Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Parabéns pela laranjinha!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

 

O aço D2 é sempre assim, gera fortes emoções ::ahhhh:: !!!! Eu lhe entendo, também gosto de fios polidos como navalha, passei parte da vida me esforçando para obter um fio de um micron e vem esse aço agora para nos por a rever os paradigmas ::hahaha:: mente aberta meu caro, hoje tenho uma ideia bem clara, temos que dividir as facas, seus fios, aços e ângulos de corte para cada trabalho a ser realizado. Não me interprete mal, não tenho a menor pretensão de ensinar o pai nosso ao vigário, mas quero deixar claro um hábito (para não dizer vício) que tinha de deixar todas (digo TODAS) as minhas lâminas afiadas a ponto de barbear, do machado ao bisturi! e não adianta, o aço D2 não é para navalha, é para trabalho bruto, é para usar sem dó. Não é fácil para mim admitir, mas para o bushcraft, estou muito impressionado com esse aço ::ahhhh:: Agora, só agora você vai me entender, quando defendi de forma enfática a minha Ka-bar....

 

PS. nunca me descolo de uma lâmina realmente afiada, nem que seja um pequeno canivete, afinal, uma faca tem que cortar ::lol4::

 

novamente parabéns....

 

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

André.... não sei não ... acho que você está ficando meio Hippie ::otemo:: Logo, logo te encontro fazendo artesanato em Lumiar ou em Visconde de Mauá.... ::lol4::

 

20110831150426.jpg

 

Brincadeira, não leve o Véio a mal, só que não resisti... você sabe, perco o amigo, mas não perco a piada...

Bacana a faca, a ainda mais com o pedigree de ser uma Mora.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Véio du Mato,

 

Eu acho que eu posso me acostumar com este fio dentuço do D-2! :roll::wink::mrgreen:

 

E concordo contigo; o desempenho de corte da laranjinha me deixou muito bem impressionado! Já me decidi a comprar outro blank só para churrasco. ::cool:::'> :D

 

Mas tenho que revelar uma realização: passando com bastante leveza e sem pressa a laranjinha na Spyderco UF, depois de passar o fio propriamente dito no sulco da pedra exatamente a 90 graus e sem pressão ( só para desgastar os micro-dentes ) ::ahhhh:: e depois ficar me divertindo com o strop no couro com óxido de cromo em frente à televisão ontem à noite enquanto assistia "Bones", não é que consegui um fio polido na laranjinha! ::ahhhh::::otemo::::otemo::

 

Não sei se vai ficar, mas gostei da sensação de corte! Vamos deixar claro: não é igual aos outros aços, mas está bem suave; pelo menos não dá para ver os microdentes como antes, sob uma magnificação de 20x! ::cool:::'> :D

 

VdM, se você colocar um chapéu "indiana" neste hippie, ele fica a cara do André! ::lol4::

 

Estou suspeitando que o André tem um poster do Cody Lundin na entrada da barraca dele... ::hahaha::::lol4:::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

VdM, se você colocar um chapéu "indiana" neste hippie, ele fica a cara do André! ::lol4::

 

Estou suspeitando que o André tem um poster do Cody Lundin na entrada da barraca dele... ::hahaha::::lol4:::mrgreen:

 

he he he.... ::lol4::

 

Cabral,

Não quero por areia na sua farofa, mas esse fio polido na laranjinha não dura muito tempo, os seus dentes são como de um tubarão, não adianta arrancar e cortam pra caramba !!! (já tentei fazer isso na ka-bar...)

Ainda ando pensando na Kershaw outcast, me parece uma bela zumbi killer.

olha só esse review dela http://www.candlepowerforums.com/vb/showthread.php?88403-Kershaw-Outcast-Knife-Review

 

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Véio du Mato,

 

Eu já estou ciente disto, infelizmente... mas é como você disse: este danado parece dente de tubarão branco, todo serrilhado; mas quando você pensa que vai perder o corte, ele dura, dura, dura... ::cool:::'>

 

A Outcast há muito que já saiu dos meus planos... qual a vantagem de se ter uma faca em D-2 com baixa dureza? :? O D-2 para mostrar todo o seu potencial como lâmina de corte em cutelaria, segundo todos os experts e principalmente segundo o papa do D-2 Bob Dozier, deve ter uma dureza entre 60/61 HRC podendo ir até 62, mas não além disso.

 

A Outcast é anunciada como tendo 57/58 HRC, entretanto alguns relatos que li me deixaram com a pulga atrás da orelha! :o

 

"I bought a used Kershaw OUTCAST form a forum member. Upon arrival I noticed the blade was bent. I sent it to Kershaw asking them to straighten it. I got it back today with a note

 

stating the #1079(OUTCASTS) were not made in the USA and they could not repair the bend. Remember that if you ever decide to purchase an OUTCAST.

 

Bend is perhaps 5-8 degrees--Impossible not to notice.

 

Just FYI

 

Dr.Bill "

 

 

 

"This Kershaw is an Outcast Date:June 1, 2010

 

I was disappointed in this knife. One of the selling points is it is made of D2 tool steel. So... it should hold an edge. I had the hardness (temper) of the blade tested and it was 51 rc

 

hardness. Guess since it was "tool steel, It would test out to at least my pocket knife. which is 57. I imagine the reason for the knife being that "soft" is someone might pry with it,

 

and right now there is a chance it would bend instead of breaking. I like a knife that will hold an edge, and this is not it. It does have a nice scabbard though, so you do look good

 

carrying it! "

 

E esta imagem não é muito animadora para uma "faca quase facão" de qual se pretende um uso mais bruto :( :

 

598d9f1b2d5fd_kershawoutcast.jpg.56b990abf72589413a942da0cd3bbdb1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oia, hippie eu não diria, porque tem umas frescuradas que não combinam comigo, mas eu adoro o conceito de fabricar seus equipamentos (ou substotuir os industrializados).

 

A essência do Bushcraft mesmo, isso me atrai.

 

Quem vê os programas do Ray Mears(tem no Youtube) vê bem o que digo. Um meio termo bacana entre tecnologia moderna e primitiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

André... Que Bom que você sabe que isso é brincadeira.... Também gosto de fazer trabalhos manuais, outro dia estava vendo um conjunto de formão para entalhe bem legal... se não fossem as "gambiarras" que nós arranjamos no mato já teríamos morrido!!! ::lol4::

 

Cabral,

Quanto a Outcast, hummmm..... isso é Preocupante.... ::hein:

Principalmente se a dureza for 51hcr, estou achando estranho uma cutelaria top como a Kershaw fazer uma lambança dessas..... ::grr::

 

No site da AG Russell (http://www.agrussell.com/kershaw-outcast/p/KEhhh1079/) ela está falando de uma dureza de 57 -59 hcr o que é esperado para uma faca de 10" , na blademaster vai além 58-60hcr ( http://www.blademaster.co.nz/shop/example1/KNIVES/FIXED+KNIVES/Kershaw+D2+Outcast+Bush+Knife.html). Essa dureza de 51 foi atestada por um usuário no review da cabela, e num total de 26 avaliações ala ficou com uma nota de 4.4 em 5... não sei se isso é uma opinião isolada (?)

Estou querendo uma faca grande, estou de olho em algumas e ainda não desisti desta...

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...