Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

FOTOS E GASTOS: 12 DIAS POR BOGOTÁ, CARTAGENA E SAN ANDRÉS! AGOSTO/2015

Postado
  • Membros

Fala, galera! Muita gente ficou interessada no mochilão que eu fiz em agosto/2015 pela Colômbia. Então esse post é pra atualizar informações e esclarecer dúvidas relacionadas a atrativos turísticos, preços, itinerário e tudo mais que envolve a dinâmica de uma viagem. O post está dividido em 3 partes ( essa mais dois comentários). Estou à disposição pra qualquer dúvida!

Roteiro:

A principal dica pra montar o roteiro é começar pela cidade que vc tem menor interesse e deixar a de maior expectativa por último. Assim, sua viagem fica numa constante superação de expectativas. Deixar o melhor pedaço do bolo por último sempre dá vontade de comer mais ;)

Sendo assim:

2 dias em Bogotá

4 dias em Cartagena

6 dias em San Andrés

Orçamento:

No total foram gastos 5 mil reais num roteiro de 12 dias, divididos da seguinte forma: 2 mil reais com passagem aérea e 3 mil reais com as demais despesas (hospedagem, alimentação, passeios, compras), relacionadas ao final do relato de cada cidade.

Câmbio:

Consegui trocar reais por pesos no centro de Bogotá com a cotação 1 real = 740 pesos. Ou seja, 1000 pesos valeram 1,35 reais. Sendo assim, todos os valores que eu colocar em REAIS será sob essa cotação de R$ 1,35.

Passagens:

Comprei pelo decolar.com (que por incrível que pareça, mesmo com a taxa de serviço deles ainda estava mais barato que pelo site da LAN) 5 meses antes da viagem. O itinerário foi: Guarulhos-Bogotá-Cartagena-SanAndrés-Guarulhos. O preço foi R$ 2.072,00 já com as taxas. Todos os trechos, inclusive os internos, foram pela LAN. A minha experiência com a LAN Colombia foi a melhor possível: aeronaves novinhas, sistema de entretenimento bom, refeição servida nos trechos internacionais deliciosa e atendimento excepcional. Passei um típico “perrengue de viagem” na volta, perdendo o voo Bogotá-Guarulhos, e precisei contar com a boa vontade dos atendentes da LAN pra que não fosse preciso comprar outra passagem (absurdamente cara em cima da hora). A atendente deu um jeitinho, mesmo não sendo permitido naquele caso, para que eu pagasse apenas a taxa de reagendamento pro dia seguinte (80 dólares) Ponto pra eles!

Chegando em Bogotá:

Cheguei em Bogotá as 19h (horário local. Duas horas a menos que no Brasil). Troquei pouco dinheiro no aeroporto, suficiente apenas para o taxi e a primeira noite no hostel. Na saída do desembarque tem algumas casas de câmbio, porém a cotação é ruim. Logo em frente às esteiras de bagagem tem uma com cotação bem desfavorável (1 real = 680 pesos). Não troque nela! Continue seguindo, após passar o controle alfandegário (uns policiais com cães) e sair pela porta de vidro vai ter a sua frente vários guichês de casas de câmbio, aluguel de carros, etc. A casa com melhor cotação é a ultima do lado direito (Alcansas S.A.). Em agosto de 2015 o real estava 720 pesos. Troquei 150 reais lá e deixei pra trocar o resto no centro de Bogotá.

IMG_20150814_214437364_HDR.jpg.ad5cc6e2760c8a8a7b07a7c08d150a82.jpg

Pegue os taxis amarelos, que rodam no taxímetro. Os outros são especiais e, portanto, mais caros. Pergunte ao motorista o valor antes e negocie! Do aeroporto até a Candelária fica 28 mil pesos. O taxista vai querer cobrar “propina”, eu não paguei. O aeroporto é bem distante da cidade, talvez uns 30 minutos. Os caros são meio velhos e o trânsito perigosamente divertido. Lei do “quem entrar primeiro”, emoção pura!

Na Candelária existem muitas faculdades, bares, pontos de encontro. O que fez com que eu chegasse às 20h e encontrasse as ruas cheias de jovens, musica alta e tal. O taxista me explicou que como todo grande centro, é uma região perigosa para se andar sozinho à noite (principalmente uma mulher) e deu a dica de andar sempre nas ruas de movimento e não me meter nas vielas desertas. Conselho anotado! Fiquei no Hostel Fatima, na calle 12-c. Escolhi esse pelo preço e localização. Dá pra ir a pé a praticamente todos os pontos interessantes da candelária (Museo Botero, Museo Del Oro, Plaza Bolívar, Museo da Policia, etc). Paga-se 40 mil por noite no quarto privativo. Pontos positivos desse hostel: além da localização e preço, o café da manhã é bom pelo valor que se paga (pão, geleia, manteiga, 5 opções de frutas, 2 opções de chá, café), eles te dão um drink de boas vindas no bar xD, bom espaço de convivência. Pontos negativos: o wifi só pega na recepção; higiene duvidosa; se vc quiser dormir, esqueça! Espaço de convivência perto dos quartos e barulho até altas horas; o quarto privativo era diferente (pra pior!) do mostrado nas fotos do booking.com. Enfim, não recomendaria esse hostel. Existem muitos outros na candelária com preços semelhantes e bem melhores.

IMG_20150815_074546602_HDR.jpg.134ef0fbb96dde3d2370e5bf93c34f6f.jpg

No dia seguinte tomei café e saí bem cedo pra aproveitar o dia. O clima parece um pouco com São Paulo, fazia uns 10º e ficava o dia todo caindo aquela chuva fininha. Saí em busca de casas de câmbio pra trocar todo o dinheiro que iria usar na viagem. A melhor cotação que encontrei foi a Investment Monaco (1 real = 740 pesos), fica na calle 11. Alias, existem várias casas de câmbio nessa rua, é bom pesquisar. Fique atento que aos sábados as casas de cambio funcionam até às 12h. Outra coisa MUITO importante: preste atenção no dinheiro. Na casa de câmbio nem tanto porque as notas são carimbadas. Mas na rua, muito cuidado. Passei o perrengue de pegar nota falsa, contarei mais tarde. Se possível compre aquela caneta que detecta notas falsas (custa uns 12 reais aqui no Brasil).

Bom, partindo dali, o Museo Del Oro está a 1 quadra e o Museo Botero a umas 4 quadras no sentido oposto. Da para fazer tudo a pé.

O museo Del Oro não é tão interessante quanto eu pensava. A entrada custa 3 mil COP e tem, basicamente, OURO!

1.jpg.80d3f7f3c28ff3b2031fa8e8ab8d573b.jpg

Se você foi até lá, então você precisa entrar numa galeria de artesanato que fica em frente. Lá sim é o paraíso! Bolsas, esmeraldas, souvenirs, calçados, tem de tudo! E com preços justos (mesmo assim, pechinche e peça descontos). A dica é comprar todos os presentinhos da viagem lá. Porque em cartagena e San Andrés tem basicamente as mesmas coisas, só que com preços 2, 3 ou 4 vezes maiores.

2.jpg.51a8590e2e43ce59a0c8d5c9056715ac.jpg

3.jpg.3327f471f57a0c23cd7605edd8ccbf99.jpg

A bolsa Wayuu, queridinha e caríssima aqui no Brasil, saiu por 90 mil COP (preço sem desconto: 100 mil a 150 mil). Em cartagena é mais caro que isso e em San Andrés o mesmo preço, porém não tem tantas opções de estampas. As mais bonitas e baratas estão em Bogotá.

44.jpg.968dfacf55619d8e3430866587802b36.jpg

A dica então é comprar tudo em Bogotá, menos perfumes, cosméticos, bebidas (produtos de free shop) que é mais barato em San Andrés por ser zona livre de impostos. Não comprei mais coisas em Bogotá pq não caberia no mochilão.

O Museo Botero é muito interessante. Esse vale a visita! E o melhor, é gratuito! Tem quadros, esculturas, um jardim lindo. Da pra se perder por mais de uma hora lá dentro.

5.jpg.8c97239ac57400fa71ef0a567edaa840.jpg

4.jpg.6d478c8b1ab499e9dff802cca628b252.jpg

Saindo de lá indo em direção ao Cerro Monserrate. E dá-lhe chuva! Perguntei a um policial como fazer para chegar ao cerro, ele falou pra eu entrar em uma livraria que tinha em frente que a recepcionista ia chamar um taxi pra mim. Duvidei que isso aconteceria, mas fui... E não é que a mulher, prontamente, pediu um taxi do celular dela? Cada vez mais a simpatia do povo colombiano me conquistava.

O táxi do Museo Botero aos pés do Cerro Monserrate custou 5 mil COP. Se o tempo estiver fechado e não for possível ver o topo do morro, vá mesmo assim! A subida de teleférico (17 mil COP ida e volta) é bem legal e venta muito, então o tempo abre e fecha várias vezes. A vista lá de cima é incrível! E absurdamente frio! Tem uma igreja em que acontecem missas em determinados horários, lindos jardins, um restaurante e uma lanchonete. Não fui no restaurante, a lanchonete tem comidinhas gostosas e preços acessíveis, se compararmos com as lanchonetes no topo do corcovado, no Rio, por exemplo. Pastéis, empanadas e outros salgados por 2.200 COP. Chá de coca 1.500 COP, chocolate caliente 2.800 COP, etc. Meu almoço saiu por 7.200 COP!

6.jpg.ae5fd836531ef8cfa1768151d394928b.jpg

7.jpg.5d0d67c874bc8ecb7affe60718acea8d.jpg

Na volta pedi um taxi de volta pra Candelária e custou 15mil COP! Perguntei o motivo da diferença da ida (5 mil COP) e o taxista falou q esse preço era fixo porque o cerro fica fora da cidade, por isso não era no taxímetro. Estava cansada demais pra discutir e aceitei.

Foi aí que tive meu primeiro perrengue na viagem. Pedi pra ele me deixar no Café Juan Valdez, ele o fez. Quando fui pagar os 15 mil COP dei uma nota de 10 mil e uma de 5 mil. Ele disse que não poderia pegar porque como havia muitas notas de 10 mil falsas os taxistas não pegavam mais. Achei meio absurdo a historinha... Dei uma nota de 50 mil COP, ele levou na carteira pra pegar o troco, mas me devolveu os 50 mil COP falando que não tinha troco e, por fim, aceitou meus 15 mil COP trocados. Resultado: toda essa confusão foi armada por ele pra trocar minha nota de 50 mil COP por uma FALSA. Descobri isso quando fui pagar o hostel a noite. Depois, conversando com um local ele me disse que é super comum taxistas aplicarem esse tipo de golpe. Muita atenção, dê trocado ou não tire o olho do seu dinheirinho amado até que ele devolva o troco.

Outro lugar que você precisa conhecer em Bogotá é a Plaza Bolívar, considerado o coração da cidade.

45.jpg.4b84a315b9cc883932ff8df0702183df.jpg

Quanto foi gasto?

Entre hospedagem (2 diárias), comida, bebida, passeios e compras foram mais ou menos R$ 400,00.

Considerações e quantos dias ficar:

É uma cidade grande, bonita, hora moderna, hora histórica. Mas não achei Bogotá tão atrativa. Talvez por ter ficado apenas 2 noites e 1 dia (embora tenha achado tempo suficiente). Mas não indicaria ficar por lá mais do que 2 dias. Se o seu caso for como o meu, de conexão, fique 1 ou 2 dias pra conhecer a capital do país, é válido. A expectativa era muito maior por Cartagena e San Andrés!

Principais gastos em Bogotá:

Hospedagem (diária): 40.000 COP (R$ 54,00)

Taxi cerro: 5.000 COP ida e 15.000 COP volta (R$ 27,00)

Taxi aeroporto-candelária: 28.000 COP (R$ 37,80)

Taxi candelária-aeroporto: 25.000 COP (R$ 33,75)

Big Mac: 5.000 COP (R$ 6,75)

Juan Valdez Café: 2.800 COP (R$ 3,78)

Almoço no cerro: 7.200 COP (R$ 9,72)

Museo Del oro: 3.000 COP (R$ 4,05)

Museo Botero: gratuito

Cerro Monserrate (teleférico): 17.000 COP (R$ 22,95)

Bolsa Wayuu: 90.000 COP (R$ 121,50)

CONTINUA

Prox. cidade: Cartagena.

Editado por Visitante

• Respostas 80
  • Visualizações 77.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• juliane.freitas
    juliane.freitas

RELATO CARTAGENA: A chegada em Cartagena foi às 15h e logo que a porta do avião foi aberta já deu pra sentir o choque térmico. O calor de Cartagena é surreal! Juntando com a unidade bem alta, a sensa

• juliane.freitas
    juliane.freitas

RELATO SAN ANDRÉS:   Sim, o paraíso existe! E é barato!     San Andrés é uma ilha localizada no mar caribe, de território colombiano, mas fica mais próxima da Nicarágua e da Costa Rica. Só se c

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
Juliane, entendi!

Sabe me dizer o nome dessa sapatilha? Pensei em comprar antes aqui pra não pagar caro lá, será que compensa? Juntamente com o snorkel!'

Compensa comprar lá! É sapatilha de neoprene mesmo. Eu comprei as sapatilhas e o snorkel de uma senhora que vendia na rua. Foi 10 mil cop e 15 mil cop, respectivamente. Os dois juntos + - 33 reais.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Muito bom, Juliane! Relato super detalhado e as fotos... sem palavras, sensacionais!

Parabéns!

Obs.: Estou enrolando para escrever um relato de viagem que fiz em Maio :oops: , depois dessa sua contribuição eu até animei! :D

Postado
  • Membros

Parabéns pelo relato e a riqueza de detalhes!!

Dia 31 estou embarcando para Colombia e suas dicas colaboraram bastante! ::Cold::

Postado
  • Autor
  • Membros
Muito bom, Juliane! Relato super detalhado e as fotos... sem palavras, sensacionais!

Parabéns!

Obs.: Estou enrolando para escrever um relato de viagem que fiz em Maio :oops: , depois dessa sua contribuição eu até animei! :D

Obrigada, Patrick! É difícil as fotos ficarem ruins num lugar daquele *-*

Qual foi o destino da sua viagem? Quando fizer o relato avisa aqui q eu quero ver!

Postado
  • Autor
  • Membros
Parabéns pelo relato e a riqueza de detalhes!!

Dia 31 estou embarcando para Colombia e suas dicas colaboraram bastante! ::Cold::

Que bom que eu pude ajudar, Fred. Aproveita muito sua viagem, la é incrível!

Postado
  • Membros

Melhor relato de viagem de todo o site!!!

Explicação detalhada e excelente...Li todo o relato de uma só vez e achei o máximo sua descrição.

Ajuda realmente quem quer fazer o mesmo roteiro...fui lendo e me sentindo lá, rs.

Parabéns, Juliane.

Fiquei com dúvida só uma coisa, a passagem de Cartagena para San Andres.

Você comprou quando já estava lá? Aqui no Brasil?

Onde compensa?

Quanto custa em média?

Olhei por alguns sites daqui e o valor deu quase uma nova passagem Brasil---> Colômbia

Oo

Só falta saber isso pra fechar meu roteiro, rs

Abraços

Postado
  • Autor
  • Membros
Melhor relato de viagem de todo o site!!!

Explicação detalhada e excelente...Li todo o relato de uma só vez e achei o máximo sua descrição.

Ajuda realmente quem quer fazer o mesmo roteiro...fui lendo e me sentindo lá, rs.

Parabéns, Juliane.

Fiquei com dúvida só uma coisa, a passagem de Cartagena para San Andres.

Você comprou quando já estava lá? Aqui no Brasil?

Onde compensa?

Quanto custa em média?

Olhei por alguns sites daqui e o valor deu quase uma nova passagem Brasil---> Colômbia

Oo

Só falta saber isso pra fechar meu roteiro, rs

Abraços

Obrigada, Thai! Fiz o relato exatamente como eu gosto de ler por aqui: detalhado e ao mesmo tempo direto.

Sobre a sua dúvida: Eu comprei todas as passagens pelo decolar aqui no Brasil porque pelo site da LAN estava quase 200 reais mais caro. Mas foi sorte. Geralmente no decolar é um pouco mais caro porque tem a taxa de serviço deles. E comprei com 5 meses de antecedencia pra não ter essa preocupação durante a viagem.

PS.: Eu tenho um amigo que foi agora em Outubro e pagou 12 mil milhas ida e 12 mil milhas volta pela TAM (Brasil - Colombia) e os trechos internos ele comprou antes da viagem pela Viva Colômbia, que é uma empresa bem barata de la. Ele pagou 80 mil pesos em Bogota-Medellin, 90 mil Medellin-Cartagena e 95 mil Cartagena-Bogota. Não foi pra San Andres, mas compensa vc pesquisar o preço cartagena-San andres pela VivaColombia!

Onde compensa? o site que eu mais uso é o decolar mesmo, pra fazer pesquisa de preços. E aí pra achar um preço bom é muito trabalho: acessando diariamente, colocando datas variadas, mudando a ordem das cidades... Pra vc ter uma ideia to planejando uma agora pra Patagônia e consegui uma diferença de 300 reais só mudando a ordem de chegada/saída das cidades =D

Se eu fosse comprar só guarulhos - San Andres ficaria +/- 1.200 reais. Como eu escolhi "múltiplos destinos" la no site ficou 2.072 reais pra guarulhos - bogota - cartagena - san andres - guarulhos. Realmente foi quase o dobro. Mas eu achei que valia o investimento para conhecer bogota, cartagena e san andres numa tacada só! E agora que eu conheço te falo que é impossível escolher entre cartagena e san andrés... Tem q ser os dois mesmo! hahaha

Bom, espero que tenha respondido suas dúvidas. Qlq coisa estamos aí! = **

Postado
  • Membros

Juliane, show de bola o relato.

Ja li duas vezes para nao ter certeza que nao perdi nenhum detalhe. Estou planejando ir para colombia em Agosto de 2016, vamos ver se vai dar certo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.