Ir para conteúdo

Dinheiro em espécie ou cartão pré-pago?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, vou viajar agora em outubro e será minha primeira viagem como mochileira, vou passar uns 15 dias na Europa... sendo assim estou cheia de dúvidas!

Por isso gostaria da opinião dos mochileiros mais experientes... vale a pena levar todo o dinheiro em espécie, pra fugir do IOF que está pela hora da morte... ou o ideal é dividir, comprar um pouco de cada??? Eu estava com a ideia de levar só dinheiro, mas agora já não tenho tanta certeza!!! :?::sos::

Desde já agradeço ::kiss::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Rafinha, é uma escolha um tanto pessoal.

 

O cartão pré-pago tb tem IOF de 6,38%, como o crédito e débito. A diferença é que no pré-pago vc paga o imposto ao carregar o cartão e tem controle absoluto dos gastos. A cotação pra carregar o pré-pago tb costuma ser uns 3% mais barato do que comprar em espécie.

 

Pra comprar em espécie tem a facilidade, mas tem o risco de ser assaltado. Se vc levar em consideração que a cotação pra carregar o pré-pago é uns 3% mais barata, o preju fica só na casa dos 4%.

Se optar em levar dinheiro, compre aquelas doleiras e mantenha a grana sempre com vc, embaixo das roupas. Junto com o passaporte. Durma com isso!! kkk... Na carteira só deixe o dinheiro do dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada pessoal pelas respostas... Acabei de me convencer rsrsrs, vou levar o VTM tbm, já havia comprado um pouco de euro em espécie, mas agora o restante vou colocar todo no pré-pago, inclusive a Libra que ainda não comprei nada!!!

Eu me conheço, sei q sou um pouco paranoica e segurança é tudo!! Quero que minha viagem seja a melhor possível.... obrigada msm pelas dicas!! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fora cartão pré-pago VTM, lembre-se da possbilidade de usar o cartão de crédito, a melhor opção depois de dinheiro, mas sujeito à variação cambial e também saques com cartão de débito.

 

Uma alternativa que pouco gente usa mas eu considero a melhor opção é fazer um fundo cambial como o do link a seguir e daí usar quase só cartão de crédito e daí vc fica protegido da variação cambial, ganho prazo para pagar, pega cotação de câmbio normalmente mais favorável que do VTM e não perde dinheiro na revenda para o banco, que acontece com VTM: http://www37.bb.com.br/portalbb/fundosInvestimento/fundosinvestimento/gf07,802,10340,10340,8,0.bbx?fundo=150

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Essa alternativa eu acho bem boa, pois é uma aplicação em moeda estrangeira, tipo uma poupança, quando vence o cartão de crédito, vc resgata e paga o cartão.

 

Com o VTM, supondo que sobrem 300 euros vc perde os 10% da hora da compra mais uns 5% na hora de devolver o dinheiro para o banco. Ou seja, vc perderia uns 150 reais na brincadeira. Ou vc vai acabar comprando coisas que não precisa só para não voltar com euros para casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Entendi!! Nossa, é realmente muita coisa pra pensar.. rsrs.. vou analisar com calma todas as hipóteses, mas a priori vou levar uma parte em espécie, que inclusive consegui comprar a 3,11 e uma parte no VTM, que até agora a menor cotação que vi foi 3,32 :/... mas ainda não comprei!! Devo levar cartão de débito/crédito tbm, mas só como segurança, não sei se vale a pena utiliza-lo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Adriano, na verdade o fundo cambial não lhe gera quase perda alguma no dinheiro que vc for usar em comparação com vc comprar moeda, especialmente no caso de valorização. É a questão da época que vc comprar a moeda, se vai ser euro a 3,00, a 3,25 ou 3,50, por exemplo.

 

Exemplo: se vc tivesse aplicado 1000 euros em 31/12/13 vc teria perdido 7,3% no fundo cambial do BB até o momento, segundo eles informam no site.

 

Supondo que vc comprou 1000 euros na cotação oficial (esquecendo os ganhos dos bancos), vc teria pago 3,25 em 31/12/13. A cotação oficial hoje é de 3,00. A perda foi de 7,6%.

 

O grande problema do fundo cambial comparando com comprar moeda é justamente o contrário, quando o real desvaloriza vc tem que pagar imposto de renda (alíquota de 15% a 22,5%).

 

O fundo cambial é bem melhor que comprar moeda em espécie nos seguintes casos:

1) Você quer economizar em moeda estrangeira, mas não sabe se vai viajar com certeza. Se você desistir de viajar, é só resgatar o fundo e ter a perda ou ganho da variação cambial ocorrida no período.

2) Aplicar pouco antes de viajar para não ter surpresas na fatura do cartão de crédito.

3) Você não sabe exatamente quanto vai precisar na sua viagem e não quer perder dinheiro na conversão de volta, nem torrar dinheiro com compras só para não voltar com a moeda do pais.

 

Quanto à comparação com a poupança ela não é muito precisa, pois deixando seu dinheiro em reais rendendo no banco não vai te proteger da variação cambial. Os seus 1000 reais que eram 300 euros podem virar 250 ou 350 euros enquanto na poupança.

 

Enfim, mas realmente com tudo que o nosso governo fez de colocar IOF até no VTM atrapalhou a vida de todo mundo que quer viajar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...