Ir para conteúdo

Plastificar a mochila no aeroporto: mico ou segurança?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Estes tempos atrás a televisão estava fazendo uma campanha contra sacolas de super-mercado, se isto acontecer só vai ser para ajudar os mercados, pois a maioria das pessoas usam para acondicionar o lixo, e sem eles vão ter que comprar sacos plásticos mais uma fonte para os mercados.

Conscientizar é necessário, mas tem coisas que tem que ser resolvido como na reutilização.

Este assunto abre uma polémica o mundo inteiro destruiu as suas florestas e agora querem que o Amazonas seja preservado, primeiramente cada país teria que replantar as suas florestas.

Mas este é um assunto para outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 138
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Lembrando do lado ecológico gostaria de rever o que opinei no início em tópico... Não colocaria plástico na minha mala nem de graça!

 

Concordo com o Mauro que o lance é reutilizar, mas sou a favor de que as sacolas de super sejam banidas.

 

O percentual das sacolas utilizadas para por o lixo é pequeno e, ainda que não fosse, mais importante que evitar a produção dar sacolas é plantar na cabeça das pessoas a idéia de minimizar o volume de consumo, e nada como lembrar disso toda vez que vamos ao super!

 

Campanha na tv ajuda sim, mas a solução definitiva vem quando se mexe no bolso.

 

Aposto que se carcarem imposto em tudo que for descartável as garrafas retornaveis vão ressurgir e as empresas que empacotam malas vão encontrar uma forma mais digna de fazer o serviço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Abriu a mochila e te roubaram??? Processo neles!!! Não tem essa! Claro, se a empresa tiver CNPJ brasileiro, se não vai ser preju...

 

Acho que os funcionários do aeroporto (não sei que tipo de cargo) tem o direito de abrir sua mochila, tenha cadeado, plástico ou o que seja. Nos EUA eles botam até uma cartinha dentro da mochila se desculpando. Não tem jeito... O plástico só é mais útil contra roubo quando oferecido com SEGURO.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mauro, nao acho q as pessoas vao pagar mais pelo fato do super nao dar a sacolinha, ela ja esta inclusa no preco!! Eles nao dao 'de graca', a multa q o caminhao recebe por entregar as coca-colas bem no meio do dia e atrapalhar o transito vc acha q sai do bolso da coca? Sai do bolso de quem compra, tudo eh repassado.

 

Glauber, isso meu amigo, eh exatamente esse o tipo de raciocinio, ::otemo:: nao eh deixar de fazer as coisas ou de ter os beneficios - se esses forem realmente validos - mas faze-los de forma adequada, (re)pensada e consciente, coisa q eh dificil de fazer pessoas como as nossas amigas aqui entenderem. E infelizmente elas ainda sao maioria!

 

Acho q vale a pena plastificar, já fiz algumas vezes e nesses casos a minha mochila chegou inteira.

 

Olha, eu nao tenho mochilao.. viajo com mala de rodinhas mesmo e tenho uma mochila menor pra curtos trajetos.

Mas olha.. ja vi quem tem mochilao e nao tem como fecha-la seguramente, ai, nesse caso acho que o plastico é uma boa opção, sim, para manter seguras suas coisas.

 

Nao precisa deixar sua mala exposta a roubos, mas precisa fazer isso com o plasticao do aeroporto? Ele eh a unica opcao pra isso?

Vc pode utilizar dois sacos plasticos se a mochila for grande, um por cima e outro por baixo se encontrando no meio - desses grossos de lixo. Eh plastico, eu sei, mas eh bem menos plastico e vc pode reutilizar em viagens multidestinos. E representa um lacre, se ele for violado vc vai saber, eh pra isso q serve o plasticao. Mas repare a proxima vez qto de plastico eh colocado nesse servico do aeroporto!!! E vc nao pode nem reutilizar a parada. Serio, olhe com novos olhos, nao eh possivel q vc nao veja q tem algo de muito errado nesse servico. A palavra de ordem eh reducao, nao radicalizacao - embora ainda vamos chegar la (ou ate ja deveriamos estar la mas assim as pessoas so vao negar tudo e nao vao querer mudar uma palha por conta disso), entao pense se vc pode fazer a mesma coisa ou ter o mesmo beneficio de uma forma menos danosa, mesmo q isso esteja disponivel por um preco mais caro ou q fique mais 'feio' como alguns poderiam dizer por conta dos sacos de lixo. E aqui nao tem como discordar q eh possivel SIM proteger sua mala reduzindo a qtidade de dano q vc causa - q eh uma funcao da qtidade de recurso q vc usa.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olha, eu nao tenho mochilao.. viajo com mala de rodinhas mesmo e tenho uma mochila menor pra curtos trajetos.

Mas olha.. ja vi quem tem mochilao e nao tem como fecha-la seguramente, ai, nesse caso acho que o plastico é uma boa opção, sim, para manter seguras suas coisas.

Do jeito que ja apareceu na tv que os proprios carregadores das bagagens sao quem arrombam as malas, pq nao "pagar um mico" de proteger o que é seu?

 

have a nice trip!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

concordo com o mauro quando ele diz que teremos um custo a mais ao adquirir sacos de lixo, já que serão banidas as sacolinhas de plástico do super. e mesmo que paguemos o custo das sacolinhas ao fazer compras, duvido que esse custo seja retirado, ou melhor, repassado o desconto para as mercadorias, assim como acontece com tantas outras situações semelhantes.

sou muito preocupado com o meio ambiente, e não é um comportamento recente que tenho, como essa "modinha" de "planet green" que anda por aí.

não acredito que o fato de plastificar a mochila no aeroporto vá causar um problema ao planeta, afinal é inevitável a produção de lixo no mundo, sobretudo num mundo que está se tornando cada vez mais populoso e povoado, e que cada vez mais ESGOTA os recursos naturais! o que acho mais viável e muitíssimo mais eficiente, é que se faça o descarte correto do lixo reciclável!

odeio ver sacolinhas de super em beiras de rio, garrafas pet no meio de uma selva, etc. e esse é o problema, não adianta exigir da população medidas mais corretas e achar que isso vai resolver os problemas, porque não vai. a grande maioria não tem "bom senso", e para isso existe a fiscalização e tal. não adianta apenas transferir as responsabilidades...

estão estudando a produção de um "plástico verde", investindo muito em reciclagem, etc. e conscientizando as pessoas para a preservação ambiental.

acho que descartar corretamente o lixo, incentivar a reciclagem, não desperdiçar recursos naturais como a água, conhecer e aprender a respeitar o meio ambiente como um todo e em todos os sentidos, traz mais benefícios.

assistam ao filme "year of the dog" e conhecerão mais um pouco sobre o ser humano e seu comportamento.

 

não quero criar polêmica sobre este assunto, e apenas estou passando o meu pensamento sobre isso. por favor não me interpretem mal. minhas idéias e meus pensamentos estão em constante evolução, se eu estiver errado, equivocado em alguns pontos, não tenho nenhum problema em me "reciclar", admitir os erros e corrigí-los, ok?

 

abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Muito bem vidal, vou entrar em um pouco mais de detalhes, e sei q isso esta off topic desse topico mas acho importante isso constar aqui.

 

Temos q ter uma visao maior do todo. A producao de lixo eh inevitavel ate ai tudo bem. Agora o processo q leva a producao de lixo eh q eh o problema. Todas as industrias, como a mineracao, de combustiveis fosseis, de trafico de animais, de derrubada de madeira, de desmatamento pra fazer agricultura que nao eh necessaria, alagamento de areas para fazer hidreletricas pra produzir energia e a lista eh quase infinita e abrange todos os produtos q estao a sua volta, so acontece para suprir os habitos de todas as pessoas nesse planeta. Se nao tivesse quem comprasse animais nao haveria trafico, se nao houvesse quem votasse em politico corrupto haveria menos corrupcao, se as pessoas nao usassem tanta energia eletrica nao haveria necessidade de mais barragens para algar areas de mata e de comunidades, se as pessoas nao comprassem madeira de lei elas ainda estariam em pe na amazonia e se as pessoas tivessem consciencia q se elas reduzissem a qtidade de recursos e energia q gastam na sua vida o problema nao estaria tao grande e nem seria necessario a 'modinha planet green'. Eh aqui q as pessoas nao entendem q elas tb contribuem para o problema. Todas elas, inclusive EU e VC. A reciclagem eh essencial, mas pq vc acha q esse eh o foco? Vc sabia q primeiro vem a reducao? Q depois vem a reutilizacao? E q por ultimo vem a reciclagem? Isso nao se fala por ai, nao ha preocupacao em se divulgar isso. Sabe pq? Pq quem detem os meios de comunicacao quer consumo, pra vender e ganhar dinheiro. Qdo vc acha q a rede globo vai fazer campanha a favor da reducao. NUNCA! Eles nao so vivem disso como ganham rios de dinheiro com isso. Com q dinheiro eles vao produzir a ilha de caras e vender revista contigo?? Ou o governo, que eh dominado pelos poderosos influenciados ou donos mesmo das industrias de producao e comunicacao q tb querem q vc e eu e todo mundo aqui consuma ate explodirmos? (Afinal de contas o pais tem q crescer e se desenvolver! mas a politica do nosso governo so ve numeros, cresceu ta otimo, mas a q custo eles nao veem, e nem querem ver!) Vc meu amigo, e eu, e todos, somos OS responsaveis por isso. Eles so esfregam os produtos na nossa cara, com bundas gostosas, e nos deixam com vontade de comprar. Mas quem compra somos nos. Eh o mesmo conceito de jogar lixo na rua. So pq todo mundo joga vc tb vai jogar? Eh inevitavel jogar lixo na rua? Eu acredito q vc tenha essa consciencia, q vc perceba q faz a diferenca qto ao lixo na rua, se todos percebessem, ao inves de culpar a prefeitura por nao limpar as ruas, teriamos elas limpas. De quem eh a 'culpa' por essa situacao do planeta hoje? Eh de todos nos! Todos crescemos ouvindo para consumir, comprar, com uma bela lavagem cerebral, as pessoas nao se dao conta disso. Tudo bem, ate q tomem consciencia, nao eh culpa delas, mas o nosso papel, e principalmente o meu enquanto educador ambiental e tentar passar a mensagem e fazer as pessoas acordarem para o problema. No passado era ok ter escravos, ate q pessoas passaram a falar contra isso, e as reacaoes deviam ser exatamente iguais, em excencia, a resposta q vc deu, 'eu trato bem meu escravo' alguns poderiam dizer (como quem diz, eu reciclo meu lixo, olha como sou consciente!). Nao utilizar o servico do aeroporto vai SIM fazer diferenca nos problemas do planeta. Assim como reduzir seu consumo de energia, de gasolina, de plastico, de papel, e ai vc vai poder perceber tudo na sua vida q vc pode modificar pra melhorar um pouquinho que seja, reduzir um pouquinho q seja, mas nao diga q nao mudar nao vai fazer diferenca. Eh exatamente a diferenca entre uma cidade suja e uma cidade limpa, entre um planeta completamente em frangalhos pq teve todos os seus recursos naturais usurpados e vendidos disfarcadamente como uma coisa boa - atrelados a bundas e peitos, a felicidade de ter um celular novo, um carro novo, roupa nova, o perfume q vai fazer vc conquistar aquela gata, o secador de cabelo q vai fazer a mulher ficar linda pra conquistar o gatao - pois sem isso vc nao vai ser feliz (ao menos eh isso q a tv tenta te dizer o dia todo todos os dias) - e um planeta adequado, em q a manutencao dos habitos dos habitantes do planeta seja sustentavel a longo prazo, quer dizer q se todos continuarem fazendo o q estao fazendo nao vai resultar em colapso. Pense, sera q podemos dizer isso das nossas vidas hoje? Sera q 'eu reciclo meu lixo entao nao preciso mais me preocupar e nao tem problema plastificar minha mala' eh adequado?

 

E pra terminar eu nao estou querendo pagar de bom moco, eu reconheco q tambem contribuo pra isso, e sempre q percebo mais um habito q posso mudar pra reduzir meu consumo e consequentemente minha contribuicao com o problema, eu mudo. Nao estou pregando a radicalizacao total, pois se fosse assim nao poderiamos mais cozinhar, sair de casa, usar o computador, ir ao cinema e por ai vai, pq tudo usa recursos naturais. Mas agindo coletivamente poderemos pensar em solucoes q nos permitam continuar vivendo nossa vida tendo prazeres e sendo felizes de forma mais adequada. Claro q tb dependemos de leis de incentivo, de punicoes para mudar a forma q os produtos e energia sao produzidos, mas tudo isso eh feito para o cunsumidor final, pessoas como EU e VC. Percebendo q somos responsaveis vamos poder tomar acoes coletivas e individuais q nos levem gradativamente a uma condicao melhor. Se todos tivessem consciencia disso as leis nem seriam necessarias, se a pessoa fosse tao despreocupada a ponto de produzir de maneira errada, nao haveria quem comprasse e nao haveria quem produzisse pois nao seria viavel.

 

Por favor, quem discorda expresse sua opiniao e vamos debater, eu nao quero ficar apontando dedos e culpados, quero contribuir de forma positiva para que possamos todos perceber q juntos podemos fazer a diferenca.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Estes tempos atrás a televisão estava fazendo uma campanha contra sacolas de super-mercado, se isto acontecer só vai ser para ajudar os mercados, pois a maioria das pessoas usam para acondicionar o lixo, e sem eles vão ter que comprar sacos plásticos mais uma fonte para os mercados.

Conscientizar é necessário, mas tem coisas que tem que ser resolvido como na reutilização.

Embalar lixo é um luxo pernicioso em cidades que não possuem programa de coleta seletiva.

A questão para a qual as pessoas devem se atentar é que: embalagens em geral, incluindo os sacos plásticos de qualquer espécie é um problema por terem sido criados como subprodutos “descartáveis”. A questão é complexa porque as pessoas simplesmente transferem a responsabilidade da reciclagem para o “poder político” e “poder jurídico” quando na verdade deve ser responsabilidade do verdadeiro “poder público” em síntese poder publico sou eu, você, todo mundo.

Como vivermos em um mundo “moderno” sem embalagens descartáveis ou biodegradáveis ainda é uma cara utopia precisamos focar no principal que é reduzir os detritos produzidos...

E para não fugir completamente ao assunto do tópico chego a terceira palavrinha da “Tríade dos R’s”. Reutilizar.

Providenciar uma embalagem reutilizável para as mochilas, seja ela de qualquer material é uma atitude muito digna de um mochileiro.

 

Este assunto abre uma polémica o mundo inteiro destruiu as suas florestas e agora querem que o Amazonas seja preservado, primeiramente cada país teria que replantar as suas florestas.

Mas este é um assunto para outro tópico.

É aquela velha demagogia Mauro... “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Eu teria muito o que debater sobre isso, inclusive sobre algumas ações promovidas pelo Greenpeace (organização ativista da qual eu também apóio a causa). Mas isto é algo para debatermos mesmo em outro tópico.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sandro, acho q aqui nao eh bem a demagogia ´faca o q eu digo mas nao faca o q eu faco´. Eles dizem ´faca o q eu digo mas nao faca o q eu FIZ´. Claro q eles nao tem direito de mandar o q deve ser feito aqui, mas se os governantes (nossos) sao cegos pelo crescimento e desenvolvimento, eles (gringos) tem o dever de alertar para isso. Qto mais diplomatico, melhor. Mas o q se usa eh deturpar isso para ´vc ja destruiu o seu, agora me deixe destruir o meu pq eu tb quero ser rico como vc´ - isso sim eh demagogia. Mas realmente isso ja eh off topic demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...