Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

México, Belize, Guatemala e Honduras - 35 dias incríveis

Postado
  • Membros

Saudações terráqueos. Mais uma vez estou voltando ao fórum com um relato de uma viagem incrível, desta vez pelo México e um pouco da América Central, uma viagem que mudou minha visão sobre esses lugares que por sinal são sensacionais e menos explorados do que deveriam.

O relato tem alguns propósitos, sendo o primeiro deles é claro uma forma de agradecimento e retribuição às informações que eu colhi daqui para poder fazer a minha viagem, mas não para por aí. Um dos motivos deste relato é pessoal, ou seja, criar um registro da minha viagem, algo que eu possa ler daqui a cinco anos talvez e relembrar coisas que teriam caído no esquecimento, portanto se você já leu meu outro relato sabe que este também será longo pois a ideia aqui não é criar apenas uma coletânea de dicas sobre onde e como ir, mas também mostrar o que passamos e o que você pode e deve esperar de cada lugar, quem sabe dando aquele ânimo que faltava para você empacotar suas coisas e cair no mundo.

Lembrando que o relato irá mostrar o meu ponto de vista não apenas sobre tubarões, tartarugas e arraias afinal sou homem, maior de idade, solteiro e vacinado então comentários mulherísticos por exemplo surgirão no meio da história, se você não se importa com isso, tire a avó da sala, pegue uma caipirinha, sente, relaxe e aproveite a viagem.

O vídeo:

Fotos são ótimas para ajudar a contar sobre os lugares mas na minha opinião vídeos são imbatíveis e por isso eu sempre gosto de fazer um videozinho das minhas viagens, então para você ter uma noção do que este relato se trata, ou então você que não faz ideia do que é o México e a América Central, ou pior, você que acha que todos eles se parecem com Osasco, assista o vídeo abaixo antes de tudo.

mbgh.png.8bd5529daa432a7e2a1ef00b6df1d981.png

O Roteiro:

Preparar o roteiro acho que é algo bem pessoal, uns preferem algo mais controlado, outros mais livre, eu fiz como costumo, defini apenas os locais por onde gostaria de passar e quanto tempo aproximadamente poderia ficar em cada um deles. Como não me empenhei muito na parte final da viagem e não tínhamos certeza de onde ir o que fiz foi planejar o roteiro para que ele terminasse 6 dias antes do verdadeiro final da viagem, então na viagem toda eu sabia que tinha 6 dias que poderia usar onde achássemos que valia mais a pena ou algum lugar desconhecido. Alguns podem até pensar que viajar assim é viajar sem um plano mas pra mim funciona, e eu prefiro perguntar para os locais no caminho qual a melhor opção para fazer determinada coisa do que confiar em apenas uma fonte de informação, seja ela um livro enorme e pesado do Lonely Planet ou a sua avó.

[googlemap]https://www.google.com/maps/ms?msid=200573951718330605727.0004d8e083b00899f1408&msa=0&ll=17.717294,-91.94458&spn=9.492673,16.907959[/googlemap]

- Cidade do México

- Cancún

- Chichén Itza

- Isla Mujeres

- Playa del Carmen

- Tulum

- Akumal

- Chetumal

- Caye Caulker

- San Ignacio

- Tikal

- Flores

- La Ceiba

- Utila (com curso de mergulho)

- Antigua

- San Cristobal de las Casas

- Cidade do México

Gastos, planejamento e preparativos:

E agora?

Passagem: Guarulhos x Cidade do México x Guarulhos = R$ 2.207,00 pela Copa Airines

Passagem: Cidade do México x Cancún = R$ 299,00 pela Aeromexico

Obs: pesquisei em todos os sites possíveis, de agências e das próprias companhias e no final acabei comprando as duas com um amigo meu que hoje é dono de uma agência pois ele conseguiu preços mais baixos que no site das próprias companhias aéreas. Se você quiser mais uma opção nas suas próximas cotações, mande um e-mail pra ele, diga que foi indicação do Sorrent e chore um descontinho ::tchann::. joaopaulo@agileturismo.com.br

As dúvidas agora eram, quanto dinheiro levar e como levar? Depois de me informar por aí, resolvi levar uma quantia de U$ 75,00 por dia, portanto para os meus 35 dias levei U$ 2.675,00 que acabou ultrapassando em 1 dólar (nossa, to rico ::lol4::). Essa quantia foi suficiente mas nos padrões bem mochileiros, sem abusar porém se permitindo beber sempre nos bares dos hostels e uma vez ou outra comer feito gente, não sempre, é claro. :D

Muitas pessoas falam que a América Central é perigosa e isso pode influenciar na sua escolha sobre como levar seu dinheiro até porque essa é uma grande preocupação das pessoas ao viajar, uma preocupação muito pertinente por sinal. Hoje posso dizer que ir para o Guarujá em São Paulo é mais perigoso do que qualquer um dos lugares por onde passei, mas antes de viajar não sabia disso e até cheguei a considerar a possibilidade de levar metade do dinheiro em VTM afinal não era pouco dinheiro, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, uma vez Sorrent, sempre Sorrent e eu com minha eterna mania de não me preocupar muito pois no final tudo dá certo, resolvi apostar no meu moneybelt velho de guerra, soquei tudo nele e corri pro abraço. Até pensei em técnicas de guerrilha para utilizar o moneybelt. Agora em vez de levar ele preso no peito, levava ele preso na parte de trás da coxa. Esse método funciona e muito bem se você usar uma calça não muito apertada como jeans por exemplo. Como eu deixei todas as minhas leggings no Brasil, deu muito certo. ::lol4::. Mas o ideal pra mim é fazer isso sem o passaporte no moneybelt. Aí você me pergunta: por que isso? ................. vai, pergunta..................

Siga meu raciocínio, caro mochileiro e veja se você concorda. Se não concordar também, azar o seu ::lol4::. Supondo que você seja assaltado(sim, você deve considerar a possibilidade), moneybelt é uma coisa até manjada que as pessoas levam geralmente no mesmo lugar(cintura, peito...), aí o meliante, que provavelmente deve ser corintiano ::tchann:: pede o moneybelt, você diz que não tem e levanta a camisa (ele está lá na sua coxa) se você tem seu passaporte com você, dá pra jogar um "olha, até meu passaporte está aqui", afinal moneybelt é para dinheiro e documentos e o seu lugar mais seguro seria onde você guardaria não só seu dinheiro mas também seu passaporte, e como dificilmente alguém vai querer roubar só seu passaporte você pode se livrar de perder todo seu dinheiro. Aí você que muito espertamente terá na carteira o "dinheiro do ladrão" corre o risco de perder, sei lá, cem dólares talvez, em vez de milhares. Eu levei o moneybelt na coxa quase sempre e não tive problemas mas se nada disso fez sentido pra você, é só levar o VTM que também funciona, a diferença é que quem vai te roubar nesse caso são os bancos :wink: .

Mas se for levar tudo em dinheiro como eu, qual moeda levar? Bom, esqueça reais, yene, rúpias, sal para troca, etc, leve dólar, apenas dólar. Em grande parte dos lugares você pode pagar diretamente com a moeda americana, sem a necessidade de troca, às vezes compensa, às vezes não, mas se você precisar trocar não terá dificuldade.

Por último e não menos importante, os vistos. Para nooooooooooossa alegria não é mais necessário visto para nenhum desses países mas não se esqueça que o passaporte deve ser válido por pelo menos mais 6 meses.

Resumindo a bagunça toda, como consegui os dólares com um amigo trambiqueiro a uma taxa de 2,25, levei então o equivalente a R$ 6.018,75, somando isso às passagens aéreas, o gasto total na viagem foi de R$ 8.524,75.

É uma viagem cara? Sim mas vale cada centavo. A única situação em que eu não recomendo fazer esta viagem é no caso de ser seu primeiro mochilão, não porque não vale a pena mas porque você pode começar gastando bem menos na América do Sul por exemplo, agora se mesmo assim é sua primeira viagem, você sonha em conhecer o Caribe desde criancinha e está sobrando dinheiro, antes de tudo deposite um pouco na minha conta :D, depois é só arrumar as malas.

Vamos ao que interessa?

Editado por Visitante

• Respostas 124
  • Visualizações 49.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Dia 4 Cancun, o paraíso.......ou não.   Acordamos às 06:30, fizemos nosso check-out e na recepção ainda encontramos David, o suiço machão. Nos despedimos rapidamente e fomos embora. Como nosso voo

• Marcos Hoffman
    Marcos Hoffman

Fala Sorrent, blz ?   Desses países qual foi o que você gastou mais ? E qual gastou menos ?   Você acha que teria gastado menos se tivesse passado esses 35 dias só no Mexico ? Ou você acha que da

• Valeu Edu. Cara, quanto ao curso, não sei se tem curso de mergulho em Roatán mas se tiver pode ter certeza que será mais caro que em Utila. Com um inglês básico acho que você consegue fazer o curso

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Sorrent,

Show de bola essa trilha para o Vulcão... achei massa tanto a trilha quanto o visual lá em cima... tbem achava que só tinha ruinas e praias por essas bandas... bom saber que dá pra sair da rotina e fazer uma trilha dessas...

Novamente, parabéns pelo relato!

Abs

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 31

On the road

Antigua é uma cidadezinha bem legal mas era hora de ir embora.

IMG_1604.jpg.519ee618d58de32e2a699b8dd48fbf79.jpg

Às 5:30 a van da agência passou para nos pegar e eis que começava nossa jornada até a cidade do México, ponto de partida da viagem. Ficamos ainda trinta minutos rodando para pegar os outros passageiros até conseguir seguir. Nosso trajeto consistia em seguir até San Cristobal de las Casas, logo após a fronteira com o México e de lá pegar outro ônibus para a capital mexicana, porém o trajeto não é direto, se você tem esperanças de fazer essa viagem dormindo esqueça.

Às 10:30 paramos em um posto de gasolina onde nos juntamos a outra van e foi feita a separação de quem ia pra onde. Holandesas pra lá e pra cá, seguimos.

IMG_1605.jpg.1287efe5545a1dc24d29d294751a564f.jpg

IMG_1606.jpg.42f75e8551d367b25494e5cfb39ee2cc.jpg

Rodamos mais algumas horas e às 13:30 chegamos na migração da Guatemala. Tudo muito rápido e tranquilo, passaportes carimbados e tchau. Enquanto esperávamos todos terminarem o processo, aproveitamos para trocar nossos Quetzales restantes por pesos mexicanos com os cambistas que enchem a fronteira, a dica é: nunca aceite a primeira cotação, eles vão melhorar. Seguimos para o ônibus que nos aguardava no outro lado da fronteira, pelo menos agora era grande e com mais conforto que a van. Uma das passageiras estava esbanjando sensualidade.

IMG_1607.jpg.fc051bfd2e2afa419c9b32b1b3591f86.jpg

IMG_1608.jpg.ff506fd569d8b8e04a9422f1ad27d188.jpg

IMG_1610.jpg.8d9679c613f2c85fc248d2dbca142b6a.jpg

IMG_1611.jpg.930b61a0a8f8a80c1ffbccba0a5461bb.jpg

IMG_1612.jpg.862e8f85ad5fe55b736684f9defdedc7.jpg

Dois minutos dentro do ônibus e descemos de novo para agora fazer a entrada no México. Uma pequena fila, formulário e mais uma vez nenhum problema, passaporte carimbado. Em 30 minutos todos foram liberados.

Depois de muito chão chegamos às 17:50 em San Cristolbal, cidade que logo de cara já nos agradou. Cidade pequena mas com aspecto de bem arrumadinha. Depois de um dia inteiro dentro do ônibus a caminhada nessa cidade foi muito bem vinda. Descemos numa pracinha central e fomos direto para o terminal de ônibus que fica a 5 minutos dali, queríamos comprar logo a passagem para a capital para não correr o risco de ficar por lá uma noite. Não pesquisamos nada com antecedência, só confiamos no que a moça da Ash Travel nos disse em Antigua, que chegaríamos a tempo do ônibus para a cidade do México, e no final das contas ela estava certa.

IMG_1614.jpg.a6b3562583776fb27bbde7c8d4f36339.jpg

IMG_1615.jpg.29a10d5623db9a04ea8b59f5a816fca9.jpg

IMG_1616.jpg.93981fb9d4573a3abff6bfb77a264371.jpg

No terminal havia ônibus da ADO às 18:15 e às 20:15. Até teria como pegar o das 18:15 mas estava bem em cima da hora e queríamos descansar e dar uma volta na cidadezinha antes de partir então ficamos com o outro. A passagem custou $1196 (U$ 100,00 aproximadamente). Pagamos direto em dólar mas é claro que a cotação não foi a mais favorável para nós. Aqui vale lembrar mais uma vez que é importante guardar suas passagens da ADO pois elas dão desconto na sua próxima compra.

Enquanto ficamos esperávamos dar o horário do busão, fomos comer numa praça, procurei um lugar para trocar mais dólares, fomos em um mercado de artesanatos, fomos nas ótimas e baratas padarias de San Cristobal e compramos tranqueiras pra viagem, etc etc.

IMG_1618.jpg.31ed1051b8ca518c7e6d48d18d603183.jpg

IMG_1619.jpg.cc37ad5d3321e39ad0ed21c0894b1ad6.jpg

IMG_1620.jpg.8e442ae811f08d577b34e2cccb4c8b43.jpg

IMG_1622.jpg.7a6bef4b90791add293ac370ceede5da.jpg

Não sei se a cidade tem alguma coisa interessante para se fazer pois não tivemos muito tempo mas a impressão inicial do lugar foi boa, se você precisar fazer uma parada por lá vá sem medo.

O ônibus atrasou um pouco e saiu somente às 21:00. Dessa vez pelo menos boa parte da viagem seria durante a noite então daria pra dormir. Uma coisa estranha que aconteceu foi que às 23;00 paramos num bloqueio na rodovia e nisso entrou um fiscal da imigração, todo uniformizado e tal mas aparentemente bem burro. Saulo estava sentado no banco da minha frente e ele mostrou o passaporte para o "otoridade" quando foi pedido, só que o Saulo tinha um visto para os EUA e o cara viu e passou. Quando chegou a minha vez o cara perguntou onde estava o meu visto no meu passaporte ::putz::. Provavelmente o mané achou que o visto do Saulo era um visto mexicano e achou que eu deveria ter um também e lá estava eu tentando explicar pro "otoridade imigratória" que brasileiros não precisam de visto para o México. O mané ainda teve a cara de pau de perguntar "quem disse isso?". Não aguentei e respondi "essa informação está no site do órgão onde você trabalha". Ele fez cara de poucos amigos e foi embora. Terminei de assistir o filme que estava passado e dormi.

Postado
  • Membros

"Uma das passageiras estava esbanjando sensualidade."

Ri alto quando vi a foto logo abaixo! ::lol4::

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 32

O que acontece no México....

Ainda no ônibus, paramos às 7:30 na rodovia pois devido à chuva forte o barranco caiu. Perdemos quase uma hora nisso. Já eram mais de 24 horas de viagem e eu queria chegar logo mas não teve jeito. Isso me lembrou da importância de pensar em entretenimento de viagem para essas situações: livros, tablets, filmes, tabuleiro ouija, etc. Nunca mais eu esqueceria.

IMG_1625.jpg.2ddf34fde683bc738c1eda545acf875f.jpg

IMG_1627.jpg.61aaf7dbae92e82ba09c9dae5d45c9f3.jpg

IMG_1630.jpg.908b87f14aba150bc7aa7e5aa0f88d43.jpg

Finalmente chegamos, às 12:20, na Cidade do México. Ainda tínhamos mais 3 dias de viagem e já havíamos passado alguns dias aqui no começo então não havia muito o que fazer, a ideia era só curtir e relaxar nos últimos dias. Essa sobre de dias ocorreu devido às mudanças que fizemos no meio do caminho como por exemplo excluir El Salvador. No final das contas percebemos que poderíamos ter estendido a permanência em algum lugar mas de certa forma preferi ter voltado antes para a Cidade do México, vocês vão ver o porquê.

Descemos no terminal rodoviário e como já conhecíamos um pouco da cidade não tivemos problemas em achar o caminho de volta para o hostel, que por sinal também era o mesmo da primeira vez, o Mundo Jovem catedral.

IMG_1632.jpg.7988d981c3161468372a55ed4a993f78.jpg

No hostel fizemos nosso check-in por mais $170,00 por noite e ainda conseguimos ficar no mesmo quarto da primeira vez. Parecia mesmo que estávamos voltando pra casa. ::otemo::. Como faltava uma hora para liberarem os quartos ficamos passando as fotos no computador do hostel.

IMG_1633.jpg.5f38b20aa1958ac19cd696f066115699.jpg

Quando liberaram a chave, Saulo resolveu sair para trocar uns dólares e eu subi para tomar um banho e guardar as coisas.

Aprimorei a milenar arte de lavar roupa no chuveiro e quando saí do banheiro estava lá todo despreocupado arrumando tudo apenas enrolado em uma toalha quando quando senti um sinal divino. Sabe tipo aquela mão invisível que toca o seu ombro e alguém diz "tudo vai dar certo" ? ::lol4::Pachamama nunca nos abandonaria.

Logo que entrei no quarto vi que havia apenas uma cama bagunçada além da minha e do Saulo, não de muita importância na hora mas quando estava me arrumando entrou no quarto uma americana toda agitada e conversadeira, era Sara. Conversamos por alguns minutos e ela toda simpática me disse para encontrá-la no bar assim que eu terminasse pois ela estava subindo para o terraço pois uma amiga francesa estava com o cachorro dela no bar. Sim ela estava viajando com o cachorro e ele terá papel fundamental nos eventos a seguir. Por sinal pouco antes de sair do quarto ela disse que a francesa era muito bonita e que ela iria me apresentar, que eu deveria conhecer ela e tal :shock:. Assim que ela saiu agarrei meu terço e fiz uma reza de agradecimento para Pachacuti ::lol4::.

Pouco tempo depois Saulo chegou. Contei para ele o que havia acontecido mas como eu já estava pronto subi para o bar enquanto ele tomava banho. Comprei alguns salgadinhos, subi para o bar e fiquei por lá só tomando umas e curtindo a vista da cidade......... Porra nenhuma, eu estava pensando onde é que estavam Sara e a tal francesa. ::lol3::

IMG_1639.jpg.610270a997cd93cec048ed23366adee1.jpg

IMG_1641.jpg.461d61806af123461514905096270add.jpg

Da ponta do terraço no bar, dava pra ver o andar de baixo que também faz parte do bar. Do nada vi dois caras sentados segurando um cachorro aí já fiquei aliviado pois parte da história era verdade. Havia um cachorro mas não uma francesa. Meio desanimado encontrei o Saulo e descemos para comer umas besteiras e assistir um jogo da copa.

IMG_1645.jpg.7792a077573eb7d4ed67face8304bf39.jpg

Depois do jogo o Saulo disse que ia pro quarto pois precisava conversar com alguém via internet. Pra onde eu fui? Bar.

Enquanto o garçom mandava mais uma Leon cruzei com a Sara. Conversamos rapidamente e ela que estava entretida com alguns caras só me disse: "meu cachorro está ali, vai brincar com ele". E apontou...........

Sabe quando você vira em câmera lenta? ::lol3::

O cachorro dela era, se não me engano, um labrador filhote com poucos meses, do tipo que você ainda consegue colocar dentro da bolsa, e eu amo cachorros. Ele ficava mais com as outras pessoas do que com a Sara. Virou o xodó do hostel.

Quando a Sara apontou e eu olhei, vi uma mesa com três mulheres sendo duas loiras, era toda a informação que eu precisava ::lol3::. Me aproximei pedindo pra brincar com o cachorro e fiquei ali um pouco.

Não sou e não tenho a pretensão de ser o mais pegador da Terra mas sei agarrar uma oportunidade quando ela aparece e essa definitivamente era uma. Na maior cara de pau perguntei se podia me juntar a elas, que toparam. Era uma mesa pequena de quatro lugares onde havia apenas um livre, a situação em si era praticamente um convite implícito.

Pouco tempo depois a Sara pegou o dog e levou para o quarto. Eu saí de lá? Jamais. Ficamos conversando um bom tempo e apesar de topo aquele papo de forma descontraída de viajantes se conhecendo, minha mente estava definindo possíveis vítimas e traçando metas ::lol4::. Já havia reduzido a lista para duas entre três devido a movimentos sutis e linguagem corporal, sabe, essas coisas que dizem muito.

Saulo ainda passou por lá, eu apresentei ele e disse para ficar mas ele, contrariando o manual, foi embora. Cerveja vai, cerveja vem, já era noite e um cara se juntou a nós. Eddie. Do tipo "sou bombado, sou gostoso e as mulheres piram em mim". Quanto mais ele falava, mais arrogante e sem noção era e menos as meninas gostavam dele. Nisso eu agradecia mentalmente pois quem saia como o bom moço da roda era eu. Isso teve efeitos e eu percebi :wink:.

Guerra é guerra e nem sempre precisamos ser honestos para vencer.

Combinamos de sair para comer algo e apesar de ninguém querer que o Eddie fosse, ele foi. Pra piorar a situação dele, ele estava bêbado. Todos estávamos alegres mas ele estava no nível pernas trançadas, até tentamos nos despistar dele na rua mas ele sempre aparecia. Paramos em uma padaria e comemos algumas besteiras. A situação chegou ao ponto de o Eddie discutir com a Erica de quase se xingarem. Mentalmente eu só agradecia ele.

Na volta, como havíamos combinado, todos dissemos que íamos dormir assim o Eddie iria embora, e deu certo. 10 minutos depois nos encontramos no bar no terraço novamente.

A noite era uma criança. Música, shots, conversa, shots, risadas, shots. Ficamos bêbados.

Ainda mandei uma mensagem para o Lalo dizendo para ele nos encontrar no dia seguinte pois eu já estava bem enturmado e as perspectivas eram boas.

Quando a meia noite mexicana chegou, Erica e Anne disseram que iam dormir. Tinha sido muito legal, eu tinha planos e tinha motivos para tê-los mas ainda assim fui me despedir de verdade das três. Tchau para a Erica, tchau para a Anne e quando chegou na Caitlin ela disse: "I´ll stay here and finish my beer" :shock:. Elas se despediram e se entreolharam daquela forma que só as mulheres sabem. Eu apesar de tentar não demonstrar nada externamente, por dentro parecia o

O que acontece no México fica no México!

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 33

Old friends

Quando Saulo acordou e eu estava livre no quarto, não demorou muito e já veio falando: "vai, conta tudo!". Dei uma bronca nele por não ter ficado conosco no bar e contei detalhes que não contarei aqui :D.

Um pouco depois subimos para o bar para o café da manhã, sentamos numa mesa em uma ponta e vimos Caitlin e Anne na outra ponta. Nos cumprimentamos com aquele ar de "quanto tempo, não?" mas ficamos no nosso canto. Sem pressão pois ela certamente estava fazendo com Anne o que eu fiz com Saulo.

IMG_1648.jpg.b6752a440f26f0b1c3a69c09a1a7b8ac.jpg

IMG_1649.jpg.c222f12c8aa306dba27e335ff97aafed.jpg

IMG_1650.jpg.79a61d4241fa8ae0de7267a46e7408c9.jpg

Depois de comer fomos falar com elas, demos algumas dicas sobre Teotihuacan, combinamos de nos encontrarmos mais tarde pois também já dissemos que uns amigos nossos do México viriam.

Fiquei o dia todo rodando com Saulo ela cidade. Fomos trocar dinheiro, procurar lavanderia, ficamos sabendo de um mercado de artesanatos e tranqueiras e aproveitamos para caçar lembranças para comprar.

Descobrimos no hostel que esse mercado se chama Ciudadela e fica próximo a estação de metro Balderas ou a 20 minutos de caminhada do hostel. Escolhemos a caminhada, tínhamos tempo e seria uma oportunidade de dar aquela última passeada pela cidade.

IMG_1651.jpg.fd236453a47822765dd8e92a735638b9.jpg

O mercado como sempre é um amontoado de lojinhas vendendo as mais variadas bugigangas. Rodamos um pouco e compramos nossos tequileiros.

IMG_1653.jpg.f2c4245094f709ecd2452097c9d85e24.jpg

Ficamos a tarde toda rodando a cidade, e falando em presentes, caso você queira levar umas tequilas de presente, na calle Tacuba, a duas quadras do hostel há uma loja de bebidas bem de esquina, muito boa com muita variedade e preços semelhantes ao free shop. Fica a dica.

À tarde, voltamos para o hostel e ficamos comendo e assistindo um jogo no bar do térreo, ainda vi Eddie indo embora, nem falei com ele. Às 17:00 Lalo chegou com Lara, um amigo dele muito gente boa também, ficamos colocando a conversa em dia e contando as histórias da viagem.

IMG_1660.jpg.ad491bbfe019dbbb9d2467c1f475ae1d.jpg

Viajei, visitei ruínas, aprendi sobre os maias, mergulhei, subi vulcão, comi coisas exóticas, fiquei doente, bebi muito, me estressei, virei noites, dancei, fiz amigos, fiz colegas, etc. O saldo era muito positivo, mesmo as coisas ruins somavam ao resultado final que era muito positivo. Com aquela sensação de dever cumprido não havia problema nenhum em passar os últimos dias apenas curtindo com os amigos afinal experiências sociais em um mochilão pelo menos pra mim são tão importantes quanto conhecer um lugar incrível. Se tiver uma loira por perto, melhor. :D

No final da tarde vimos as meninas passarem pela recepção enquanto estávamos lá, fizemos as apresentações rapidamente e combinamos de nos encontrarmos no bar um pouco depois. Lalo e Lara já se animaram pois viram que não menti quando disse que estava bem acompanhado, Saulo dessa vez não quis arriscar e também ficou conosco.

Juntamos todos no bar e aí é a mesma velha história de sempre, álcool pra lá e pra cá e cada um tentando ganhar a sua guerra pessoal. Só disse que eles poderiam se matar na porrada pois eu já tinha feito a minha no dia anterior. :wink:

Ficamos jogando um jogo de baralho que não lembro como era mas se chamava King´s Cup e era engraçado demais. Era um tal de imitar coelho, fazer rimas, por a mão na testa, abaixar, e sei lá mais o que, que terminava com alguém bebendo. Curiosamente ninguém achava ruim em perder :D

IMG_1664.jpg.710301356edfc4565f06db58f900f969.jpg

Às duas da manhã puxei a Caitlin e fomos embora, largando os outros ali. Aquela empolgação de sempre né, até pq no quarto só havia o Saulo e a Sara. Essa última já estava se atracando desde a noite anterior com um outro gringo lá no canto dela do quarto. Posso dizer que aquele quarto estava um orgulho mochileiro viu!

Entramos todos felizes e paramos quando vimos um ser estranho no quarto, era Alec, um cara do Alaska que estava na cama de cima do Saulo. Com aquele desânimo conversamos um pouco com ele enquanto fazíamos umas "arrumações no quarto" e depois ele fez uma coisa que me surpreendeu. Eram duas da manhã, só estávamos nós três por lá, ele virou e disse: "Ok, i´ll go for a walk and leave you two alone".

Alec você é brother!!!! ::lol4::

Sabedoria mochileira do dia: SEMPRE escolha a cama de baixo num hostel. Uma toalha pode ser mais útil que uma nota de cem dólares.

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 34

All good things....

Logo cedo o quarto perdeu um ocupante.

Subi um pouco depois com Saulo para tomar café e encontramos Caitlin e Anne. Elas contaram sobre os planos delas de ir para Xochimilco que é algo como a Veneza mexicana. Caitlin me chamou pra ir com elas, topei na hora. Era praticamente o último dia de viagem pois na tarde seguinte iríamos para o aeroporto então queria aproveitar ao máximo o último dia.

IMG_1675.jpg.f7d950539dd80213ab82ff49218084b4.jpg

Depois do café elas fizeram o check-out. No dia seguinte também seguiriam viagem e essa última noite elas ficariam em um outro hotel no bairro Condessa. Alias um bairro com bares e alguma agitação noturna caso você precise de um lugar pra sair na Cidade do México. Foi nesse bairro que fomos na balada no início da viagem.

Caitlin ia aproveitar o tempo livre antes de sair e queria dar uma volta pelo centro e me chamou pra ir junto. Esses últimos três dias de viagem foram meio que um misto do

, com o filme Before Sunrise.

Fomos até o Palácio Nacionalque fica em frente à catedral. A entrada é gratuita e o passeio vale a pena caso você esteja lá por perto.

IMG_1676.jpg.d2c9b947b59d2a6ed4ca54c58ee06e94.jpg

IMG_1682.jpg.1a9bc4cdd7f9605a499e5f3c01dc951c.jpg

IMG_1689.jpg.cc17a017984303f095b69f305ea7f42b.jpg

IMG_1688.jpg.0f9b772d2505f30d68b88c06a6d4cf71.jpg

IMG_1690.jpg.eb8fd2ffaca852b9844815253d691f23.jpg

IMG_1691.jpg.f6df9b60e3429e5aa46be59e506091bb.jpg

IMG_1692.jpg.1adb8848514fcaf78db74f3b299ac5ba.jpg

IMG_1694.jpg.b7f75e3b6413f2f963c14cf708fc722c.jpg

Caitlin queria ir até o museu da fotografia que ela havia visto no seu guia, começamos então a rodar o centro à procura.

IMG_1695.jpg.4b75bec9d5a8bb43e49a0a3e35d6244f.jpg

Nessa volta pelo centro acabamos achando um museu com várias exposições e naquele dia havia uma do Darwin gratuita. Como o assunto nos interessava entramos.

IMG_1696.jpg.f307dc1398181d0f71174bd4da0884b5.jpg

IMG_1698.jpg.3c7df4354c0ba017061fcacf84357794.jpg

À tarde voltamos para o hostel e encontramos Saulo. Acabamos descobrindo que o museu da fotografia fica ao lado do hostel ::putz::. Fomos os três pra lá.

IMG_1700.jpg.d086dc63abfd14975d2c38a04b2cb693.jpg

Esse museu é legal e meio que conta a história do país através de fotos antigas. Gratuito também. ::otemo::

às 14:00 voltamos para o hostel e encontramos Anne e Erica que estavam arrumando as coisas para partirem para Condessa. Havíamos combinado com Lalo e Lara de nos encontrarmos nesse dia também. Era nossa última noite, as meninas iam pro Condessa, lá havia uns bares legais então unimos o útil ao agradável e juntaríamos todos mais uma vez mais tarde.

Como a ideia era ir até Xochimilco e Caitlin havia me chamado, fui com elas no táxi até o Condessa só que no meio do caminho elas começaram a pensar no horário e não daria muito certo então descartamos o passeio e fomos dar uma volta pelos parques ali perto.

IMG_1706.jpg.2b04569324fed184588b98d8dda55620.jpg

IMG_1707.jpg.7dd51ec235a663a88647173038771a83.jpg

IMG_1713.jpg.ca9de06f1c9559c1111728701e77fcdb.jpg

IMG_1716.jpg.bffc7a7fb61388e88b3c81f763818489.jpg

IMG_1719.jpg.b8e20d45248e2cd995ad045abbdff7a8.jpg

Paramos para comer em um restaurante e ficamos enrolando um pouco. Depois elas foram para seu hotel se arrumar e eu, pra não ser muito indelicado, fiquei esperando num bar ali perto comendo uns nachos.

Aproveitei para falar com Saulo pela internet pois ele havia ido encontrar o Lalo e Lara na casa deles. Marcamos de nos encontrarmos num bar ali perto um pouco mais tarde.

Tomei algumas Indio e depois quando as meninas voltaram, caminhamos até o outro bar que ficava não muito longe dali.

O bar se chama Malafama e fica na Av. Michoacan, 78 e é bem legal, recomendado.

Pouco tempo depois Saulo chegou com Lalo, Lara e Jorge, um outro amigo deles. Dá-lhe mais bebida e sinuca. A noite foi muito legal.

IMG_1721.jpg.6182b5e6e1a42aec91df455d8f83c210.jpg

IMG_1722.jpg.1350be002791ff8785c799a1d78b7ca6.jpg

IMG_1725.jpg.57ab6bbb68d4ccc65ad9bb6485744b5f.jpg

Depois de algumas horas Lalo sugeriu que fôssemos para outro bar ali perto, o Wallace Whisky Bar ele conhecia a região então topamos e no final das contas o bar era bem legal e com música ao vivo, mas o tipo de bar para você ir com amigos e não para ir pensando em conhecer alguém. Se você quiser isso prefira uma das baladas do bairro Condessa.

Os últimos dias foram ótimos. Lalo, um sujeito muito gente boa que rodou metade da cidade para vir nos encontrar dois dias seguidos, Lara de quem posso dizer o mesmo, Caitlin que se mostrou uma surpresa incrível de diversas maneiras, Anne e Erica que eram muito simpáticas, e por último Saulo que hoje posso chamar de meu amigo e parceiro de viagens. Tudo isso junto nesses últimos dias não tenho certeza se ajudava ou piorava aquele sentimento de "acabou a viagem". Sentimento que sabemos que inevitavelmente chega. Seja ele bom ou ruim, a certeza é que é intenso e eu não sei mais viver sem isso.

À uma da manhã eu e Caitlin nos despedimos do restante e fomos embora. Aquelas despedidas com ar de "não é um adeus mas somente um 'até logo' ".

Entramos em um táxi e posso dizer que na última noite ainda vivi uma pequena aventura mas isso eu não vou contar. Vão lá e vivam as suas, certeza que elas acontecerão.

DSC05111.jpg.d21820dcc509011758b0362b5bfdf7a3.jpg

Editado por Visitante

Postado
  • Autor
  • Membros

Dia 35

.... must come to an end.

Era enfim o último dia e eu resumirei essa manhã da seguinte forma: despedidas são muito difíceis.

Numa última corrida de táxi pude dar uma última admirada na cidade. Às 10:20 estava de volta ao Hostel Catedral.

DSC05123.jpg.a55d86eb5ab31471b97a7e252ff53962.jpg

DSC05125.jpg.a1e9d10fcaf58db8c8f3118c7b5d3240.jpg

DSC05126.jpg.b2d39f08d8beccd32d671b1d34d60d0a.jpg

Encontrei o Saulo no quarto e colocamos a conversa em dia enquanto arrumávamos tudo para ir embora. Aproveitamos o tempo que ainda tínhamos e fomos trocar os últimos dólares e buscar as roupas do Saulo que estavam numa lavanderia. Enquanto andávamos pelo centro Saulo foi me contando sobre alguns fatos que aconteceram na minha ausência. Realmente o quarto 110 do hostel Catedral foi um orgulho mochileiro e a Sara aparentemente tinha sempre uma carta na manga.

DSC05127.jpg.81491c1880682a932a3ad4c33414b6c7.jpg

DSC05128.jpg.22bf9f29ccc0b4bd9ed4e9e7b39446a2.jpg

DSC05129.jpg.282208f0bdd48e3aaffb8cfe0f5aff1a.jpg

Pegamos as roupas do Saulo na lavanderia, que por sinal fica na calle Allende, 35, passamos no metrô para carregar o cartão do metrobus. Saulo voltou para o hostel enquanto eu passei na loja de bebidas da calle Tacuba para comprar umas tequilas de presente.

Às 11:00 terminamos de arrumar tudo e meia hora depois fizemos nosso check-out. Eu iria um pouco mais cedo pois o voo do Saulo era poucas horas depois. No caminho até o ponto do metrobus fomos conversando e contei para o Saulo meus próximos planos para 2015. Ásia. Deixamos o assunto no ar e nos despedimos, depois de 35 dias de muita história pra contar.

Subi no metrobus e parti. Era o fim? Eu diria que é só uma pausa.

Até o próximo relato. Nos vemos em Khao San Road em junho de 2015.

Editado por Visitante

Postado
  • Autor
  • Membros
Sorrent,

Show de bola essa trilha para o Vulcão... achei massa tanto a trilha quanto o visual lá em cima... tbem achava que só tinha ruinas e praias por essas bandas... bom saber que dá pra sair da rotina e fazer uma trilha dessas...

Novamente, parabéns pelo relato!

Abs

Sem dúvidas é show essa trilha e bem desafiadora. Talvez tenha parecido pior pra mim por causa do frio mas de qualquer forma não é uma trilha fácil. Se puder faça com certeza. ::otemo::

Abraços

"Uma das passageiras estava esbanjando sensualidade."

Ri alto quando vi a foto logo abaixo! ::lol4::

Hahahhaah tem coragem? ::lol4::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.