Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Chines NÃO !!!!! ::carai::

 

 

Aí vou infartar a turma recomendando os canivetes da http://www.dealextreme.com !!!! lá tem até spyderco.... he he he... ::lol4::

 

Você sabe bem do que estou falando... o Laguiole é um clássico como o Opinel, a Mora, o Marttiini e o Victorinox. Os chineses tem réplicas que fazem (quase) os mesmos trabalhos por um custo muito inferior.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para escândalo geral dos apaixonados por aço aqui do fórum ( os iniciantes, pois tenho certeza que a turma mais "calejada" concorda comigo ), eu não teria o menor problema em comprar uma cópia chinesa de um design que me agradasse, em um aço sopa de letrinhas tipo 8Cr... ou 9Cr... ::ahhhh::

 

Desde que fosse garantida uma dureza HRC entre 59/61! ::bruuu:::mrgreen:

 

Acabamento e ajustes das partes podem ser até um pouco sofríveis... mas se o fabricante for competente o suficiente para ter uma lâmina enrijecida na casa dos 59/61 HRC, é provável que o restante da faca ou canivete seja no mínimo aceitável! ::cool:::'>

 

Duas coisas me incomodam sobremaneira em cutelaria: o mito autopropagado pelos cuteleiros customs/artesanais que suas lâminas são muito superiores às de produção industrial, aliado à já desgastada falsa verdade que os aços carbono são superiores nos aspectos gerais aos stainless ( já foram há décadas atrás ). E os malditos fãs de marcas, que só vêem qualidades nas lâminas fabricadas por suas marcas favoritas e não admitem suas eventuais falhas ou desempenhos abaixo do esperado e torcem o nariz para qualquer outra lâmina, com ou sem marca! ::bruuu::::vapapu::::grr::

 

Quando vou comprar uma lâmina levo em consideração seu desempenho, tanto da geometria quanto do aço! ::otemo:: Mas muitas vezes levo em consideração também seu design. ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Por exemplo: jamais deixaria de comprar a Gerber Big Rock porque ela é em aço 440A; seu design é um dos meus favoritos e após o meu teste "epidermosuínico", mostrou um desempenho muito bom! ::otemo::

 

Para mim pouco importa se a lâmina é fabricada na China, Paquistão, Taiwan ou na forja de fundo de quintal de alguém; se tiver qualidade, design que me agrade e isto associado à preço acessível, "tô dentro"! ::otemo:::D

 

O que vou escrever a seguir de certa forma vai soar como contraditório com o que acabei de escrever, pois dei certa ênfase na dureza HRC... ::putz::

 

Eu já era apreciador dos SAK-Victorinox com suas lâminas com dureza de "apenas" 56 HRC e que sempre tiveram bom desempenho para mim, imaginem hoje em dia em que posso me dar ao luxo de desmontar caixas de papelão com eles, tendo ao lado um pequeno bloco de resina com 2 hastes de cerâmica que ao menor sinal de perda de poder de corte basta uma ou duas passadas e ele está de novo com um fio matador! ::otemo:::D

 

Ora bolas então! Se é possível ter um um SAK-Victorinox cortando como uma navalha e retocar este fio de modo a manter este corte de navalha de forma tão fácil e rápida, para que gastar mais e comprar canivetes mais caros e/ou com maior dureza HRC? ::dãã2::ãã2::'>

 

Aí é que entra a paixão por lâminas diferentes e um detalhe importante: não é porque eu posso fazer algo, que isto significa que eu queira fazer este algo! :wink:

 

Eu prefiro desmontar uma pilha de caixas de papelão com meu Strech2 em ZDP-189 enquanto o pessoal olha incrédulo :P:mrgreen: , do que desmontar a mesma pilha com um SAK-Victorinox passando-o de vez em quando nas hastes cerâmicas e talvez deixando o pessoal tão incrédulo quanto! ::hahaha:::mrgreen:

 

Cabral, você escreveu, escreveu, escreveu... foi lá, voltou cá... disse isso, desdisse este mesmo isso... ::prestessao:: Qual a conclusão deste embróglio todo? ::hãã::

 

Eu adoro lâminas de corte! ::bruuu::::putz::::toma:::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Chines NÃO !!!!! ::carai::

Pior que não existe mais Pull-Tap made in USA, o meu deve ter sido um dos últimos uns 7 anos atrás. :|

 

E. pior ainda: o Pull-Tap chinês cumpre o que promete, tem rosca com Teflon que aguenta anos de uso, o meu original descorou e está no metal. O outro, chinês que eu comprei aqui no Brasil, está 100%

 

Aí vou infartar a turma recomendando os canivetes da http://www.dealextreme.com !!!! lá tem até spyderco.... he he he... ::lol4::

 

Muita gente me fala do deal extreme mas eu nunca comprei nada por lá, se um dia eu comprar, será na categoria eletrônicos: lanternas de mão e cabeça de LED, lâmpadas de LED ou lasers violeta, azuis, pro meu trabalho.

 

Você sabe bem do que estou falando... o Laguiole é um clássico como o Opinel, a Mora, o Marttiini e o Victorinox. Os chineses tem réplicas que fazem (quase) os mesmos trabalhos por um custo muito inferior.

 

inté...

 

Pois então, outro dia eu fui olhar o feedback da nossa fornecedora de facas, a oakcutlery, e tinha uns americanos acusando-a de vender fakes chineses. No entanto, lendo os anuncios, ela avisa que são replicas.

Mas dessas facas europeias, eu procurei sempre comprar os originais, tenho um ex-aluno que vive na França e pedi pra ele ver as Opinel, preço, oferta, etc. E ele me disse que vende em loja de jardinagem, como faca de podar, e barato. Nós é que conferimos o valor cuteleiro a elas por aqui ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Só deixando claro o que eu quis dizer no post anterior: os Spyderboys, Kershawmafia, Benchmadefanatics, Cold Steelers, Chris Reevedetes, etc, etc, etc. Tentem entrar em alguns fóruns e ousar dizer que este ou aquele modelo da marca X tem jogo na lâmina, ou tratamento térmico imperfeito, etc...

 

Ah, eis aqui a imagem do "canivitim" em D-2 que comprei por 38 dólares: 70A_Country_Cousin__71599_zoom.jpg

 

É um slipjoint da Queen Cutlery, modelo Contry Cousin ( na verdade o design é tradicional e popularmente chamado de Sodbuster e várias marcas o fabricam em diferentes aços e talas ); é como os tradicionais canivetes, ou seja, sem trava. ::cool:::'> ::bad::

 

Acho que deste "canivitim" o Trauco e o Véio du Mato vão gostar... :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

::lol4::::lol4::::lol4::

 

Adoro incendiar o fórum !!!!! :lol::lol::lol:

 

Quando falo dos chineses, me dirijo aquele SAK que literalmente desmonta ao abrir uma lata. aquele canivte automático que quebra a mola na primeira semana... Lógico que sabemos que existe bons e maus piratas, a cutelaria que faz o Bird Cara Cara de dia faz um pirata a noite com o mesmo aço e qualidade aceitável. a razão deu teclar neste fórum é orientar os novatos a ter uma ferramenta "confiável" quando estiver a trinta quilômetros de lugar nenhum. tenho boas réplicas e também porcarias que comprei para experimentar ou simplesmente por impulso por ter um design bacana, uma lâmina fixa é uma ferramenta ancestral, raramente vai te deixar na mão, o que normalmente ocorre é não ter uma dureza adequada para manter o fio. EU mesmo troquei uma Condor Kumunga por um facão corneta de 12", onde a diferença efetiva estava nos dólares que economizei....

 

 

20110911112341.jpg

Facão Kumunga

 

 

20110911112418.jpg

Facâo corneta

 

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
::lol4::::lol4::::lol4::

 

Adoro incendiar o fórum !!!!! :lol::lol::lol:

 

Quando falo dos chineses, me dirijo aquele SAK que literalmente desmonta ao abrir uma lata. aquele canivte automático que quebra a mola na primeira semana... Lógico que sabemos que existe bons e maus piratas, a cutelaria que faz o Bird Cara Cara de dia faz um pirata a noite com o mesmo aço e qualidade aceitável. a razão deu teclar neste fórum é orientar os novatos a ter uma ferramenta "confiável" quando estiver a trinta quilômetros de lugar nenhum. tenho boas réplicas e também porcarias que comprei para experimentar ou simplesmente por impulso por ter um design bacana, uma lâmina fixa é uma ferramenta ancestral, raramente vai te deixar na mão, o que normalmente ocorre é não ter uma dureza adequada para manter o fio. EU mesmo troquei uma Condor Kumunga por um facão corneta de 12", onde a diferença efetiva estava nos dólares que economizei....

 

 

20110911112341.jpg

Facão Kumunga

 

 

20110911112418.jpg

Facâo corneta

 

 

inté...

 

Pois então, VdM

As minhas maiores aventuras, no sentido "30km de casa", eu realizei usando lâminas nacionais abaixo do nível Corneta (que por aqui é muito caro) por um motivo muito simples: o risco de ser roubado durante os translados ou de perda (já perdi uma faca finlandesa dentro do rio, andando de barco, numa bobeira), uso o mesmo critério para outros equipamentos como binóculos, bicicletas, botas, quando a diferença de desempenho (para mim, que fique bem entendido) não vale a diferença de preço. No caso de binóculos, tem xiita que teima em levar pro mato Leica de milhares de dólares mesmo tendo uma visão que não está ao nível do instrumento e economiza na lente e na câmera fotográfica que não são afetadas pela miopia e astigmatismo do dono. Pra facas e facões (eu desisti de machadinha ainda no grupo escoteiro) de andar 7 dias enfiado mato/rio adentro, eu e meus colegas no viramos bem com a bagaça nacional desde os anos 70. Agora, que eu gosto dum Opinel pra "microtomar" embutidos, duma Coqueiro pra comer churrasco, etc, eu gosto. No dia a dia, eu tenho usado uma machete Tramontina ::putz:: de colher cana para desbastar o mato de casa, e eu a afio com uma lima de enxada ::putz::

O meu comentário da falsificaçao é porque o Pull Tap chinês é melhor do que o americano e custa a metade do preço, e também foi mais pela surpresa da oakclutery do EBay ter tomado uns negativos com base nesse argumento. No 1,99 daqui de perto eu ja comprei um par de canivetes chineses de 4 reais que são coisa fina em acabamento (cherry red) e lâmina, sem folga e tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Só deixando claro o que eu quis dizer no post anterior: os Spyderboys, Kershawmafia, Benchmadefanatics, Cold Steelers, Chris Reevedetes, etc, etc, etc. Tentem entrar em alguns fóruns e ousar dizer que este ou aquele modelo da marca X tem jogo na lâmina, ou tratamento térmico imperfeito, etc...

 

Ah, eis aqui a imagem do "canivitim" em D-2 que comprei por 38 dólares: 70A_Country_Cousin__71599_zoom.jpg

 

É um slipjoint da Queen Cutlery, modelo Contry Cousin ( na verdade o design é tradicional e popularmente chamado de Sodbuster e várias marcas o fabricam em diferentes aços e talas ); é como os tradicionais canivetes, ou seja, sem trava. ::cool:::'> ::bad::

 

Acho que deste "canivitim" o Trauco e o Véio du Mato vão gostar... :mrgreen:

Cabraljr

 

Eu estou curioso pra saber quantos cabral-marks esse canivete tira no carneirostone, parece bom pra esfolar, se a escala da foto não me enganou no tamanho.

Aliás, por falar nos Cabral-marks, eu queria sugerir que o cabraljr enviasse quantidades iguais do carneiro ou do toucinho para mim, pro VdM, pro André, etc para nos atestarmos se o fio da faca testada produziu bons cortes de ovelha e de toucinho.

Aguardo manifestação dos outros.... ::tchann::::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Nos meus bons tempos nós faziamos a "captura, abate, limpeza, tempero e preparo ao forno" de caprinos e ovinos, fazíamos a festança e depois comunicavamos ao dono que estava na roda que ele havia "patrocinado" a diversão... tempos bons! :D

 

Quanto ao envio de porções amostrais dos resultados dos testes de corte, considere feito... ::cool:::'> assim que vocês me mandarem o "material bruto", eu processo e retiro uma parte para controle ( digamos uns 50% :roll: ) e remeto o restante para avaliação e contra-prova! :mrgreen:

 

E falando em desempenho, emprestei a Gerber Metolius para um amigo que ia abater uma ovelha velha ( estou sem nenhum abate em vista :( ), com a única condição de que não permitisse que os companheiros da roça passassem a lâmina em pedras, chairas ou mesmo as costas de outra faca; usassem como melhor lhes aprouvesse e se achassem que o fio não estava mais dando conta do serviço que simplesmente encostassem a faca.

 

Me devolveu a faca e disse que os "meninos" ficaram encantados! ::cool:::'> Esfolaram e quartearam a ovelha e até desossaram uma perna para fazer uma manta de carne de sol.

 

Percebi alguns pontos de mancha de ferrugem na lâmina, o que já era esperado pelo tipo de aço e com o "cuidado" que devem ter tido com a faca. O fio em uma primeira inspeção com a lupa de 20x não apresentava nem um dente, mas na metade da lâmina mais próxima à empunhadura se percebia alguns pontos e linhas muito tênues de reflexo de luz.

 

Fui então cortar papel fino e ela mascou em alguns pontos ( na metade citada da lâmina ) mas acabou por cortar. A porção da lâmina da metade para a ponta que supostamente deveria se apresentar em pior estado ( seria a parte que eu mais usaria na esfola e cortes ), surpreendentemente estava em um estado relativamente bom.

 

Como a primeira suspeita é de rolamento do fio, usei uma chaira de aço liso mundial de dureza 59/60HRC e dei duas passadas da lâmina a 20 graus de cada lado. Como mágica o fio estava de volta! ::cool:::'> É certo que a metade anterior da lâmina, mais próxima à empunhadura estava com o corte um "tiquitim" pior que a parte anterior, mas já cortava papel no push cut sem rasgá-lo e sem mascar. ::cool:::'>

 

Vale lembrar que esta foi uma faca que não realizei o meus desbaste padrão de 10 graus de cada lado; apenas dei o fio primário de 20 graus de cada lado no fio original de fábrica. Pode ser que como no caso do meu Spyderco Endura FFG em VG-10, houvesse algum nível de fatiga do aço no fio pela afiação original em cintas-lixa. Isso terá que ser investigado... ::mmm:

 

Mas me parece ter sido ao menos satisfatório, já que toda a ovelha foi preparada com esta faca somente e ela se saiu relativamente bem; a rapaziada ficou encantada! :D

 

Tantas facas para testar e tão poucos ovinos em vista para abater... :(::putz:::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
cabraljr

Nos meus bons tempos nós faziamos a "captura, abate, limpeza, tempero e preparo ao forno" de caprinos e ovinos, fazíamos a festança e depois comunicavamos ao dono que estava na roda que ele havia "patrocinado" a diversão... tempos bons!

Onde eu cresci, isso era "crime de sangue", seja pra vacas, ovelhas ou cabritos ::quilpish::::quilpish::::quilpish::::hahaha::::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

No meu caso também era "crime de sangue"... :o afinal, as cabritas e/ou carneiros tinham que ser degolados! ::hahaha::

 

Como este "ritual" só era praticado dentro do nosso círculo de amizades ( o que em uma pequenina cidade do interior significa dizer praticamente todo mundo ), o risco era zero! ::cool:::'> :D

 

Além do que, normalmente o sargento, ou o cabo ou um dos soldados normalmente estavam na roda ( de degustação e não da "captura" ). Naquela época cidades pequenas não tinham delegado, mas apenas um destacamento da PM, que via de regra era constituído de um sargento ou cabo e dois soldados. :shock:

 

Não disse que eram bons tempos! ::otemo:: Os crimes quando ocorriam, normalmente eram de furtos e quase sempre executados por elementos de fora. Muito raramente havia um crime passional. E é claro, às vezes uma ou outra refrega de buteco, mas aí era coisa de um ou outro zé mané que exagerava na "mardita engasga gato"! :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...