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Ushuaia, El Calafate e El Chalten. Abril/2015. Fotos e alguns perrengues.


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Olá Erico,

Obrigado pela resposta tão detalhada, mas deixa eu te perturbar mais uma vez... Eu fiquei empolgado com a história da bike. Queria saber se o trajeto até o Parque é tranquilo pra pedalar em segurança, se dá pra ir e voltar no mesmo dia ou se você acha mais viável ir e voltar de van?

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Na minha opinião, dá sim pra fazer ida/volta de bike para o parque tranqüilamente, desde que você não seja sedentário como eu.

Levei mais ou menos 3hs da ponta da cidade de Ushuaia até a ponta do parque, na região da Bahia de Lapataia. Acredito que dê pra fazer em 1,5h, no máximo em 2hs, pois eu fiquei mais de meia hora na estação de trem para fazer um lanche e tomar um café e mais uns 15 minutos no Alakush para comer umas empanadas.

Também achei bem tranqüilo em relação à segurança, pega-se apenas um pequeno trecho urbano em Ushuaia e o resto, se não me falha a memória, é um trecho predominantemente de terra. No trecho urbano, dá pra pegar a rua que você quiser, só evite a avenida costeira, porque ali os carros vem em boa velocidade. Eu peguei uma avenida paralela à San Martin, umas 3 ou 4 acima dela.

Na minha viagem eu aluguei a bike no dia do passeio, mas acho que seria interessante alugar na noite do dia anterior (desde que o hostel disponibilize um cantinho pra bike), pois aí dá pra sair umas 7:30 (nesta época o sol nasce por volta da 8:00, mas antes disso já tem uma boa claridade), e aproveitar melhor o dia.

Sobre pegar uma van, o motorista que levou a minha bike foi gente fina, pois não é certeza que todas elas transportem uma magrela. As vans não tem porta-malas nem bagageiro em cima, então a minha foi no corredor do veículo, de pé. Em toda parada, se houvesse passageiros, tinha que descer a bike, deixar o pessoal subir e reintroduzi-la novamente. Felizmente são só 3 pontos de coleta (pelo menos a empresa que eu fui (Dom Alejo): Confiteria Lago Roca, Alakush e Bahia de Lapataia. Se optar por fazer um trecho de van, tem que deixar combinado com antecedência quando for comprar o voucher (no terminal de vans em Ushuaia ou na Confiteria Lago Roca, não sei se tem outro local).

Última coisa, além do passaporte, leve também o RG, pois no aluguel é praxe ficar um documento pessoal como garantia, tanto em Ushuaia, quanto em El Chalten.

Abraço.

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  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
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Érico, muito bom seu relato!!!obrigado por compartilhar todas essas informações. Ficarei do dia1/4 a 17/4. Tenho algumas dúvidas e se puder opinar.

1) 4 dias em El Chalten é suficiente para fazer as principais trilhas? Alguma precisa acampar?

2) gostaria de fazer o tdp o circuitoW manco, tirando o grey do roteiro pois farei o mini trekking em PM e meu roteiro está apertado. Sugeri qual acampamento para dormir dois dias ?

3) qual eh a média de preço para aluguel de equip de camping?

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Oi Guilhermo Cruz. Grato pelos comentários.

 

Prezado Sancoll, quanto à roupa eu saia com segunda pele + fleece + anorak.

De segunda pele levei umas duas camisetas dry fit que já tinha e outras camisetas de algodão mesmo, nada muito técnico.

O tempo em El Chalten e na Patagonia em geral é muito variável ao longo do dia e acho que não dá pra fugir dessas 3 camadas.

Na época que eu estive lá, por conta da quase ausência de ventos, chuva e neve nas trilhas, na maior parte do tempo andei só de camiseta ou camiseta + fleece. Usava pouco o corta-vento (uns 15% do tempo).

Abraço.

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Oi Bruno.

Com 4 dias dá pra fazer as principais trilhas sim (Laguna de Los Três, Loma del Plingue Tumbado e Laguna Torre). Todas as 3 demandam um dia de passeio, sendo as 2 primeiras bem pesadas e a da Laguna Torre a mais tranquila, apenas uma subida no começo.

Além dessas 3, acho que você não pode deixar de ver a cachoeira Chorrillo del Salto. Leva apenas 2 horas (I/V), ė uma trilha bem sem graça, na verdade uma estrada de terra, mas a cachoeira é bem legal, ainda mais no mês de abril, com toda a vegetação amarela/vermelha/verde em volta.

Chegando em Chalten e se o tempo estiver aberto, eu aconselharia “garantir/aproveitar” a Laguna de Los Três, para visualizar o Fitz Roy por inteiro, sem nuvens. Essa dá pra fazer ida e volta pelo mesmo caminho via Laguna Capri ou fazer a ida via Hosteria em Pilar (van) e volta via Laguna Capri.

Como a Laguna de Los Três e a Loma del Plingue são trilhas pesadas, muitos alternam entre essas duas uma trilha mais leve (Laguna Torre) ou mesmo um dia de descanso.

Nenhuma das 3 trilhas que eu mencionei há necessidade de acampar, da pra fazer um bate/volta no mesmo dia. Eu optei por acampar no Poincenot (trilha da Laguna de Los Tres), porque nunca havia acampado sozinho na minha vida e queria passar por essa experięncia. E também porque queria fotografar o entardecer/amanhecer e fazer fotos noturnas que eu também nunca tinha feito antes dessa viagem.

Depois de dormir no Poincenot eu tambėm havia planejado dormir no acampamento próximo à Laguna Torre. Pra quem gosta de fotografia, eu achei este acampamento mais interessante que o Poincenot, pois é bem perto da Laguna Torre (uns 10 minutos), ou seja, é fácil pegar o amanhecer / entardecer na Laguna. Tambėm tem um riacho que passa ao desse acampamento. Eu acabei não acampando, um pouco por conta de preguiça/ cansaço, e mais por conta da tentaçao de um banho/cama quentes e um bife de chorizo do Ahonikenk.

 

Em relação às suas dúvidas de Torres del Paine vou ficar te devendo, pois só fiz o Full Day saindo de Calafate.

 

Quanto ao aluguel do material de camping eu não me lembro exatamente quanto paguei em El Chalten, só me recordo que era mais ou menos o preço da diária de um hostel.

Em El Calafate lembro que tinha uma loja chamada La Barraca, próxima ao supermercado La Anônima. Entrei por curiosidade e vi que alugava material de camping para quem quisesse ir a TDP. Como tudo em El Calafate, era caro, provavelmente bem mais caro em relaçao a Puerto Natales.

 

Abraço, boa viagem e curta bastante a trip.

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