Venho aqui compartilhar meu relato de viagem pois os relatos daqui me ajudaram muito a planejar esta trip de 18 dias. A princípio eu iria de Rio Branco até Brasiléia e de lá para Cobija(primeira cidade boliviana) e de lá pegaria um avião para La Paz. Porém os vôos não ajudaram muito e eu acabaria perdendo 3 dias de viagem. Então decidi começar pelo Peru (Rio Branco x Assis Brasil X Inãpari) e testar uma coisa mais "leve" para ver como eu reagiria para tentar o Huayna Potosi. Pois bem, senta que lá vem história.
DIA 1 e 2 - 12 e 13 nov 2014 MANAUS x RIO BRANCO x ASSIS BRASIL x IÑAPARI xPUERTO MALDONADO x CUSCO
Comprei uma passagem de MAO-RIO BRANCO-MAO por 508 reais na GOL. A viagem a normalmente é feita em 2h, porém o aeroporto de Rio Branco encontrava-se fechado pela parte do dia e só operava voos noturnos. Saí as 14:30h de Manaus e fiz uma conexão em Brasilia vindo a chegar em Rio Branco lá pelas 2h da manha ãã2::'> ãã2::'> ãã2::'> ãã2::'> . Tive que aguardar até as 4 da manha para pegar um ônibus do aeroporto até um terminal de ônibus para fazer uma baldeação para ir a Rodoviária Internacional. O ônibus você pega na frente do aeroporto mesmo e custa pouco, sei q não passava de 3 reais. No terminal tive que aguardar cerca de 1h até o ônibus q me levaria a rodoviária chegasse, pois ainda estavam iniciando as rotas. o bom é que tem telões que informam o tempo de espera do próximo busão e p mim realmente funcionou. Cheguei na rodoviária e fui logo comprando a passagem de busão( 39,90, em dinheiro, não aceitam cartão de débito) até Assis BrasiL na empresa PETRO ACRE. O primeiro ônibus sairia as 6h eu cheguei as 5h50 e só deu tempo de comprar uns salgados e um refrigerante na rodoviária e seguir viagem. A dica é comprar mantimentos para a viagem na cidade ou já trazer na mochila antes de embarcar no ônibus. A rodoviária não possui muitas coisas para comprar e só um caixa do banco do brasil.
O ônibus não é muito confortável e o isolamento térmico deixava a desejar propiciando um calor infernal dentro do busão. Enfim se quisesse conforto teria ido de avião. O problema é que esse ônibus faz muitas paradas e vai em muitas cidadezinhas não previstas no itinerário quando da compra da passagem. Resultado ao invés de 4 a 5 horas de viagem levei 7 horas até Assis Brasil. O previsto era p onibus para somente em Xapuri e Brasiléia. Acabou que foi parando em várias cidades, p pessoas que faziam sinal na estrada, para o bode, para a galinha q levantava a asa.... sei que no fim já tinha gente em pé no busão e umas galinhas também... hehhehe.
Cheguei as 13h em Assis Brasil(fronteira Brasil-Peru), desci no posto de controle da Polícia Federal, registrei minha saída do país e tomei um dos triciclos peruanos e rumei para Inãpari(Peru) que é mais uns 2 km a frente.
Paguei um real para me levar a cidade, o condutor já me deixou direto no local das lotações que levam rumo a Puerto Maldonado. A cotação na fronteira estava 1 real - 1,10 sol.Troquei 400 reais e paguei a lotação até Puerto Maldonado 60 soles. Tive que aguardar para encher a van enquanto isso fui procurar almoçar. Bem em frente ao ponto de lotação possui alguns restaurantes, nada muito refinado. parei em um e comi uma chaufa de frango com coca cola. 10 soles.Muito Bom!Dei uma pausa para esticar as pernas e comprei água já para ajudar na aclimatação. Pouco tempo depois o condutor da lotação me chama para embarcar. Entro e paramos na aduana peruana para registrar a entrada no país. Carimbo passaporte e eles me dão um papelzinho da imigração. Não perca esse papel ou pagará multa. E começo mais uma viagem pelas estradas.
Cerca de 5h depois, estou em Puerto Maldonado as 8h30. Cidade agitada, cheia dos triciclos peruanos. Casas de pollo por todos os cantos, muito iluminada. Desço no ponto final da lotação e tomo outro triciclo para ir a rodoviária. Pago 5 soles e me informo onde é o guichê da empresa Tepsa para confirmar minha passagem. Falo com atendente e ela me orienta a ir pagar 1,3 soles para a rodoviária que é referente a taxa de embarque. Compro algo para comer durante a viagem e aguardo o embarque. Entro no ônibus, só alegria. Cadeira reclinável em 160 graus, lanche de bordo incluso e manta para aguentar o frio até Cusco. De Puerto Maldonado até cusco são cerca de 10h. Sai as 21h de Puerto Maldonado e cheguei as 7h em Cusco. É impressionante acordar ao lado das montanhas peruanas e com o frio de arrebentar.
Gastos 1º e 2º dia
Lanche aeroporto : 10,00
Onibus até o terminal e de lá até rodoviária:+- 2,50
Café da manha rodoviária: 8,00
Onibus Rio Branco x Assis Brasil: 39,90
Almoço iñapari: 10 soles
Lotação Iñapari x´puerto maldonado: 60 soles
Onibus Puerto Maldonado x Cusco: 39,90 soles comprados atencipadamente no site http://www.tepsa.com.pe/ com cartão de crédito
alimentação rodoviária puerto maldonado: 7 soles
DIA 3 - 14 NOVEMBRO- CUSCO
Cheguei na rodoviária de Cusco por volta das 7h e de lá tomei um táxi para ir ao VIP Hostel o qual havia reservado antecipadamente pela internet. Paguei 8 soles de táxi e cheguei ao dito hostel. Fui recepcionado no hostel com chá de coca de graça e teria que aguardar até as 11h para fazer o check in. Então tomei o café no próprio hostel, vesti roupa apropriada para o frio(segunda pele e um corta vento já bastavam para mim). Não senti nenhum efeito de altitude, talvez por ter vindo de ônibus ganhando altitude devagar e haver me hidratado bastante no dia anterior estava me sentindo bem. Usei a internet para avisar a família que estava vivo e saí para verificar se iria fazer a trilha Salkantay solo ou através de agência. Meu intuito era passar dois dias em Cusco antes de ir para a trilha.
O Hostel ficava próximo a Plaza de Armas(praça principal da cidade) e para lá foi a minha primeira parada, tanto para conhecer a arquitetura da cidade e verificar artigos de aluguel para trilha e agencias de viagens. É impressionante como a cidade é preparada para receber turistas. Todos falam inglês e até francês. A dica aqui é andar e se perder pela cidade. Numa das ruelas que entrei, já encontrei uma feira de artesanato e vi as famosas lhamas ou alpacas(até na hoje me restam duvidas quais animais eu tirei foto heheh). A princípio tirei a parte da manhã para cotar preço de equipamentos, preços de agências e trocar dinheiro. Equipamentos é possível encontrar por toda a redondeza de Plaza de armas. Desde roupas de qualidade questionável até barracas profissionais. os preços variam bastante e geralmente são cotados em dólares... A agências também são muito fáceis de encontrar, ou ás vezes elas vão até você... várias pessoas na rua lhe abordam oferecendo os pacotes.
O câmbio na cidade é bem mais baixo que na fronteira. enquanto em Iñapari estava 1 real- 1,10 soles, em cusco estava 1 real-1,03 soles (quando saí da cidade estava 1 real- 0,90 centimos ). O dólar quebrou tudo.. Enfim levei real, porque comprar dólar estava muito caro no Brasil e até que pelas contas não me lasquei tanto. Almocei em um restaurante numa galeria próxima a Plaza de Armas. Me chamou atenção pelos preços, achei que fosse um restaurante popular, porém quando entrei era muito respeitável, com taças de vinho, e velas na mesa. muio bacana. Pedi um 1/4 de (frango)com arroz e batata frita e chicha morada(o famoso refresco de milho roxo) . o almoço estava muito bom e farto paguei tudo 17 soles e achei justo pelo local e pela visão(estava em uma varanda no 2º andar e podia ter uma visão parcial de Plaza de Armas).
Depois do Almoço voltei a cotar preços de equipamentos e valores de agências, comprei umas lembrancinhas numa feirinha na própria plaza de armas, até que bateu o sono(acumulado dos dias na estrada) e resolvi voltar p hostel, tomar um banho e dormir um pouco. Acordo por volta das 21h30 com uma fome desgraçada e vou andar novamente pelas ruas de Cusco. Devia estar fazendo uns 7 graus, mas minha roupa segurou de boa. Nao sentia tanto frio.Ate que andando pela rua, encontro um amigo meu do trabalho que estava com sua namorada. Que coincidência! Ninguém havia falado nada sobre a viagem!. Estavam viajando desde Lima,passando por Arequipa, Puno e na manha desse dia tinha estado Machu Picchu. Essas surpresas q só avida te dá. Era o ultimo dia de viagem e eles estavam indo ver um show de uma banda de um amigo peruano q haviam conhecido na viagem. Acabei indo junto e comi no local. Lugar Bacana com decoração inspirado na mitologia Inca, musica boa. Rock peruano com direito a flautinhas e tudo. bom demais . Acabado o show. retornei ao hostel para ter uma boa noite de sono.
Gastos 3º DIA
Táxi Rodoviária x Hostel - 8 soles
Aguas- 9,50 soles( +-4,5 soles cada)
Almoço -17 soles
lembrancas- (chaveiros, meias e gorros ) 25 soles
Entrada do bar -15 soles (com direito a uma cerveja)
Janta no bar - 7 soles( uma hamburguesa caprichada batata frita e chicha morada)
DIA 4 - 15 NOVEMBRO CUSCO(CERRO SAN CRISTÓBAL E CRISTO BLANCO)
Cedo acordei, café da manhã razoável(suco de garrafa, chá de coca, café, pão, geléia e ovo frito). Uma garrafa de água de dois litros comprada e rumei para o Direccion General de Cultura de Cusco para verificar se estava tudo ok com meu ingresso para Machu Picchu, pois havia comprado na internet e queria me precaver sobre qualquer imprevisto. 20 minutos de caminhada desde o hostel tudo ok! Segui para a feira de artesanato de Qoricancha(av del sol) e comprei muitas lembranças a um bom preço. Tive que comprar logo pois iria para a trilha e na volta já rumaria direto para La Paz,não ficando mas nenhum um dia em Cusco. Feitas as compras, rumei a buscar novos preços para a trilha Salkantay e depois de diversas pesquisas saiu para mim mais vantajoso ir com a agência,pois indo solo, teria que carregar uma barraca para duas pessoas, a comida, fazer comida. Tudo isso em ambiente de altitude a qual não estava acostumado e que não seria muuuiito mais barato que ir com uma agência.
Fechei com a Peruvian Wonder Travel Agency(calle Espaderos), e decidi que faria todo trajeto a pé e só a descida de Machu Picchu seria feita de ônibus. Como já tinha ingresso de Machu Picchu ganhei um sr. desconto e acabei fechando com a agência também meu ônibus para la paz. A saída seria no dia seguinte, então teria q me preparar. Comprei umas últimas coisas(lanterna, camelback biscoitos) e parti para ir almoçar. Almocei em uma dos inúmeros restaurantes que possuem menu turístico(entrada, prato principal e sobremesa) . Tomei sopa de quinua, com carne de alpaca, purê de batatas e arroz. e sobremesa salada de frutas. juntamente com uma cerveja Cusqueña.
Depois do almoço, outra garrafa de água de dois litros e sentei um pouco na praça para admirar os dois morros os quais se tem visão de Plaza de armas: cerro San Cristóbal e um outro onde possui o Cristo Blanco. minha ideia era ir a pé para forçar um pouco o corpo e me acostumar com as subidas em altitude. Pois bem, parti de plaza de armas e segui reto por trás da maior igreja da praça e começa-se uma subida numa ruela de paralelepípedos. Fui perguntando de alguns donos de estabelecimento e achei o caminho . subi umas escadas e tinha uma bifurcação. a esquerda se iria para o San Cristóbal e para a direita para o Cristo Blanco. Tomei a esquerda. Um pouco de subidas e cheguei a uma espécie de posto de controle do governo que cobrava a "pequena quantia" de 170 soles para acessar não só o San Cristóbal quanto as ruínas de Sacsayhuaman. Voltei na hora ãã2::'> ãã2::'> Ainda tinha uns caras me oferecendo passeio de cavalo, gentilmente neguei e expliquei q queria ir a pé e me falaram que para o Cristo blanco o acesso era de graça . Voltei o caminho todo e e iniciei uma nova subida. 15 minutos de subida íngreme e está no topo.
A trilha é um pouco suja e passa por dentro do bairro, lembrando um pouco as vielas de periferia. Chega-se no alto, descansa-se e contempla-se a visão do topo. Pode -se também ir de ônibus ou carro. Lá de cima, já se pode observar as Ruínas de Sacsayhuaman localizado sobre um imenso campo verde. Depois de um breve descanso tornei a descer em direção as ruínas. Ao chegar mais perto você se impressiona como as pedras são bem polidas e são bem encaixadas. Fiquei um pouco por fora da história do local porque estava sem guia. Mas onde tinha um pouquinho de turistas havia um guia (pago) e eu me misturava para ouvir um pouco da história.Pelo que ouvi, suas imensas muralha eram uma espécie de sistema de defesa da cidade de Cusco. Algumas fotos tiradas e me deixei perder pelos caminhos das ruínas. 10 minutos de caminhada mais tarde, apreciando a paisagem e para minha surpresa chego no Cerro San Cristobal. Aquele que estavam cobrando 170 soles... Cheguei de graça. Apreciei um pouco a paisagem, algumas fotos um breve descanso(aqui a respiração começou a ficar um pouco mais ofegante , mas nada demais) e comecei a descer pelo caminho q leva a portaria. Estava receoso que me cobrassem alguma espécie de ticket de saída, mas não cobraram nada. A partir daí foi só descer e voltar para as ruelas da cidade de Cusco.
Voltei para o hostel e comecei a arrumar a mochila menor(30l) para levar para o trekking. A maior (75l) eu poderia deixar no depósito do hostel sem pagar nada .. Terminada de arrumar a mochila, parti para fazer uma boa refeição. Uma pizza caseira de bacon e carne de alpaca, na mesma rua do hostel. Ambiente pequeno, (não cabem mais q 7 pessoas) mas muito acolhedor e a pizza (8 fatias finas ) muito boa. 12 soles com suco de laranja. Daí foi partir para dormir , pois ônibus passaria as 04h da manhã para levar ao início da caminhada.
Gastos 4º Dia
2 garrafas de água 2l( +- 9,5 soles)
lembranças centro de artesanato (90 soles)
pgto agencia 5 dias salkantay + passagem ônibus la paz (515 soles)
Venho aqui compartilhar meu relato de viagem pois os relatos daqui me ajudaram muito a planejar esta trip de 18 dias. A princípio eu iria de Rio Branco até Brasiléia e de lá para Cobija(primeira cidade boliviana) e de lá pegaria um avião para La Paz. Porém os vôos não ajudaram muito e eu acabaria perdendo 3 dias de viagem. Então decidi começar pelo Peru (Rio Branco x Assis Brasil X Inãpari) e testar uma coisa mais "leve" para ver como eu reagiria para tentar o Huayna Potosi. Pois bem, senta que lá vem história.
DIA 1 e 2 - 12 e 13 nov 2014 MANAUS x RIO BRANCO x ASSIS BRASIL x IÑAPARI xPUERTO MALDONADO x CUSCO
Comprei uma passagem de MAO-RIO BRANCO-MAO por 508 reais na GOL. A viagem a normalmente é feita em 2h, porém o aeroporto de Rio Branco encontrava-se fechado pela parte do dia e só operava voos noturnos. Saí as 14:30h de Manaus e fiz uma conexão em Brasilia vindo a chegar em Rio Branco lá pelas 2h da manha
ãã2::'>
ãã2::'> . Tive que aguardar até as 4 da manha para pegar um ônibus do aeroporto até um terminal de ônibus para fazer uma baldeação para ir a Rodoviária Internacional. O ônibus você pega na frente do aeroporto mesmo e custa pouco, sei q não passava de 3 reais. No terminal tive que aguardar cerca de 1h até o ônibus q me levaria a rodoviária chegasse, pois ainda estavam iniciando as rotas. o bom é que tem telões que informam o tempo de espera do próximo busão e p mim realmente funcionou. Cheguei na rodoviária e fui logo comprando a passagem de busão( 39,90, em dinheiro, não aceitam cartão de débito) até Assis BrasiL na empresa PETRO ACRE. O primeiro ônibus sairia as 6h eu cheguei as 5h50 e só deu tempo de comprar uns salgados e um refrigerante na rodoviária e seguir viagem. A dica é comprar mantimentos para a viagem na cidade ou já trazer na mochila antes de embarcar no ônibus. A rodoviária não possui muitas coisas para comprar e só um caixa do banco do brasil.
O ônibus não é muito confortável e o isolamento térmico deixava a desejar propiciando um calor infernal dentro do busão. Enfim se quisesse conforto teria ido de avião. O problema é que esse ônibus faz muitas paradas e vai em muitas cidadezinhas não previstas no itinerário quando da compra da passagem. Resultado ao invés de 4 a 5 horas de viagem levei 7 horas até Assis Brasil. O previsto era p onibus para somente em Xapuri e Brasiléia. Acabou que foi parando em várias cidades, p pessoas que faziam sinal na estrada, para o bode, para a galinha q levantava a asa....
sei que no fim já tinha gente em pé no busão e umas galinhas também... hehhehe.
Cheguei as 13h em Assis Brasil(fronteira Brasil-Peru), desci no posto de controle da Polícia Federal, registrei minha saída do país e tomei um dos triciclos peruanos e rumei para Inãpari(Peru) que é mais uns 2 km a frente.
Paguei um real para me levar a cidade, o condutor já me deixou direto no local das lotações que levam rumo a Puerto Maldonado. A cotação na fronteira estava 1 real - 1,10 sol.Troquei 400 reais e paguei a lotação até Puerto Maldonado 60 soles. Tive que aguardar para encher a van enquanto isso fui procurar almoçar. Bem em frente ao ponto de lotação possui alguns restaurantes, nada muito refinado. parei em um e comi uma chaufa de frango com coca cola. 10 soles.Muito Bom!Dei uma pausa para esticar as pernas e comprei água já para ajudar na aclimatação. Pouco tempo depois o condutor da lotação me chama para embarcar. Entro e paramos na aduana peruana para registrar a entrada no país. Carimbo passaporte e eles me dão um papelzinho da imigração. Não perca esse papel ou pagará multa. E começo mais uma viagem pelas estradas.
Cerca de 5h depois, estou em Puerto Maldonado as 8h30. Cidade agitada, cheia dos triciclos peruanos. Casas de pollo por todos os cantos, muito iluminada. Desço no ponto final da lotação e tomo outro triciclo para ir a rodoviária. Pago 5 soles e me informo onde é o guichê da empresa Tepsa para confirmar minha passagem. Falo com atendente e ela me orienta a ir pagar 1,3 soles para a rodoviária que é referente a taxa de embarque. Compro algo para comer durante a viagem e aguardo o embarque. Entro no ônibus, só alegria. Cadeira reclinável em 160 graus, lanche de bordo incluso e manta para aguentar o frio até Cusco. De Puerto Maldonado até cusco são cerca de 10h. Sai as 21h de Puerto Maldonado e cheguei as 7h em Cusco. É impressionante acordar ao lado das montanhas peruanas e com o frio de arrebentar.
Gastos 1º e 2º dia
Lanche aeroporto : 10,00
Onibus até o terminal e de lá até rodoviária:+- 2,50
Café da manha rodoviária: 8,00
Onibus Rio Branco x Assis Brasil: 39,90
Almoço iñapari: 10 soles
Lotação Iñapari x´puerto maldonado: 60 soles
Onibus Puerto Maldonado x Cusco: 39,90 soles comprados atencipadamente no site http://www.tepsa.com.pe/ com cartão de crédito
alimentação rodoviária puerto maldonado: 7 soles
DIA 3 - 14 NOVEMBRO- CUSCO
Cheguei na rodoviária de Cusco por volta das 7h e de lá tomei um táxi para ir ao VIP Hostel o qual havia reservado antecipadamente pela internet. Paguei 8 soles de táxi e cheguei ao dito hostel. Fui recepcionado no hostel com chá de coca de graça e teria que aguardar até as 11h para fazer o check in. Então tomei o café no próprio hostel, vesti roupa apropriada para o frio(segunda pele e um corta vento já bastavam para mim). Não senti nenhum efeito de altitude, talvez por ter vindo de ônibus ganhando altitude devagar e haver me hidratado bastante no dia anterior estava me sentindo bem. Usei a internet para avisar a família que estava vivo e saí para verificar se iria fazer a trilha Salkantay solo ou através de agência. Meu intuito era passar dois dias em Cusco antes de ir para a trilha.
O Hostel ficava próximo a Plaza de Armas(praça principal da cidade) e para lá foi a minha primeira parada, tanto para conhecer a arquitetura da cidade e verificar artigos de aluguel para trilha e agencias de viagens. É impressionante como a cidade é preparada para receber turistas. Todos falam inglês e até francês. A dica aqui é andar e se perder pela cidade. Numa das ruelas que entrei, já encontrei uma feira de artesanato e vi as famosas lhamas ou alpacas(até na hoje me restam duvidas quais animais eu tirei foto heheh). A princípio tirei a parte da manhã para cotar preço de equipamentos, preços de agências e trocar dinheiro. Equipamentos é possível encontrar por toda a redondeza de Plaza de armas. Desde roupas de qualidade questionável até barracas profissionais. os preços variam bastante e geralmente são cotados em dólares... A agências também são muito fáceis de encontrar, ou ás vezes elas vão até você... várias pessoas na rua lhe abordam oferecendo os pacotes.
O câmbio na cidade é bem mais baixo que na fronteira. enquanto em Iñapari estava 1 real- 1,10 soles, em cusco estava 1 real-1,03 soles (quando saí da cidade estava 1 real- 0,90 centimos

). O dólar quebrou tudo.. Enfim levei real, porque comprar dólar estava muito caro no Brasil e até que pelas contas não me lasquei tanto. Almocei em um restaurante numa galeria próxima a Plaza de Armas. Me chamou atenção pelos preços, achei que fosse um restaurante popular, porém quando entrei era muito respeitável, com taças de vinho, e velas na mesa. muio bacana. Pedi um 1/4 de (frango)com arroz e batata frita e chicha morada(o famoso refresco de milho roxo) . o almoço estava muito bom e farto paguei tudo 17 soles e achei justo pelo local e pela visão(estava em uma varanda no 2º andar e podia ter uma visão parcial de Plaza de Armas).
Depois do Almoço voltei a cotar preços de equipamentos e valores de agências, comprei umas lembrancinhas numa feirinha na própria plaza de armas, até que bateu o sono(acumulado dos dias na estrada) e resolvi voltar p hostel, tomar um banho e dormir um pouco. Acordo por volta das 21h30 com uma fome desgraçada e vou andar novamente pelas ruas de Cusco. Devia estar fazendo uns 7 graus, mas minha roupa segurou de boa. Nao sentia tanto frio.Ate que andando pela rua, encontro um amigo meu do trabalho que estava com sua namorada. Que coincidência! Ninguém havia falado nada sobre a viagem!. Estavam viajando desde Lima,passando por Arequipa, Puno e na manha desse dia tinha estado Machu Picchu. Essas surpresas q só avida te dá. Era o ultimo dia de viagem e eles estavam indo ver um show de uma banda de um amigo peruano q haviam conhecido na viagem. Acabei indo junto e comi no local. Lugar Bacana com decoração inspirado na mitologia Inca, musica boa. Rock peruano com direito a flautinhas e tudo. bom demais . Acabado o show. retornei ao hostel para ter uma boa noite de sono.
Gastos 3º DIA
Táxi Rodoviária x Hostel - 8 soles
Aguas- 9,50 soles( +-4,5 soles cada)
Almoço -17 soles
lembrancas- (chaveiros, meias e gorros ) 25 soles
Entrada do bar -15 soles (com direito a uma cerveja)
Janta no bar - 7 soles( uma hamburguesa caprichada batata frita e chicha morada)
DIA 4 - 15 NOVEMBRO CUSCO(CERRO SAN CRISTÓBAL E CRISTO BLANCO)
Cedo acordei, café da manhã razoável(suco de garrafa, chá de coca, café, pão, geléia e ovo frito). Uma garrafa de água de dois litros comprada e rumei para o Direccion General de Cultura de Cusco para verificar se estava tudo ok com meu ingresso para Machu Picchu, pois havia comprado na internet e queria me precaver sobre qualquer imprevisto. 20 minutos de caminhada desde o hostel tudo ok! Segui para a feira de artesanato de Qoricancha(av del sol) e comprei muitas lembranças a um bom preço. Tive que comprar logo pois iria para a trilha e na volta já rumaria direto para La Paz,não ficando mas nenhum um dia em Cusco. Feitas as compras, rumei a buscar novos preços para a trilha Salkantay e depois de diversas pesquisas saiu para mim mais vantajoso ir com a agência,pois indo solo, teria que carregar uma barraca para duas pessoas, a comida, fazer comida. Tudo isso em ambiente de altitude a qual não estava acostumado e que não seria muuuiito mais barato que ir com uma agência.
Fechei com a Peruvian Wonder Travel Agency(calle Espaderos), e decidi que faria todo trajeto a pé e só a descida de Machu Picchu seria feita de ônibus. Como já tinha ingresso de Machu Picchu ganhei um sr. desconto e acabei fechando com a agência também meu ônibus para la paz. A saída seria no dia seguinte, então teria q me preparar. Comprei umas últimas coisas(lanterna, camelback biscoitos) e parti para ir almoçar. Almocei em uma dos inúmeros restaurantes que possuem menu turístico(entrada, prato principal e sobremesa) . Tomei sopa de quinua, com carne de alpaca, purê de batatas e arroz. e sobremesa salada de frutas. juntamente com uma cerveja Cusqueña.
Depois do almoço, outra garrafa de água de dois litros e sentei um pouco na praça para admirar os dois morros os quais se tem visão de Plaza de armas: cerro San Cristóbal e um outro onde possui o Cristo Blanco. minha ideia era ir a pé para forçar um pouco o corpo e me acostumar com as subidas em altitude. Pois bem, parti de plaza de armas e segui reto por trás da maior igreja da praça e começa-se uma subida numa ruela de paralelepípedos. Fui perguntando de alguns donos de estabelecimento e achei o caminho . subi umas escadas e tinha uma bifurcação. a esquerda se iria para o San Cristóbal e para a direita para o Cristo Blanco. Tomei a esquerda. Um pouco de subidas e cheguei a uma espécie de posto de controle do governo que cobrava a "pequena quantia" de 170 soles para acessar não só o San Cristóbal quanto as ruínas de Sacsayhuaman. Voltei na hora
ãã2::'> Ainda tinha uns caras me oferecendo passeio de cavalo, gentilmente neguei e expliquei q queria ir a pé e me falaram que para o Cristo blanco o acesso era de graça . Voltei o caminho todo e e iniciei uma nova subida. 15 minutos de subida íngreme e está no topo.
A trilha é um pouco suja e passa por dentro do bairro, lembrando um pouco as vielas de periferia. Chega-se no alto, descansa-se e contempla-se a visão do topo. Pode -se também ir de ônibus ou carro. Lá de cima, já se pode observar as Ruínas de Sacsayhuaman localizado sobre um imenso campo verde. Depois de um breve descanso tornei a descer em direção as ruínas. Ao chegar mais perto você se impressiona como as pedras são bem polidas e são bem encaixadas. Fiquei um pouco por fora da história do local porque estava sem guia. Mas onde tinha um pouquinho de turistas havia um guia (pago) e eu me misturava para ouvir um pouco da história.Pelo que ouvi, suas imensas muralha eram uma espécie de sistema de defesa da cidade de Cusco. Algumas fotos tiradas e me deixei perder pelos caminhos das ruínas. 10 minutos de caminhada mais tarde, apreciando a paisagem e para minha surpresa chego no Cerro San Cristobal. Aquele que estavam cobrando 170 soles... Cheguei de graça. Apreciei um pouco a paisagem, algumas fotos um breve descanso(aqui a respiração começou a ficar um pouco mais ofegante , mas nada demais) e comecei a descer pelo caminho q leva a portaria. Estava receoso que me cobrassem alguma espécie de ticket de saída, mas não cobraram nada. A partir daí foi só descer e voltar para as ruelas da cidade de Cusco.
Voltei para o hostel e comecei a arrumar a mochila menor(30l) para levar para o trekking. A maior (75l) eu poderia deixar no depósito do hostel sem pagar nada
.. Terminada de arrumar a mochila, parti para fazer uma boa refeição. Uma pizza caseira de bacon e carne de alpaca, na mesma rua do hostel. Ambiente pequeno, (não cabem mais q 7 pessoas) mas muito acolhedor e a pizza (8 fatias finas ) muito boa. 12 soles com suco de laranja. Daí foi partir para dormir , pois ônibus passaria as 04h da manhã para levar ao início da caminhada.
Gastos 4º Dia
2 garrafas de água 2l( +- 9,5 soles)
lembranças centro de artesanato (90 soles)
pgto agencia 5 dias salkantay + passagem ônibus la paz (515 soles)
almoço 12 soles
janta 10 soles
compras diversas (50 soles).
Editado por Visitante