Membros sergio.tuck Postado Janeiro 10, 2015 Membros Postado Janeiro 10, 2015 (editado) Esta é uma viagem de 25 dias, que ainda estamos realizando (viajamos eu e minha namorada). Preparativos: - Quando decidimos conhecer o Peru e o Equador, não nos informamos com antecipação sobre rotas de ônibus. Assim, comprei ida e volta de Lima, achando que seria possível fazer todos os caminhos de ônibus. No entanto, de Cusco para Quito, por exemplo, são três dias de viagem! Para fazer render o tempo, acabamos apostando em mais voos (inclusivo escrevo este post do aeroporto, esperando meu avião para Quito). Dia 03/01/2015 - Chegada em Lima Li muitos relatos no Mochileiros dizendo que os arredores do aeroporto Jorge Chávez são perigosos. Por isso, acabei optando por combinar antes, por email, o traslado com a empresa Lima Mentor. Sai USD 30 até Miraflores, para até três pessoas, com adiantamento de 50% do pagamento (usei o Pay Pal). É caro, mas dentre as empresas oficiais de traslado, foi o mais em conta que encontrei. O email deles é: cynthia@limamentor.com. Como precisávamos de um hostel apenas para deixar as malas e tomar banho, escolhi o mais barato do Booking: o 2 Hostel Circus, que cobra 7 dólares por pessoa. O nome Circus é bastante apropriado, pois o hostel é uma palhaçada Como diria Renato Russo: "lugar estranho com gente esquisita...". A localização é ótima, mas o lugar é muito sujo e as pessoas que nos atendiam estavam sempre drogadas. Não recomendo. Passamos toda a tarde caminhando pela orla da praia: Shopping Larcomar, Parque del Amor... Chegamos a descer para a praia, mas não compensou. A vista é mais bonita de cima (e como é praia de pedra, acaba não sendo muito convidativa). O pôr do sol é fenomenal. Lima, na parte do bairro de Miraflores, me pareceu muito segura, organizada, limpa... Dá para desbravar a região a pé tranquilamente De noite, pegamos nosso ônibus da Oltursa para Trujillo. Os ônibus deles são muito top, com tela para ver filmes individualizada, lanchinho e etc. Aliás, a segurança das empresas maiores de ônibus no Peru me surpreendeu: é o mesmo esquema de controle dos aeroportos, ou até mais intenso. No entanto, só comprei a passagem pela Oltursa porque não tinha poltronas insuperables na Cruz del Sur. A empresa de ônibus Cruz del Sur oferece algumas poltronas com um desconto " insuperable". Mesmo com quase 7% de IOF, compensa comprar pela internet para garantir os melhores preços. São poucas poltronas; tentar ir até o guichê contando com esse desconto é arriscado. Para terem uma ideia do que estou falando: cheguei a pagar 29 soles em uma viagem de 9 horas, semicama, com lanchinho - o preço original era 100 soles. Editado Janeiro 12, 2015 por Visitante Citar
Membros sergio.tuck Postado Janeiro 10, 2015 Autor Membros Postado Janeiro 10, 2015 Dia 04/01/2015 - Trujillo e Huanchaco Depois de uma viagem de cerca de 9 horas, chegamos a Trujillo. Pegamos um táxi (são um meio de transporte relativamente barato) rumo a outro hostel que reservamos via Booking: o My Friend Surf Hostel. Os donos são super atenciosos, é pertinho do mar e o restaurante deles também é ótimo. A diária é de apenas USD 6 por pessoa. Pegamos uma van (custa entre 1,5 e 2 soles) que nos deixou na frente de Chan Chan. Lá formamos grupo com 2 argentinos para dividirmos o valor da visita guiada, que ficou em 10 soles por pessoa. Chan Chan é um prato cheio para quem gosta de história. Ficávamos imaginando como seria habitar aquele lugar há centenas de anos atrás... E é muito importante conhecer as outras raízes do Peru, além da cultura inca, para não cairmos no estereótipo de que a arqueologia peruana se resume a Machu Picchu. Seguimos com os argentinos para racharmos um táxi rumo à Huaca de La Luna: outro lugar impressionante, com relevos que conservaram sua pintura original. No caso da Huaca, o preço do guia já está incluso no ingresso. Conseguimos ainda pegar o pôr do sol na praia de Huanchaco (famosa pelos barcos de totora) antes de pegarmos o ônibus da Movil Tours rumo a Huaraz. Citar
Membros sergio.tuck Postado Janeiro 10, 2015 Autor Membros Postado Janeiro 10, 2015 Dias 05, 06 e 07 de 2015 - Huaraz Em Huaraz, ficamos no hostel Alpa-K Montanero, bem localizado e com um atendimento muito bom. Tomávamos também um super desayuno americano por 8 soles neste hostel, o que nos dava energia até o final de cada tour. Contratamos os passeios com um vendedor e, pelo que entendemos, não importa a agência que você escolhe, porque acabam juntando todo mundo que contratou os passeios no primeiro busão que aparece. Pagamos 45 soles cada passeio, e demos a sorte de pegar 3 dias de sol em plena temporada de chuvas. No primeiro dia, fizemos o tour até a laguna Llanganuco, que tem uma cor incrível. O que atrapalhou foram as paradas desnecessárias para comprar sorvete, comer comidas típicas e visitar um cemitério (que tem todo um contexto histórico e tals, mas que não era o nosso objetivo no dia). Com tantas paradas, mal sobrou tempo para conhecer Llanganuco. Queríamos ter feito o passeio de barco, contornado a lagoa... Talvez compense alugar um carro, tentar ir por conta ou contratar um guia que faça a visita valer a pena. No segundo dia, Laguna 69. Dessa vez, tivemos até autonomia demais. O motorista estacionou o carro, disse " vão por aqui e por lá" e nos largou no mato para fazermos a trilha de 16 km a mais de 4000 m de altitude sozinhos. Nem todo o caminho é bem demarcado, e nos perdemos várias vezes. Com o cansaço, boa parte do grupo (formado por nós, dois peruanos, três alemães, um inglês e uma suíça) ou não alcançou a laguna ou teve pouco tempo para aproveitá-la. Também é um passeio que queria ter feito com mais calma, até porque o caminho rumo à lagoa é sensacional e merece paradas para ser admirado. São cachoeiras e montanhas por todo o lado. E mesmo sem chuva, muitos riozinhos para atravessar: um bom tênis impermeável faz a diferença. No terceiro e último dia em Huaraz, fizemos o Pastoruri, que foi bem tranquilo, apesar de estar a mais de 5000 m. Fazer uma parte da trilha a cavalo não é caro (7 soles por pessoa) e ajuda a poupar o fôlego. O caminho até o nevado é muito bonito e interessante para avaliar os impactos do aquecimento global. Li muito que Huaraz era feia e perigosa, e acabei não reservando tempo para conhecer a cidade, o que foi uma pena. Achei Huaraz muito parecida com La Paz, com seu artesanato, as índigenas em suas roupas típicas... Além disso, o comércio fecha tarde. Em Huaraz, não deixem de conhecer o Café Andino: a fachada é bem simples, mas o ambiente é super descolado, com biblioteca, espaço para troca de livros, decoração simpática... É um pouco mais caro, mas as porções são grandes. Citar
Membros sergio.tuck Postado Janeiro 10, 2015 Autor Membros Postado Janeiro 10, 2015 (editado) Dia 08/01 - Ica Fomos de Cruz del Sur para Lima e de lá para Ica, sempre usando as passagens de preço insuperable. Com todo o deslocamento, chegamos à cidade apenas por volta de meio-dia. Os hotéis nessa região disponíveis no Booking são muito caros. Por isso, não reservamos nenhum e negociamos um quarto para deixarmos as mochilas grandes em um hospedaje (tipo uma pensão) que fica ao lado da agência de ônibus. De lá, fomos de táxi para o oásis de Huacachina. Fechamos um passeio nas dunas com buggy, que só recomendo para quem curte altas emoções. O tour já incluía sandboard e paradas para tirar fotos nas dunas. À noite, embarcamos mais uma vez de Cruz rumo a Paracas, em um trajeto curto de 1 hora. Editado Janeiro 12, 2015 por Visitante Citar
Membros sergio.tuck Postado Janeiro 10, 2015 Autor Membros Postado Janeiro 10, 2015 Dia 09/01/2015 - Paracas Ficamos no Backpacker House The Pacific, onde compramos também o tour para as Islas Ballestas e para a Reserva Nacional de Paracas. O hostel é muito bem cuidado, barato e o dono oferece transfer grátis da agência de ônibus. As Islas Ballestas são um paraíso em matéria de fauna marinha: muitas aves e inúmeros leões marinhos tomando um sol diante das nossas câmeras. O passeio vale muito a pena. A reserva nacional é gigante, e o tour só permite conhecer uma pequena parte dela. Ainda assim, o pouco que vimos foi o suficiente para nos deixar empolgadíssimos com aquelas praias em pleno deserto. Citar
Membros sergio.tuck Postado Janeiro 12, 2015 Autor Membros Postado Janeiro 12, 2015 Dia 10/01/2015 - Conexão em Bogotá Não encontramos um vôo direto de Lima a Quito, mas demos a sorte de ter uma conexão longa em Bogotá. Assim, trocamos dinheiro no aeroporto e pagamos um táxi rumo ao Cerro Monserrate. A visão da cidade do cerro é muito bonita, e há uma feirinha de artesanato interessante atrás da igrejinha que fica no topo (apesar de termos achado tudo um pouco caro). É possível escolher entre ir a pé, de teleférico ou de funicular. Depois, no próprio cerro arranjamos um táxi rumo à região da Candelaria. Passamos por vários museus em prédios incríveis e depois seguimos para a praça central. Nessa região encontramos uma realidade bastante parecida com a da região da Sé, em São Paulo: muitas pessoas pobres, aparentemente drogadas, e inclusive fomos seguidos por uma mulher que conversava conosco em tom de ameaça. Demos bandeira nos afastando dos policiais e fotografando com uma câmera grande; é um lugar lindo, mas que merece ser visitado com um pouco de precaução. Mais um vôo noturno e finalmente, Equador. Citar
Membros W Braga Postado Fevereiro 1, 2015 Membros Postado Fevereiro 1, 2015 Muito bom! Acompanhando... Citar
Membros alexandresfcpg Postado Fevereiro 6, 2015 Membros Postado Fevereiro 6, 2015 Parece interessante, vou acompanhar! Citar
Membros alexandresfcpg Postado Fevereiro 6, 2015 Membros Postado Fevereiro 6, 2015 Parece interessante, vou acompanhar! Citar
Membros luizapiccoli Postado Fevereiro 6, 2015 Membros Postado Fevereiro 6, 2015 Sérgio, tá muito bom, to acompanhando o roteiro! Incrível a dica da passagem insuperable, não sabia! Uma pergunta: vc lembra +/- quanto pagou nos passeios Ilhas Ballestas + Reserva Natural de Paracas? Obrigada! Luiza Citar
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