Ir para conteúdo

A máquina digital banalizou a fotografia? Opine!


Posts Recomendados

  • Respostas 117
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Eu não diria banalizar, mas que ajudou a popularizar infinitamente mais a fotografia, ah, isso ajudou. Digo isso porque muitas pessoas não têm nem condições técnicas, nem paciência para ficar procurando o melhor ângulo para realizar uma foto. A digital, de qualquer maneira, além de facilitar, fez com q as pessoas que, como eu, não são áses na fotografia, possam tirar fotos legais, sem a preocupação de ter que ficar reparando se deu ângulo, se a luz tava boa, se o foco era eficiente, se a asa do filme era apropriada e coisas do tipo.

Tirou e achou feia! Apague e tenta de novo!

E viva a fotografia digital!!!

Sem querer ofender os puristas!!! ehehe

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho que as câmeras digitais são um nova onde tecnologica que como as anterioires vão ao longo dos anos ditar alterações na forma de fazer e ver fotografia mas não acredito que o termo "popularizar" seja adequado pois além dos custos ainda altos das câmeras digitais ela ainda exige um aparato tecnológico para ser plenamente utilizada tais como computador, impressoras, softwares de tratamento de imagens e coisas assim.

 

A grande popularização alcançada a partir dos anos 40, 50, 60 com a chegada das câmeras portáteis de baixo custo e tecnologias relativamente baratas de revelação e ampliação, não se compara aos tímidos primeiros passos das digitais.

Por enquanto na minha opinião o grande impacto das digitais é o custo. Isso com certeza vai causar impactos ainda maiores a longo prazo principalmente para as industrias químicas de produtos e material fotográfico.

 

Outra grande vantagem proporcianada pelas digitais é a rapidez entre o clicar e o divulgar das imagens. Divulgação esta que atende a nova velocidade de comunicação global ditada pela Internet. Isto nos trará às vistas muitos mais imagens antes até existentes mas em número menor. Falo isso pensando nas fotos de grandes tragédias como o Tsunami e os ataques ao metrô de Londres.

 

Também aumentaram em grande número as imagens íntimas, uma vez que as pessoas não precisam mais se expor ao levar o filme para revelar. Isso já foi observado décadas atras quando surguiram as Polaroides.

 

Também aumentaram as imagens "egocêntricas". As digitais despertartam uma onda de autoretratos, pricipalmente crculaddo pela Internet.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Nas minhas viagens não dispenso minha câmera tradicional com filme de rolo e pilhas AA. Ela ganha da minha digital em alguns quisitos:

- se estou em um lugar sem energia elétrica não tenho como carregar as baterias da câmera digital.

- se for roubado, ou se por descuido perder minha câmera, o prejuizo será menor.

- se não encontrar um local para fazer download e queimar um CD eu não vou poder fotografar mais porque o cartão está cheio. É fácil achar uma vendinha que vende os filmes de rolo 35mm mas cartões para digitais só em cidades grandes.

 

Estes pequenos detalhes ainda tornam as convencionais idispensáveis pra mim.

Link para o comentário
  • Membros

Gosto muito de fotografar...

Acho muito foda essa nova revoluçao das maquinas digitais...

Mas pra mim nao tem nada melhor que as maquinas convensionais de filme...como vou levar uma foto que tirei com o joao la na Chapada diamantina se na casa dele nao tem nem televisao pra ele ver? Tem ke levar no papel pra ele colocar la na parede dele...mais ainda a revelaçao de digitais esta fora de mao pra mim...tem que ter uma maquina boa e pagar mais caro tambem...

Agora fotografar uma festinha uma nigth algo assim, aquela galera da cidade pode ser uma digital...que ae tira mais de 200 fotos e poe tudo na internet e a galera sai colocando nos fotologs da vida...mais se nao fosse essa tal de internet nao precisaria de maquina digital nao...

Link para o comentário
  • Membros

concordo com vc ivaõzim, ainda mais eu q acho q parei no tempo, ainda prefiro disco de vinil, video cassete, e máquina fotográfica de filme mesmo, imagine , vc quer mostrar aquelas fotos muito lokas q vc tirou em uma trip p/ seu amigo e ele naum tem cpu, ou se vc tem é um básico sem gravador de cd,pra mim máquina digital é (sem ofensas) p/ quem tira fotos só por tirar, agora quem é como eu um apaixonado por fotografia, tem q ser uma tradicional mesmo.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...