Ir para conteúdo
gasparrr

Roteiro Itália, suiça, França

Posts Recomendados

gasparrr    0

Olá pessoal, vou fazer minha primeira viagem para a europa. Estou acostumado a viajar pela a América com minha mulher e não somos um casal com muito "frescuras". Fazemos mochilões pela américa latina e agora vou fazer um roteiro de não muitos dias pela Europa e preciso de alguns toques. Estou falando isso apenas para que as pessoas entendam, pois aparecerão pessoas que não estão acostumados com o ritmo, e irão responder "vai ficar muito corrido, melhor ficar no hotel lendo um livro", e desta forma não estará ajudando. Sei que será corrido, o ponto não é este...e sim, se é possível.

roteiro

1)São Paulo - ROMA, com escala rápida em Madrid. Chegaremos em Roma as 9:05 da manhã e já conto como dia de visitação (ainda não temos definidos os passeios, mas inclui os tradicionais: Coliseu e ruinas do império...tudo que for relacionado a história, meu foco)

Esta parte do roteiro faremos por transporte público, ou se alguem falar que é viavel, pensei em alugar bike e rodar livre pela cidade.

Ficaremos 3 dias em ROMA, 7, 8 e 9 de fevereiro

2) No dia 10 iria alugar um carro e iria passar um dia em pompéia e no final do dia viajar para Firenze e se hospedar lá

3) dia 12 inteiro em firenze com mais uma hospedagem

4) dia 13 pela manhã sai de firenze com o carro e fariamos uma visita rápida a Pisa, com possibilidade de passar por Bologna no sentido Veneza. Em veneza se hospeda

5) dia 14 ficaria inteiro em Veneza e dormiria a noite

6) dia 15 passaria por verona e iria até milão onde iria passar a noite (não temos muito interesse em milão)

7) dia 16 sairiamos bem cedo de milão e iriamos em direção a paris. Pensei em fazer o roteiro pela suiça. Pelos calculos do google maps, eu pensei em sair cedo de Milão e chegar a zurique para a hora do almoço. Iriamos apenas tirar fotos no caminho etc, almoçariamos em zurique e partiriamos para Paris, chegando no final da tarde na cidade luz, onde nos hospedariamos

8 ) ficariamos dias 17, 18, 19 e pegariamos o avião no dia 20 as 11 da manhã. Em paris pretendo o básico também, louvre, versalhes, eiffel etc. No primeiro dia que chegassemos em Paris eu entregaria o carro, e novamente penso em transporte público ou bicicleta.

9) nosso voo chega em Madrid as 13:45 e sai só as 23:00 para são paulo, então pretendemos dar uma volta rápida pela cidade espanhola.

ps: temos dúvida sobre o uso de apenas 3 dias em Paris, pois sabemos que o palacio de versalhes come um dia inteiro...neste caso a possibilidade é a eliminação de milão verona, mas teria que reestruturar tudo...

Obrigado pela colaboração

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
São Paulo - ROMA, com escala rápida em Madrid. Chegaremos em Roma as 9:05 da manhã e já conto como dia de visitação (ainda não temos definidos os passeios, mas inclui os tradicionais: Coliseu e ruinas do império...tudo que for relacionado a história, meu foco)

Esta parte do roteiro faremos por transporte público, ou se alguem falar que é viavel, pensei em alugar bike e rodar livre pela cidade.

Com o tempo um pouco apertado, seria bom alugar uma bicicleta no primeiro dia e fazer um 'geral', depois nos outros dias visite os locais que lhe ache interessante.

No dia 10 iria alugar um carro e iria passar um dia em pompéia e no final do dia viajar para Firenze e se hospedar lá

Lembre-se que de Pompéia a Florença são quase 500km. Serão umas 5h de viagem.

dia 13 pela manhã sai de firenze com o carro e fariamos uma visita rápida a Pisa, com possibilidade de passar por Bologna no sentido Veneza. Em veneza se hospeda

Pisa é bem pequena e em meia hora você vê o que tem de interessante, pois a cidade não é.

dia 16 sairiamos bem cedo de milão e iriamos em direção a paris. Pensei em fazer o roteiro pela suiça. Pelos calculos do google maps, eu pensei em sair cedo de Milão e chegar a zurique para a hora do almoço. Iriamos apenas tirar fotos no caminho etc, almoçariamos em zurique e partiriamos para Paris, chegando no final da tarde na cidade luz, onde nos hospedariamos

Milão até paris, passando por Zurich, são quase 900km de viagem. não sei se você já viajou essa distância de carro, mas em um dia é bem difícil.

ficariamos dias 17, 18, 19 e pegariamos o avião no dia 20 as 11 da manhã. Em paris pretendo o básico também, louvre, versalhes, eiffel etc. No primeiro dia que chegassemos em Paris eu entregaria o carro, e novamente penso em transporte público ou bicicleta.

Com 3 dias, eu pularia Versalhes. Só o básico dentro de Paris vai lhe consumir pelo menos 3 dias, eu ficaria por lá mesmo.

Ande com transporte público por lá, nunca use carro, só dor de cabeça.

ps: temos dúvida sobre o uso de apenas 3 dias em Paris, pois sabemos que o palácio de Versalhes come um dia inteiro...neste caso a possibilidade é a eliminação de milão verona, mas teria que reestruturar tudo...

Não dá pra "eliminar" essas duas cidades porque você estará passando mais tempo viajando do que na cidade nesse dia, seria impossível fazer Verona -> Paris em um dia. A Não ser que você pegue um avião.

Compartilhar este post

Link para o post
gasparrr    0

obrigado Davi. Entao, eu sei que viagens são longas. Mas estou acostumados a viagens de 8 horas... no caso de Milão a Paris passando por Zurique, daria pelo google 940 km...mas seria uma viagem que pensei em transformar em passeio, saindo bem cedo de Milão e ir curtindo a paisagem da suiça...fazendo metade na hora que chegasse em zurique...ai almoçava, dava umas voltas, e depois seguia para chegar no final da tarde em Paris...

Sobre Pisa, coloquei realmente pois pelo que percebi é coisa rápida...só chegar, gastar um tempinho só na torre e me mandar

De Pompéia, pensei tbm na possibilidade de fazer pompéia e em vez de ir para florença, voltar a roma, dormir em roma, e pela manha me mandar para florença, mas perderia um pouco de horas da manhã...

e sobre a bicicleta, pretendia fazer paris e roma de bike (ou transporte publico). Eu só pegaria o carro no dia que tivesse saindo de roma, e entregaria no dia que chegasse em paris

e Versalhes é muito importante para mim...alguma alternativa? abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, alguns detalhes que eu não tinha visto.

Você estará viajando em Fevereiro, é pleno inverno. o final da tarde é 17h e tem um agravante, a Suíça vai estar coberta de neve. Dirigir em pista nevada requer bastante atenção e há detalhes extras que nós não conhecemos de como dirigir em neve. É obrigatório o uso de correntes nos pneus.

Se tivesse no verão, acho que até daria para fazer corrido esse roteiro, mas no inverno eu acho bem complicado, o dia amanhece tarde, será frio o dia todo e escurece cedo. São coisas que gastam bastante da energia de viajar. Não sei se você mudará de ideia mas, seria bom pelo menos tirar uma cidade do roteiro, para não ficar super-apressado. Qualquer imprevisto na sua viagem vai estragar o resto dos dias.

Bom, se Versalhes é importante, então faria a visita, mas você vai gastar o dia todo e perderá um dia de Paris. Já tiraria qualquer ponto turístico interno (museus, igrejas, etc) para poder ver um pouco mais da cidade. Mas daí tem a complicação de ser inverno. Você vai pegar temperatura de 0-5 graus. Nesse tempo, mesmo eu que sou do sul, não aguentaria ficar muito tempo do lado de fora. E de bicicleta só piora, porque fica um vento frio.

Bom, minha opinião é, eliminar Paris, não teria como otimizar, se não deseja tirar nenhuma cidade, acho que não teria o que fazer, seria esse roteiro mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
gasparrr    0

hehehe, eliminar Paris ai quebra as pernas :D

bom, vamos lá...to um pouco acostumado com frio, costumo ir para Nova York e pegar temperaturas a baixo de 0...

Mas, não to acostumado a dirigir nestas condições. No final de fevereiro ainda estará nestas condições tão complicadas?

Compartilhar este post

Link para o post

Na Suíça sim, na França chances de nevar mais para noite.

Você pode tirar Pompéia e Milão/Zurich. Em vez de ir de carro, pegar um avião. O aluguel do carro sairá caro para pegar em Roma e entregar em Paris, dá para pagar uma passagem.

Compartilhar este post

Link para o post
gasparrr    0

Ok, Davi, eu agradeço sua ajuda, mas vou ter que procurar uma outra alternativa...vou te explicar mais detalhes...

sou historiador...meu projeto ao comprar chegando em Roma e voltando por Paris é justamente porque preciso destas cidades. Por isso te disse que fica dificil tirar algo delas... inclusive Pompéia etc... realmente o que menos interessa é milão, mas eu apenas iria fazer o pernoite. A idéia da suiça era justamente de ter uma paisagem e dar um gostinho para uma próxima viagem. Não estou preocupado com o preço do carro, e para ser franco, pelo que cotei, achei até barato...o foco é que com o carro eu teria a liberdade de fazer meu horário e otimizar tempo, podendo inclusive dar uma parada quando ver algo interessante. De tudo que você falou, o que realmente me preocupou foi apenas o dirigir na neve...

Sobre Paris, ve se é viavel...

1 dia para versalhes

2 dias para rodar champs elysee (não vou ficar entrando em lojas nem ficar comprando roupa), arco do triumfo, torre eiffel, louvre (encurtando ele), notre damme e jardim de luxemburgo e talvez pantheon e galeria lafayette

vc já dirigiu na neve? tenso demais?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, então use seu roteiro original, não tem nada "impossível" nele.

Nunca dirigi na neve, mas tenho amigos que sim, um dos problemas é que o pneu desliza fácil, o maior problema é água congelada, que fica pior que sabão.

Passeando só pelo lado de fora, dá pra fazer o seguinte.

Eiffel, Arco, Champ-elysee -> Louvre (o fim da Champ vai dar no Louvre)

No outro dia

Jardim de Luxembourg, Pantheon, Notre Dame, Sacre Couer, e andar um pouco por Paris.

Como você é historiador, recomendaria trocar a entrada no Louvre e visitar o museo do Hopital de Invalidez (Musée de l'Armée). Tem bastante coisas sobre guerras e é onde Napoleão está sepultado. (ele fica entre perto da Champ Elysee e mais ou menos perto do Louvre, entre Eiffel e Louvre)

Compartilhar este post

Link para o post
gasparrr    0

pois é, tinha visto algo sobre este museu, mas não havia me aprofundado...vou analisar bem, parece ser interessante....

então ficaria apenas eu ter uma melhor decisão sobre a questão da suiça de carro....se caso o negócio for tenso demais e tiver muita neve, posso também fazer um roteiro alternativo indo para Paris pelo sul da França, eliminando Suiça...isso no caso de muita neve e eu sentir insegurança

Compartilhar este post

Link para o post
xxxxxxxxxx    0

A primeira coisa que eu cortaria seria Zurique, pois Zurique não fica muito no caminha entre Milão e Paris, é um grande desvio. Alem disto Zurique nem é um dos locais mais interessantes da Suíça para se visitar, é basicamente uma cidade grande, sem grandes atrativos turísticos.

Alugar um carro em Roma e devolver em Paris também vai lhe custar bem, caro, no mínimo uns 700 Euros, isto sem contar com pneus e correntes para neve, que são obrigatórias, e que vão lhe custar mais uns 200 Euros, isto sem falar em uns 300 euros de gasolina, pedágios e estacionamentos. Eu acho que comprando com antecedência, você consegue comprar passagens de trem/avião para 2 pessoas, por menos da metade do valor que gastaria com o carro.

Compartilhar este post

Link para o post
gasparrr    0

Adriano, acho que você não entendeu direito a idéia do carro...

Primeiro que o carro não esta chegando nem perto destes valores que você está levantando. Cotei em vários lugares e o carro esta chegando no máximo a 1000 reais (e achei bem mais barato que isso). Além disso, o foco não é ir em ZURIQUE...o foco é passar pela suiça. Não sou do viajante que apenas gosta de pipocar de cidade conhecida para cidade conhecida. Eu gosto da estrada...gosto de ver paisagem, parar ao ver uma cidadezinha pequena etc... por isso o carro. A diferença de carro indo pelo sul da frança e ir por zurique é de aproximadamente duas horas. E zurique seria apenas a parada para almoçar. entende?

Compartilhar este post

Link para o post

Adriano, nao sabia desta obrigatoriedade de uso de correntes, nunca dirigi na Suiça, vale em todas as estradas...? Sera que as principais não são mantidas limpas de neve...?

Gasparrr, se vc não tem interesse em Milão, que tal evitar milao e seguir adiante, dai vc diminui essa distancia de 900km do dia seguinte, sobrando mais tempo para ver as paisagens, parar nas cidadezinhas... Alias sugiro almoçar num lugarzinho pequeno, ao invés de perder tempo em Zurique ( cidade bem sem graça mesmo).

Compartilhar este post

Link para o post
xxxxxxxxxx    0

Quando você vai cruzar os Alpes entre os meses de Outubro e Abril, é obrigatório que você tenha pneus de neve, e correntes junto com você no carro, não necessariamente precisa estar usando as correntes, mas tem que estar com elas no porta-malas para caso precise.

Apesar das principais estradas geralmente serem mantidas limpas de neve, pode acontecer de que entre uma limpeza e outra, acabe acumulando neve, ou o que é muito pior, acabe formando "black ice", que é quando a neve derrete e congela novamente rapidamente, e quando isto acontece, você está "f....", é impossível dirigir, só mesmo com correntes de neve, e mesmo assim em velocidade bem baixa...

Gaspar, não sei como e onde você está pesquisando para achar este preços, mas ao locar um carro em um país e devolver em outro, as locadoras cobram uma "Taxa de Retorno", que é taxa para retornar o carro para a cidade de origem, e a taxa de retorno de Paris a Roma, é em torno de EUR 350 em todas as locadoras que eu dei uma olhada rápida agora(Hertz, Europcar, Avis e Sixt), aí soma as taxas, e impostos de circulação, seguro,etc com o valor da locação, e facilmente até passa deste valor que eu comentei.

Compartilhar este post

Link para o post
gasparrr    0

Adriano acabei de cotar um polo pela auto europe com seguro incluso. A empresa esta alugando pela europcar. Inclui todos os seguros do dia 10 a 17. O valor está ficando em 700 REAIS. O unico porém é que eles irão informar a taxa extra por devolver em outro lugar, mas se eu discordar posso cancelar totalmente. Estas empresas low cost que fazem a consolidação de outras marcas é muito comum nos EUA... vale a pena pesquisar...

Compartilhar este post

Link para o post
[..]O unico porém é que eles irão informar a taxa extra por devolver em outro lugar, mas se eu discordar posso cancelar totalmente.[...]

Então, essa é taxa que o Adriano lhe está falando que é acima de 400 euros. Você pode cancelar, daí eles cancelam seu aluguel. Lembre-se que Europa não é EUA, eles possuem uma visão diferente de negócios. Na Europa não existe desconto nem deixar de pagar uma taxa para tentar ganhar cliente, é sim, sim, não, não.

Compartilhar este post

Link para o post
gasparrr    0

sim Davi, mas mesmo sendo 400 vale a pena cara...mas beleza, tenho visões de viagem diferente... não vou pegar avião ou trem, isso não esta em questão. a questão é possibilidade tempo distancia, só isso. O que esta mais em questão seria suiça...ai tenho que colocar os prós e contras... vou ouvir outras pessoas para tentar pautar. muito obrigado

atualizando: consegui pela Hertz um punto com tudo incluso por 700 euros total

Compartilhar este post

Link para o post
xxxxxxxxxx    0

Gaspar, entendo o seu ponto de vista, mas como você pediu uma opinião, a gente só está colocando o nosso ponto de vista...

Quando você pede por uma opinião num fórum público sobre um roteiro que para a grande maioria das pessoas parece totalmente insano e sem sentido, você tem que estar ciente de que receberá várias críticas e que praticamente ninguém vai concordar com você e apoiar a sua ideia de roteiro.

Mas como a gente sempre repete aqui no fórum, a viagem é sua, você tem que decidir o que é melhor para você, se para você o roteiro parece viável e interessante, tudo bem, sem problemas, siga o seu planejamento e tente aproveitar bem a viagem.

O que a gente faz é só alertar você sobre alguns itens e situações, que pode ser que você já tenha avaliado ou não, antes decidir pelo roteiro, e aí você avalia se algumas das dicas/sugestões que a gente deu são úteis ou não para você.

Eu não tenho nada contra longas viagens de carro, até acho interessante e faço de vez em quando, mas só acho que fazer uma maratona de 9 horas, de carro num único dia, praticamente sem parar, sinceramente não valem a pena. Com somente 1 dia para ir da Itália até Paris, mal dará tempo de você chegar em Paris, muito menos parar nas cidadezinhas pelo caminho, lembre-se que será inverno, com dias bem curtos...

Se você faz questão de ir de carro, minha sugestão seria fazer este deslocamento aos poucos, em uns 3 ou 4 dias, num dia você sai cedo da Itália até algum lugar na Suíça(Mont Blanc, Genebra, Berna, Lucerna que eu acho bem mais interessante que Zurich, etc...), passa o resto do dia lá. No dia seguinte seguinte siga para algum lugar na França(Dijon, Lyon, Beaune, Colmar, etc..) passa o resto do dia lá, e por fim segue para Paris no outro dia. Acho que assim seria bem mais proveitoso e bem menos cansativo do que encarrar 9 horas de carro só com um rápida parada para almoço. Assim se você vir alguma cidadezinha interessante pelo caminho, terá tempo para parar, tirar umas fotos, tomar um café, relaxar um pouco, etc... Já num único dia, fazer estas coisas está fora de cogitação, você vai passar o tempo todo nas auto-estradas, prestando atenção ao tráfego pesado, e sem ter condições de ver praticamente nada interessante pelo caminho.

Uma sugestão que eu teria seria só pegar o carro no momento que for sair da Itália, em Veneza ou Verona, pois no restante do seu roteiro pela Itália, o carro vai mais atrapalhar do que ajudar, pois o transito em Roma e Nápoles é um inferno, você perde muito tempo no transito, em Veneza o carro simplesmente não entra, você tem que deixa-lo num estacionamento longe da cidade, e pagar uma diária cara para deixar o carro parrado lá no estacionamento. Seria mais interessante fazer esta parte de trem, e pegar o carro quando for a França...

Mas como eu falei, é uma sugestão, faça o que você achar melhor para você...

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo 100% com vc Adriano (coisa bem rara de acontecer! ::cool:::'> )

E valeu sobre as infos sobre dirigir na Suiça. Infelizmente já tive um encontro com black ice ( uns anos atrás pedalando em janeiro, não percebi o black ice, escorreguei, caí e quebrrei o braço, fiquei 3 meses longe da bici).

Compartilhar este post

Link para o post
gasparrr    0

Sabe o que é Adriano, é que se eu fosse desistir cada vez que alguem falasse que o roteiro é inviável, eu não teria feito metade das viagens que fiz de mochilão na america. Eu fui bem claro no início do meu tópico. Não sou inocente quanto a achar que eu estarei saltitando pelas ruelas das cidades com tempo de sobra. Me entende? Achei super útil seu toque sobre a neve na suiça, isso esta martelando na minha cabeça. Mas primeiro você me falou que ficaria carissimo o carro, e isso é relativo e eu mostrei um valor bem mais baixo...Depois falou que é cansativo 9 horas, sendo que eu fazia 8 horas de carro na br040 (uma bosta) 3 vezes por semana até pouco tempo atrás, entende? Ai você falou que era para eu pegar o carro só quando sair da itália (e ainda falou de transito em roma, sendo que eu pegaria na saida de roma, e nem penso em chegar perto de napoles)...mas nesta situação, eu perderia a possibilidade de fazer meus próprios horários, teria que arranjar transporte para pompeia e retorno (e não no meu horário), depois para firenze, a viagem rápida para pisa já não seria mais rápida, ai transporte para veneza, depois verona...olha o tanto que se complica as coisas? Quando se ajuda, é muito importante que se faça as críticas, mas também tem que se entender a proposta da outra pessoa...agradeço demais sua ajuda, vc coloca um lado extremo do lado contrário ao que penso, mas serve para tirar parametros e talvez chegar ao meio termo, mas meu principio de viagem é mais independente, por isso não perguntei se compensava, e sim se era POSSIVEL, e pedi orientações para o meu corre...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora