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Eu e meu namorado viajamos durante 21 dias, em março, para: La Paz, Copacabana, Puno, Cusco, Machu Picchu, Arequipa, Arica, São Pedro de Atacama, deserto de Uyuni, Potosí e La Paz.

 

De avião, fizemos Rio/La Paz/Rio. O resto foi feito de ônibus. Gastei cerca de US$ 1.600 na viagem toda, incluindo o aéreo.

 

Tive uma série de problemas, mas consegui superar todos.

 

Fomos a Copacabana e ficamos na simpática pousada La Cúpula. O dono é um alemão, o Martín. Custa cerca de US$ 8 dólares por pessoa, com chuveiro privado, água quente e uma bela vísta para o lago Titicaca.

 

Pegamos um ônibus rumo a Cusco (PER), que pára em Puno para que as pessoas possam ir até as ilhas flutuantes. O ônibus sai ás 13h de Copacabana e sai de Puno por volta das 20h. A chegada a Cusco é de madrugada.

 

Em Cusco, fiquei no hotel Los Portales. Um pouco caro (US$ 30 o casal), mas vale muito a pena. Conhecemos todos os vales sagrados. Detalhe: a feira artesanal de Pisac é o melhor lugar para compras. Só funciona às quintas e domingos. Em Cusco, é preciso comprar o boleto turístico, que custa 70 soles.

 

Roubaram minha carteira dentro do ônibus de Cusco para Arequipa. Identidade, carteira de motorista, cartão de crédito (fiquei sem dinheiro...), entre outros documentos...

E o pior é que, para esta viagem de dez horas, nós tínhamos comprado passagem CAMA. Quando chegamos à rodoviaria, vimos que era semi-cama. Ou seja: compramos gato por lebre.

 

Liguei pra agência e briguei muito com o vendedor, mas de nada adiantou, pois o ônibus ia partir em 20 minutos.

 

Depois fomos pro Atacama (via Tacna e Arica, de onde o ônibus sai ás 22h para o Atacama), um lugar maravilhoso. Os chilenos são o máximo...que diferença!

 

A Cosmo Andino é a melhor empresa para fazer passeios. Lá, fiquei na pousada La Ruca. A dona é a Vera, uma "senhora" muito simpática.

 

De lá fomos pro deserto de Uyuni, naquela viagem de três dias. Os lugares são MARAVILHOSOS, mas tem que ser muito GUERREIRO pra enfrentar os perrengues. A empresa Colque Tour é perigosa. No último dia tivemos de esperar SEIS horas para o carro vir nos buscar e depois este mesmo carro quebrou DUAS vezes no deserto. Além disso, os alojamentos não tinham água corrente. É NECESSÁRIO levar muita água mineral.

 

Fui ao escritório da empresa. Discuti, discuti, discuti, até que peguei US$ 15 de volta (dos 65 que tínhamos pago por pessoa) e me mandei pra Potosi no PIOR ÔNIBUS DO UNIVERSO, numa viagem de nove horas.

Meu namorado foi no corredor e eu ao lado do motorista. o ônibus andava a 30 km/h e toda hora tinha que parar para que os pneus fossem checados.

 

Em Potosí há um passeio legal pelas minas. A empresa Altiplanos é boa.

 

Enfim...apesar de todos os perrengues, valeu muito a pena.

 

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Usuários Mais Ativos no Tópico

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Ola Gabriele,

 

Vi o seu relato de viagem para a Bolivia, Chile e Peru com o seu namorado e fiquei muito interessado. Pretendo realizar a mesma viagem com minha namorada e estou com sérias duvidas, vc poderia me ajudar?

 

O valor que vc gastou, USD 1.600 é por pessoa ou somente casal? Vc saberia estimar o valor gasto por pessoa sem a passagem aérea ? (Eu já tenho as passagens pelo programa de Spamgens).

 

Qual o tempo que vc ficou em cada cidade?

 

Estava programando uma viagem que começaria em Lima, somente para ver as linhas de Nazca, porém to achando que vai ficar muito extensa e cansativa, ainda mais se considerar que só terei umas 3 semanas...

 

Gostaria muito de contar com sua ajuda, pois tenho que tirar as passagens neste mês, senão eu acabo perdendo-as..

 

Grande abraço !

 

Magno

  • Membros
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Esse gasto de US$ 1.600 é por pessoa, incluindo aéreo, transporte terrestre, hotel (com chuveiro privado e água quente), alimentação e os presentinhos (artesanato).

 

Sem o aéreo dá cerca de US$ 1000.

 

Eu também queria ir a Lima, mas seria muito contra-mão. Acabou que a gente fez um roteiro "em círculo", pois fomos e voltamos por La Paz, de avião.

 

La Paz - 1 dia

Copacabana - 1 dia

Puno - uma tarde

Cusco - 6 dias

Arequipa - 1 dia

Arica - uma tarde

Atacama - 3 dias

Uyuni - 3 dias

Potosí - 2 dias

La Paz - 2 dias

 

Se quiser, posso te mandar por e-mail o roteiro completo, com os horários de ônibus, preço de hotéis em que ficamos, etc...

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A comida é realmente muito diferente. Meu namorado emagreceu quatro quilos e eu dois. Até porque é preciso caminhar muito nos passeios e muitas vezes só dá tempo de almoçar à noite.

 

Para suportar a altitude, eu comprei umas pastilhas que são vendidas em farmácia. Mas até o último dia da viagem eu sentia muito cansaço.

 

Fazia frio em muitos lugares, mas às vezes também fazia calor. Eu costumava andar de calça ou bermuda e camiseta com um casacão sempre na mão. id="Verdana">id="size2">

  • 2 semanas depois...
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FAAAAAAAAAAALA GABI!!!

 

Legal o relato, realmente a Bolívia é um país onde você não pode duvidar de nada, afinal lá TUDO PODE ACONTECER!

 

Em 2004 fiz o tour de San Pedro a Uyuni, porém, ao contrário do que vcs fizeram, não segui pela Bolívia, mas voltei pra San Pedro pq ir entrar na Argentina via Salta. Ou seja, ao invés de fazer o tour em 2 noites, fiz em três. Péssima decisão.

 

Depois de visitar o Salar e chegar em Uyuni, fui informado que pela simpática boliviana da agência que a volta não seria no mesmo jipe que vim, mas em um outro. Depois de esperar cerca de 4h (acho que nenhum motorista queria voltar naquele dia), vi o outro jipe chegando, uma carcaça que mau andava. O pior: o motor do carro jogava fuligem pra dentro, deixando o ar lá dentro absolutamente irrespirável. Seriam mais de 12h respirando aquela porra, com a cara toda negra de fuligem.

 

Na saída de Uyuni, a estrada estava bloqueada. Aparentemente mais um dos infindáveis protestos políticos da região. Que nada: era um ônibus de passageiros que estava enguiçado, uma peça da roda havia quebrado. Todos os passageiros sentaram no meio da estrada para forçar o primeiro carro (o meu!) a parar. Primeiro, queriam que o jipe voltasse levando as crianças para Uyuni. Diante da negativa do motorista (que dizia para o povo revoltado que eu era o motivo para não voltar!), começaram a negociar peças do jipe (!!). Primeiro tentaram a roda. Depois, o step. Ao final, o cara teve que dar uma peça do carro pra deixar a gente passar.

 

Após sete horas, quase intoxicado, paramos no lugar onde descansaríamos. Um pueblito no meio do nada, sem luz, banheiro, água, nada enfim. Dormimos cerca de 3h, acordamos ainda de madrugada, o jipe já cheio de caroneiros e eu não tinha nem entrado. Um frio desgraçado, o vidro do carro quebrado. Perto das 9h da manhã, perto do posto que controla os tickets do pagamento das visitas a região, acabou o combustível. Sorte que os caras levam galões com combustível por cima do jipe. E o azar: o cara esqueceu a mangueirinha pra puxar o líquido pra dentro do jipe... Andamos uns 5km até o posto de controle pra pegar a maldita mangueira.

 

Mas é ou não é um país INCRÍVEL?!?!?!?!?

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
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Pois eh galera, cada um tem uma visão da trip...esses perregues que a Gabriele passou, acontecem muito na Bolivia, quando fui pra lá já sabia de tudo isso e a melhor coisa a fazer e curtir a viagem, sem estressar principalmente com o transporte..pra ter uma idéia, fiz Potosi/Uyuni (que são cerca de 200km) em 8 horas! e estava um frio de lascar! Eu mantenho o bom humor, porque depois acaba sendo cômico quando relatamos pra galera.

  • 2 semanas depois...

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