Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 34
- Visualizações 11.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Fernando Mello 24 posts
-
João Rosenthal 2 posts
-
juliad 2 posts
-
Juliana Champi 2 posts
[t1]BUDAPESTE - VIENA (DAY TRIP A BLATSLAVA) - CESKY KRUMLOV - SALZBURGO - MUNIQUE (DAY TRIP A FÜSSEN) - PRAGA - BERLIM[/t1]
Oi pessoal,
Estou aqui novamente para fazer este novo relato de nossa última viagem, digo nossa pois viajamos novamente em 4 pessoas. Eu, minha esposa, a irmã dela e o marido. Ótimas companhias para viajar. Já tínhamos visto esta região para viajar no ano de 2013, porém mudamos nosso roteiro e naquela época fomos para a Turquia. Desta vez não teve jeito nem escapatória. Fechamos a viagem a estes países da Europa Central ( e não leste Europeu). Recebi esta dica de que eles não gostam de ser chamados de países do leste europeu. E na verdade se olharmos bem no mapa europeu, estes países estão bem no centro da Europa.
Viajar nesta época para a Europa para mim tem sido a melhor época. Não faz tanto frio (apenas a noite esfria mais) e também não está muito calor que te faz cansar a qualquer caminhada. Por isto tenho optado por viagem nesta época.
Minha esposa ficou, como antes, responsável por montar nosso roteiro de lugares a serem visitados. Definimos as datas de ida e volta e depois fomos definindo o tempo e os lugares intermediários. Contei com o auxilio do Adriano (que respondeu a meus questionamentos no tópico aberto nos roteiros de vegens) que desde já agradeço a ajuda, foi muito boa. A principio tinha colocado que ficaríamos 25 dias viajando. Fizemos alguns ajustes de locais e fechamos com 21 dias. Achei que 3 semanas foram o bastante e deu pra fazer muita coisa. Uma situação que tive que contornar nesta viagem é que eu havia feito uma cirurgia de joelho (ainda no final do ano) que era para ser simples porém acabou complicando. Por isto evitei lugares onde eu teria que subir muitas escadas. Para andar no plano eu estava de boa. Porém subir muitas escadas podeira forçar muito (na verdade o pior seria descer
)e para evitar qualquer contratempo, em alguns lugares (tipo torres onde era possível subir apenas de escadas) eu não fui. Mas se não me engano foram poucos. (2 ou 3 apenas). No mais nossa viagem transcorreu conforme programado. Nenhum contratempo. Tudo certinho
!!
Também em Munique juntou-se ao nosso grupo o sobrinho de meu cunhado, que está estudando na Inglaterra. Gente boa
, nos ajudou bastante em Munique pois já tinha ido lá. Ficou conosco todo o tempo em Munique e no mesmo dia que fomos embora para Praga ele voltou para a Inglaterra. Já agradeço aqui a sua ajuda Gui e a sua companhia, foi 10
:'> .
Segue abaixo então como ficou nosso roteiro:
24/03 - Voo Rio de Janeiro / Frnkfurt (20:00h)
25/03 - Chegada em Frankfurt / conexão para Budapeste (16:45h)
26/03 - Budapeste
27/03 - Budapeste
28/03 - Budapeste / Ida para Viena de Trem
29/03 - Viena
30/03 - Viena (Day Trip a Blatslava)
31/03 - Viena
01/04 - Viena / Ida para Cesky Krumlov (shuttle)
02/04 - Cesky Krumlov / Ida para Salzburgo (shuttle)
03/04 - Salzburgo
04/04 - Salzburgo / Ida para Munique de trem
05/04 - Munique
06/04 - Munique (Day trip a Füssen)
07/04 - Munique / Ida para Praga de ônibus
08/04 - Praga
09/04 - Praga
10/04 - Praga / ida para Berlim de trem;
11/04 - Berlim
12/04 - Berlim
13/04 - Berlim
14/04 - Berlim / Rio via Frankfurt 16:45h
15/04 - Chegada ao RJ às 05:00h.
Detalhe: Nossa saída foi de Juiz de Foran(MG) que fica a 2h30min do Rio de Janeiro.
[t3]GASTOS[/t3]
Este ano o cambio estava muito mais desfavorável do que nos anteriores. Assim vejo que em reais gastamos mais dos que antes. Gastamos R$ 15.283,20 (para o casal) ou seja, 4.563,91 Euros para o casal. Esta soma não contabiliza a despesa do deslocamento entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (ida-e-volta), aproximadamente R$ 220,00 (para o casal). De uma forma geral achei que o custo nestes países é bem menor do que na França, Itália e Holanda (só para citar). Os hotéis foram bem mais baratos e a comida também não é cara.
[t3]CÂMBIO[/t3]
A moeda é Euro na Alemanha, Austria e Eslováquia. Na Rep Checha é a Coroa Tcheca, que tem a seguinte taxa de conversão 1 euro = 27,00 Coroas Tchecas. Já na Hungria a moeda é o Forinte, que tem a seguinte taxa de conversão: 1 Euro = 305,00 Forinte. Bom nestes câmbios a gente sempre sai perdendo. Dica que acho que todos já sabem: CAsas de câmbio em aeroportos são uma furada.
Metem a mão mesmo na gente
. Troquei um pouco de euros por Forinte no aeroporto de Budapeste, foi um roubo depois que vi as taxas na cidade. Evitem estes lugares. Também em Budapeste e mesmo em praga fiquem esperto com as casas de câmbio. Eles costumam colocar valores no painel de informação com as taxas de compra e venda. Se você tiver dúvida, pergunte antes de confirmar o câmbio e veja se há comissão também.
[t3]IDIOMA[/t3]
Normalmente todos falam o Inglês (mesmo que com sotaque local). Nos restaurantes também sempre há pessoas que além do inglês falam algo em espanhol e até em português. Não tivemos dificuldade. Cardápios sempre em Inglês e na maioria das vezes com fotos. Nos locais turísticos então, todas informaçòes no mínimo em inglês.
As pessoas mais novas são bem fluentes no inglês ( a maioria).
[t3]MEDICAMENTOS[/t3]
Assim como das outras vezes levamos vários medicamentos na mala. Levamos remédio para tudo !! Para o fígado (enjoo), para dor muscular, para febre, contra os efeitos da gripe, antiácidos e digestivos (pois as comidas são sempre com temperos diferentes).
Levamos tudo na bagagem de porão. Na verdade usei apenas para resfriados. O tempo estava frio e seco (em alguns lugares). Sendo assim a rinite alérgica ataca mesmo
Ainda tomei uns antialérgicos para ajudar neste rinite, que depois passou, graças a Deus.
[t3]SEGURO VIAGEM[/t3]
Vou repetir o que já escrevi antes:
Assim como das outras vezes não contratei seguro a parte. Como comprei a passagem aérea na função crédito do VISA (cartào visa platinum), a gente ganhou o seguro contra acidentes pessoais e emergências da VISA. Este seguro vale para os países que fazem parte do tratado “Schengen". Minha esposa leu alguns relatos de pessoas que usaram este seguro VISA. Uns elogiam outros não foram bem atendidos. Abaixo está o site com os atributos do cartão VISA para o seguro:
http://www.visa-platinum.com/br/pdf/versao_portugues.pdf
Sugiro você consultar o seu banco também.
Neste outro site estão relatos das pessoas que usaram o seguro;
http://www.viajenaviagem.com/2010/06/seguro-saude-no-exterior-a-wanessa-usou-e-conta-como-e/
Não é obirgatório a apresentação de seguro, porém se você não tiver este benefício no VISA, acho importante fazer um sim.
[t3]SEGURANÇA[/t3]
Vale lembrar que devemos ter cuidados com os pickpocket. nos lugares mais cheios é que eles agem, nos Trams, metrôs também. Há que se ter cuidado também com as pessoas que se aproximam de você e pedem informação, normalmente chegam mais de 1 junto e te distraem para poder roubar sua carteira. Vimos estas pessoas em salzburgo, Praga, Budapeste. Fique atento !!!
[t3]TOMADAS ELETRICAS[/t3]
São de dois pinos cilindricos apenas, assim como na Europa. Portanto se seu aparelho (carregador, computador, etc) for com 2 pinos chatos, ou de 3 pinos, leve o adaptador.
[t3]HOTEIS[/t3]
BUDAPESTE - HOTEL LA PRIMA FASHION
http://www.laprimahotel.hu
Preço total pago em 3 diárias: 175,50 Euros (média de 58,50 Euros) ou 52.922 (Forinte) incluido o café da manhã.
Achei a localização muito boa mesmo (fica em Peste) colado na Vaci Utica. Bem próximo de tudo que você precisa. Da para ir a pé ao Castelo de Buda, ao Parlamento e ao Centro. Perto de estação do metrô e apenas 2,6 km da Estação ferroviária da cidade (keleti). Quarto amplo e sem barulhos. Café da manhã muito bom e com variedades.
Quando reservamos neste hotel ganhamos o serviço de suttle do aeroporto até o hotel (apenas 1 trecho). Achamos bem prático pois assim não era necessário ficar procurando um meio de chegar ao hotel. No relato dou mais detalhes deste serviço.
Detalhe interessante: A TV fica na parede atrás do espelho, por sinal enorme. Nunca tinha visto algo assim. O detalhe é que achei que esta TV era "touch screen"...e não era.
VIENA - HOTEL IBIS BUDGET WIEN MESSE
http://www.ibis.com/pt/home/index.shtml
Hotel fica ao lado do Ibis Wien Messe. Escolhemos este hotel pelo preço. Os hotéis Budget da rede Ibis são mais simples, porém mantém um padrão na minha opinião muito bom. A ducha fica separada do vaso sanitário. A ducha está em uma cabine (de acrílico) e o vaso sanitário em um pequeno habitáculo. A pia fica do lado de fora deste ambiente, no quarto. Tem uma mesinha e banco para assento. CAma boa. Café da manhã é mais simples do que o Ibis normal, mas para mim estava de bom tamanho. Tinha fruta, iogurte, granola, cereais, queijo e pães.
Pagamos 249,60 Euros para 4 diárias, incluido o café da manhã. (média de 62,40 euros)
Localizaçào. Fica perto do Danúbio nas imediações do Prater. Tem uma estação de metrô (U-Bahn) a uns 3 minutos a pé, é a VorgartenstraBe; Você precisa do metrô para se deslocar as atrações da cidade.
CESKY KRUMLOV - PENSION ANNA
http://www.pensionanna-ck.cz/
Em Cesky Krumlov (CK) ficamos na Pension Anna. É muito comum pensões em CK. Escolhemos esta pelos cometários no Booking e trip Advisor. Fica na cidade antiga, perto de tudo a pé. Tem quartos para 4 pessoas e para 2 pessoas. Me parece que só tem 7 quartos. Nos atendeu muito bem. Tem um café da manhã bem farto que é servido na sua mesa (pelo menos foi assim conosco). Quartos amplos e com janelas para a rua, Porém não faz barulho. Gostei muito da Pension.
Nós pagamos 1.250 coroas Tchecas, cerca de 47,00 euros por 1 diária com café da manhã incluído. A reserva deste quarto foi feita por email apenas. No site ainda não se conseguia fazer reserva on line. Porém ficou tudo acertado pelo e-mail e não tivemos nenhum problema. Paguei o hotel somente no check-out.
SALZBURGO - PENSION ADLERHOF
http://www.gosalzburg.com/
Pensão localizada pertíssimo da estação de trem de Salzburgo e por onde passam os ônibus eletricos também. Da pensão ao centro não dá mais do que 10 minutos de caminhada. para o castelo você deve gastar uns 20 minutos se for direto, mas pode ir de ônibus.
Pedimos os quartos dos fundos, pois a rua da pensão nos pareceu muito movimentada. Quarto amplo e com decoração muito interessante. Banheiro também é bem amplo. Dependendo do quarto o vaso sanitário pode ser separado do chuveiro. Café da manhã também muito bom. Pessoal da pensão muito atenciosos e prestativos.
Pagamos 140,60 Euros por 2 diárias (70,80 euros / dia) com café da manhã incluso. Fizemos a reserva por e-mail. Também deu tudo certinho nas reservas.
Em Sazlburgo, bem ao lado desta pensão, tem uma outra que é de um brasileiro que já vive lá há mais de 20 anos. Nós conhecemos ele lá mesmo em nosso hotel, na recepção. Nos deu alguns detalhes também da cidade e nos contou um pouco sobre lá. O hotel dele nos pareceu muito bom também. Se preferirem visitem o site:
http://www.hotel-hohenstauffen.at/
MUNIQUE - HOTEL IBIS MUENCHEN CITY
hotel IBIS é um padrão só. Este não fugiu a regra. Bem localizado, a uns 10 minutos a pé da estação de trem Munique HBF e do metrô (S-Bahn e U-Bahn) e a uns 15 minutos da estação Rodoviária de Munique. Na rua do hotel passa linha de Tram. Entào peça para ficar nos quartos dos fundos. fiquei na frente, e confesso que dá para ouvir o barulho do Tram passando. Não chega a incomodar muito, mas se você tiver sono muito leve pode sim incomodar, mesmo com as janelas fechadas.
Café da manhã muito bom e bem farto; O quarto tem um tamanho razoável, mas o banheiro é pequeno.
Pagamos nesto hotel 252,95 euros por 3 diárias (84,31 euros / dia); Pela localização achei que compensou muito. Dá para ir a pé ao centrão da cidade.
PRAGA - HOTEL ROMA PRAGUE
http://www.hotelromaprague.com/
Hotel localizado do outro lado da ponte, em Malá Strana. Pertinho da " Charles Bridge". Tem linha de Tram que passa na frente do Hotel. Fica exatamente na entrada do funicular que dá acesso ao Petrin Hill (monte Petrin).Peça para ficar nos quartos dos fundos também, devido ao barulho que os trams podem fazer. Eu fiquei nos fundos, num quarto amplo, com banheira. Café da manhã muito bom. Tinha um monte de Italiano neste hotel. Me senti na Itália.
Pagamos 179,00 Euros para 3 diárias (59,66 Euros por dia).
BERLIM - HOTEL IBIS BUDGET BERLIN CITY POTSDAMER PLATZ
É também de padrão bom. Localizado pertinho da estação do metrô Anhalter Bahnhof (S-Bahn). Fica ao lado do Ibis Potsdamer Platz também. Quarto bom e com espaço razoável. Da mesmo forma que o Ibis Viena, o vaso é separado do chuveiro e a pia dentro do quarto. Cama boa. Ficamos também em quarto dos fundos. Café da manhã bom e com variedades. Achei muito bons estes Ibis Budget. Pagamos 271,80 Euros por 4 diárias (67,95 euros/ dia).
Depois continuo....
Editado por Visitante