Membros Miquéias Marques Postado Janeiro 9, 2015 Membros Postado Janeiro 9, 2015 Olá, estou montando meu roteiro pra um mochilão que vou fazer em maio e to com essa dúvida: qual cidade vale mais a pena? Lisboa ou Berlim? Sei que depende do gosto pessoal e tal, mas gostaria da opinião de outras pessoas! Obrigado! Citar
Colaboradores filipelyrio Postado Janeiro 10, 2015 Colaboradores Postado Janeiro 10, 2015 Não conheço Berlim, mas me parece uma cidade bastante interessante, com muita cultura e tal, além dos fatos históricos. Portanto, na minha opinião, se for uma pessoa mais urbana, cosmopolita e "moderna" vá à Berlim, já se gosta de uma cidade mais histórica, "contemplativa" e com boa culinária vá à Lisboa. Berlim é uma cidade mais completa que vai te deixar bastante ocupado pelo que tenho lido, já Lisboa é menor e se tiver vontade de conhecer cidades próximas é ótimo. Mas eu particularmente adoro Lisboa, e toda vez que vou à Europa faço questão de ficar alguns dias por lá. Citar
Membros Marcos H. O. Souza Postado Janeiro 10, 2015 Membros Postado Janeiro 10, 2015 Conheço as duas cidades e, na minha opinião, não tenho dúvidas: Berlim, uma das cidades mais sensacionais em que já estive! Já Lisboa me decepcionou muito (até escrevi sobre isso num tópico intitulado "Qual destino de viagem foi a sua maior decepção e por quê?"). Mas, tem pessoas que acham justamente o contrário; a dica do Felipe é bem pertinente: Berlim é agito, e Lisboa é mais contemplativa. Histórias para contar ambas as cidades possuem (se vc se interessa em história do Brasil, Lisboa vem a calhar; se temas da Segunda Guerra Mundial e do período da Guerra Fria fazem sua cabeça, a pedida é Berlim). Citar
Membros Miquéias Marques Postado Janeiro 14, 2015 Autor Membros Postado Janeiro 14, 2015 Muuuuito obrigado a todos pelas respostas! Ajudaram bastante! Berlim entrou no roteiro! Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Janeiro 14, 2015 Colaboradores Postado Janeiro 14, 2015 Gostei muito de ambas, então ao invés de tentar convencer sobre ir a uma ou outra, vou te dar um panorama de cada pra que vc decida por conta própria. Lisboa é uma cidade muito antiga, com um belo rio e uma paisagem que chega a lembrar as paisagens de cidades históricas litorâneas brasileiras. A culinária é muito boa e o clima agradável. A população é bastante aberta e há muitas opções de coisas pra se fazer tanto de dia quanto de noite. Gostei muito mesmo de Lisboa, me surpreendeu muito. Berlim é uma cidade cosmopolita e histórica. Não possui tantos atrativos turísticos como Paris ou Londres, mas é uma cidade extremamente agradável, muito viva e interessante. Precisa de mais tempo que Lisboa para conhecer, mas ao mesmo tempo é uma cidade que precisa-se "vivê-la", digamos assim, pois o simples fato de se estar em Berlim é muito bom, andar por suas ruas, avenidas, parques. Tem ótimas opções noturnas, mas ao mesmo tempo com uma população bem mais fria e em alguns casos arrogante. Enfim, eu gostei de ambas, mas depende muito do seu interesse. Acredito que ambas valham muito a pena, foi excelente ter tido a chance de conhecer as duas. Citar
Membros de Honra paulorco Postado Janeiro 14, 2015 Membros de Honra Postado Janeiro 14, 2015 Eu estive na duas e em Berlim achei muito interessante pelo fato de trazer viva a história recente, as lembranças estão em todo canto e emociona ver o trabalho que os alemães fizeram para reconstruir o país após a guerra e como preservam a memória como forma de aprender com os erros passados. Do ponto de vista cultural, achei mais enriquecedor conhecer Berlim por causa desse viés histórico e por se tratar de uma sociedade bem mais distinta da nossa que a portuguesa. No que tange à beleza, acho Lisboa mais bonita, o sítio acidentado contribui muito para a construção da paisagem, já que a cidade se eleva ante nossos olhos. Berlim é plana e não permite essa sensação de vistas maravilhosas que eu tive em Lisboa. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.