esse aço resiste muito bem a ferrugem!! Parabéns!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amigos, muito obrigado pelos elogios, eu realmente estou encantado com a faca! Ela é realmente robusta e ao mesmo tempo muito funcional pra caça ou camping. Sobre a dureza, tenho uma revista da Magnun, de 1993 que tem um catalogo e la estão varias facas da I.M.K., onde dizem que eram feitas temperas nesse aço D6 entre 58 e 60. Ou seja, ele ainda é levemente flexivel, tendo em vista que esse aço pode chegar facilmente a 64 na escala de dureza, com seus absurdos 2,10% de carbono. E essa ainda é forjada, não desbastada, o que confere uma qualidade muito superior ao aço. De fato ela ta com mais de 20 anos, e não apresenta nenhum sinal de ferrugem, nenhum pontinho. Apenas leves manchas muito sutis que facilmente saem se polir, coisa que não pretendo fazer, vo deixar como esta. Segundo a Knifeco, este aço possui 11,5% de Cromo, o que explica a razoavel resistencia à ferrugem. Enfim, seu maior valor pra mim é por se tratar de uma das mais antigas marcas de cutelaria Custom do Brasil, que ja não existe mais. Nessa epoca, realmente se faziam grandes facas, dificilmente encontradas hj com essa qualidade e acabamento, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Amigos, muito obrigado pelos elogios, eu realmente estou encantado com a faca! Ela é realmente robusta e ao mesmo tempo muito funcional pra caça ou camping. Sobre a dureza, tenho uma revista da Magnun, de 1993 que tem um catalogo e la estão varias facas da I.M.K., onde dizem que eram feitas temperas nesse aço D6 entre 58 e 60. Ou seja, ele ainda é levemente flexivel, tendo em vista que esse aço pode chegar facilmente a 64 na escala de dureza, com seus absurdos 2,10% de carbono. E essa ainda é forjada, não desbastada, o que confere uma qualidade muito superior ao aço. De fato ela ta com mais de 20 anos, e não apresenta nenhum sinal de ferrugem, nenhum pontinho. Apenas leves manchas muito sutis que facilmente saem se polir, coisa que não pretendo fazer, vo deixar como esta. Segundo a Knifeco, este aço possui 11,5% de Cromo, o que explica a razoavel resistencia à ferrugem. Enfim, seu maior valor pra mim é por se tratar de uma das mais antigas marcas de cutelaria Custom do Brasil, que ja não existe mais. Nessa epoca, realmente se faziam grandes facas, dificilmente encontradas hj com essa qualidade e acabamento, infelizmente.

 

Só discordo contigo em uma coisa, "Nessa epoca, realmente se faziam grandes facas, dificilmente encontradas hj com essa qualidade e acabamento, infelizmente", no que se refere a cutelaria artesanal ou custom, o que não falta hoje é gente fazendo belas facas com qualidade e acabamento e com melhor tecnologia que antes, a cutelaria nacional sofreu um "bruum" nesses últimos anos! No forum da sbc ( http://www.knifenetwork.com/forum/forumdisplay.php?f=48 ) da pra se ter uma ideia a quantas anda a cutelaria no Brasil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...