Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Entendo o que tu quis dizer quanto a rusticidade artesanal! Penso igual, gosto que apareçam alguns defeitos que não prejudicam a performance...

 

Há também uma ótica diferente sobre a facas artesanais "perfeitas" que diferencia e muito de uma industrial, por exemplo em uma faca do sfreddo tu não ve uma rebarba na lamina ou no cabo, detalhes pequenos que maquinas não conseguem fazer, fora a qualidade dos materiais empregados, claro que isso uma pessoa leiga nunca vai notar, mas essa é a ótica...

 

Quanto a tecnologia, acredite, mesmo com toda a tecnologia fazer uma faca ainda é um grande desafio, e fazer uma peça bonita, seja com qualquer tecnologia, é arte, e arte é artesanal...

Me de as ferramentas que o sfreddo usa e o resultado será uma faca comum pois é isso que eu sei fazer por enquanto, enquanto nas mãos dele(sfreddo) vira uma obra de arte, uma peça de coleção, o que quero dizer é que não é a tecnologia que faz o artista, a tecnologia apenas refina o talento da pessoa, e o artesão leva isso ao nível de quase perfeição, eu admiro isso!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É só olhar algumas paginas atras a faca do forista (E), o acabamento é quase perfeito a lamina é um espelho, não há detalhes mal feitos e pasmem ele fez tudo usando lima, serra e lixas, sem nenhum equipamento elétrico, sem lixadeira, sem esmeriladeira, apenas usou a habilidade e a alma de artista do rapaz!!

 

Ps: As mãos dele devem ter ficado destruídas... hahaha

 

Enquanto eu usei uma esmeriladeira aqui, e o resultado foi essa faca bruta!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rafael,

mesmo assim, se o (E) fizer outra, elas não serão idênticas como as de uma linha de produção, serão perfeitas mas ligeiramente diferentes nos detalhes mínimos. E isso é que as faz únicas (há que prefira "exclusivas"). Saindo da perfeição do (E), eu montei um jogo de mesa de churrasco comprando, aos poucos, 6 facas e 6 garfos "made in Santa Maria" no mercado de Porto Alegre. Elas são feitas por alguma firma de lá, usando torno para fazer os cabos de osso, chifre, madeira, as lâminas são visualmente iguais, de aço carbono polido, bainhas de vaqueta atanada costurada na máquina. Mas na prática são diferentes ao ponto da bainha de uma não encaixar na outra. E se você parar pra olhar, achar mais "defeitos" que eu considero qualidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bem dito o que ambos disseram, concordo em tudo, é exatamente a minha ótica sobre uma faca artesanal. Como o Trauco disse, pra mim uma faca artesanal tem que der algum defeitinho, tipo um lado quaaaaaase igual ao outro, algo sutil assim, que mostre ter sido feita a mão mesmo, com poucas ferramentas. É totalmente particular isso, é meu isso, eu adoro esse tipo de detalhe! Claro que aprecio demais o trabalho do Sfreddo, não tem como não apreciar, ele é simplesmente "O Cara" hj em dia mundialmente falando em facas. Mas, eu como sou rustico, gosto de rusticidade nas coisas tb....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

Mas, sendo perfeitas ou imperfeitas, facas artesanais são tudo de bom, cada uma é uma historia, é uma personalidade, é unica! Me orgulho de algumas peças que tenho, como essa I.M.K., a Hammer, a JR. e outras que certamente virão!

GRande abraço a todos, e realmente esse topico aqui é excepcional, tanto pra ajudar alguem a escolher uma boa faca, como a conhecer uma boa faca tb, materias, uso, etc. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quanta discussão boa por aqui.

 

Ainda estou correndo atrás de casa, por isso não tenho participado. Que vontade de voltar à produção e terminar o cabo da segunda faca, as gravuras das duas e começar as outras lâminas que já estão na fase do papelão. Segura ansiedade!, ainda tenho que voltar para POA para pegar minhas tralhas. Quem sabe consigo estar por lá também para o próximo encontro da AGC (Associação Gaúcha de Cutelaria).

 

Abraços, amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vi que o pessoal aqui conhece bastante da historia das facas então peço uma ajuda para identificar essa faca que herdei do meu avô...

 

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tHobcSCFjHH7I-rFlTkHb50h096Z-6uLFS9oIGG5aYJPheOuj7Hc6v79K3lyWsvTRbsgT4yXpQ-s-WdSGbvwvhAJtU9VDxdGsMvaupH3xwZ2h7yCXIA0qgLw.jpg

 

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tmU72nsw9Gdjr8vDaYeV0lws6-m8ZCVaL91N8s2AAtqzlvLhZW_yJIMlW-c6qxbhheFbaBzM5tAF9--RjF_YodAJtU9VCvT3ixQJvk2EtE_QNMMS1Z-mjXGw.jpg

 

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82viRGW3OqUcArIf3KoPXCUH48GF_DkWcUEJ5FlIFYxdncBMNtRWMcWMi6z67adhJ8d2QfdiufJTd0TfAXxBlIBlAJtU9VCU4hmo6wCgfg6iONY8VwrKTwApGA.jpg

 

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82u9lgwaOWk75jbVdX3ppzZZcQhDEMSjrGJgWxYshRSSkpZ0pEpXWGskTn2uGayzNTzWdMiY8pbLbi89b7kY6sueAJtU9VBclewCp6i1ZtknNdfmhJii2madzA.jpg

"aexco"

 

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82txbphF191lHNGIgWDcA56mVFo2bo3vhMlJCsR6QDGGlFi0echg8bX56ODcSrAm-YLcsMCfpEl_BDCTjzxjd2AXAJtU9VBUaFNLEbyuLg-XnfOI8bCwKv3CBA.jpg

Escrito, inox e uma corneta.

 

A minha duvida é se a faca é da marca "corneta" ou da "eberle" que também usou durante um tempo uma corneta de caça parecida com essa como simbolo.

Também queria saber se a bainha é de prata ou alpaca, creio que seja alpaca.

Ela tem +- 23cm total sem a bainha, pertenceu ao meu avô, creio que ele comprou pois as iniciais dele estão marcadas na bainha, sei que ela tem no minimo 50 anos! Se alguém tiver alguma informação adicional fico muito agradecido!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...