Membros de Honra MauroBrandão Postado Maio 31, 2009 Membros de Honra Postado Maio 31, 2009 - Efeso, é um ponto histórico mais conhecido de Turquia. As escavações arqueológicas iniciadas no final do XIX que continuam hoje em dia sacaram a luz os restos tão importante como o Templo de Artemis do III a.C. considerado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e que atualmente só conserva uma coluna. Mas a cidade está cheia de lugares com encanto: as ruas com um plano conhecido como entramado porque todas se cruzam entre si, o anfiteatro no qual podiam desfrutar do espetáculo 24.000 pessoas, o edifício romano sede da Biblioteca Celsus e casas revestidas com azulejos realmente bonitas. [picturethis=http://tbn1.google.com/images?q=tbn:ItRBdvVh2cpOGM:http://www.panoramio.com/photos/original/2045326.jpg 150 113 Maria]De Éfeso, devemos salientar a Praia de Pamukak, de areia escura, na qual encontramos uma variedade muito interessante de atividades para realizar, entre elas a de mergulhar, uma vez que as suas águas são muito cristalinas.[/picturethis] Casa da Virgem Maria Este cantinho do Mar Egeu conta ainda com Kusadasi, o principal porto de cruzeiros da Turquia e do Mar Egeu, sendo um dos lugares mais importantes do país, do ponto de vista turístico [picturethis=http://tbn0.google.com/images?q=tbn:dPLcXflAfQIt_M:http://www.panoramio.com/photos/original/11200905.jpg 150 113 Efeso]Biblioteca de Efeso[/picturethis] [picturethis=http://tbn1.google.com/images?q=tbn:9zU1YTvdcOiIYM:http://blog.cancaonova.com/dunga/files/2007/06/s5000449.jpg 120 90 Anfiteatro]Teatro de Arena[/picturethis] Citar
Membros Pipino Magajna Postado Maio 31, 2009 Membros Postado Maio 31, 2009 Obrigado pelo seu post Mauro! Pois bem, Éfeso é um dos locais que eu deverei visitar, contudo, ao invés de me hospedar em Kusadasi, devo pernoitar em Esmirna. Gostaria de saber se é tudo gratuito em Éfeso ou se algumas coisas eu tenho que pagar. Obrigado Citar
Membros Pipino Magajna Postado Julho 3, 2009 Membros Postado Julho 3, 2009 Durante meu giro por terras turcas, devo dizer que a Éfeso foi o ponto alto da minha incursão no país de Atatürk. Vou destacar, primeiramente, alguns (poucos) aspectos negativos: 1) Realmente o templo de Ártemis, apesar de ser uma das duas maravilhas do mundo antigo que podem ser vistas até hoje (a outra são as Pirâmides do Egito) não é lá grande coisa. Restam duas colunas e meia apenas sendo que uma delas abriga um ninho de cegonhas (em Éfeso a gente até se cansa de vê-las). Imaginar o templo como era no tempo em que ali eram feitas as funções religiosas é realmente algo quase impossível. 2) A casa da Virgem Maria tem uma enorme possibilidade de ser uma farsa. Realmente, a tradição católica dizia que Maria teria vivido em Éfeso, porém, a localização da casa que se visita foi dada por uma freira alemã (Anna Emmerich) que teria tido várias visões sobre o local e, escrevendo um livro sobre as visões, forneceu subsídio para que se chegasse ao local que hoje as pessoas visitam como sendo a Casa da Virgem Maria. 3) As escavações de Éfeso foram coordenadas, a princípio, pelos austríacos. Esses tentaram fazer algumas adaptações e alguns locais que realmente não ficaram boas. Sendo assim, algumas (muitas) estátuas encontradas foram colocadas em locais onde elas nunca estiveram e, em outros, como a biblioteca de Celso, o excesso de argamassa chega a distorcer como era, antigamente o local. 4) Apesar de os sítios arqueológicos estarem perfeitamente bem conservados, a Basílica de Santa Maria, mais conhecida como Igreja do Concílio pois foi lá que foram realizados o primeiro e o segundo concílio de Éfeso- o segundo com a participação brilhante de São Cirilo de Alexandria - encontra-se abandonada, sendo até utilizada como depósito de lixo. Uma pena pois a estrutura da igreja é simplesmente maravilhosa e se notam, ainda, as estruturas e os túneis subterrâneos da antiga basílica. Isso sem contar que existe uma minúscula placa indicativa para o local. Mesmo assim, a visita à Efeso antiga fica incompleta sem essa igreja. E os aspectos positivos: 1) As ruínas igreja de São João, onde a tradição diz que o apóstolo foi enterrado, estão em ótimo estado e do alto do monte em que se encontra, podem ser vistas as colunas do templo de Ártemis e também o mar Egeu. O tamanho da igreja original assusta por ter sido construída no século quarto. A igreja original remonta ao segundo século e isso faz com que se dê ainda mais credibilidade ao fato de o evangelista João ter sido sepultado ali. 2) As ruínas da Éfeso antiga são maravilhosas. Requerem, no mínimo, 3 horas para serem visitadas. A biblioteca de Celso, o Portão de Augusto, o Grande Teatro (com capacidade para 25 mil pessoas, onde pregava o apóstolo Paulo), a latrina, o hospital, o Templo de Adriano, a Agorá, a Estrada Romana e até os encanamentos empilhados são muito interessantes. Valem a pena! Citar
Colaboradores Mau-santos Postado Julho 3, 2009 Colaboradores Postado Julho 3, 2009 Estive em Kusadasi e Efeso muuuuitos anos atrás, em 1991, vindo de navio a partir do porto de Pireu, na Grécia. Na época eu não me preocupei em analisar direito para onde estava indo, já q tava numa viagem maluca de 2 meses pela Europa, sozinho, e meio à toa, e qdo lá cheguei, me assombrei. Apesar de ter estado poucos dias antes na Acrópole de Atenas, por algum motivo Efeso me causou mais espanto. Pensando bem, acho q foi pelos detalhes q não vi na Acrópole, q na época estava em obras. Em Efeso vc vê detalhes do cotidiano da vida de então que não se vê em todo lugar. Eles têm ainda razoavelmente preservados os antigos banheiros, um pedaço de uma antiga biblioteca, e no calçamento se vê marcações q, segundo o guia disse, eram como que as placas indicativas q temos hoje. Gostei demais! Citar
Membros Pipino Magajna Postado Julho 3, 2009 Membros Postado Julho 3, 2009 Mauricio, bem legal o que você disse! Em Éfeso é possível entender o modo de vida e de pensar das pessoas da época! A biblioteca que você citou, é a de Celso; os banheiros são as chamadas latrinas, dentro das quais só os homens podiam entrar e que tinham água corrente, inclusive; as marcações no calçamento estão por toda parte, inclusive indicando onde ficava o prostíbulo. Um outro detalhe do calçamento é que, nas ruas íngrimes, eles tiveram o cuidado de fazer pequenos buracos anti-derrapantes. Éfeso impressiona e o helenismo também! Citar
Colaboradores Mau-santos Postado Julho 3, 2009 Colaboradores Postado Julho 3, 2009 Pipino A "sinalização" q eu disse era justamente o endereço do bordel....mas fiquei meio sem jeito de falar.....faz tanto tempo q estive lá.....vai q era embromação do guia, né! hehehehehehehehe! É um lugar que curti muito, assim como a aldeia de Lindos em Rodes, onde estive uns dias antes de chegar à costa turca, com seu castelo templário, e com uma baía linda doi lado oposto. Citar
Membros Pipino Magajna Postado Julho 6, 2009 Membros Postado Julho 6, 2009 Então Mauricio, eu comprava sempre aqueles livrinhos que os turcos vendem sobre os locais de interesse e lá havia mais algumas dessas indicações. Realmente, quem procurasse encontraria aqueles desenhos no chão por toda parte. Quanto aos guias, realmente, muitas vezes a gente tem que "filtrar" o que eles dizem. Citar
Colaboradores lucasbraganca Postado Dezembro 11, 2011 Colaboradores Postado Dezembro 11, 2011 Pessoal, vi nos blogs da vida um grupo que viajou pra Turquia e tiveram um jantar nas ruínas de Éfeso. Alguém sabe algo sobre isso? Se é só para grupos, se tem como pagar e ir e o preço (caro, eu imagino) que é. Imagino que seja meio complicado alguém saber algo sobre isso, mas não custa tentar. Valeu! Citar
Colaboradores Petroni-SP Postado Fevereiro 15, 2013 Colaboradores Postado Fevereiro 15, 2013 Alguem ja foi a Efeso num bate-volta vindo de Izmir? Citar
Membros emargotto Postado Maio 14, 2014 Membros Postado Maio 14, 2014 Pessoal, quanto tempo leva, em média, para visitar as ruínas com calma e a casa de Maria? Um amigo acima falou em 3 horas para as ruínas. Gostaria de outras opiniões porque vou sair de carro cedo de Pamukkale para Éfeso (185 km), visitar as ruínas e depois seguir no meio da tarde pra Bergama (173 km) para dormir lá. Se for gastar muito mais que 3 horas de visitação, aí vou preferir dormir em Selçuk mesmo. Petroni, ainda não fui, apenas estou pesquisando, mas parece que muita gente faz Izmir-Selçuk (Efeso) no esquema bate-e-volta, só não sei dizer sobre os transportes públicos. Citar
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