Ir para conteúdo

Mochila... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

bom,

 

é preciso perceber que a trilhas e rumos tem duas linhas de mochila. uma com desing antigo, outra mais moderna. a montanha 75 e aquela outra de 60 são as de design antigo. duráveis são. mas têm fama de judiar muito dos usuários. muita gente teve uma dessas duas mochilas como porta de entrada para o mundo das mochilas cargueiras.

 

agora, tem aquela outra linha, que começa o nome normalmente com "crampon", que tem um desenho muito melhor. 68, 72, 77, 80. são mochilas diferentes entre si.

 

o que eles chamam de kodramax (ou sei lá o quê, cada hora os fabricantes usam um nome diferente pra cada tecido diferente), é a famosa lona de poliester. ora, esse nome tb pode ser utilizado pra cordura. pra entenderem o que é cordura:

http://www.cordura.com/benefits.html

 

como o tecido é feito é que vai determinar a resistência, além, claro, do material. lona grossa de algodão nunca vai ser mais resistente do que lona feita de nylon ou poliester.

 

mas a trama, a espessura dos fios, e etc, é que determinam a resistência. normalmente isso vem indicado, genericamente, pela densidade da massa linear da fibra utilizada. essa medida é o tal "denier" que tanto se cita. 500 denier, é 500 gramas a cada 9.000 metros.

 

na regra geral, quando maior a numeração denier, maior a tendência a ficar mais resistente. mas o crescimento da resistência não é porporcional ao número de deniers. exemplo: cordura 500 não tem a metadade de resistência de cordura 1.000, mas algo em torno de 75%.

 

então, não devem se espantar muito se a mochila não for feita exatamente de cordura. dependendo do tecido de poliester, pode ser tão resistente quanto ou até ligeiramente mais resistente, mesmo tendo a quantidade denier um pouco menor. ou até podemos ter mochilas realmente muito resistentes, mas com reistência acima do necessário. e tb peso desnecessário.

 

tem que se verificar qual a utilização que vai se dar. a alto estilo tinha uma cargueira toda feita em cordura 1.000 vinílica (cordura 1.00 denier com revestimento vinílico! - nada é tão resistente quanto isso!!!!), pararam de anunciar, mas aho que ainda fazem. em todo caso, ainda têm esse petate (haul bag) com alças de mochila:

http://www.altoestilo.com/petate90-115l-1.jpg

dêem uma olhada na foto do lado, onde tão puxando duas dessas rocha acima:

petate90-emuso2.jpg

 

a questão é: será que precisamos de um troço tão pesado para o uso que daremos? e afinal, que uso daremos? falo de uso efetivo, não uso no mundo dos sonhos....

 

escolha de mochila nem sempre é algo racional. sempre há modelos que gostamos por algum fator, sempre há alguma marca que conseguiu fazer um bom trabalho de marketing e pegar na veia das nossas carências e desejos. mas quem vai gastar em torno de um salário mínimo, ou seja, a renda mensal de alguma família pobre desse brasilsão, pra pendurar as roupas nas costas, deve pensar bem, e pensar que não há o "melhor de todos", há apenas o adequado. o adequado se dá em razão do uso: mochilinha de ataque pra dar uma subida vapt-vupt no açu no parnaso é uma, pra ficar rodando de praia em praia na ilha do mel é outra, pra levar o lap-top escondido pra faculdade é outra ainda.

 

cargueira é a mesma coisa. é por isso que eu tenho 4,5 cargueiras (a curtlo mountaineer 40+5 antiga que tenho eu conto como "meia" cargueira: grande e pesada demais - com armação! - pra ser de ataque, pequena pra ser uma autêntica cargueirinha), e já penso em pelo menos mais três cargueiras. a gente nunca tem uma só. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Boa Ogum...

 

Com certeza essa questão de material é bem confusa mesmo. E logicamente nenhum fabricante CONCEITUADO ia se arriscar fazendo uma mochila de "papel de pipa"... hehehehe...

 

Ogum... então pelo que interpretei de sua opinião, acha que pode ser um "desperdício" gastar 500, 600 conto numa Curtlo? Estou dizendo isso pro caso de quem não sai com tanta frequencia.

 

Acrescentando algo na pergunta, para uma tarvessia da Serra dos Orgaos, um pico da bandeira, serra do cipó, por exemplo, valeria a pena uma Curtlo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

não, java, não é desperdício não. nem uma deuter não é desperdício não. apenas não é obrigatório.

 

as curtlo são mochilas muito versáteis. eu admiro. possuem um caimento no corpo muito bom. boa distribuição de peso. bem resistentes. e um detalhe, o acesso frontal, que a faz ótima também pra viagens. ou seja, é uma mochila muito, mas muito versátil. o único defeito, para mim, é o preço, que é proibitivo para muitos mortais. mas se tem grana pra isso, a escolha é sua. apenas é preciso saber que, se vc quiser (ou outros), há alternativas sim.

 

eu venho (eu, pessoalmente) tendendo para mochilas especializadas. ou seja, mochilas pra usos específicos. daí dá pra fazer escolhas estranhas: comprar uma mochila sem bolsos (ou melhor, só com bolso na tampa) e com acesso só por cima, só pq é ultra leve, e cabe no bagageiro interno do bumba: e é ótima pra quem tem que dar uma escapa rápida pra fazer uma trilha, e não liga se a roupa amassar. ou coprar uma mochila com um imenso zíper de cima a baixo, sem compratimento de saco de dormir, pq é a melhor pra se levar dois ternos dobrados. afinal, eu viajo absolutamente toda semana, e virei testador de cargueira por necessidade: depois de arrebentar duas maletas em menos de seis meses, eu passei a usar cagueira pra carregar meus ternos, sapatos, livros, e etc nas minhas viagens semanais. pra entender do que falo:

terno-e-mochilao-combinam-t24000.html

roupas-social-como-levar-na-mochila-t25544.html

já converti um colega de trabalho, que tem mania de levar, além dos ternos, livros e etc, os pesos de musculação dele. é óbvio que arrebentou a mala na escada rolante da roviária e ficou puuuuuto ao ver as roupas rolando nos degraus abaixo. há 2 semanas ele é o feliz usuário de uma curtlo adventure. :D

 

então, fio, pode comprar sua curtlo sem dó., mas pode tb comprar uma deuter 75+15, uma poc fortaleza, uma alto estilo itupava, uma equinox elevation, uma t&r crampon tech 72, conquista cerro torre, eu outras tantas mais. todas elas servem pra vc fazer confortavelmente a serra dos órgãos, o pico da bandeira, o petar, e ainda fazer um mochilão pela europa e pela ásia. :P

 

agora, se quiser entrar na neura de trilha, o fórum é esse aqui:

superleve-backpacking-light-t28654.html

aqui vc vê doido que usa mochila sem tampa pra ficar mais leve, e come só miojo pq usa menos combustível pra cozinhar. :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Boa! Muito boa a discussão!

 

Já li esses tópicos que você citou aí... aliás já revirei esse site de cabo a rabo! hehehehe...

 

já fiz muitas trilhas, inclusive de bike... hoje em dia costumo fazer coisas mais light... Por isso a indagação do custo da Curtlo. Agora a pouco estive conversando aqui no trabalho com um amigo que comprou uma crampon 48L. Falou que a mochila é confortável e tal... Ele usa para carregar equipamento de escalada.

 

Como já disseram, tem mochila que vc bate o olho e fala "é essa!", se for cara, ou se for barata, as vezes o cara compra e deixa o pau quebrar depois pra pagar. Outras pessoas são mais pé no chão. Estou tentando exatamente isso, aliar um "sonho" colocando o pé no chão (será que tem como??? huahuahuahua).

 

A busca pela mochila continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acabei de comprar uma...

T&R Crampom 60 litros, numa loja lá na 25 de Março...

tinha outros modelos e tamanhos tb.

Os preço tão beem em conta: entre R$150,00 e 200,00 +-. Com garantia da loja e da fábrica.

 

É uma loja de esquina q só vende malas, bolsas e mochilas:

Rua 25 de Março, 1060 - Centro - SP

www.peixotomalas.com.br

 

::cool:::'>

 

** vamos ver o q ela aguenta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Boa aquisição!

 

pode ter certeza que comprou um equipo de ótima qualidade!

 

Ogum, acabei passando na Centauro na 5a feira. Vi um crampom 77. Realmente melhorou em termos de conforto! hehehe... Dei uma olhada mais a fundo na Curtlo tambem.

 

Acho que se eu fr pensar na marca levo a Curtlo, mas no bolso, sem duvida nenhuma a Crampom!hehehehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Boa aquisição!

 

pode ter certeza que comprou um equipo de ótima qualidade!

 

Ogum, acabei passando na Centauro na 5a feira. Vi um crampom 77. Realmente melhorou em termos de conforto! hehehe... Dei uma olhada mais a fundo na Curtlo tambem.

 

Acho que se eu fr pensar na marca levo a Curtlo, mas no bolso, sem duvida nenhuma a Crampom!hehehehehe...

 

Oi Java, tudo bom?

 

cara quanto ta a crampon 77 ?

 

To afim da crampon 80... mas to pesquisando o preço pois varia muito.

 

 

 

Abração,

BOND

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Não cheguei a ver o preço... Mas pelo que sei, esse modelo de 80L não faz parte da linha mais nova Crampom Tech. Alguem me corrija se eu estou errado.

 

Em lojas tradicionais (Centauro, Arco e Flecha, etc) não deve fugir muito do preço sugerido pela T&R.

 

Conhece essa? Da acampar... tenho uma de 95L e gosto demais da mochila.

http://www.acampar.com.br/loja/product_info.php?cPath=26&products_id=50&osCsid=1cac078d003c654b3cc0d68f40175531

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...