Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 124
- Visualizações 49.9k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Sorrent 58 posts
-
icaroricardo 9 posts
-
Saulo Flores 6 posts
-
Zeca- 3 posts
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
Dia 4 Cancun, o paraíso.......ou não. Acordamos às 06:30, fizemos nosso check-out e na recepção ainda encontramos David, o suiço machão. Nos despedimos rapidamente e fomos embora. Como nosso voo
-
Fala Sorrent, blz ? Desses países qual foi o que você gastou mais ? E qual gastou menos ? Você acha que teria gastado menos se tivesse passado esses 35 dias só no Mexico ? Ou você acha que da
-
Valeu Edu. Cara, quanto ao curso, não sei se tem curso de mergulho em Roatán mas se tiver pode ter certeza que será mais caro que em Utila. Com um inglês básico acho que você consegue fazer o curso
Saudações terráqueos. Mais uma vez estou voltando ao fórum com um relato de uma viagem incrível, desta vez pelo México e um pouco da América Central, uma viagem que mudou minha visão sobre esses lugares que por sinal são sensacionais e menos explorados do que deveriam.
O relato tem alguns propósitos, sendo o primeiro deles é claro uma forma de agradecimento e retribuição às informações que eu colhi daqui para poder fazer a minha viagem, mas não para por aí. Um dos motivos deste relato é pessoal, ou seja, criar um registro da minha viagem, algo que eu possa ler daqui a cinco anos talvez e relembrar coisas que teriam caído no esquecimento, portanto se você já leu meu outro relato sabe que este também será longo pois a ideia aqui não é criar apenas uma coletânea de dicas sobre onde e como ir, mas também mostrar o que passamos e o que você pode e deve esperar de cada lugar, quem sabe dando aquele ânimo que faltava para você empacotar suas coisas e cair no mundo.
Lembrando que o relato irá mostrar o meu ponto de vista não apenas sobre tubarões, tartarugas e arraias afinal sou homem, maior de idade, solteiro e vacinado então comentários mulherísticos por exemplo surgirão no meio da história, se você não se importa com isso, tire a avó da sala, pegue uma caipirinha, sente, relaxe e aproveite a viagem.
O vídeo:
Fotos são ótimas para ajudar a contar sobre os lugares mas na minha opinião vídeos são imbatíveis e por isso eu sempre gosto de fazer um videozinho das minhas viagens, então para você ter uma noção do que este relato se trata, ou então você que não faz ideia do que é o México e a América Central, ou pior, você que acha que todos eles se parecem com Osasco, assista o vídeo abaixo antes de tudo.
O Roteiro:
Preparar o roteiro acho que é algo bem pessoal, uns preferem algo mais controlado, outros mais livre, eu fiz como costumo, defini apenas os locais por onde gostaria de passar e quanto tempo aproximadamente poderia ficar em cada um deles. Como não me empenhei muito na parte final da viagem e não tínhamos certeza de onde ir o que fiz foi planejar o roteiro para que ele terminasse 6 dias antes do verdadeiro final da viagem, então na viagem toda eu sabia que tinha 6 dias que poderia usar onde achássemos que valia mais a pena ou algum lugar desconhecido. Alguns podem até pensar que viajar assim é viajar sem um plano mas pra mim funciona, e eu prefiro perguntar para os locais no caminho qual a melhor opção para fazer determinada coisa do que confiar em apenas uma fonte de informação, seja ela um livro enorme e pesado do Lonely Planet ou a sua avó.
[googlemap]https://www.google.com/maps/ms?msid=200573951718330605727.0004d8e083b00899f1408&msa=0&ll=17.717294,-91.94458&spn=9.492673,16.907959[/googlemap]
- Cidade do México
- Cancún
- Chichén Itza
- Isla Mujeres
- Playa del Carmen
- Tulum
- Akumal
- Chetumal
- Caye Caulker
- San Ignacio
- Tikal
- Flores
- La Ceiba
- Utila (com curso de mergulho)
- Antigua
- San Cristobal de las Casas
- Cidade do México
Gastos, planejamento e preparativos:
E agora?
Passagem: Guarulhos x Cidade do México x Guarulhos = R$ 2.207,00 pela Copa Airines
Passagem: Cidade do México x Cancún = R$ 299,00 pela Aeromexico
Obs: pesquisei em todos os sites possíveis, de agências e das próprias companhias e no final acabei comprando as duas com um amigo meu que hoje é dono de uma agência pois ele conseguiu preços mais baixos que no site das próprias companhias aéreas. Se você quiser mais uma opção nas suas próximas cotações, mande um e-mail pra ele, diga que foi indicação do Sorrent e chore um descontinho
. joaopaulo@agileturismo.com.br
As dúvidas agora eram, quanto dinheiro levar e como levar? Depois de me informar por aí, resolvi levar uma quantia de U$ 75,00 por dia, portanto para os meus 35 dias levei U$ 2.675,00 que acabou ultrapassando em 1 dólar (nossa, to rico
). Essa quantia foi suficiente mas nos padrões bem mochileiros, sem abusar porém se permitindo beber sempre nos bares dos hostels e uma vez ou outra comer feito gente, não sempre, é claro.
Muitas pessoas falam que a América Central é perigosa e isso pode influenciar na sua escolha sobre como levar seu dinheiro até porque essa é uma grande preocupação das pessoas ao viajar, uma preocupação muito pertinente por sinal. Hoje posso dizer que ir para o Guarujá em São Paulo é mais perigoso do que qualquer um dos lugares por onde passei, mas antes de viajar não sabia disso e até cheguei a considerar a possibilidade de levar metade do dinheiro em VTM afinal não era pouco dinheiro, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, uma vez Sorrent, sempre Sorrent e eu com minha eterna mania de não me preocupar muito pois no final tudo dá certo, resolvi apostar no meu moneybelt velho de guerra, soquei tudo nele e corri pro abraço. Até pensei em técnicas de guerrilha para utilizar o moneybelt. Agora em vez de levar ele preso no peito, levava ele preso na parte de trás da coxa. Esse método funciona e muito bem se você usar uma calça não muito apertada como jeans por exemplo. Como eu deixei todas as minhas leggings no Brasil, deu muito certo.
. Mas o ideal pra mim é fazer isso sem o passaporte no moneybelt. Aí você me pergunta: por que isso? ................. vai, pergunta..................
Siga meu raciocínio, caro mochileiro e veja se você concorda. Se não concordar também, azar o seu
. Supondo que você seja assaltado(sim, você deve considerar a possibilidade), moneybelt é uma coisa até manjada que as pessoas levam geralmente no mesmo lugar(cintura, peito...), aí o meliante, que provavelmente deve ser corintiano
pede o moneybelt, você diz que não tem e levanta a camisa (ele está lá na sua coxa) se você tem seu passaporte com você, dá pra jogar um "olha, até meu passaporte está aqui", afinal moneybelt é para dinheiro e documentos e o seu lugar mais seguro seria onde você guardaria não só seu dinheiro mas também seu passaporte, e como dificilmente alguém vai querer roubar só seu passaporte você pode se livrar de perder todo seu dinheiro. Aí você que muito espertamente terá na carteira o "dinheiro do ladrão" corre o risco de perder, sei lá, cem dólares talvez, em vez de milhares. Eu levei o moneybelt na coxa quase sempre e não tive problemas mas se nada disso fez sentido pra você, é só levar o VTM que também funciona, a diferença é que quem vai te roubar nesse caso são os bancos
.
Mas se for levar tudo em dinheiro como eu, qual moeda levar? Bom, esqueça reais, yene, rúpias, sal para troca, etc, leve dólar, apenas dólar. Em grande parte dos lugares você pode pagar diretamente com a moeda americana, sem a necessidade de troca, às vezes compensa, às vezes não, mas se você precisar trocar não terá dificuldade.
Por último e não menos importante, os vistos. Para nooooooooooossa alegria não é mais necessário visto para nenhum desses países mas não se esqueça que o passaporte deve ser válido por pelo menos mais 6 meses.
Resumindo a bagunça toda, como consegui os dólares com um amigo trambiqueiro a uma taxa de 2,25, levei então o equivalente a R$ 6.018,75, somando isso às passagens aéreas, o gasto total na viagem foi de R$ 8.524,75.
É uma viagem cara? Sim mas vale cada centavo. A única situação em que eu não recomendo fazer esta viagem é no caso de ser seu primeiro mochilão, não porque não vale a pena mas porque você pode começar gastando bem menos na América do Sul por exemplo, agora se mesmo assim é sua primeira viagem, você sonha em conhecer o Caribe desde criancinha e está sobrando dinheiro, antes de tudo deposite um pouco na minha conta
, depois é só arrumar as malas.
Vamos ao que interessa?
Editado por Visitante