Membros augustog81 Postado Abril 21, 2015 Membros Postado Abril 21, 2015 Pessoal, segue meu relato da minha aventura pela estrada da morte...isso é uma cópia de um e-mail que mandei para alguns amigos.. espero q se divirtam... ------ Ontem, na empolgação da viagem resolvi descer a trilha da rota da morte aqui nas redondezas de La Paz. Em resumo, a descida (downhill) consiste em duas etapas, a 1a no asfalto, descendo de um pouco mais de 5.000 metros e chegando a 4.000 e pouco na entrada da estrada da morte. A 2a parte que é o tchan do negocio, voce parte de 4.000 e uns quebrados e chega a 1.000 e pouco, numa estrada de chao. Nessa segunda parte são percorridos perto de 30km. Bem, como sou um trilheiro experiente, NUNCA FIZ MONTAIN BIKE NA VIDA, nao me amedrontei. Apesar de nao seguir o pelotão da frente, um bando de gringo alucinados e experientes imprimia uma velocidade considerável na descida e nao demorou muito para cair curva. Como estava devagar, nao foi grandes coisas, apenas uma leve dor no dedinho. Vida que segue. Ja perto do fim da trilha, sentia que dominava a bike, ja estava alucinado. Vuando baixo, numa maldita curva, acabei me enfiando naquele vala de escoamento de agua. Resultado, o tombo foi gigantesco! Dessa vez o negocio machucou. Meu punho ficou muito dolorido, fiz uns movimentos de teste e me pareceu que nada tinha quebrado. Vida que segue. Apesar de estar com o corpo quente, o punho doía muito mas a vontade de vencer a estrada da morte falava mais alto. Cheguei ao ultimo checkpoint com o punho dolorido e encontrei o resto do grupo. Informado que faltavam apenas 15 a 20 minutos para o fim, e a maior parte plana, decidi, sem pestanejar, que iria ate o fim. Na descida, segurava a bike com as duas mãos e falava todos os palavrões que conheço. No plano, guiava apenas com a mão boa, a esquerda. FIM! Havia vencido a estrada da morte. Depois disso, teríamos um merecido banho, piscina e um bom almoço num hotel. Claro que o hotel era ao melhor estilo "bolivian roots way of life", um negocio bem TOSCO, com cara de abandonado, uma decoração inspirada no "the walking dead". Tirando os 300 cachorros e os 200 gatos que circulavam pelo lugar, inclusive dentro da cozinha, a comida estava muito boa. Claro que o banho nao podia ficar por menos, água gelada e barrenta. E claro também que os gringos pularam na piscina nojenta. Gringo é assim, aproveita tudo que está incluído no pacote, mesmo que seja uma grande furada. A essa altura do campeonato o punho já doía pra caralho e eu colocava um saco com gelo para aliviar a dor. Uma francesa do grupo, aqui abro um parêntese ( existiam 3 franceses no grupo, a menina, o namorido e um colega, eram seres odiáveis, eu juro que torci muito para eles despencarem desfiladeiro abaixo, nunca vi seres tao insuportáveis na vida, mas isso eh assunto para outro e-mail), aqui fecho parêntese, era fisioterapeuta e fiz uma serie de movimentos com a minha mão e chegou a conclusão que nao havia quebrado nada e que continuasse com o gelo. Um pouco aliviado continuei com meu gelo mas a o negocio nao parava de doer. Nossa para de 1:30h se transformou no dobro, ou mais, o motorista foi consertar a van e nunca mais voltou. Claro que a gringaiada estava se lixando, ficavam tomando a cerveja local (Judas) de 1 litro no bico e a porra dos franceses fumavam um cigarro atrasa do outro. Enquanto isso a mão so inchava, ja a noite a van aparece! Os 300 cachorros, claro que os gringos rolavam no chao junto com os cachorros pulguentos e nojentos, ficaram louco com o barulho da van e correram pra ver a novidade. Todos embarcados, hora de voltar pra La Paz. Se tinha sobrevivido a estrada da morte, tinha duvidas a respeito da volta. O motorista INSANO fazia ultrapassagens na faixa continua, na curva, na neblina, de qualquer jeito. Enquanto isso, nossos queridos amigos franceses fumavam dentro a van, um deles colocava o corpo para fora da janela, berravam as musicas que o imbecil do guia colocava no som, dançavam e bebiam cerva quente. Nunca 85 km foram tão longos, chegando a La Paz perguntei ao guia se existia algum hospital na região do meu hostel, claro que o imbecil nao sabia. E com espanto me perguntou se eu estava bem, quase que respondi em portugues "claro que estou bem seu corno, eu apenas gosto de ficar com gelo na mão ate derreter e depois com a mão para fora da janela depois do gelo derreter (técnica que desenvolvi no desespero da dor, o vento gelado anestesia tudo) no frio de rachar da bolivia por diversão", mas me contive e so disse que estava doendo. Chegando no hostel liguei para o seguro do cartao (master) e fui muito bem atendido. Uma hora depois eles me retornavam indicando uma clinica. Na dor consegui compreender perfeitamente o espanhol da atendente, também falei "perfeitamente". Ja passava da meia noite quando me apresentei a clinica Alemana, fui MUITO BEM atendido, nao havia fila de espera e a Dra Cláudia ja me chamou pelo nome. O seguro do cartao realmente é TOP! Raio-x tirado, nas quebrado, receita passada, hora de dormir. Hoje acordei bem melhor, sem forcas na mão direita mas sem muita dor. É, estou velho pra isso... Mas encararia novamente a estrada, dessa Citar
Colaboradores RicardoRM Postado Abril 21, 2015 Colaboradores Postado Abril 21, 2015 Cara você não está velho relaxa hahaha! Você fez um dos passeios mais legais da Bolívia, os perrengues fazem parte da diversão ! Citar
Membros Willian C A Reis Postado Abril 21, 2015 Membros Postado Abril 21, 2015 Também cai nessa estrada. Na verdade meu tombo foi pura bobeira naquele trecho que você desvia do túnel ainda no asfalto e pega um pequeno atalho ao lado. Eu havia tirado os óculos escuros e coloquei no bolso da jaqueta. Descendo aquele trecho de pedregulhos eu tirei uma das mãos do guidão e fui checar os óculos. Daí perdi o controle e cai. Não me machuquei mas fiquei com a coxa da perna um pouco dolorida devido a pancada. Depois comprei uma pomada a base de diclofenaco e resolveu meu problema. Meus parceiros de descida eram gente boa. 3 israelenses, um francês super gente fina e 2 brasileiras. Durante a descida principal eu também quase perdi o controle próximo a um dessas valas que te derrubou. Foi por pouco. Noutra curva fechada, fui bem na beirada do abismo mas mantive o controle. Citar
Colaboradores diogenezzz Postado Abril 21, 2015 Colaboradores Postado Abril 21, 2015 (editado) ja li mtos relatos de acidentes nesse downhill nao ando mto de bike, apesar de estar bem condicionado e etc mas pelo que dizem a principal causa de acidente é abuso na velocidade, e aquela palhacada basica de querer segurar a bike com uma mão e tirar foto com a outra, ai...ja viu...kkkkk E é verdade, gringos sao loucos, pqp, como fazem MERDA, e eu tambem nao simpatizo nenhum um pouco com franceses....rs..... Editado Junho 18, 2015 por Visitante Citar
Membros Erickpso Postado Maio 3, 2015 Membros Postado Maio 3, 2015 No meu caso não teve tombo Mas ao invés de franceses tinham uns 20 israelenses que falavam e gritavam sem parar!!! Foi foda suportar o trololó mesmo na deprê da volta. O passeio é animal! Citar
Membros fabricio.cezario Postado Junho 18, 2015 Membros Postado Junho 18, 2015 E aiii galera Estou indo para La Paz em agosto e quero fazer esta rota Quais empresas indicam e tem valores aproximados?? Desde já muito obrigado Citar
Membros Willian C A Reis Postado Julho 3, 2015 Membros Postado Julho 3, 2015 Fiz pela http://www.xtremedownhill.com. Paguei 430 bol . Fica mais barato se escolher uma bike mais simples, mas não recomendo. Fui numa japonesa com suspensão a gás e freio a disco. Além da bike inclui todo equipamento de segurança, traje e capacete. Café da manhã, uma parada para reforçar a alimentação e almoço. Vc ganha uma camiseta bacana e um dvd com fotos da aventura. Citar
Membros i.s.a_b.e.l.l.a Postado Julho 13, 2015 Membros Postado Julho 13, 2015 Fiz o passeio em junho 2015, paguei 480 b, pela Xtreme Downhill. Escolhi uma bicicleta intermediária, nem a mais barata nem a mais cara, com suspensão dupla. Na hora de subir, o banco era muito alto (sou baixinha) e não consegui!! O guia então propôs trocar de bicicleta comigo, porque o banco dele abaixava, mas era uma simples. Foi difícil, muito difícil, tem que usar os freios para caramba, minhas mãos ficaram com bolhas e calos, mesmo com as luvas. Mas valeu muito a pena, no fim sentir uma superação!!! Citar
Membros Alan Uchoa Postado Janeiro 21, 2016 Membros Postado Janeiro 21, 2016 Boa noite galera, pra quem estiver com duvidas sobre a estrada da morte, fiz esse video em 22/12/15 com dicas sobre a estrada da morte Abracos 1 Citar
Membros elaine.sena Postado Fevereiro 19, 2016 Membros Postado Fevereiro 19, 2016 Boa noite galera, pra quem estiver com duvidas sobre a estrada da morte, fiz esse video em 22/12/15 com dicas sobre a estrada da morte Abracos Esse vídeo me tranquilizou um pouco... Vou em junho e sou muito medrosa, mas não quero deixar de fazer esse passeio! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.