Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Rafael, olha, pra mim é 95% de chances dessa faca ser uma Corneta mesmo. Ja peguei em mãos diversas peças como essa sua, bem antigas mesmo, da Corneta, em alguns antiquarios. A fabrica diversificava bastante os desenhos e temas, mas sempre essa mesma faca, as veses com gravuras diferentes. Vo por aqui um link que encontrei no mercado livre, de um anuncio de uma faca quase igual essa sua, e com a mesma corneta entalhada. Espero ter ajudado:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231156136-faca-antiga-corneta-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ja achei varias parecidas no ML, em uma era tudo igual exceto o passador de prender no cinto(anunciada como eberle), e outra era o passador a faca e o cabo igual apenas o desenho da bainha diferente(anunciada como corneta)...

Fora que é complicado se basear em informações do ML, mas creio que seja corneta de alpaca, em joalherias ainda tem para vender esse tipo de faca.

Valeu pela ajuda, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rafael,

A lâmina pode ser Corneta, mas o resto deve ser do Sul, dessa marca e de alpaca. Isso segundo minha edição argentina comemorativa do Martin Fierro: A alpaca era preferida para quase tudo: fivelas, bombas de chimarrão, enfeites de arreios, cabos e bainhas, e era uma arte típica da região, a Corneta é de SP, se não me engano.

 

Esse Eberle ainda existe? Se existir deve ter um registro de logotipos usados para consultar.

 

Você ia adorar folhear esse meu livro, ele só tem fotos do museu de B.A.s e na parte de tranças é fantástico o acervo deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Qual é o nome deste livro, Trauco?

É uma edição comemorativa e anotada de 1972 do centenário do "El gaucho Martin Fierro" contendo, também, "La vuelta de Martín Fierro" e uma série muito grande de gravuras e peças do museu de B.A.s que meu falecido irmão trouxe de lá em 1975. Esse é o poema épico dos argentinos para consolidar o mito do gaucho argentino, como a Odisséia para os gregos e a Eneida para os romanos. O que estraga é que nele aparecem negros, Martin Fierro num baile se engraça com uma negra, isso gera uma luta de faca onde ele mata o negro dela. Depois disso, o remorso assola o gaucho em vários versos. Tudo sem racismo. ::otemo::::otemo:: Na cabeça dos argentinos "modernos", aquele país é 100% branco europeu de origem. ::xiu::

Você, (E), apreciaria as gravuras representando a lida campeira, o "asado", as guerras expulsando os mapuches para o Chile, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Qual é o nome deste livro, Trauco?

É uma edição comemorativa e anotada de 1972 do centenário do "El gaucho Martin Fierro" contendo, também, "La vuelta de Martín Fierro" e uma série muito grande de gravuras e peças do museu de B.A.s que meu falecido irmão trouxe de lá em 1975. Esse é o poema épico dos argentinos para consolidar o mito do gaucho argentino, como a Odisséia para os gregos e a Eneida para os romanos. O que estraga é que nele aparecem negros, Martin Fierro num baile se engraça com uma negra, isso gera uma luta de faca onde ele mata o negro dela. Depois disso, o remorso assola o gaucho em vários versos. Tudo sem racismo. ::otemo::::otemo:: Na cabeça dos argentinos "modernos", aquele país é 100% branco europeu de origem. ::xiu::

Você, (E), apreciaria as gravuras representando a lida campeira, o "asado", as guerras expulsando os mapuches para o Chile, etc.

Fiquei bem interessado. Pode ser este? http://electroneubio.secyt.gov.ar/Jose_Hernandez_Martin_Fierro_Ida_y_vuelta.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

(E): o meu tem gravuras diferentes e da época e inúmeras notas de rodapé "traduzindo" do cimarron para castelhano várias pronúncias, palavras e expressões do campo que o Hernandez usou, fora a intordução contextualizando a obra e o autor (que fugiu pro Brasil por motivos políticos durante uma época). Eu me mudei de casa ano passado e ainda não reorganizei minha biblioteca, vou tentar desenterrar o livro no final de semana e copiar algumas páginas para postar aqui.

 

PS: não vi o interior do segundo, no ML, mas o meu é cópia simples, capa mole, 3 cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...