Ir para conteúdo
figueiredow

Europa (40 dias) - Portugal, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Itália - Março/Abril de 2015

Posts Recomendados

Dia 14/03 - Cuiabá/Lisboa (chegada)

Lisboa

Lisboa

Lisboa

Lisboa/Madrid (trem)

Madrid

Madrid

Madrid

Madrid/Barcelona (trem)

Barcelona

Barcelona

Barcelona

Barcelona/Paris (trem)

Paris

Paris

Paris

Paris

Paris

Paris (bate-volte até Bruxelas – Bélgica)

Paris/Londres (trem)

Londres

Londres

Londres

Londres

Londres

Londres/Veneza (avião)

Veneza

Veneza/Florença (trem)

Florença

Florença (bate-volta até Pisa)

Florença/Roma (trem)

Roma (Vaticano)

Roma

Roma

Roma

Roma

Dia 19/04 - Roma/Cuiabá

 

Bom dia galera, pretendo realizar meu primeiro mochilão à Europa entre os meses de março e abril de 2015.

Gostaria da ajuda dos colegas com relação a algumas dúvidas:

1 - A quantidade de dias nos locais está adequada? Proporcionaria uma visita razoável a cada cidade sem tanta correria?

2 - Meu roteiro não está fechado ainda e eu tenho mais 2 dias de disponibilidade. Porém, gostaria de utilizá-los fazendo 02 bate-volta. Quais seriam as sugestões diante das cidades em que montei base?

3 - A temperatura nessa época favorece às caminhadas (sem muito calor)?

4 - Descontando os custos das passagens aéreas, hospedagem e transporte entre as cidades que irei pagar antecipadamente, além dos cards (turismo e transporte) que tô considerando como custo fixo, o valor de 60,00 euros/dia para alimentação e outros gastos supérfluos seria adequado, considerando que não sou muito fã de baladas, mas gosto de jantar fora à noite?

5 - Pretendo levar 70% do dinheiro em TVM e o restante em espécie. Devo levar somente euros ou dividir entre libras e dólar também?

6 - Não sou fluente na língua inglesa, mas consigo ler razoavelmente bem. Terei tanta dificuldade para me locomover através de metrô ou ônibus?

7 - Não gostaria de levar mala de rodinha para facilitar minha locomoção. Pretendo levar uma bolsa de mão (https://www.youtube.com/watch?v=YjkN5LLVj6c) e uma mochila de ataque e utilizar o serviço de lavanderia umas 2 vezes durante a viagem. O custo de lavanderias é muito alto?

8 - Estarei indo sozinho nessa aventura. Se tiver alguém que deseje compartilhar a coragem podemos trocar informações.

 

A princípio são as minhas maiores dúvidas. Espero que os colegas possam me ajudar na realização desse projeto com as informações necessárias.

Um abraço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou pra alguns destes lugares no próximo mês, portanto minha opinião é baseada em pesquisas!

 

Tem muita opção de bate-e-volta de Madri... Segóvia, Toledo, Ávila, enfim... até Cordoba se for de AVE. Dê uma olhada na internet se as cidades te interessam, são todas históricas, mediavais, coisas que eu acho muito legais!

 

De Barcelona tem Figueres, se vc gostar de Dali... e tem Monserrat, que tem uma paisagem muito diferente, dê uma olhada tb!

 

Acho que no dia que vc for a Pisa tb dá pra visitar a cidade de Luca... e de Londres tb tem vários bate-e-volta, mas vc já tá com tempo corrido lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, Figueiredo!

Das cidades que você vai visitar, já fui a quase todas, com exceção de Lisboa, Veneza e Florença (esta última vou conhecer próximo mês).

Acredito que a quantidade de dias esteja razoável para cada lugar sim. Os dois dias que você tem sobrando, acho que seria bom colocar mais um em Florença e o outro em Paris, Londres ou Roma, com certeza tem bastante coisa nessas cidades pra você fazer e tempo nunca é demais.

A temperatura em março e abril é bem agradável sim, dá pra caminhar tranquilo.

Olha, acerca dos cards de turismo e transporte, estude bem o que quer visitar, pois, às vezes, não compensam.

60,00 euros para comer é mais que suficiente! Tem comidas boas e baratas por todos os lugares. Reserve um pouco mais para Paris e Londres, pois são um pouco mais caras que as demais.

O VTM é uma ótima opção, mas você já viu quanto estão cobrando de IOF? Eu me recusei a pagar, rsrs! Infelizmente, estou levando tudo em espécie.

Se você for mesmo levar o VTM, carregue tudo em euro e, caso precise, saque em moeda local em Londres ou use como cartão de débito (pelo que eu lembre, a conversão é feita automaticamente).

Nunca utilizei lavanderia, sempre lavei no banheiro mesmo, rsrs. Leve roupas leves, que sequem rápido. Lava a noite e já tá seca pela manhã.

Eu sou super a favor das malas de rodinha, acho muito mais prático que bagagem de mão. Imagine ter que tirar foto, procurar passaporte, tirar dinheiro do bolso, segurar compras com as mãos já ocupadas? Fica um pouco complicado. Viajei sozinha, minha mala tinha aproximadamente 16kg (20 dias de viagem, utilizei transporte público para todos os lados, só utilizei táxi uma vez - de madrugada - e não tive dificuldades com escadas ou escadas rolantes). Mas, cabe a você ver o que é mais prático.

Londres e Paris tem um enorme sistema de transporte público, mas utilizando um mapinha você se acha fácil. No primeiro dia é complicado, mas depois é fácil acostumar. As demais cidades, é moleza! Sempre ande com seu mapa e tudo dará certo. Qualquer imprevisto, comunique-se com os locais, na maioria das vezes, eles vão te ajudar com boa vontade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Juliana, não havia pensado ainda em Montserrat. O local faz meu perfil. Pensei também em Aranjuez, saindo de Madrid.

Luca já estou incluindo na minha passagem por Pisa.

 

Obrigado pela dicas Isabela, o meu problema com mala de rodinha é só a dificuldade de carregar mesmo. Essa mala de mão que vi talvez facilitasse pra mim nos dias de trânsito entre as cidades, visto que nos demais dias só usarei e mochila de ataque mesmo.

Vou verificar essa questão do IOF pra ver se topo arcar com esse custo.

Quanto aos dias nas cidades fiz de acordo com o que quero visitar. Tem os bate-volta saindo de Florença na região de Siena e Verona, mas sozinho tenho receio de se tornarem um pouco enfadonhos.

Quanto à hospedagem ainda estou por decidir entre hostels (acomodação individual) ou hotéis. Tô pensando muito sobre isto em função da parcela que representa no custo da viagem.

Sou mais reservado, por isso ainda prefiro as acomodações individuais.

De qualquer forma obrigado pelas dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguns hostels oferecem quartos individuais, um pouco mais baratos que alguns hotéis e com a vantagem de trocar ideia com o pessoal nas salas comunitárias e cozinha.

Quando viajo sozinha, costumo ficar tanto em albergues com quarto compartilhado, quanto em hotéis. Geralmente, 70% albergues com uns hotéis no meio da viagem só pra descansar. Nem sempre a gente tem saco de dividir quarto ou banheiro, né?

Então, estude essa opção. Escolha alguns hotéis e coloque alguns albergues nas cidades onde você não conhece tanto ou acha que terá mais dificuldade com o idioma ou quando quiser companhia mesmo. 37 dias sozinho é barra! hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal tenho uma dúvida quanto às empresas aéreas low cost no que se refere à bagagem. Em regra está liberado levar apenas 01 bagagem de tamanho limitado dentro do avião. Gostaria de saber se é possível levar a mala (bagageiro do compartimento superior) e uma mochila de costa destas escolares (que posso colocar abaixo da poltrona) ou se teria que pagar separado para levar essa mochila?

Desde já agradeço aos colaboradores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pode 1 mesmo. E pequena, mas com o peso que quiseres. Falo pela easyjet, que já voei, as outras não sei como funcionam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pode levar uma mochila mesmo.

 

Algumas low-cost até aceitam um segundo item, mas tem que ser bem pequeno, tipo uma maleta de notebook que caiba embaixo do assento(eu falei uma maleta, e não uma daquelas mochilas enormes que o pessoal usa atualmente...), mas não são todas que aceitam este segundo item gratuito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Adriano e Isabela pelas informações.

Fechei finalmente meu roteiro e ficou assim:

 

Dia 14/03 - Cuiabá/Lisboa (chegada às 17:00h)

Lisboa

Lisboa

Lisboa

Lisboa/Madrid (avião)

Madrid

Madrid

Madrid

Madrid/Barcelona (trem)

Barcelona

Barcelona

Barcelona

Barcelona/Paris (trem)

Paris

Paris

Paris

Paris

Paris

Paris (bate-volte até Bruxelas de trem)

Paris/Londres (trem)

Londres

Londres

Londres

Londres

Londres

Londres/Berlim (avião)

Berlim

Berlim

Berlim

Berlim/Veneza (avião)

Veneza

Veneza/Florença (trem)

Florença

Florença (bate-volta até Pisa)

Florença/Roma (trem)

Roma (Vaticano)

Roma

Roma

Roma

22/04 - Roma/Cuiabá (22:00h)

 

Adquiri todos as passagens pelos sites das companhias aéreas e de trem.

Quanto aos vôos entre os países optei por pagar um pouco mais e ter direito a levar uma bagagem de mão (até 7kg) e uma mala (até 23kg). Acho que tudo que pretendo levar e trazer não deve ultrapassar esse volume.

Todos os traslados entre cidades ocorrerão no período da manhã, a partir das 09:00h, com chegada até as 16:00h.

A hospedagem ainda estão fechando, mas estou intercalando hostels e hotéis.

 

Tenho ainda algumas dúvidas:

a) proporção de valores em dinheiro/vtm. Pensei em 70% e 30% respectivamente.

b) existe algum campo de concentração próximo a Berlim que os colegas possam me indicar para visitação?

c) quanto ao frio nessa época, li que na maioria dos lugares varia entre 5º e 15º. Que quantidade de roupas levar? É viável a aquisição de roupas de frio na Europa?

 

Em breve estarei finalizando o roteiro com os pontos a serem visitados e tirando mais dúvidas com os colegas.

 

Um abraço e desde já agradeço a colaboração de todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

30% dinheiro e 70% vtm seria melhor. Ou 40-60.

Tem campo perto de Berlim sim, chama Dachau. Mas nao sei a distancia.

Eu trouxe 15kg na minha mala. Apenas um casaco para inverno, que veio na mão. Vou passar 23 dias.

Comprei mais um casaco e paguei 30 euros, pois está tudo em liquidação agora.

 

Edit: não aconselho a trazer mais de 18-20kg, pois fica chato carregar esse peso todo. Considere hostels/hotéis que tenham lavanderia, ou lave as peças-chave (segunda pele, cuecas, meias) no chuveiro e coloquei para secar perto dos aquecedores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a) Só por que você vai estar na Europa, não quer dizer que não existam batedores de carteira, na verdade batedores de carteira são um problema bem frequente em Paris, Roma e Barcelona, qualquer descuido no metrô ou locais muito movimentados e você perde a carteira... Nas outras cidades o problema não é tão grave, mas também não dá par ficar de bobeira... Então por que correr o risco de perder todo o seu dinheiro? Leve a maior parte VTM mesmo, é bem mais seguro. E num orçamento de R$ 10.000, e economia real levando tudo em espécie não passa de 2 ou 3%(R$ 200 a R$ 300) , pois moeda em espécie é mais cara do que no VTM.

 

b) Tem o campo de Sachsenhausen, a uns 30 a 40 minutos de trem do centro de Berlin, Dachau fica em Munique...

 

c) eu levaria ao menos 1 casaco pesado de inverno daqui, pois vai estar bem frio quando você desembarcar, se estiver muito frio, eu compraria mais lá, vai ser mais barato do que comprar em Cuiabá, isto se você achar algo barato em Cuiabá... Alem é claro de goro, cachecol, luvas, meias mais grosas, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa questão dos batedores de carteira é verídica, em Paris em todos os locais (até mesmo dentro do elevador da torre eiffel) que visitava me avisavam "attention aux pickpockets", eu acho que a polícia francesa não consegue controlar muito bem é a forma de "proteger" os turistas é avisando.Portanto, tome cuidado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@figueiredow, também estou indo p Espanha em Abril!

Gostaria de saber se conseguiu comprar a passagem de Madri p Barcelona? Pq eu não consigo visualizar os horários de disponibilidade pela empresa Renfe. =/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bibivasco, é pq elas só ficam disponíveis com exatos 90 dias de antecedência.

Para ter ideia de preço, cote a mais longe possível a partir de agora. Eu paguei, com 90 dias de antecedência, 40 euros num horário bom, mas tem por até 28 euros em horários ruins. Não deixe pra comprar na hora que o preço é 3x maior, ou mais. Faça a simulação pra amanhã que vc vê!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
@figueiredow, também estou indo p Espanha em Abril!

Gostaria de saber se conseguiu comprar a passagem de Madri p Barcelona? Pq eu não consigo visualizar os horários de disponibilidade pela empresa Renfe. =/

 

Olá bibivasco, consegui comprar diretamente pelo site da Renfe. Paguei 26,50 euros, com saída às 08:55h da manhã do dia 22/03. Comprei ainda em dez/14.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Descobri o problema de não conseguir visualizar as datas, é que tinha colocado a estação errada! ::putz::

 

Olá bibivasco, consegui comprar diretamente pelo site da Renfe. Paguei 26,50 euros, com saída às 08:55h da manhã do dia 22/03. Comprei ainda em dez/14.

Olá figueiredow, preço esta muito bom! Você se deu BEM!

 

Juliana Champi, obrigada pela dica. Como você sugeriu, fiz simulação com 3 datas diferentes e percebi que os preços variam muito... e fiquei doida! encaminho as imagens para entender o pq...

 

1 - 26/03 (minha viagem) - Barato porém viagem longa:

 

26_03_2015.jpg.47394b7c288ad828d959b69d2bd365ef.jpg

 

 

2 - 28/01 (daqui a 15 dias) - Opções de horários:

 

28_01_2015.jpg.dc3fb5d827dbb2af3db73ba9a081c6df.jpg

 

 

3 - 18/01 (menos de uma semana) e ainda ganha um desconto!

 

18_01.2015_02.jpg.9c1cb74c65f530835cb838ffefb1a543.jpg

18_01.2015_01.jpg.b48ba2b1788b9edce298f94b747b0585.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Renfe mudou recentemente as regras de compra de passagens antecipadas, agora é possível compras as passagens com no máximo 60 dias de antecedência, antes dava para comprar muito antes. Hoje, provavelmente devido a algum erro no site, só estão aparecendo alguns poucos horários de trens "paradores" para mais de 60 dias de antecedência, acho que nem vão mais aparecer daqui a uns dias...

 

Ou seja, as passagens para 26/03 ainda não aparecem no sistema, hoje só aparecem os trens até 18/03, então tem que esperar mais uns dias até aparecerem os trens diretos para o seu dia.

 

Outro detalhe, pelo que sei, brasileiros não tem direito a estes descontos ai do print não... Pelo que lembro, estes descontos são para espanhóis participantes de programas sociais do governo espanhol...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

 

Tendo em vista minha chegada em Madrid prevista para as 13:30h gostaria de saber se é possível visitar esses locais no restante do dia.

Ficarei hospedado a 500m do Palácio Real de Madrid e pretendo fazer o percurso a pé.

 

- Palácio Real

- Catedral de Almudena

- Jardins de Sabatine

- Plaza de Espana

- Mercado São Miguel

 

Se conseguir fazer esse percurso consigo ganhar 1 dia para fazer um bate-volta a Toledo.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×