Membros Dragum Postado Junho 16, 2014 Membros Postado Junho 16, 2014 (editado) Olá, quero dividir com vocês detalhes das minhas experiências com calçados técnicos. Pra começar, vamos citar o que eu já usei no pé e o que estudei: Timberlando Nordic (entre outros básicos) Lafuma X-Light Mid OUTDRY adquirido na Orientista The North Face Hedgehog GTX adquirido na Centauro Salomon Dicovery GTX adquirido na NetShoes The North Face Verbera lite GTX da Equinox X-tracks Mid também da Equinox. Solas: maioria dos básicos, como solados timberland, desgasta facilmente e abre buraco antes do fim dos cravos (são ocos), mas tem alto grip. Dentre os Vbram - que tem de várias qualidades -, ou solados mais elaborados, alguns tem prob. de gripe no molhado. O VBRAM estava presente no Lafuma e nos TNF. No primeiro, há um modelo básico de solado VBRAM - Vitesse -, está quase liso, tem médio gripe no molhado, mas é muito bom no seco. Não é oco e vai até o fim com a bota. No segundo calçado com Vbram (TNF hidgehog), o solado é elaborado, tem o melhor grip entre os solados que já comprei, mas desgastou rápido demais, abriu buracos antes de chegar na entre sola (levemente oco) e descolou, mas realmente tem o melhor grip que já vi. No caso da Verbera Lite, parece utilizar da mesma borracha aderente do meu preferido, mas tem travas baixas e pouca área de contato no calcanhar pro porte da bota, na minha opinião. Já no Contagrip Salomon observamos o contrario do Vbram: quase não desgasta, mas escorrega em superfícies molhadas e lisas (como pedras portuguesas). Não é oco, e aparentemente vai durar muito, muito mais. Timberlad Nordic: Timberland. Lafuma Xlight: Vbram Vitesse TNF Hedgehog: Vbram unique. TNF Verbera: Vbran unique Salomon Discovery: ContaGrip Salomon X tracks: contragrip Estrutura rígida: plate; chassis; etc... Há vários nomes. Nas botas mais básicas não há (como alguns Timberland), ou é parcial (como este Timberland Nordic, onde esta posicionada logo abaixo da palmilha, com formato "anatômico", ou no Lafuma, que é lisa, colada à sola). Entre os mais elaborados, temos aquelas mais antigas, que melhoram a flexibilidade e proteção, que incluem toda a sola, como no caso deste Salomon discovery: é uma placa quase lisa, que da pouco suporte mas protege contra pedras e aumenta a flexibilidade. Nos TNF é uma placa mais moldada (3D?), que também aumenta o suporte lateral sensivelmente. Botas ainda mais caras tem a estrutura completa por toda sola e ainda envolvem o calcanhar nesta mesma estrutura - muito moldada -, para garantir suporte. Já em hikings simples, diferentes texturas de EVA podem agradar mais, se com pouco peso, dando mais liberdade para correr, com peso contido, etc... Como é o caso da Xtracks. Timberlad Nordic: Difusion plate no calcanhar, 3D. Lafuma Xlight: Plate parcial, 2D. TNF Hedgehog: SkakePlate 3D. TNF Verbera: Plate 3D completa. Salomon Discovery: Chassis 2D. Salomon Xtracks: 2 densidades de EVA. EntreSola: Normalmente EVA. Botas simples tem apenas uma densidade de espuma, como timeberland e, curiosamente esta Salomon. Mais densidades no EVA aumentam o conforto, perceptível no Lafuma (que é muito confortável graças às 3 densidades de espuma bem elaboradas na entressola), ou/e aumentam o suporte ao utilizar maior rigidez na região do calcanhar, como no caso deste TNF. Nas mais caras pode-se encontrar Gel/Ar para auxiliar na absorção de impactos. Timberlad Nordic: 1 densidade. Lafuma Xlight: 3 densidades. TNF Hedgehog: 2 densidades. TNF Verbera: 2 densidades. Salomon Discovery: 1 densidade. Salomon Xtracks: 2 densidades. Membranas: Minha experiência se resume à OUTDRY e a Gore-Tex. Das 3 impermeáveis citadas, apenas a Dicovery GTX ainda o é. A primeira dica é comprar a bota um numero maior. As meias de hiking são grossas e, no caso do TNF GTX veio na cota do meu pé e a membrana rasgou por atrito com a unha do meu dedão, como ocorre em bicos de tenis sem reforço. Eu a perdoei pois o pé que não há o rasgo continua impermeável. Durou 6 meses. Melhor, muito melhor que a OUTDRY. Quando encho meu lafuma de água, todas as costuras cospem com força a água. Não recomento essa membrana, por exemplo: cuidado na escolha. A membrana durou 3 meses, ridículo. Atualmente o Salomon está impermeável e mais folgado no meu pé, então acredito que a membrana GoreTex vai durar muito, é a melhor, mas mesmo assim acaba, é difícil fazer durar 1 ano, pelo menos neste caso: é a membrana de duas camadas, dura menos mas é mais confortável que as 3 camadas (quentes). Sempre há opção de optar por uma bota toda em couro, com costuras seladas, lingua integrada ao cabedal, e fazer manutenção com ceras/hidrocarbonetos antes da aventura, na minha sincera opinião, menos frustrante que acreditar em um eterno WP que não ocorre de fato com as membranas, pelo menos até onde constatei. Timberlad Nordic: N/A. Lafuma Xlight: OutDry. TNFs: GoreTex EC. Salomos: GoreTex EC. Upper: Impermeabilidade reforçada com couro e textil. Frescor com Mesh. Timberlad Nordic: Couro costurado sem impermeabilidade e textil. Lafuma Xlight: Mesh/Couro/Sintético TNF Hedgehog: Mesh/Couro/Sintético. Salomon Discovery: Couro/textil. Salomon Xtracks: Courino/textil. Palmilha: Mais simples tem uma densidade (Lafuma). Médias tem duas densidades (salomon ortholite). Tops tem 2 densidades e gel (TNF). Timberlad Nordic: 1 densidade. Lafuma Xlight: 1 densidade. TNFs: 3 densidades. Salomon: 2 densidades. Canos Mid: adequado para tracking e hiking. Tall: adequado para backpacking (mochilas pesadas). Tenis? Tracking de ataque (sem peso). Timberlad Nordic: baixo. Lafuma Xlight: mid. TNF Hedgehog: baixo. TNF verbera: SuperMid Salomon Discovery: SuperMid. Editado Abril 28, 2017 por Visitante Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Junho 16, 2014 Membros de Honra Postado Junho 16, 2014 Muito legal sua análise. Eu tenho uma Salomon Discovery que está entrando água depois de 1 ano e meio de uso intenso. Vou checar se não é por desgaste da membrana por dentro, apesar de tê-la comprada na numeração correta, ou seja, não está apertada. Citar
Membros de Honra trauco Postado Junho 22, 2014 Membros de Honra Postado Junho 22, 2014 Endosso o Otávio, parabéns pela sua análise, precisamos mais relatos e experiências desse tipo. Confirmo o desempenho do Vibram dos tênis TNF: muito aderente e desgaste rápido, não sei o desempenho GTX pois não comprei nenhum modelo impermeável de tênis. O Vibram do tênis Lafuma tem se mostrado mais resistente à abrasão e com aderência um pouco menor, mas, comparativamente, tenho usado-o muito pouco em terreno molhado. Os solados Contagrip que eu usei variaram o desempenho, um tênis gastou rápido, outro durou quase três anos e uma bota me dá a impressão que está sofrendo abrasão muito intensa. Em termos de aderência é isso mesmo, o Contagrip pode patinar em pedra lisa molhada mais do que o Vibram. Da Timberland, eu usei um modelo nacional de 2007 até ano passado e ele tinha um solado maciço extremamente resistente a abrasão e uma placa que ocupava 2/3 da sola, dura ao ponto de ser desconfortável quando se fica se usa-la por um tempo. Mas esse modelo, pelo que vejo nas lojas foi amaciado e deve ter solado oco, pra diminuir peso e custo e não tem mais a placa dura. Tenho uma Chocorua desde 2010 que não tem causado problemas, mas o solado, embora maciço, desgasta mais que o outro. Em termos de adesão é semelhante ao Contagrip. As palmilhas que eu mais gostei foram as da Salomon, as ortholite, mas isso é muito pessoal pelo que já li aqui, gosto tanto que as guardo como reserva quando descarto o calçado.Depois delas, as palmilhas da TNF são muito boas. Sobre membranas, eu não tenho tido problemas com as duas botas GTX que possuo, uma com quatro anos e a outra com um ano de uso, mas desconfio que a segunda durará pouco por ser uma forma justa da Salomon,sofrendo mais atrito internamente. Curiosamente, o solado com melhor adesão que tenho atualmente é de uma papete TNF, dá de 10 a 0 nos outros. E tem apresentado baixo desgaste, também. Infelizmente não tem nenhum identificador. Se eu fosse comprar novamente, para caminhadas longas, eu compraria o tênis Salomon Puntera, que elogiei a durabilidade do Contagrip, mas ele saiu de linha, terei que achar outro.Quanto às botas, a minha próxima compra será uma Vasque Breeze, que é muito elogiada pelo conforto e durabilidade e fica na casa dos US$ 180 lá fora. Citar
Membros Roger Souza Postado Maio 1, 2016 Membros Postado Maio 1, 2016 Giuliano e amigos, Estava pesquisando sobre o Contagrip depois de um acidente que tive, há quinze dias, por causa deste solado. Vamos ao acontecido: Estava em Lisboa, descendo uma calçada de pedras portuguesas depois uma chuvinha leve, e escorreguei com o tênis Salomon Climashield Waterproof que tinha comprado no dia anterior. Foi a primeira vez que usei, então não há como dizer que a sola estava gasta. Comprei o produto exatamente porque acreditava que o tênis estava preparado para terrenos molhados. Sinto-me agora enganado, pois o tênis tem impresso na sua lateral a expressão "waterproof" e logo abaixo a expressão "contagrip", o que me levou a acreditar que se tratava de um produto adequado à chuva e com aderência necessária. Vejo agora aqui no site que o Contagrip não é adequado para piso molhado. Como então a Salomon conjuga esse solado com um tênis que teoricamente seria waterproof? Mas que atitude irresponsável é esta? Estou, agora, com o tornozelo quebrado, fiz uma viagem de volta horrorosa ao Brasil, perdi minha viagem, enfim. Lamentável a minha primeira experiência com esse solado. Citar
Membros rodrigo-whisky Postado Maio 11, 2016 Membros Postado Maio 11, 2016 Nenhum solado faz milagre... Existem níveis de atrito tão baixos que nenhum composto é adequado. Citar
Membros aninhafortes Postado Fevereiro 10, 2017 Membros Postado Fevereiro 10, 2017 Poxa! Vcs manjam mesmo e queria uma ajuda. Vou para Ushuaia e vou fazer varios trekkings por terrenos bem variados, com lama, pedra e pode até ser que chova. Experimentei varias botas e a que mais ficou confortável foi a X Tiana MD WP e acabei comprando. Vai dar conta do recado? Não quero ficar com os pés molhados. Obriagada Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.