Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Guimarães,

 

A Gerber para scuba-diving é a Rivermate. Um amigo de Guarapari tem uma e ele adora. O que ele considera uma coisa muito boa nesta faca é que sua ponta em "cinzel" é ideal para soltar e abrir mariscos e o pomo para quebrar puãs de carangueijos! E segundo ele outra grande vantagem desta faca é que mesmo com a praia lotada as pessoas não se sentem intimidadas; segundo ele provavelmente pela "falta de ponta" da faca.

 

Sua única reclamação é que a retenção da bainha dificulta a faca ser desembanhada facilmente como outras facas que ele tem e das quais ele reclama justamente desta menor retenção... vai entender! ::putz::::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Guimarães,

 

A Gerber para scuba-diving é a Rivermate. Um amigo de Guarapari tem uma e ele adora. O que ele considera uma coisa muito boa nesta faca é que sua ponta em "cinzel" é ideal para soltar e abrir mariscos e o pomo para quebrar puãs de carangueijos! E segundo ele outra grande vantagem desta faca é que mesmo com a praia lotada as pessoas não se sentem intimidadas; segundo ele provavelmente pela "falta de ponta" da faca.

 

Sua única reclamação é que a retenção da bainha dificulta a faca ser desembanhada facilmente como outras facas que ele tem e das quais ele reclama justamente desta menor retenção... vai entender! ::putz::::hahaha::

 

 

Obrigado Cabral.

A minha, talvez por estar nova ainda, tem uma boa retenção, até dura demais.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que bom saber que os compaheiros partilham dos mesmos interesses, eu támbem tenho uma faca de mergulho ( mais modesta da guepardo) que comprei justamente pensando em usa-la futuramente em mergulho ou caça submarina :D ,meus possíveis futuros hobbies :D

 

Guimarães

parabéns pela coleção ::cool:::'> , notei que vc tem uma coleção de cada marca ::hahaha::::otemo::

 

André

Bowie linda ::dãã2::ãã2::'> ::otemo:: bela coleção de artesanais

 

Trauco

gostei do afiador,to matutando no ebay e achei um igualzinho só que com diamante,também têm esse de cerâmica praticamente pelo mesmo preço

 

cabral

tbm acho que o de cerãmica deve durar mais pelo preço , mas tava lendo uns reviews na knifecenter e o diamantado tava com ótimos opiniões :?

Mas acho que isso deve ser só no começo por ser diamantado ... mas o de cerãmica deve ter um desempenho mais constante pois esse diamantado deve ser daqueles que soltam os diamantes logo logo ::grr::::putz:::mrgreen:

 

Até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eduardo,

 

Essa foi exatamente a minha avaliação! :D O afiador diamantado com certeza é com diamantes policristalinos e sua vida útil deve ser bem limitada! ::bad::

 

Já comprei 8 afiadores da Gerber para presentear os amigos; dentro de uns 30 dias eles devem chegar.

 

Provavelmente chegarão juntos com as Fallkniven DC4 e DC3; essas sim prometem bom desempenho! ::cool:::'>

 

Vou usar um Gerber em uma faca de cozinha da tramontina só para ter idéia do desempenho. :P

 

Minhas facas e canivetes por outro lado ficarão à uma distância segura e saudavel deste afiador! :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guimarães,

 

420ss nada mais é que 420 "stainless steel", ou mal traduzindo para o nosso português aço inox 420.

 

Normalmente é o aço usado nos liners dos canivetes de marcas renomadas com Benchmade, Spyderco, Kershaw, Cold Steel, etc. É também conhecido como 420J2.

 

É um aço com muito pouco C e portanto com baixa capacidade de endurecimento e por consequência baixa retenção de fio. :( Por outro lado é um aço com extrema resistência à corrosão, só ficando atrás neste quesito do aço H1. ::cool:::'>

 

Seu conteúdo de C é em média de 0,15%! ::ahhhh:: O 420HC ( high carbon ) em comparação tem cerca de 3x a quantidade de C, ou seja, cerca de 0,46% em média, fazendo dele um aço mais que adequado para uma série de facas e canivetes, pois é capaz de atingir durezas de até 58HRC, manter um fio muito bom relativamente bem e ainda ter a vantagem de ter muito boa resistência à corrosão! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Aproveitando a oportunidade, H1 é um dos aços que ainda quero colocar no meu ajuntamento, e por isso a pergunta: :?: como é o desempenho deste H1 da Spyderco em termos de retenção de fio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabraljr.

 

O que me encanta com o H1 (spyderco) é que posso colocá-la na cintura ou no colete e ficar no mar no meu caiaque sem medo de ser feliz - COM RELAÇÃO À OXIDAÇÃO, nisto ela é impecável.

 

Quanto ao fio, eu não gostei, trato 10 sardinhas e o fio já era. Além do que é um material duro para afiar.

 

Obrigado pela explicação do 420ss. Eu gosto muito deste modelo da Walter, mas pensei que era um aço diferenciado e mais resistente. Vai ficar na caixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hunter/bushcrafter em D-2

 

598d9f1ae20aa_D-201recorteG10.JPG.38c6f0ae28376d275e16dbd8513abc1b.JPG

 

Especificações:

Comprimento total: 22,7cm

Comprimento da lâmina: 10,2cm

Lâmina: drop point

Espessura da lâmina: 4mm

Largura máxima: 3,7cm

Desbaste: hollow ground bem raso

Acabamento: espelhado

Empunhadura: G10 laranja

Espessura máxima da empunhadura: 1,7cm

Aço: D-2

Dureza: 60/61 HRC

Peso faca: 246g

Bainha: ainda não tem

 

Comprei esta faca, na verdade o blank da lâmina porque ainda não tinha nenhuma lâmina em D-2. O formato geral dela assim como suas especificações também foram decisivos em minha decisão. Acompanhei o site do vendedor por cerca de 2 meses e quando em um domingo não houve nenhum lance no modelo que me interessava ( eles entram rotineiramente em leilão ) a arrematei por lance único mínimo de 19,99 dólares! ::otemo::

 

D-2.jpg.fa67a6e8d5e5532e15ac0522597db30b.jpg

 

Devia ter fotografado só o blank, mas como já postei uma imagem dela achei dispensável. Como veio sem talas de empunhadura, eu comprei algumas talas de G10 para ela e outras facas; a dela é um G10 laranja com espessura original de 7mm cada tala ( par ). O G10 laranja era um pouco mais largo e maior que os G10 pretos ( 4mm de espessura ) que aparecem nas fotos.

 

598d9f1ae7f79_D-202.JPG.fe4a7879289c65a943fbb53b83c4ebd3.JPG

 

A dureza HRC de 60/61 foi confirmada no meu teste empírico de espinha contra espinha em relação à outras facas minhas. Ela marcou um pouquinho a Kershaw enquanto teve uma marca um pouco mais pronunciada em sua própria espinha. ::cool:::'>

 

O primeiro mito que preciso derrubar ao falar sobre esta faca é de que o aço D-2 precisa de uma pedra diamantada para ser desbastado ou afiado; pura bobagem! ::vapapu:: A lâmina me chegou com um polimento espelhado e um fio de cerca de 25 graus bem uniforme e simétrico e com um corte mais ou menos.

 

Pois bem, deste ponto até o fio secundário que vocês podem ver nas fotos, que é de 10 graus de cada lado, levei exatos 35 minutos entre iniciar o desbaste em uma pedra carborundum dupla face, a começar pelo lado mais coarse/áspero. Na verdade a quase totalidade do desbaste foi feito com este lado da pedra, sendo o lado mais fino usado apenas para suavizar o padrão de "arranhamento" até ,finalmente chegar na pedra japonesa de grana 1200. ::mmm:::bruuu::

 

598d9f1aeda70_D-203.JPG.de4ad00c287e62ac9e7e6c20d2ad233c.JPG

 

Tendo esta questão da afiação ficado clara, devo dizer que até tentei furar a lâmina ao fim da empunhadura para passar um lanyard; desisti depois de queimar duas brocas ( com refrigeração à água )! ::mmm:::ahhhh::

 

598d9f1af34a6_D-204.JPG.ff76576bd85e595b9e39e3fd63acd43d.JPG

 

Como ainda não pude fazer uma bainha para a faca, seus testes de campo ficaram bem restritos ao entorno da casa, aqui e na roça. Cortei galhos secos de goiabeira de quase 3cm de diâmetro ( choping ), apontei estes galhos; tirei tiras em uma bombona de plástico azul ( aquelas que cortadas ao meio servem de cochos para o gado, com cerca de 1cm de espessura ) e cortei uns velhos arreios de couro! Pois bem, o fio aguentou sem fraturas ou desgaste pronunciado! ::cool:::'>

 

O fio é o caso sério desta faca! :o É verdade que ele aguentou bem apesar do meu desbaste secundário de 10 graus de cada lado... só que o fio primário foi feito primeiro a 15 graus, depois a 20 e por último a 25 graus de cada lado, ou seja, eu praticamente fiz um microfio convexo! E mesmo com tudo isso o danado ainda me parecia uma micro-cegueta sob ampliação de 20x! :x Mas mesmo assim era capaz de cortar papel fino, claro que nem de longe com a suavidade dos meus outros aços, mas ainda assim sem rasgá-lo! ::cool:::'> ::bad::

 

598d9f1b04b67_D-205.JPG.b7ef0176d2a5c02e664831a1c0f67fb2.JPG

 

Justiça seja feita, este fio "malacabado" cortou tudo o que citei e voltou da mesma forma! Nenhum dente foi acrescido aos inúmeros micro dentes pré-existentes e o poder de corte se manteve praticamente intácto! ::otemo::

 

[/attachment]598d9f1b0ac62_D-206.JPG.048e6ce0aa65b8150ee1db7a8a3cadc9.JPG

 

Fatiei após o teste, maçãs, cebola, repolho e couve. Descasquei laranja, manga e maçã. Tirei uns bifes em um contra-filé e em todas estas tarefas culinárias a faca se mostrou uma fatiadora extremamente agressiva e eficiente apesar dos seus 4mm de espinha! ::otemo::

 

Bob Dozier está certo quando afirmou que o D-2 pega um fio "malacabado", mas mantêm este fio por um "looongo" tempo! ::cool:::'> :mrgreen:

 

598d9f1b11db1_D-207.JPG.3f45cf3589746405a5247694eb21eeae.JPG

 

A ergonomia da faca na mão é fantástica! Muito confortável e bastante equilibrada. Mas ainda terei que fazer algumas "crateras" no G10 para ficar com o grip 100%, já que como está escorrega um pouco com sangue. ::mmm:

 

598d9f1b18b60_D-208.JPG.74198ee2b24d9127e3691326c0916d28.JPG

 

Por falar em empunhadura, foi uma tarefa relativamente fácil conformar este G10 laranja. Basicamente usei uma Dremmel com fresas tipo cilindro e pêra feitas de óxido de aluminio mais coarse. O único cuidado foi usar máscara. E se alguém for desbastar G10, recomendo fazê-lo em um quintal ou qualquer ambiente aberto, já produz um pó extremamente fino que adere em tudo! Originalmente eu iria fazer as talas parafusadas para poderem ser removidas, mas não consegui esperar mais 30 dias para chegarem os parafusos que seriam comprados no ebay, então fiz a empunhadura com talas coladas com cola epóxica. :P

 

598d9f1b1f945_D-209.JPG.a7ca347233e8a9d87dd3a5b5c19cfa9b.JPG

 

Tirando este fio "dentuço", adorei meu novo brinquedo! ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...