Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Beleza, Danilo?

Cara, basicamente é isso. Principalmente a parte das cevas cheias ::otemo::

Mas isso que vc falou é o topo aberto, que usei no PP e deixei pro Gutante e pro AlexandreD aqui do fórum.

É facinho de fazer, como tá no blog do meu amigo Wilson, chefe escoteiro daqui da cidade,

http://tropasenior-ares.blogspot.com/2008/08/fazendo-um-fogareiro-lcool_22.html

 

No topo fechado, de pressão, vc substitui o "canudo" central por algum fechamento. No meu caso, fiz um furo menor, e usei as rebarbas para encaixar uma porca, travada com durepox. Daí é só abastecer, colocar o parafuso e fogo!

Para quem gosta de brincar, vale a visita na página Zen Stoves (http://zenstoves.net/)

Há uma parte com fogões a álcool http://zenstoves.net/Stoves.htm, com vários modelos, dentre os quais os de pressão http://zenstoves.net/BasicPressureBurner.htm

 

A pré-ignição é facinho: use um pires sob a espiriteira e coloque ali uma tampinha de álcool, ou até menos. Toque fogo! Vai aquecer a espiriteira e fazer ferver o combustível dentro dela.. vai pegar fogo sozinho e depois que apagar a pré-ignição, o calor da chama já faz o serviço de ferver o álcool sozinha!

Veja aqui como funciona: http://zenstoves.net/How.htm

Daí vc me diz: Cacius, seu animal, mais uma tralha pra levar: um pires!

Eu resolvi a coisa assim: peguei uma lata de Nescau de 500g (ou outro achocolatado de sua preferência ::hahae:: ) e fiz vários furos, oa primeiroa a um cm de altura da base (para entrada de oxigênio), os outros próximo da borda (para a saída do gás carbônico). Abasteço a espiriteira e coloco dentro da lata. Jogo um tantinho de álcool no fundo da lata e toco fogo. Depois que pega, bota a panela na abertura da lata. Numa tralha leve só, vc tem prato de pré ignição, paravento e suporte de panela! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fernando,

 

Explicando rapidamente: As de baixa pressão não possui tampa.

Exemplificando: Imagine uma lata de milho. Faça furinhos, iguais ao de uma boca de fogão, a 1cm da borda superior. Pronto, você tem uma espiriteira de baixa pressão, isto é, não existe nada "pressurizado".

 

Já as de alta pressão, o alcool dentro da espiriteira sofrerá uma pressão causada pelos gases/temperatura (é por ai né?! :mrgreen: ).

Pegando o mesmo exemplo que eu usei acima. Pegue essa lata de milho e vede toda a boca dela. Só sobrou os furos "do fogão" nas laterais, certo?

(Usando o exemplo do Cacius) - Nessa tampa, faça um furo pequeno, onde você irá fixar uma "porca", por onde a espiriteira será alimentada por alcool. Quando for acende-la, você irá pegar um parafuso e rosquear na porca, deixando os buraquinhos do forgão como único lugar para o vapor de alcool (futuro fogo). Assim, será criado uma pressão dentro da espiriteira, por isso o nome "alta pressão".

 

 

Minha explicação foi bem básica, e creio eu, correta! :mrgreen:

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Mas então, qual a mais econômica, a que utiliza menos álcool e um fogo mais potente por mais tempo?

E se colocar, por exemplo, uma estopa suja de álcool?

Da pra fazer alguma comidinha, com menos álcool ou não vale a pena o peso da estopa a ser carregado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Mas então, qual a mais econômica, a que utiliza menos álcool e um fogo mais potente por mais tempo?

E se colocar, por exemplo, uma estopa suja de álcool?

Da pra fazer alguma comidinha, com menos álcool ou não vale a pena o peso da estopa a ser carregado?

 

syll, usando um antigo ditado do juan manuel fangio, sobre o consumo de gasolina dos carros de corrida: se po cavalo não come, o cavalo não corre.

 

o mundo das espiriteiras é fascinante pela possibilidades.

 

depende da panela o tipo de espiriteira que se quer. se é um panelão de 3 litros, vai ter que ser aquela espiriteira grande estilo roa ou parecida.... vai demorar a esquentar, depois vai fazer um fogaréu, e consumir bastante álcool...

 

quanot menor a espiriteira, mais rápido ela aquece. e tb mais curto é o tempo do fogo, antes de reabastecer.

 

tudo depende do que vc quer cozinhar. eu uso poucos minutos, o cacius usa um tempinho a mais pra cozinhar. usamos espiriteiras de tamanhos diferentes.

 

a questão da esptopa... nos e.u.a. se usa muito a fibra de virdro, pra ajudar a evaporar o álcool. no brasil, é mais quente, essa evaporação se faz mais facilmente.

 

agora, cada modelo tem suas vantagens e desvantagens.

 

dá uma olhada nessas ilustrações desse site, pra ver os modelos:

http://zenstoves.net/Stoves.htm

 

depende do que vc quer cozinhar e qual o tipo de panela que usa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Montamos um espiriteira com latinha de cerveja e depois vamos fazer um teste e postar aqui.

 

A primeira vez que acendemos, usamos alcool isopropilico. Ele tem a chama um pouco mais amarelada (grande quantidade de agua presente). É um tipo de alcool usado pra limpeza de computadores por exemplo. Mais volátil que o alcool etílico normalmente vendido, sendo assim, deve ter um consumo maior.

 

Segundo o ZenStoves, pode deixar o recipiente usado com muita foligem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

salve!

 

paguei 5 reais por uma espiriteira mas é de uma material bem inferior,

acho que é um alumínio bem fino.

utilizei até em chuva fraca e foi tranquilo.

é muito economica, mas depois de 5 dias de uso em chuva e sol

está cheia de ferrugem mas quebrou um baita galho.

grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

morotin, essa é de lata de ferro ou coisa parecida.

 

as de alumínio não enferrujam. e funcionam muuuuuuito melhor, pois o alumínio aquece bem mais rápido.

 

experimente fazer uma de lata de alumínio, e queimar álcool de farmácia ou supermercado. tem que se na graduação 92 gl.

 

java, tenta queimar esse álcool de supermercado. é o bicho! eu prefiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...