Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá, estou montando meu roteiro pra um mochilão que vou fazer em maio e to com essa dúvida: qual cidade vale mais a pena? Lisboa ou Berlim? Sei que depende do gosto pessoal e tal, mas gostaria da opinião de outras pessoas!

Obrigado!

• Colaboradores
Postado

Não conheço Berlim, mas me parece uma cidade bastante interessante, com muita cultura e tal, além dos fatos históricos.

Portanto, na minha opinião, se for uma pessoa mais urbana, cosmopolita e "moderna" vá à Berlim, já se gosta de uma cidade mais histórica, "contemplativa" e com boa culinária vá à Lisboa. Berlim é uma cidade mais completa que vai te deixar bastante ocupado pelo que tenho lido, já Lisboa é menor e se tiver vontade de conhecer cidades próximas é ótimo.

Mas eu particularmente adoro Lisboa, e toda vez que vou à Europa faço questão de ficar alguns dias por lá.

• Membros
Postado

Conheço as duas cidades e, na minha opinião, não tenho dúvidas: Berlim, uma das cidades mais sensacionais em que já estive! Já Lisboa me decepcionou muito (até escrevi sobre isso num tópico intitulado "Qual destino de viagem foi a sua maior decepção e por quê?"). Mas, tem pessoas que acham justamente o contrário; a dica do Felipe é bem pertinente: Berlim é agito, e Lisboa é mais contemplativa. Histórias para contar ambas as cidades possuem (se vc se interessa em história do Brasil, Lisboa vem a calhar; se temas da Segunda Guerra Mundial e do período da Guerra Fria fazem sua cabeça, a pedida é Berlim).

• Colaboradores
Postado

Gostei muito de ambas, então ao invés de tentar convencer sobre ir a uma ou outra, vou te dar um panorama de cada pra que vc decida por conta própria.

Lisboa é uma cidade muito antiga, com um belo rio e uma paisagem que chega a lembrar as paisagens de cidades históricas litorâneas brasileiras. A culinária é muito boa e o clima agradável. A população é bastante aberta e há muitas opções de coisas pra se fazer tanto de dia quanto de noite. Gostei muito mesmo de Lisboa, me surpreendeu muito.

Berlim é uma cidade cosmopolita e histórica. Não possui tantos atrativos turísticos como Paris ou Londres, mas é uma cidade extremamente agradável, muito viva e interessante. Precisa de mais tempo que Lisboa para conhecer, mas ao mesmo tempo é uma cidade que precisa-se "vivê-la", digamos assim, pois o simples fato de se estar em Berlim é muito bom, andar por suas ruas, avenidas, parques. Tem ótimas opções noturnas, mas ao mesmo tempo com uma população bem mais fria e em alguns casos arrogante.

Enfim, eu gostei de ambas, mas depende muito do seu interesse. Acredito que ambas valham muito a pena, foi excelente ter tido a chance de conhecer as duas.

• Membros de Honra
Postado

Eu estive na duas e em Berlim achei muito interessante pelo fato de trazer viva a história recente, as lembranças estão em todo canto e emociona ver o trabalho que os alemães fizeram para reconstruir o país após a guerra e como preservam a memória como forma de aprender com os erros passados. Do ponto de vista cultural, achei mais enriquecedor conhecer Berlim por causa desse viés histórico e por se tratar de uma sociedade bem mais distinta da nossa que a portuguesa.

No que tange à beleza, acho Lisboa mais bonita, o sítio acidentado contribui muito para a construção da paisagem, já que a cidade se eleva ante nossos olhos. Berlim é plana e não permite essa sensação de vistas maravilhosas que eu tive em Lisboa.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...