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15 dias sozinha: Bolívia e Peru (R$3050,00 com aéreas)


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Ah menina! falei do taxi pq sou mãe de 02 meninas destemidas como vc (31 e 24 anos) e dei risada qdo vi esses bonequinhos de qdo vc ligou p casa rsrsr Fico louca qdo elas não ligam.

Eu ando bastante de bike, mas na cidade e estou com medo do Downhill mas quero fazer muito, afinal viagem é pra superar medo tb né?. é muito puxado?

As roupas de frio foram suficientes? Como vamos set/out acha que está mais quente.

Estamos te seguindo rsrsrsr

 

Minha mãe fica louca quando to longe e não mando noticias também...

Então, pelas coisas que eu li na internet achei que o Downhill era muito mais perigoso. Mas é super tranquilo, porém é importante você escolher uma boa empresa para a descida, pois a Rosana que estava comigo teve um queda no percurso e acabou machucando o pulso e eles deram todo o suporte.

O que posso te dizer é pra não ter confiança na estrada, porque ela é traiçoeira e tem muitas pedras, mas se for com calma no teu ritmo não tem estresse. O passeio é imperdível, o cenário é lindo e a descida é show. Pra mim foi o ponto alto da viajem.

De roupas, eu levei um casaco grosso, segunda pele, moletom, 1 jeans, 1 legging, 1 calça de treeking, 3 blusas de manga cumprida, 2 de manga curta... E lavava roupa lá, geralmente no hostel ou na redondeza tem lavanderia, ai você deixa a roupa em um dia e pega no outro. Pra mim foi tranquilo, lavei roupas 2x só

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Nao sei a Luana, mas achei o downhill bem light. Eu tinha anos q sequer tinha montado numa bike e fui bem. Paisagens lindas! Experiência inesquecível. Imagino q pra quem gosta de bike é quase como um católico ir a Jerusalem ou Vaticano.

 

Light também não é né.. Eu peguei um dia com o tempo bom e foi tranquilo, mas não dá pra relaxar... Vi alguns tombos durante a descida. Mas realmente, o passeio é indispensável e vale cada segundo na bike.

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Menina, daqui a 4 dias eu que to indo pra lá ::hahaha::

 

To fazendo minha mala e to em duvida ainda o que é essencial levar quantos casacos quantas calças , meias , essas coisas , poderia me dar uma ajuda vou passar 28 dias , Bolivia, Peru e Chile , o frio na barriga de esquecer alguma coisa é grande ::mmm:

 

Guria, tu vai adorar. hahahaha

Então, quanto menos roupas você levar é melhor. Eu levei pouca coisa e repeti todo dia o mesmo casaco, quase todo dia a mesma calça rsrsrs, mas ai mandava lavar, lavei roupas 2x e é super tranquilo pra achar lavanderias, às vezes o próprio hostel tem o serviço e é super barato.

Mas de frio eu levei: 1 casaco grosso, 1 moletom, 3 blusas de manga cumprida, 1 segunda pele, 1 jeans, 1 segunda pele, 1 calça de trekking e 1 legging. E foi até demais, apesar de ter usado tudo. E vou te dar uma dica, na bolivia você vai querer um daqueles casaquinhos lindinhos de lã de alpaca que eles usam hahaha e é suuuper quente.

Mas aproveita a viajem e depois conta pra gente

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Nao sei a Luana, mas achei o downhill bem light. Eu tinha anos q sequer tinha montado numa bike e fui bem. Paisagens lindas! Experiência inesquecível. Imagino q pra quem gosta de bike é quase como um católico ir a Jerusalem ou Vaticano.

 

Light também não é né.. Eu peguei um dia com o tempo bom e foi tranquilo, mas não dá pra relaxar... Vi alguns tombos durante a descida. Mas realmente, o passeio é indispensável e vale cada segundo na bike.

 

Concordo. Esqueci de dizer que tb peguei um dia com tempo bom, sem chuvas... Mas em relação a condição física não achei que exigiu muito. Exige atenção e é isso que você falou: não subestimar o passeio...

Inclusive tô pensando em repetir todo meu passeio, mas agora com minha namorada e dessa vez incluindo MP...

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Nao sei a Luana, mas achei o downhill bem light. Eu tinha anos q sequer tinha montado numa bike e fui bem. Paisagens lindas! Experiência inesquecível. Imagino q pra quem gosta de bike é quase como um católico ir a Jerusalem ou Vaticano.

 

Light também não é né.. Eu peguei um dia com o tempo bom e foi tranquilo, mas não dá pra relaxar... Vi alguns tombos durante a descida. Mas realmente, o passeio é indispensável e vale cada segundo na bike.

 

Concordo. Esqueci de dizer que tb peguei um dia com tempo bom, sem chuvas... Mas em relação a condição física não achei que exigiu muito. Exige atenção e é isso que você falou: não subestimar o passeio...

Inclusive tô pensando em repetir todo meu passeio, mas agora com minha namorada e dessa vez incluindo MP...

 

Sim, os tombos que vi foram de pessoas que pegaram confiança na estrada e acabaram se estribuchando no chão hahahaha

Sério? Eu acho que realmente vale a pena, também estou querendo repetir a dose com meu namorado. E MP vale muuuito a pena, é lindo, é mágico e inacreditável.

Mas quando for novamente quero incluir o Salar, Atacama, Nazca, Ica e Arequipa, ai preciso dos meus 30 dias de férias hahahaha

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10/04 La Paz

 

Acordamos cedinho, pois a van nos buscaria as 7:30. Arrumamos a mochila com água, algumas coisas pra beliscar, uma camisa, uma calça, calcinha, chinelo, dinheiro, câmera. Tava frio em La Paz a essa hora da manhã. Me equipei com a segunda pele, calça corta vento, blusa de manga cumprida, a jaqueta grossa, gorro, cachecol, luvas, no pé uma meia grossa e a bota. Ah, importante levar óculos de sol.

Tomamos nosso delicioso café com panquecas e muuuuuuuuuito doce de leite ::otemo:: . Já era 8 horas e nada da van, o recepcionista do hostel falou que era normal a demora, mas eu já estava pensando que haviamos levado um calote :/ Então as 8:30 nossos amigos bolivianos chegaram. Olhei pra van e pensei comigo: ISSO É SACANAGEM NÉ? A van era velha e fedia a cachorro molhado, muito triste. Embarcamos nos acomodamos e partimos, 30 minutos depois chegamos no inicio da descida e o lugar é lindo. Um lago enorme, o céu estava um azul maravilhoso, as montanhas e uma casinha com o telhado vermelho, o lugar era tão lindo que as fotos que bati viraram plano de fundo do meu computador hahaha.

Ali chegamos e tinha yogurt e bolachinhas para o desayuno, eu já tinha comido, mas não se nega comida né? ::lol4:: Depois de ter comido, nos equipamos com o casaco que eles fornecem, calça, joelheiras, cotoveleiras, capacete, montamos na bike, batemos fotos e partimos.

No inicio é uma descida num trecho de asfalto, ai pensei: SE FOR ASSIM TA FÁCIL NE GENTE. Ledo engano. Paramos pra bater fotos e continuamos. E a descida nesse trecho é incrível, você pega mais de 90km/h, num asfalto lisinho, curvas e uma paisagem de tirar o folego.

Quando acaba esse trecho, é obrigatório a parada num ponto de controle, onde você paga 35bs pra continuar a descida. Pagamos, pois é a unica taxa que não esta inclusa no passeio e aqui teve mais uma paradinha pra lanche, refrigerante e um sanduba de queijo e presunto, tudo delicia e incluso no passeio. Todo mundo pronto, comidos e equipados então partimos.

Nessa parada uma griga louca confundiu as bike e pegou a minha e eu fiquei com a dela. O detalhe é que a dela era a mais top e a minha era o sorvete seco HAHAHAHAHA. Passamos por um tunel, mas pelo lado de fora, ali vi uns passaros gigantões voando super baixo, eu e meu infinito conhecimento em aves de rapina concluimos que aquilo era um gavião HAHAHAHAHA. Antes de acabar esse trecho, a gente sobe na van novamente e vamos de van até o inicio da estrada da morte. Lá parada pra fotos, pra vestir os equipos, pegar a bike e receber as instruções.

Bom, não vou relatar as partes da descida. Mas o que digo é que as paisagens são lindas, que a estrada é doida, que tem banhos de cachoeiras pela caminho, muitas fotos, tombos, risadas.

Ah, na parte final da descida tem o trecho - eu diria que mais perigoso - pois se pega muita velocidade e as curvas são super fechadas, no final a gente sai na estrada de Coroico. Eu e a Vivi fomos as primeiras terminar e foi animal essa parte ::otemo::

Quando desci do banco da bike, percebi que estava descadeirada, suja, com muuuita fome e que meus pulsos sentiriam os efeitos daquela estrada de pedra no outro dia. Mas eu estava feliz, foram 4 horas de descida.

Subimos na van e rumamos para o hotel onde poderíamos tomar um banho e almoçar. Fui louca na comida, sério, não dava pra esperar pra tomar banho AHAHAHAHA, comi de tudo que tinha no buffet e a comida tava muito boa, apesar de fria. Ai fomos para o banho, limpinhas e cheirosas, fomos degustar uma pacena, 8bs uma latinha. Foi quase um assalto.

Ah, durante a descida a Rosana acabou caindo e machucando feio o pulso, ela não concluiu a descida de bike, foi dentro da van com o motorista. Na volta para La Paz, os guias insistiram em nos levar até o hospital para bater um raio-x do pulso e pegar medicamentos. A Vivi que era médica, disse que era necessário apenas imobilizar o pulso e alguns anti-inflamatórios. Passamos na farmácia e depois de tudo resolvido voltamos ao hostel.

Nesse noite fiquei mau, acho que pelo esforço, tive um pouco de enjoo, comi umas bolachinhas e fiquei de bobeira no hostel. A Rosana e a Vivi saíram pra jantar.

Falei com meu namorado, mandei aquele alô pra familia (que nesse momento ficaram sabendo da descida, se não teriam me enchido o saco pra não fazer ::lol4::::lol4::::lol4:: ) e dormi. Dormi o sono dos justos e sobreviventes e foi ótimo.

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11/04 La Paz > Copa

 

Acordamos sem pressa. Arrumamos as nossas mochilas e descemos para tomar aquele café e acertar o hostel. Cambiei dinheiro no hostel, pois não vi muita diferença do valor deles para os que encontramos na rua. No hostel ficou 160bs para cada uma. Vestimos as mochilas, pegamos um taxi e fomos ao cemitério pegar o busão para Copacabana. La temos duas opções: ônibus mesmo ou van, os dois são o mesmo preço 20bs. O motorista da van nos garantiu que chegaríamos primeiro com ele, então optamos pela minuscula van. E olha, pra sair de La Paz é um inferno, mas depois que passa a muvuca da cidade a paisagem enche os olhos... Bom, pelo menos nas partes que me mantive acordada HAHAHAHA, lembro que acordei com uma chola batendo no vidro e oferecendo uns salgados suspeitos, ai voltei a dormir.

Acordei novamente, já estávamos beirando o titicaca e é incrível, a gente olha aquele lago e parece um oceano, eu não imagina a imensidão daquilo tudo, ai dormi de novo.

E fui acordar somente na parada pra atravessar de barquinho para o outro lado. Confesso que não fiquei preocupada com minha mochila (que estava no teto da vanzinha), descemos pagamos 2bs para atravessar de barco e a van vai numa balsa separada, pequenininha que cabia só ela. Subimos no barquinho, esperamos a lotação máxima e partimos... A travessia é rapidinha, super tranquila, mas aquele barco balança hein, jesusmariajose, pra quem tem enjoo recomendo um dramin antes de uma viajem dessas.

Aqui já estavamos verde de fome, queriamos comprar alguma coisa, mas o motorista da van começou a dizer que não ia dar tempo e que partiriam sem a gente, OK TIO, ENTÃO VAMOS! SENÃO EU DEVORO ESSE ESTOFADO COM CHEIRO DE FRANGO E ALHO. UHAUHAUHAUHAUA sqn.

Cara, pra minha surpresa o caminho até Copacabana era lindo, uma estradona de asfalto, com montanhas de um lado e o titicaca de outro, é um prato cheio para fotógrafos e aspirantes. Mas bem, como nem tudo é 100% na Bolívia, o motorista era doido demais. Não sei que mania louca é essa que eles tem de dirigir na contra mão. Mas tudo bem. Chegamos vivos e inteiros. Eles largam a gente numa pracinha e tals, mas em Copacabana tudo é pertinho e nem de taxi precisa pra ir ao lugares. Colocamos as mochilas nas costas e partimos em direção ao titicaca, nessa hora meu estomago estava gritando por comida e já devia ser umas 16 horas. Paramos em um restaurante de frente para o titicaca onde é possível almoçar no terraço, com vista privilegiada. Me permiti comer uma Trucha com limão, arroz, saladinha e uma sobremesa de banana com chocolate, a sobremesa era banana picada com um nescau jogado por cima ::lol3:: mas a Trucha tava uma delicia. E lá se foram duas cervejas também. Cada cerveja garrafa foi 16bs e a trucha 35bs, mas tava bom demais.

Eu e a Rosana ficamos la pegando um solzinho, conversando e planejando o próximo dia, a Vivi saiu pra procurar um hostel. Quando ela voltou com os preços, pra nossa surpresa, lá era muito mais barato que La Paz ou Santa Cruz de la Sierra. Escolhemos o hotel El mirador, de frente para titicaca, para cada uma ficou 60bs. No quarto tinha TV, banheiro, 3 camas e uma vista maravilhosa para o lado. Unico problema que nos colocaram no TERCEIRO andar, covardia demais.

Nos instalamos, e fomos ver o pôr do sol da varanda e depois de ter achado o pôr do sol de BH o mais lindo que já vi na vida, mudei de opinião. O pôr do sol mais bonito era aquele ou era só minha paixão por Copa aflorando ::love:: Batemos fotos e ficamos lá admirando o sol ir embora. Ai ficou frio ::Cold:: muito frio. Saímos para andar pela rua e fechar o passeio para a Isla del sol. Foi ali que vi umas coisas estranhas, carne sendo vendida a céu aberto, as comidas sendo feitas no meio da rua sem higiene nenhuma, muitos cachorros pela rua, cachorros enormes por sinal... Mas também tinha tanta lojinha ::love:: e eu queria trazer tudo pra mim, cada lojinha que visitava ficava assim la dentro >> ::hahaha:: hahahaha

Bom, andamos em 3 agencias e todas oferecem os mesmo passeios pelo mesmo valor, então o que conta é o atendimento. Fechamos com uma agencia o valor de 25 bs o passeio para o lado norte da ilha as 8:30 da manhã, a volta só é possível comprar na Ilha.

Passeio fechado, fomos jantar... E restaurantes charmosos por lá é o que não faltam, paramos em um todo feito de totora. Nem lembro o que comemos... ai voltamos para o hotel, ficamos batendo papo e fomos dormir.

Copacabana é um charme, romântica e o povo muito simpático, é parada obrigatória pra quem gosta de um belo pôr do sol.

 

Dica 1: Escolha sempre ônibus para a viajem de La Paz > Copacabana, além de ser muito espaço e confortável, chega antes HAHAHA.

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Desculpe Luana estar me metendo de novo no seu tópico, mas esse ônibus q vc indica de La Paz a Copa seria um micro ou ônibus mais turístico?

Cai na besteira de fazer Copa-La Paz num micro da 2 de Febrero e foi a pior viagem de ônibus da minha vida! Tinha terminado a festa do Senor de Colquepata e as pessoas ainda estavam com os trajes típicos, todos "borachos", levando desde cocares de penas até enormes sacos de pipocas, tocando um som alto e repetitivo. Em Tiquina nós atravessamos à noite e dentro do ônibus (só depois percebemos o risco).

Isso sem falar que venderam mais passavens q assentos e justamente as nossas eram as repetidas.

Em Tiquina quase todo mundo desceu e voltou comendo frango com ketchup, imaginem o odor de frango com alcool com suor...

Em resumo, muita atencao ao ônibus q irão fazer esse trajeto.

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