Ir para conteúdo

Alemanha em outubro 2015: eu, minha esposa e filha de 3 anos


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde aos mochileiros!

 

Sempre bom voltar às origens e poder trocar info com vocês. Veja se pode me ajudar?

 

Em outubro eu, minha esposa e nossa filha (3 anos) faremos Berlim - Colonia - Bruxelas - Amsterdam. Esse é o roteiro base e teremos 19 dias úteis de viagem.

 

Penso em ficar uns 5 dias em Berlim, 2 em Colonia, 3 em Bruxelas (com um day trip a Brugges) e mais 3 em Amsterdam. O "problema" é que sobram 6 dias e não sei o que fazer. Pensei em três opções que gostaria de opiniões:

 

1) Uso os 6 dias para conhecer cidades entre Berlim e Colonia? Se sim, quais?

2) Ir de Berlim até Fussen e rodar em mais duas cidades? Quais? O chato aqui é a distância de Berlim para o sul do país e a volta.

3) Uso esses dias para rodar em mais cidade na Bélgica e Holanda?

 

O que vocês recomendam? Qual a experiência de vocês nessas cidades?

 

Pegaremos sempre trem e nossa filha nunca nos deu problema. Ela já fez Italia e Portugal conosco com 1 ano e meio de idade e curtiu muito.

 

Obrigado e abraços!

Link para o comentário
  • Membros

Fala Rafael,

 

Que problemão bom hein? hehehehehe

 

Pra dar sugestões mais precisas seria bom quais são seus interesses principais, mas vou adiantar algo em relação a algumas possibilidades interessantes.

 

Em relação ao seu roteiro, são 3 dias inteiros ou 3 noites em Amsterdã ? Se for o último caso e você tem este tempo sobrando, fique pelo menos 4 noites e inclua uma daytrip para Harleem e/ou alguma cidade do interior.

 

Bruxelas ainda não conheço, vou agora em Abril, mas 3 noites também não é muita coisa, dá pra ficar tranquilamente mais uma noite por lá e fazer daytrips para Brugge, Ghent e/ou Antuérpia.

 

Em relação à Alemanha, tem algum motivo especial para ficar esses 2 dias em Colônia? Caso esteja indo lá somente para pegar o trem para bruxelas, fique no máximo 1 noite mesmo e use o restante do tempo livre em outras cidades do Reno. Eu tambem viajei com meu pequeno viajante de apenas um ano e meio , alugamos um carro e rodamos toda a região de forma bem confortável. Eu particularmente acho o carro uma "mão na roda" para quem viaja com criança pequena, mas mesmo se não quiser alugar carro, você pode montar base em Koblenz e fazer daytrips para os castelos e vilas da região de trem ou barco.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Mario!

 

Problemão bom esse de resolver né? Valeu pelo help!

 

Na região de Koblenz tem quais cidades e atrações para que eu possa pesquisar? De repente faço um day trip pra Colonia a partir de Koblenz e depois pego o trem pra Bruxelas e de lá faço outros day trips para Brugge/Gent e Antuérpia. Como dali em diante é tudo colado, posso subir com calma até AMS, passando por Rotterdam (não conheço). Ah, Haarlem pode ser daytrip também de AMS né?

 

Entre Koblenz e Berlim você conhece alguma cidade legal de visitar? Essa região eu não sei de nada.

 

Na verdade eu queria muito ir pra Fussen e Munique (amei a cidade), mas teria que abrir mão desse esquema acima e perder muitas horas de trem. Queria muito ir no Ninho da Águia em Berchtesgaden, mas tá muuuuito lá embaixo. Só se alugasse carro e rodasse essas cidades, mas quais seriam as imperdíveis?

 

Gostamos muito de passeios turísticos, museus e se tiver atrações para crianças melhor ainda. Alice ficou super bem e curtiu gramados, praças e pombos na Italia sem stress. Qualquer coisa já vira atração para ela. Quando fomos para Itália, eu pesquisei muito e achei o aluguel de carro meio caro, além do risco de multas e perrengue de estacionar. Não sei se ocorre o mesmo na Alemanha, mas pode ser que para alguns day trips seja melhor. Vou pensar novamente.

 

Abraços,

Link para o comentário
  • Membros

A atração em Koblenz é o vale do Reno e do Mosela, com uma infinidade de atrações, desde cidadezinhas medievais pitorescas, passando por vinhedos, rochedos de antigas lendas alemãs como o Lereley e castelos e mais castelos. Tem muita cidade legal, mas as que mais me impressionaram foram Bacharach, Cochem, Boppard e Bernkastel-Kues. Infelizmente ainda não fiz meu relato de viagem, mas tem muito material na internet sobre a região, procura para ver se faz seu estilo...

 

De Koblenz você não vai achar trem direto para Bélgica, então o mais racional seria ao invés de uma daytrip, fazer um stopover em Colônia, visitar a catedral que fica do lado e seguir de thallys até bruxelas no mesmo dia. Se quiser ficar mais tempo em Colônia, tem um museu interessante de antiguidades romanas próximo a catedral também.

 

Eu só mencionaria o fato que quando eu viajo com meu filho eu evito o máximo possível pegar trem que não seja direto, porém eu estive na estação de colônia recentemente e achei muito organizada, inclusive tem elevadores, nesse caso específico eu acho dá para fazer sem muito perrengue essa conexão para Bruxelas se, como você falou, sua filha não costuma dar trabalho nestas horas.

 

Quanto ao Sul da Alemanha, eu sou suspeito porque é uma das minhas regiões favoritas. Você mencionou que vai em Outubro? Se sim, procure se coincide com a oktoberfest, independentemente se você gostar de cerveja ou não é uma grande festa, e para todas as idades. Eu fui com meu filhinho e foi incrível. E Oktoberfest não é só em Munique não, várias cidades da Baviera fazem sua Oktoberfest nesta época, mas é uma região grande e fica um pouco fora de mão do seu percurso natural, mas tudo depende do que você realmente queira ver... consideraria, por exemplo, trocar Berlin por Munique? O Sul da Alemanha tem muita, mas muita coisa para ver, rota dos alpes (que inclui o ninho da Aguia), rota romântica (Fussen), Suábia (museu da mercedes, porshe, castelos).

Rodar com carro lá não é muito caro, principalmente se você considerar a qualidade das estradas e dos próprios carros, é uma experiência única na vida e para mim, a melhor forma de conhecer a região. Isso se quiser se aventurar no interior, porque cidade grande européia e carro não combinam de forma alguma.

 

Quanto a Belgica e Holanda, são países pequenos, acho que não compensa ficar trocando de base. Fique em apenas uma cidade na Bélgica (não necessariamente Bruxelas) e em Amsterda, e faça daytrip para as demais cidades da região, que podem ser além de Rotterdã e Haarlem, também Haia e/ou Delf. Enfim , são muitas possibilidades, a questão é priorizar os seus interesses...

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado Mario!

 

Não tinha pensado na Oktoberfest! Eu prefiro descer até Munique e rodar pela região. Em 2010 fomos mas não consegui ir Ninho. Mas tenho que pensar na esposa e na filhota também. Berlim eu não troco ela por nada :) mas posso usar esses 6 dias para ficar lá pelo sul da Alemanha ao invés de rodar entre Berlim e Koblenz.

 

De Berlim até Munique é quanto tempo de carro? Aluguel na Alemanha é na base de quanto por dia? Estacionamento fácil nos hotéis? Por acaso vc tem o roteiro da sua viagem ou de lugares nessa área? Vou catar aqui para ver se acho algum roteiro dessa região. De repente posso fazer os alpes, rota romântica e subir até Colônia de carro parando em uma ou duas cidades.

 

Obrigado!

Link para o comentário
  • Membros

Apesar de adorar o Sul da Alemanha, eu acho que ficaria um pouco fora de mão na sua viagem.

 

No meu ultimo roteiro de carro em Outubro, ficamos 4 noites em Munique, passamos em Fussen, depois Augsburg (1 noite), Tubigen (1 noite), Stuttgart(2 noites), Bacharach(2 noites), Cochem(2 noites) e finalmente Colonia (1 noite), de onde pegamos o trem para Amsterda.

 

Em seis noites dá pra no máximo conhecer um pouco dos alpes e rota romântica somente, e mesmo assim ainda fica bem longe de colônia. Ou vocês teriam que pegar trens de longa distância ou mesmo avião para chegar na Belgica.

 

Aluguel de carro é em torno de menos de 50 euros por dia com todos os tipos de seguro se alugar por pelo menos uma semana, menos do que isso se torna menos atrativo. Estacionamento em cidade pequena não é assim tão difícil (embora o transito dentro da cidade costume ser confuso), mas em cidades grandes somente se ficar hospedado fora do centro histórico.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Mario.

 

Estou muito na dúvida. Tento encaixar as possibilidades sempre pensando na minha pequena e no que queremos ver. Prefiro aproveitar mais o sul da Alemanha, mas as distâncias complicam às vezes. Fiz mais 2 versões:

 

Versão Sul:

 

02/10 - Entrada por Munique: 6 dias (época da Ocktober) com day trips a Salzburg e Fussen.

08/10 - Munique - Augsburg (trem)

10/10 - Augsburg - Rothenburg ob der Tauber - Würzburg (não sei quantos dias e nem quantas paradas dessa rota romântica de carro, chutei 3 dias)

13/10 - Würzburg - Colonia

15/10 - Colonia - Berlin (Bahn tá 85 euros pp!)

20/10 - Berlin - Amsterdam (58 euros pp de trem)

23/10 - Amsterdam - Brasil

 

Versão Central:

 

02/10 - Chegada em Berlin

08/10 - Berlin - Würzburg: day trips para Nuremberg e Rothenburg ob der Tauber (cabe aqui o Bayern Ticket?)

12/10 - Würzburg - Colonia (trem)

15/10 - Colonia - Bruxellas (trem) com dayt trips a Brugges (ou vice e versa)

17/10 - Bruxellas - AMS

21/10 - AMS - Brasil

 

O que acha?

Link para o comentário
  • Membros

Fala rafael,

 

Vamos lá... essa é a parte mais difícil do planejamento mesmo, deixar de lado algumas coisas nunca é fácil.

 

Versão Sul :

 

Na realidade eu fiquei um pouco confuso agora, se você não tem interesse na oktoberfest para que ir para lá nessa época? A cidade fica superlotada, fica tudo mais caro e é difícil de achar acomodação. Eu posso ter entendido mal, mas se seu objetivo é rodar o sul da Alemanha faz muito mais sentido escolher outras datas ou outras cidades bases.

 

Outro problema é esse trecho Wurzburg-Colonia-Berlin-Amsterda , pra mim não faz muito sentido em se tratando de logística, é "forçar a barra" demais. São todos trajetos de trem longos, cansativos e que podem envolver conexões. Berlin está totalmente deslocada nesse seu roteiro.

 

Versão Central :

 

Se lhe é imprescindível ir para Berlin, este roteiro está melhor balanceado . Mas eu faria umas mudanças, Wurzburg é uma cidade que particularmente eu não ficaria 4 noites, já Nuremberg sim, além do que as conexões de trem para Berlin devem ser melhores. Nas quatro noites de Nuremberg, você tem muitas opções de daytrip : Barmberg, Rothenburg e Wurzburg. Colônia também acho que só vale uma noite (e olhe lá), a outra aproveitaria para antecipar a ida à Belgica.

Link para o comentário
  • Membros

Pois é... eu acho melhor tentar um roteiro só Alemanha mesmo. Fazer um roteiro circular ou num sentido só. A KLM está em promo e por isso estou colocando Amsterdam, mas talvez eu tire. O problema maior que estou vendo é descer para o sul e depois voltar.

 

Já conhecemos Berlim, Potsdam, Leipzig, Dresden, Koninstein e Munique. Porém, quero voltar a Berlin (amei a cidade) e em Munique para os day trips.

 

Qual a sua sugestão para rodar as cidades? Berlin - Nuremberg (base) - Munique (base) - Frankfurt - Colonia - Berlin?

Link para o comentário
  • Membros

Eu nunca viajei KLM, então não sei ao certo, mas considerando o hub dela, será que ela não permitira um stopover em AMS na ida ou na volta ? Faria algo do tipo : BRASIL-AMS-BERLIN-MUNCHEN-AMS-BRASIL

Se o custo do stopover for plausível, permitiria você aproveitar muito melhor seu tempo do que fazer roteiros circulares, que em ultima análise implica em perda de tempo e dinheiro.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...