Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Trauco,

 

Pro meu gosto eu preferiria um set de "mini-Tatus" em aço Sandvik 12C27! :P:roll:

 

É que não sou fã de serrilhados, nem mesmo em churrascaria; costumo levar minha neck-knife ou meus SAK-Victorinox Solo ou Soldier. :o

 

O serrilhado miúdo destas Laguiole é praticamente impossível de se afiar, nem mesmo o Sharpmaker dá jeito; só com disquinho de carborundum e olhe lá... :x

 

Mas me colocando no seu lugar, o bordeaux da empunhadura delas combina direitinho com sua paixão enólica! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Opa, falha nossa ::putz::::putz::

 

Enviei sem ampliar a foto. ::putz::::putz::

 

Longe de mim sugerir faca de serrinha neste fórum, as Laguiole que eu quero são fio de navalha.

 

Já imaginou um mafioso degolando ou castrando alguém com um canivete de mola com lâmina pontuda e de serrinha? ::quilpish::::quilpish::

 

Tem que ser muito sádico pra ficar fazendo ric-ric-ric no pescoço do outro como se estivesse cortando pão ::tchann::::hahaha::::hahaha::

 

Vou procurar as Laguiole "fio de navaia" e posto aqui depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco ,

 

o canivete laguiole é um clássico francês, assim como o opinel, dispensa apresentações .... Não é feito com nenhum aço top, hitec ou coisa do gênero, fatalmente irá encontra lo apenas nas versões em inox ( provavelmente um 420) ou em aço carbono. Adoro o Laguiole com cabo de madeira de oliveira, ::love::::love:: , qualquer dia me dou de presente um couteau de garçon também...

 

 

inté ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

VdM

Ainda bem que você respondeu, achei que tinha posto em choque a ala ortodoxa do forum com as facas de serrinha, o Cabraljr acho que nocauteou com a minha heresia.

Olha, eu nunca me animei com as lâminas, só com os saca-rolhas, mas eu topei com uns vendedores franceses do EBay que vendem jogos de cozinha completos com lâmina lisa, sem a serrinha obscena subversiva.

Como disse antes, quando cruzar de novo por esses vendedores, relato aqui.

Por enquanto fica a minha desculpa aos senhores por ter apontado aquele conjunto de serrinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Relaxe... eu não sou xiita... serrilhado é fantástico! ::ahhhh:: Para pão torradinho! :mrgreen:

 

Eu ainda peguei o tempo dos talheres de mesa oxidáveis e sem serrinha, a maioria das facas terminava a vida virando faquinha de descascar batata pois de tanto afia-las, ficavam delgadas no meio e quebravam. Além disso, como enferrujavam bastante, cortar o dedo com uma delas podia dar uma infecção e tanto. Acho um imenso progresso em todos os aspectos (higiene, saude, qualidade de corte) a introdução dos talheres de inox com serrilhado que não precisam ser afiados. E isso vale para faca de churrascaria, de pão, de comer pizza, etc.

 

No entanto, como eu disse, não tinha reparado que aquele kit era serrilhado. Eu me interessei pela Laguiole quando procurava saca-rolhas desse tipo, no fim comprei um Pull-Tap made in USA de duas etapas por US$ 5 que me serve bem até hoje, mas o estilo dos franceses é muito bonito e sempre fica a vontade de adquirir um. E as facas também dão vontade de comprar.

 

Quanto ao aço, eu não me ligo muito em aços especiais, essas facas do RS que eu comprei devem ser todas de aço carbono ou inox, gostei delas por outros motivos, quando vou usar facas sempre tenho uma chaira ou um Gerber por perto e não me da trabalho afia-las.

 

Acho que o único aço de qualidade técnica que eu tenho é aquela Marttini e a Mora. ::otemo::

 

Mas que eu "dorei" a questão de degolar e capar um caboclo com serrilhado, isso é verdade! ::xiu:: E estava com o pessoal do OI velox em mente quando você citou isto! :evil:

Falei por experiência própria, quando tinha uns 5-6 anos inventei de cortar uma fatia de pão com uma faca de serrinha e quase corto o indicador da mão esquerda junto. Tem até hoje a cicatriz, que só não ficou maior porque meu pai usou um truque: cozinhou um ovo, tirou aquela pela interna da casca, juntou os lados do corte aplicou a pele do ovo em cima. Depois que estancou, ele pos uma gaze e fixou tudo com esparadrapo. Hoje em dia tem os esparadrapos respiráveis de rayon da 3M, naquela época o truque era a pele do ovo.

Mas o estrago dessas serrinhas é muito grande, viu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estava dando uma passada de olhos ::hãã:: no e-bay francês e encontrei duas pechinchas étnicas, a primeira foi um modelo de luxo do Opinel em aço Sandvik por 13,49 euros http://cgi.ebay.fr/VRAI-COUTEAU-OPINEL-LUXE-MANCHE-NOYER-N-8-NEUF-/320737197934?pt=FR_JG_Sports_Marche_Equipements&hash=item4aad6d3f6e#ht_1697wt_715 e o a outra (que quase comprei) são dois Laguiole, com bainha e chaira por 14,90 euros http://cgi.ebay.fr/COFFRET-2-Couteaux-LAGUIOLE-Fusil-Fourreau-Ceinture-/160647877962?pt=FR_JG_Collections_Couteaux_de_poche&hash=item25675c154a

 

Fica a dica....

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Neste vendedor aqui do ebay americano http://www.ebay.com/itm/OPINEL-8-Oak-Handle-Garden-Knife-Safety-Lock-NEW-France-/350489275580?pt=Collectible_Knives&hash=item519ac9ecbc este mesmo opinel 8 em aço inox sai por 30 reais com o frete ( dolar a 1,60 ), enquanto no francês sai a 44,00 reais com o frete ( euro a 2,30 )! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Estava dando uma passada de olhos ::hãã:: no e-bay francês e encontrei duas pechinchas étnicas, a primeira foi um modelo de luxo do Opinel em aço Sandvik por 13,49 euros http://cgi.ebay.fr/VRAI-COUTEAU-OPINEL-LUXE-MANCHE-NOYER-N-8-NEUF-/320737197934?pt=FR_JG_Sports_Marche_Equipements&hash=item4aad6d3f6e#ht_1697wt_715 e o a outra (que quase comprei) são dois Laguiole, com bainha e chaira por 14,90 euros http://cgi.ebay.fr/COFFRET-2-Couteaux-LAGUIOLE-Fusil-Fourreau-Ceinture-/160647877962?pt=FR_JG_Collections_Couteaux_de_poche&hash=item25675c154a

 

Fica a dica....

 

inté...

Tá bonito, mesmo. Eu quase comprei uma Opinel dessas mês passado. E a Laguiole tá uma dilícia, mesmo. Mas olha só o meu antídoto pros saca-rolhas franceses: :lol:

 

http://www.ebay.com/itm/New-Pull-taps-Cork-Screw-corkscrews-Wine-Bottle-Opener-/220771159581?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3366fc8e1d#ht_751wt_905

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco,

 

Neste vendedor aqui do ebay americano http://www.ebay.com/itm/OPINEL-8-Oak-Handle-Garden-Knife-Safety-Lock-NEW-France-/350489275580?pt=Collectible_Knives&hash=item519ac9ecbc este mesmo opinel 8 em aço inox sai por 30 reais com o frete ( dolar a 1,60 ), enquanto no francês sai a 44,00 reais com o frete ( euro a 2,30 )! :wink:

 

Eu acho que isso é comum, os europeus tem uma carga tributária alta, entre a nossa e a dos eua (que não tributa quase nada para importar e menos para vender pro exterior).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...