Ir para conteúdo

EUROPA em 41 DIAS - 11 PAÍSES - AGO/SET 2014 (C/ FOTOS)


Posts Recomendados

  • Membros

João, parabéns pela viagem e pelo relato. Ainda não acompanhei ele 100% (fui vendo meio "picado")

 

Com calma, irei ler tudo, já peguei várias dicas

 

Já adiantando, sua primeira viagem de eurolines noturna tinha sido ruim. E as outras? a opinião mudou ou realmente é ruim viajar nesse esquema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Luiz!

 

Então brother, as outras foram todas excelentes, absolutamente nada do que reclamar. A viagem de Paris pra Colônia foi um verdadeiro inferno, fui ao lado de um cara da Tanzânia que ainda me salvou pq falava inglês e alemão, pq nem inglês o motorista falava, absurdo total.

 

As demais viagens foram muito boas, cada país tem sua própria "rede" de Eurolines digamos assim, então em alguns países ela é ruim, em outros muito boas. Fiz, além daquele, mais 4 trechos com a companhia, e todos foram excelentes. Um em especial foi sensacional, de Budapeste pra Bratislava, pois as poltronas da classe econômica quase viravam uma cama, WiFi era muito bom e ainda davam água à vontade.

 

Portanto, perdi o preconceito inicial. Foi um trecho muito ruim e quatro muito bons, então no geral gostei!

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

João, parabéns pelo relato, cara! Achei sensacional e já salvei nos favoritos aqui! Primeiro pq é muito bem escrito e muito detalhado, segundo pq curiosamente o seu roteiro de 41 dias "passa por cima" do meu roteiro original, que é de 21 dias, vou fazer o mesmo percurso que vc, só que saindo de Berlim e indo até Praga, e devo pular Bratislava.

 

Quanto ao deslocamento Cracóvia - Budapeste, encontrei esse percurso de ônibus pela Orangeways por 10 euros, e o mesmo valor pro trecho Budapeste - Viena, não sei se a empresa é boa, mas pra quem for pra lá, não custa dar uma olhada.

 

Agora minhas dúvidas... rs:

 

PolskiBus: Pelo que li, você recomenda a empresa, né? Achei o site deles muito bom, muito fácil de navegar, e os preços são ótimos! Como foi a compra da passagem? Você imprimiu, retirou na rodoviária, ou eles mandam? Desculpa se parece uma dúvida boba, mas enfim...rs

 

Agora quanto à parte financeira: Quando comecei a ler seu relato, e vc falando dos gastos pensei "pow, esse cara não deve ter aproveitado nada!", mas muito pelo contrário, vi que vc aproveitou pra caramba, com direito a pub crawl, noitada, atração paga e o diabo... Enfim, a parte financeira da minha viagem tá me preocupando, então queria que você desse uns pitacos, se possível...

 

O meu roteiro original de 21 dias é Berlim - Varsóvia - Cracóvia - Budapeste - Viena - Praga.

Eu devo viajar com mais ou menos 1.200 euros, o que dá 57 euros por dia, tava achando muito pouco e com medo de passar aperto lá, até pensei em cortar uma semana e tirar Viena e Budapeste do roteiro (visto que a Polônia é minha prioridade), aí daria uns 85 euros por dia, beeeem mais tranquilo, ou baixar pra uns 17 dias, tirar essas duas cidades e passar mais tempo em cada cidade, mas tirar cidade de roteiro é de partir o coração, né?

 

Enfim, vc acha que dá pra arriscar esses 57 euros por dia, considerando que vou ficar só no leste, ou ainda assim é arriscado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
João, parabéns pelo relato, cara! Achei sensacional e já salvei nos favoritos aqui! Primeiro pq é muito bem escrito e muito detalhado, segundo pq curiosamente o seu roteiro de 41 dias "passa por cima" do meu roteiro original, que é de 21 dias, vou fazer o mesmo percurso que vc, só que saindo de Berlim e indo até Praga, e devo pular Bratislava.

 

Quanto ao deslocamento Cracóvia - Budapeste, encontrei esse percurso de ônibus pela Orangeways por 10 euros, e o mesmo valor pro trecho Budapeste - Viena, não sei se a empresa é boa, mas pra quem for pra lá, não custa dar uma olhada.

 

Agora minhas dúvidas... rs:

 

PolskiBus: Pelo que li, você recomenda a empresa, né? Achei o site deles muito bom, muito fácil de navegar, e os preços são ótimos! Como foi a compra da passagem? Você imprimiu, retirou na rodoviária, ou eles mandam? Desculpa se parece uma dúvida boba, mas enfim...rs

 

Agora quanto à parte financeira: Quando comecei a ler seu relato, e vc falando dos gastos pensei "pow, esse cara não deve ter aproveitado nada!", mas muito pelo contrário, vi que vc aproveitou pra caramba, com direito a pub crawl, noitada, atração paga e o diabo... Enfim, a parte financeira da minha viagem tá me preocupando, então queria que você desse uns pitacos, se possível...

 

O meu roteiro original de 21 dias é Berlim - Varsóvia - Cracóvia - Budapeste - Viena - Praga.

Eu devo viajar com mais ou menos 1.200 euros, o que dá 57 euros por dia, tava achando muito pouco e com medo de passar aperto lá, até pensei em cortar uma semana e tirar Viena e Budapeste do roteiro (visto que a Polônia é minha prioridade), aí daria uns 85 euros por dia, beeeem mais tranquilo, ou baixar pra uns 17 dias, tirar essas duas cidades e passar mais tempo em cada cidade, mas tirar cidade de roteiro é de partir o coração, né?

 

Enfim, vc acha que dá pra arriscar esses 57 euros por dia, considerando que vou ficar só no leste, ou ainda assim é arriscado?

 

E aí Cleber!

 

Obrigado pelos elogios, fico feliz que vc tenha gostado.

 

Vamos lá:

 

Sobre a PolskiBus, a companhia é MUITO boa, me surpreendeu. Ônibus novo, confortável, poltronas bem melhores que na maioria das outras empresas e wifi livre. É só comprar no site e imprimir o email de confirmação (não pode esquecer de levar), aí na hora de entrar no ônibus mostra pro motorista e é isso. Mamão com açúcar.

 

Sobre a empresa que faz Cracóvia - Budapeste, confesso que nunca ouvi falar. Se for esse mesmo o preço está muito barato, pois paguei 70 euros pelo trecho de trem. Caso resolva ir de trem também, nem precisa de antecedência, é só ir na estação no dia que chegar em Cracóvia e comprar, bem fácil.

 

Sobre o meu orçamento, não me privei de absolutamente nada, como já falei diversas vezes. Nunca, em hipótese alguma, vou para um mochilão pensando em economizar nas coisas que quero fazer. Evitava gastos inúteis, mas comi muitas vezes fora, inclusive refeições caras, e fazia todos os passeios que tinha vontade. Minha dica: faça ao menos uma refeição por dia no hostel, pois isso faz com que comer a outra na rua mantenha o orçamento dentro do previsto. Em cidades como Budapeste, por exemplo, dá até pra comer sempre na rua, pois os preços são insanamente baixos.

 

Das cidades que vc vai, apenas Viena é cara. Lá eu comia bastante no hostel, mas comi fora algumas vezes e inclusive comi num rodízio de sushi, como vc deve ter lido no relato. A dica que eu sempre dou é: veja quais atrações realmente te interessam na cidade, pois às vezes somos atraídos de cara pelas pagas, mas será que te atraem mesmo? Por exemplo, todo mundo que vai à Viena entra em uma enxurrada de museus e palácios, mas sequer param e analisam se têm vontade de estar lá. O melhor de Viena para mim foi caminhar à beira do Donaukanal, na região central, e isso me custou zero. Foi demais, um dos momentos memoráveis da viagem. E também nunca economizava nas noitadas, mas procurava selecionar bem as cidades. Praga e Budapeste, pra quem curte sair, são imperdíveis, então fiz isso todas as noites. Viena tem uma noite medíocre, então ficava sempre no bar do hotel e gastava quase nada, deixando essa grana para as cidades com mais potencial.

 

Por fim, seu roteiro está excelente, e seu orçamento está mais do que tranquilo. Eu fiz a viagem toda com 40 euros/dia, mas passei por Paris, Amsterdan, Bélgica, Luxemburgo. Só na Alemanha, Polônia e Europa Central devo ter feito com 35 euros/dia no máximo, então seu planejamento de 57 euros por dia tá ótimo, nem esquenta. Com essa grana vc não passa aperto e ainda pode fazer tudo o que quiser (claro que não inclui restaurante luxuosos e hotéis caros, digo fazer todos os programas que tiver vontade e sair quantas noites quiser), sendo bem provável que sobre grana. Basta se planejar e escolher bem os hostels, dando preferência aos bem localizados (economiza com transporte) e com café-da-manhã incluso.

 

É isso, qualquer coisa grita aí que eu te escuto ::otemo::. Abraço, meu velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Agradeço de novo à atenção e as dicas, João!

 

Então, quanto à Orangeways, dei uma googleada e encontrei umas reclamações, estória de gente que ficou na rodoviária e o ônibus não apareceu... Deu medo, mas cara... São 10 euros! rs... O pior que pode acontecer é o bus não aparecer e eu ter de correr comprar uma passagem de trem...

No fim das contas, ou eu perco 10 euros, ou economizo 60... acho que vale arriscar, né? Depois eu faço um relato da experiência e posto aqui....

 

Na parte financeira, eu tava meio inseguro por ser meu primeiro mochilão no exterior, aí vai batendo todo tipo de medo e tal... Mas analisando mais friamente (e seu post me ajudou muito com isso), acho que é tranquilo mesmo... Coloquei na ponta do lápis e acredito que excluindo Viena e Buda minha economia seria de apenas uns 150 euros! Já pensou vc ir pra europa e deixar de conhecer dois países (três com a eslováquia) por causa de 150 euros? Eu mereceria uma estátua na rua dos Muquiranas por essa né? ::lol4::

 

Agora, mais uma dúvida: Como foi lá quanto à segurança? Eu já ouvi relatos de gente que foi assaltada principalmente em Buda e Praga... Você sentiu algum tipo de insegurança em algum momento? Deu pra andar à noite sozinho lá de boa?

 

Agradeço de novo, velho! Tá ajudando bastante mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Se vc quiser arriscar e pegar essa empresa de ônibus para Budapeste, fica a teu critério. Pelo preço talvez valha a pena mesmo, muito barato.

 

Primeiro mochilão no exterior é normalmente o mais caro, por isso mesmo que achei a quantia de dinheiro boa. Se vc fosse mais experiente diria até que é muito, pois com 45/50 euros vc conseguiria fazer. Como é seu primeiro, 57 por dia está tranquilo. Eliminar Budapeste e Viena seria besteira, duas das cidades mais bonitas da Europa.

 

Quanto à segurança, me senti 100% seguro, em todas as cidades. Em Praga e Budapeste não há exatamente assalto, mas bate-carteira, mas é só ficar ligado e não deixar seus bens totalmente expostos. Carteira sempre no bolso fechado e sempre levando um porta-passaporte na cintura. Fazendo isso vc estará tranquilo, mesmo à noite (caminhava sozinho à noite quase todos os dias e nunca passei por sequer um momento tenso).

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa, tudo bom?

 

Seu relato ta bacana demais, pretendo fazer uma Trip logo logo, que contemplará algumas das cidades que vc passou.. Agora eu queria entender esse AP que vc ficou em Paris, é de amigos seu, ou vc alugou por 20 euros (eu li isso, acho que foi isso mesmo) .. hahaha Como funcionou isso?? ::sos::::sos::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...