Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Gostei muito da materia do Cabral. Aliás, as facas com cabo laranja ficaram muito bonitas.

 

Bom, estas são as aquisições mais recentes:

 

p9050389.jpg

 

Um canivete Zebu, em inox (preferi porque dá menos trabalho de manter e como é para coleção, é mais fácil)

Uma Guepardo Police. Gostei muito desta faca, boa e barata.

Uma Mora 2010. Fiquei fascinado pelas Moras e em especial a 2000 e a 2010, pelo formato da lâmina.

Uma Mora 860 Companion. Esta foi exigência da Patroa, disse que queria uma Mora para ela também assim que viu a minha Triflex.

 

 

Agora me surgiu uma dúvida:

Na Mora 2000 está escrito " MORAKNIV made in sweden" e na Mora 2010 está escrito apenas "MORA OF SWEDEN" e os símbolos são diferentes.

(Na Triflex e na 860 também está escrito MORAKNIV.)

 

Por que a diferença?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guimarães,

 

O velho truque de adoçar a boca da esposa para continuar sustentando o "vício"... :wink:

 

Não se preocupe com as inscrições diferentes, pois elas apenas significam que você tem facas de antes da fusão e depois da fusão. ::hein:

 

Explicando: os dois principais fabricantes das Moras eram a Eriksson e a Frosts, que resolveram fundir-se criando a "Mora of Sweden". Então você pode ter logos com o "Mora of Sweden" ou "Morakniv" dependendo da época da produção. Parece que o logo a ser firmado será o Morakniv.

 

Essencialmente são facas de excelência ímpar, com uma estampa ou outra! A qualidade se manteve, mas ainda há uma diferença com relação aos tangs, e isso é uma herança do passado. As Eriksson tem tangs mais longos e as Frosts tangs mais curtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não se preocupe com as inscrições diferentes, pois elas apenas significam que você tem facas de antes da fusão e depois da fusão. ::hein:

 

Explicando: os dois principais fabricantes das Moras eram a Eriksson e a Frosts, que resolveram fundir-se criando a "Mora of Sweden". Então você pode ter logos com o "Mora of Sweden" ou "Morakniv" dependendo da época da produção. Parece que o logo a ser firmado será o Morakniv.

 

Essencialmente são facas de excelência ímpar, com uma estampa ou outra! A qualidade se manteve, mas ainda há uma diferença com relação aos tangs, e isso é uma herança do passado. As Eriksson tem tangs mais longos e as Frosts tangs mais curtos.

 

Hmmm, eu jurava que Mora era apenas um nome que especificava uma espécie de AOC (apelattion d'origine controlée) das facas fabricadas na região de Mora, como existe a AOC Laguiole para saca-rolhas, facas, canivetes de mola e talheres em geral na França

 

http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=m570.l2736&_nkw=laguiole

 

Aliás, alguem tem facas ou canivetes Laguiole para nos dizer como eles são?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Pode continuar jurando! ::hahaha:::mrgreen:

 

É isso mesmo! ::cool:::'> Veja que escrevi " os dois principais fabricantes..." :wink:

 

Mora na verdade é o conceito de faca de cinto cujo centro de origem ou de referência parece ser a região citada por você.

 

E uma correção ao meu "achismo" anterior: parece que o termo a ser firmado é "Mora of Sweden" e não "Morakniv". ::dãã2::ãã2::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco "meu fio"!? ::ahhhh::

 

Estas facas, canivetes e navalhas são usados por mafiosos e marginais franceses... :o:shock: ao menos nos filmes! ::lol4:::mrgreen:

 

Isso, Córsega e Marselha (estilo Operação França), mas essa cutelaria é bem conceituada assim mesmo, principalmente os "saca-rolhas de garçom" e os jogos de garfo e faca, dê uma olhada em

 

http://www.laguiole.com/

 

faz muito tempo que esses saca-rolhas laguiole estão na minha watch list do ebay, mas sempre tem alguma outra coisa que aparece na frente deles e eu deixo pra comprar depois, aí, no outro dia, eu me lembrei que tem as facas, canivetes e cia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco,

 

Pode continuar jurando! ::hahaha:::mrgreen:

 

É isso mesmo! ::cool:::'> Veja que escrevi " os dois principais fabricantes..." :wink:

 

Sim, eu reparei, por isso a dúvida se eles eram donos da marca ou se era AOC

 

Mora na verdade é o conceito de faca de cinto cujo centro de origem ou de referência parece ser a região citada por você.

 

E uma correção ao meu "achismo" anterior: parece que o termo a ser firmado é "Mora of Sweden" e não "Morakniv". ::dãã2::ãã2::'>

 

Por falar em termo a ser firmado eu proponho que o seu teste de fio com toucinho passe a ser chamado "Cabral Benchmark" e o resultado seja expresso em Cabralstones ou toucinhostones em escala a ser definida pelo Comitê Normatizador ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

::xiu:::o:o:o:o:o

 

Menino de deus! Não proponha isto! :shock:

 

Com essa onda de politicamente correto, verdes, saúde, etc o Cabral acaba entrando na lista dos "persona non grata"! :x

 

Vai ser um tal de esposas, namoradas e mães recomendando distância da influência negativa do tal de Cabral...

 

Por outro lado, os amigos que aparecem para uma cervejinha ou suquinho, ou refrigerantizinho agradecem...

 

ps: já comecei a passar as peles no forno e hoje à noite mesmo já vamos fazer um teste de controle de qualidade. Quem foi que disse que trabalho de pesquisa e experimentação árduos ::mmm: não rendem frutos práticos ( e saborosos )? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Só vinhos tintos, praticamente. Espumante eu curto pouco, com exceção dos feitos com cevada ::hahaha:: .

 

Mas olha só este conjunto de faca pra churrasco Laguiole, é bonito, não?

 

http://www.ebay.com/itm/DUBOST-LAGUIOLE-6-PURPLE-STEAK-KNIFE-SET-THIERS-FRANCE-/300592269755?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item45fcb209bb#ht_2109wt_1039

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...