Ir para conteúdo

Grupos de Viajantes X Paraísos Ecológicos


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Ah, e tem mais: não adianta, pra mim muita gente é sinônimo de muvuca, que por sinal leva à farofa!!!

 

Grupos menores são muito mais fáceis de serem "monitorados", e um grupo pequeno é igualmente mais uniforme em seus atos. Por exemplo: qdo vamos escalar, em um grupo de 5 ou 6, com certeza ninguem vai deixar lixo pra trás, pq os outros vão "cornetar" na cabeça dele. Agora, se o grupo for de 50, é muito mais dificil de saber quem foi o autor da façanha...

 

É isso!

 

[]´s

Link para o comentário
  • Respostas 134
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Sinto-me aliviado ...

 

Parabéns à Admin (na pessoa do Silnei) por ter paciência, compromisso social e moral e - principalmente - TEMPO para escrever coisas que há tempos precisavam ser esclarecidas, diferenciando os verdadeiros amantes da natureza (mochileiros, escaladores, montanhistas, trekkeiros e demais grupos que efetivamente têm consciência ecológica e comprometimento ambiental) dos "ecológicos de temporada" que vão atrás de uma propaganda e/ou modismo, sem ao menos integrarem-se no espírito em si.

 

Se o texto não foi exaustivo e não conseguiu dirimir e dissipar todas as lacunas que necessitavam de comentários, chegou muuuuuito perto e, agora, sugiro que continue como FIXO e seja monitorando (tanto pela Admin como por todos os integrantes do site) para que não caia no esquecimento e no desuso.

 

Mais uma vez, PARABÉNS !!!!

 

JC

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Complementando a resposta da Rosana Spider, qualquer aglomeração (por menor que seja), causa impacto em qualquer ambiente em que esteja, seja urbano ou silvestre.

 

Por exemplo : Faça uma "reuniãozinha informal" no seu apartamento, convide três pessoas e depois veja o resultado da quantidade de talheres, pratos e lixo que resultará (lembrando que estamos em ambiente urbano, com saneamento, coleta de lixo, água tratada e encanada e todas as demais facilidades da vida urbana e moderna).

 

Agora, imagine-se 35, 40, 50 pessoas em uma trilha (ambiente selvagem) !!!

 

Precisa dizer mais ????

 

JC

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu sou contra esse tipo de coisa também, e sei que o caso recente da viagem para Ilha Grande não é um caso isolado, infelizmente. Só perguntei se a pessoa responsável por isso está ciente para que de repente ele/a se manifeste aqui. Acho que seria interessante ouvir sua opinião.

 

Sobre Macchu Pichu, postarei partes de uma reportagem a respeito do problema que eles enfrentam:

 

 

Perigo de Deslizamento

 

Machu Picchu é o local arqueológico mais importante do Peru, seu orgulho nacional e a atração turística principal do país, declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO, em 1983. A pesar disso, diversos fatores constituem hoje em dia uma ameaça para sua existência.

 

Turismo massivo

 

Segundo a UNESCO, que colabora na conservação das ruínas, o excesso de turistas é um dos problemas centrais da erosão em Machu Picchu. A partir de uma série de estudos, a instituição recomendou limitar a visita a umas 500 pessoas diárias, mas a média atualmente supera as 1200. Os especialistas explicaram que esta caminhada constante, em termos acumulativos, tem o mesmo efeito que um terremoto de pequena escala, porque provoca um movimento nas pedras instabilizando as antigas construções.

 

A curto prazo, as preocupações em torno do turismo massivo, são as conseqüencias em termos de poluição e deterioração do lugar, porque não há normas que regulem os passeios pelas ruínas. As pessoas sobem nos monumentos e, no fim do dia, são encontradas montanhas de resíduos nos cantos sagrados da cidade. Por isso, a UNESCO solicitou ao governo peruano que proíba o passeio sem a companhia de guias capacitados.

 

Há algum tempo, o Instituto Nacional de Cultura de Cuzco (INC) vem instalando na região diversas infraestruturas (banheiros, rádio-transmissores, escritório de informação), que permitem um controle maior sobre o turismo, e regras nos lugares de acesso. Dessa forma, foi possível reduzir o risco de incêndios por descuido, um problema que estava começando a se agravar nos últimos tempos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

ADM :

GRANDE TEXTO, conseguiu resumir/condensar o pensamento de muitos, pode deixar não vou perder a ternura....vou tentar é mudar a coisa e não afastar-me dela!

 

sobre o tópico, achei! ontem de madrugada reli cada post e rolei de rir!

e quem ameaçou o maverdi de pancada não foi o Adriano não, sorry! e sim o Azul! hauhauah comédia.

 

sobre como fugir de farofeiros, adotei uma estratégia que vai dar certo nas próoximas saidas...depois dou as dicas...hehe.

 

Machu Pichu? GRAÇAS AO DEUS INCA EU FUI EM 1997!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Quando fui a Machu Picchu, antes, algumas pessoas me falavam que era um lugar mágico, com um astral diferente e com isso, Machu Picchu tinha se tornado um sonho pra mim, mas fiquei decepcionada, porque se o lugar tinha essa magia toda, acabou na hora que cheguei e vi grupos enormes de turistas andando por lá, quase não se conseguia ficar sozinha em todo aquele espaço, muito menos sentir a magia. Os Japonese andam em bandos e gritam de um jeito que nunca vi, hahaha, os Americanos, acham que ali é como o Central Park, fazem piquenique em qualquer canto que passam e por encrível que pareça, os brasileiros eram os que mais respeitavam o local.

 

Odilio, quem disse que uma excursão de colégio dessas é compativel? Pelo menos pra mim não é! Inclusive acho que o turismo de massa é o pior de todos.

 

O jccouto, deu um exemplo ótimo! Uma reunião em casa com amigos, no final fica tudo sujo, imagina numa trilha que o cara vai fazer uma vez e não vai voltar mais?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Não temos como evitar de reunir grupos de mochileiros...isto é imposivel..Ainda mais que o proprio forum serve de inspiração para isto...

 

Nos temos as feramentas nas mãos...a diferença não esta tanto no numero mas ao meu ver esta na Educação...

 

Quando eu me refiro a Feramentas digo que temos como transmitir de uma ceta forma uma EDUCAÇÂO para os mochileiros...bem pelo menos aos que frequentam este site...

 

Não a como querer controlar...isto so vai gerar que as pessoas usem de tecnicas para burlar isto...veja a ilha do mel...Teoricamente controlam quem entra....mas só na teoria.

 

A diferença que temos que fazer é buscar Educar os frequentadores deste forum.

 

Quando eu morava em uma cidade nos Alpes alemães vinham centenas de turistas...tinha trilhas que vc não passava um minuto sem cruzar com grupos..Mas olhem ao redor das trilhas se haviam garafas ou sujeira?

 

Raramente se via e era normal ver outras pessoas ajuntarem (oque era muito raro ser nescessario) lixo deichado por outra.

 

Oque eu quero dizer é que devemos insentivar sim o ecoturismo e a descoberta de locais ainda meio que inesplorados....mas de uma forma que não agrida o meio ambiente.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...