Use o menu Tags para buscar informações sobre destinos! - Clique aqui e confira outras mudanças!

Ir para conteúdo
dglopes

Mochila + Fotografia + Trekking/ Backpacking

Posts Recomendados

Olá a todos!

Algumas considerações iniciais sobre este post:

- Achei mais apropriado inserir no tema Fotografia ao invés de Mochilas porque se deve a um tema mais específico e menos geral.

- Estou usando os termos trekking e backpacking pra diferenciar duas modalidades de esporte. O primeiro seria um percurso de um dia, no máximo uma pernoite, algo como 7h totais de percurso, com mochila leve, até 30L (se vire pra guardar uma barraca e saco de dormir aqui!). Já o segundo módulo seria um percurso longo, acima do anterior e com duração indeterminada (mas vamos colocar um limite de 1 semana nesta discussão). A mochila, neste último caso, seria entre 30 e 90L.

 

Agora vem o motivo da postagem.

Pensando em um conjunto fotográfico composto de:

-máquina SLR,

-3 lentes: uma macro, uma zoom - p. ex.18-200mm, outra qualquer (sendo que uma pode estar no corpo da máquina);

-suplementos: cartões, bateria(s), cabo(s);

-flash;

-tripé.

 

 

Qual case acham melhor para levar em um percurso de trekking e um de backpacking? Bolsa a tira-colo :o ? Mochila? Case de cintura? Colete? Conjunto misto? Cases separadas que fiquem dentro da mochila principal?

O que deve ser levado em conta com relação ao transporte desses itens?

 

Uma coisa que me deixou incomodado foi o fato de todas (ou 90%) das mochilas vendidas como próprias para equip. fotográfico deixam as lentes e a câmera no fundo da mochila (normalmente com capacidade de 15 a 50L).

Ora, sabemos que as partes mais pesadas devem ficar em cima e nas costas!

O motivo deste layout seria a segurança do equipamento (afim de evitar de chocar o equipamento nos galhos à frente quando abaixar sob eles)?

 

Seguem alguns links de mochilas que selecionei imaginando serem mais apropriadas/confortáveis:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/629686-REG/Clik_Elite_CE400GR_Compact_Sport_Backpack_Gray_.html/ul/P/umse/0#specifications

http://www.bhphotovideo.com/c/product/446476-REG/Kata_KT_A44V_Sensitivity_V_Backpack.html/ul/P/umse/0

http://www.bhphotovideo.com/c/product/407131-REG/Lowepro_LP34733_PEF_DryZone_Rover_Backpack_Yellow_.html/ul/P/umse/0 (esta, particularmente me agradou muito)

http://www.bhphotovideo.com/c/product/531355-REG/Lowepro_LP35188_0EU_Fastpack_100_Backpack_Black_.html/ul/P/umse/0

http://www.bhphotovideo.com/c/product/531349-REG/Lowepro_LP35183_PEU_Flipside_200_Backpack_Arctic.html/ul/P/umse/0

http://www.bhphotovideo.com/c/product/496002-REG/Lowepro_LP35091_PEU_Primus_AW_Backpack_Black_.html/ul/P/umse/0

http://www.bhphotovideo.com/c/product/614814-REG/Naneu_Pro_K5_Adventure_K5_Photo_Hiking.html/ul/P/umse/0 (essa combina uma mochila cargueira com case)

http://www.bhphotovideo.com/c/product/544647-REG/Tamrac_555003_5550_Adventure_10_Backpack.html/ul/P/umse/0

http://www.bhphotovideo.com/c/product/538765-REG/Domke_700_53D_F_5XC_Large_Shoulder_Bag.html/ul/P/umse/0 (esta está meio fora de contexto, mas achei bem apropriada pra um percurso urbano, como turista - parece chamar pouca atenção-mas esqueça o tripé!)

 

Além disso, separei esta proteção contra chuva:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/583456-REG/Op_Tech_USA_9001142_RAINSLEEVE_FLASH_Pack_of.html/ul/P/umse/0#reviews

Diferente da Outex, este plástico protege apenas contra chuva, não é totalmente estanque, mas permite visualização das configurações e é mais simples de pôr.

 

Eu selecionei estas mochilas imaginando que poderia carregá-las dentro da cargueira principal durante parte do percurso para, então estabelecer um campo base e, aí sim, levá-la comigo para um trekking fotográfico nas proximidades.

Gostaria de ler opniões de todos que já passaram pela experiência de levar seu "bebê" pro alto do morro e das chuvas!

 

Abraços a todos!

Douglas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu e um amigo fizemos 6 dias de caminhada pela Estrada Real (caminho do Sabarabuçu) em agosto agora!

Ele levou sua SLR + lente 18-300 + cartao e tudo + em uma mochila/case da LowePro ... este estava p/ o lado de fora da sua mochila cargueira, p/ facilitar o acesso à maquina!!

Eu imagino que deve ter sido incomodo carregar 2 mochilas, mas ele nao reclamou em nenhum momento (disse q estava tranquilo até!)

 

Vale ressaltar que nao acampamos! Ficamos em hoteis ... oq minimizou os problemas c/a autonomia da maquina!

 

No final de outubro eu estarei em Ilha Grande por 10 dias ...e levarei minha superzoom (+ filtro + cartao extra e tudo+) em um case da Kata, mas levarei-o dentro da mochila cargueira, ou no cinto ... ainda estou estudando isso!

 

MAs concordo que é um assunto delicado .... na disputa proteção da maquina X acesso rapido eu acabo priorizando o acesso rapido! (ja que o case supostamente protegera a maquina em casos de choque!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara isso é muito relativo vai de pessoa para pessoa.. eu tenho alguns sistemas de armazanagem de equipamentos... desde mochila propria para foto.. que só cabe equipamento fotografico... a cases que vão na cintura como pochetes... tenho colete que vira bolsa... tenho cases só para lentes... tenho cases classicos...

 

tudo vai depender do tamanho das lentes que vc esta levando tambem.. existem macros e macros.. e cameras e cameras.. pequenas e imensas....

 

para vc ter uma ideia eu estou indo agora para patagonia.. e irei levar só uma lente.. estarei levando uma NIKON D50 + 18-250 + 4baterias + 10gb de memoria + 2filtros... carregado + cabo.. + tripe manfrotto..

 

e para isso levarei somente um case tipo Toploading.. que cabe um corpo com uma lente media inclusa... os cabos.. baterias.. eu coloco dentro de um bolso na bolsa removivel da cargueira... o tripe pode ir dentro da cargueira ou até mesmo pendurado do lado de fora... dentro do case da máquina cabe os cartões e os filtros.. sendo que o UV não saira da lente.. levando só um filtro por fora... e a maquina com o case... pode ficar tanto dentro da mochila... quanto na cintura.. como no pescoço.. o pendurada fora da mochila... vai depender de vc... e de onde estiver... e etc... o case é tipo esse:

 

http://products.lowepro.com/product/Cirrus-TLZ-25,1914,8.htm

 

uma outra opção também ... e não levar bolsar... e montar dentro da propria cargueira... divisorias como as das mochilas especificas... funciona muito bem.. montei um esquema dentro desse numa mochilinha de 22l que tenho...

 

abço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa Adam!

 

Pois é ....hoje fiquei pensando nisso. Como ando muito com uma mochila da curtlo 25L, pensei em levar a maquina c/ lente dentro dela no dia-a-dia. Pra isso vou precisar de um case justo, compacto pra eviar perda de espaço dentro dessa mochila. Uma outra opção, pra um trekking seria eu comprar um "case de ataque" tipo 20-30L que já tenha compartimento pra maquina (reduzindo o espaço pra...15 ou 10L) e dando chance de colocar camelbak, lanche, roupa extra... e por fora o tripe. O resto todo eu deixaria na base - barraca, mochila cargueira,etc. (e o medo de ser roubado!?)

Mas pra isso precisaria de levar esta mochila de ataque dentro da outra, senão fica incômodo levar ela na frente, por exemplo.

Bom, vou continuar a pesquisa, como sempre.

Ah, novidades...logo posto umas coisas que achei nos foruns sobre aquela dúvida minha da CanonxNikon. To formatando algo aqui.

Abração

Douglas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dglopes...

 

se for para usar mochila de ataque.. onde não precisa de muito espaço.. existem opções no mercado onde o equipamento fica na metade da mochila para baixo... e a outra metade de cima é livre para um uso geral....

 

abço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que me deixou incomodado foi o fato de todas (ou 90%) das mochilas vendidas como próprias para equip. fotográfico deixam as lentes e a câmera no fundo da mochila (normalmente com capacidade de 15 a 50L).

Ora, sabemos que as partes mais pesadas devem ficar em cima e nas costas!

O motivo deste layout seria a segurança do equipamento (afim de evitar de chocar o equipamento nos galhos à frente quando abaixar sob eles)?

 

Douglas,

 

Onde você viu que o pesado deve ficar EM CIMA? Até onde sei essa informação não é 100% correta.

Tente concentrar o pesado no centro da bolsa e o mais próximo possível do seu corpo.

 

Como exemplo, vou citar o site da Deuter:

Para maior conforto ao carregar sua mochila, o peso deve estar colocado no local certo, e os ajustes feitos da forma apropriada. O saco de dormir deve ficar no compartimento inferior da mochila, e os itens pesados, junto às costas do usuário. Objetos pequenos devem ser colcados na tampa da mochila, para que o acesso seja facilitado. Para carregar mais fácil, tente colocar o centro de gravidade da mochila entre seus ombros.

[flash=300,380]http://www.deuter.com.br/flash/Como_Carregar_sua_Mochila.swf

 

Levei uma vez uma Sony F-828 numa trip. Como ela é uma "semi-reflex", não separa o corpo da lente, deu um pouco de trabalho. Coloquei-a dentro de um saco estanque e a deixei entre as roupas no centro da bolsa. Assim mantive ela protegida de possíveis impactos (afinal, a trilha do Pico Paraná é casca) e com um acesso relativamente rápido.

 

O marcosplf tem uma reflex e já fez algumas viagens com ela. Vou pedir pra ele passar aqui e deixar alguma dicas ::cool:::'>

 

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sofro muito com isso...

 

Como gosto muito de fotografia e tenho um set razoavel de equipamentos, isso acaba sempre limitando minhas mochiladas. Infelizmente nao consigo ficar longe da qualidade das minhas lentes fixas, sempre levo nas minhas viagens duas camera (uma backup) e algo em torno de 4 a 6 lentes, dependendo da viagem.

 

Minha mochila é enorme, a Alhva jabuti Pró (http://www.alhvacases.com.br/produtosloja.asp?cod=121&cat=5&prod=Mochila+Jabuti+Pr%F3&ic=3) entao eu sempre acabo ficando sobrecarregado na lombar, fazendo um casco de tartatuga, com duas mochilas, a cargueira de 80 litros atrás e a de fotografia na frente.... Chega a ser engraçado....

 

Mas o que venho tentando fazer mesmo é ficar em locais mais seguros por mais de um dia, onde os locais que eu realmente quero fotografar pra valer possa ir apenas com a mochila da fotografia e deixar no hotel a cargueira...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas para complementar... Eu tenho um e recomendo... Como teu set de equipamentos que voce quer levar nao é tao grande, voce pode pensar em acomodar seu tripe na sua mochila e usar um Now Bomb Jorge Araujo... Veja link abaixo:

 

http://www.jorgearaujo.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1

 

Eu nao levo nas minhas viagens porque sao 4 locais para guardar lentes e camera ( ou seja, 1 camera e 3 lentes... e outros espacos para flash, compact flash, etc...) é bem confortavel, uso bastante para trabalhar em passarela e fotografar eventos... Pode ser uma saida para vc!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rkoerich, se ta loko rs... esse seu set... com duas 5d... mas uma porrada de lente top.. deve pesar mais de 15kg ehaoehaoea... só da para levar tudo isso de equipo se for ficar em albergue... pq se for para fazer trekking longos não tem como ... para trekkings longos vc acaba ficando muito limitado em peso...

 

Existem algumas mochilas da linha Lowepro... que possuem até barrigueira... e etc... é uma boa alternativa para trilhas curtas ou para se andar no dia a dia....

 

o Now bomb é bacana.. eu tenho um ... mas acho que ocupa muito espaço quando bolsa... ocupando um espaço importante na cargueira.. claro que dizendo isso para trekking longos.. onde espaço e peso são importantes... mas para quem vai fazer mochilão sem trekking o nowbomb é bacana.... se bem que acho uma mochila mais confortavel para ficar andando para la e para ca rs....

 

abço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao, em Torres del Paine eu sofri muito, isto que so estava com a mochila de fotografia... Fiz aquela caminhada pra ver os icebergs no glaciar grey com o vento contra de 150 km/h.... Aliado com os outros trekkings leves e os 16.000km dirigindo de carro, imagina como estao as minhas costas... Só na base da acupuntura mesmo.... ::essa::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hahaha se é doidão mesmo rs... eu infelizamente como vou solo para torres e el chalten ... fazer trekking longos de 10 dias +-.. infelizmente não vou poder levar os meus equipos tops... acabei comprando uma D50 e uma sigma pra levar... e para levar isso o melhor foi comprar uma toploading... esses cases que cabem a camera e a lente montada e só.. acho que é o jeito de ocupar menos espaço... tem um modelo da lowepro.. que vc pode usar ela no peito... achei bem legal.. acho que vou comprar uma dessa....

 

o case é esse: http://products.lowepro.com/product/Topload-Zoom-2,2052,8.htm

 

abço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hey Danilo! Eu disse que o pesado fica em cima e nas costas! "Ora, sabemos que as partes mais pesadas devem ficar em cima e nas costas!" E foi com respaldo exatamente do seu desenho! Pode ver que a parte de baixo da mochila deve ser leve e o peso deve ficar nas costas e na parte de cima da mochila pra não ficar te puxando pra trás (o que acontece na parte de baixo).

As mochilas de fotografia fazem é colocar o compartimento extra pra blusa, alimentos, etc na parte de cima e a camera com lentes em baixo:

 

20090924210129.jpg

 

rkoerich! O Now Bomb não rola porque se aparece uma chuva eu me complico todo! E ainda mais passar com esses bolsos e fitas todas dentro de bambus, pode ficar complicando a caminhada.

 

Estou tendendo a comprar uma mochila mesmo pela facilidade de extração da câmera por bolsos laterais. Se estiver na cidade e achar uma cena interessante, consigo pegar a câmera a tempo. Até mesmo no meio do mato.

Mas já tenho uma mochila de ataque, logo a opção do Adam, de comprar o case simples seria ideal para colocar na mochila que já tenho...e é mais barato.

Bom...ainda estou recolhendo informações e lendo todos posts possíveis!

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DGLOPES, Opa... mas então cara... na verdade para mochila de ataque acho que pouco importa onde fica o peso não vai mudar muita coisa... diferente das mochilas cargueiras...até por isso mesmo o equipo fica embaixo ... para proteger melhor inclusive da chuva...

 

se vc ja tem uma mochila de atauqe.. compre as bolsas que falei.. elas sao bacans.. baratas... e da para carregar pendurada no corpo caso precise de acesso rapido...

 

abço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensando bem....realmente....o case simples é o melhor custo benefício pro meu caso. Daqui uns anos eu volto a postar aqui sobre as tartarugas, perguntando sobre compartimentos e tal...ehheh Até lá, muita foto precisa ser tirada!

Abração

Douglas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Eu uso uma mochila e estou absurdamente feliz com seu modelo. É uma Tamrac Adventure 9. Vc acha tanto na BH quanto em SP em lojas como a Consigo.

 

Ela tem espaço embaixo para lentes/câmera, em cima é uma mochila normal e ainda se quiser, atras, pode carregar o notebook. Além de tudo é leve e tem boa ergonomia, só a barrigueira podia ser melhor.

 

Recomendo.

 

Tacio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu carrego um corpo DSLR + uma lente também uso um toploading, um da Alhva Cases, que pode ser usada a tiracolo ou como pochete, para caminhar acho a pochete a melhor opção porque deixa a câmera sempre a mão. Câmera dentro da mochila (cargueira) e uma complicação para tirar de dentro e acabamos não tirando fotos durante os percursos.

 

Já pensei em compra um toploading da Lowepro só por causa desse sistema de alças em que ele fica no peito, mas estou adianto esse compra e me virando com o velho case da Alhva. Ainda não tenho certeza se esse sistema cansa menos que carrega a câmera na pochete. O problema da pochete é o conflito com a barrigueira da cargueira.

 

Também evito comprar mais lentes e acessórios para não complicar ainda mais esse processo de carregar a câmera. Hehehe!

 

Mais estou só esperando uma oportunidade boa para comprar um lente olho-de-peixe e um flash, resisti bastante mais não vai ter jeito. Também queria uma lente tilt-shift, mas $$$ e são equipamentos bem especifico que dão para deixar em casa. Minha idéia e carregar esses outros itens dentro da mochila (ataque ou cargueira) que sempre levo quando for o caso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um topload zoom da lowe e, para viagens onde vc precisa cortar peso mas faz questão de levar uma reflex + 1 boa lente, é uma excelente opção.

 

Os únicos contra dele é depois de muitas horas começa a doer um pouco a lombar onde passa a alça (ele fica como um peitoral) e, em caminhada mais técnica, você não consegue enxergar direito onde vai por os pés, mas isso se acostuma logo.

 

Essa foto (antiga, de 2005) é de quando estreei o meu (e uso até hoje, o ziper já está meio ruim mas de resto está muito bom ainda)

 

008.jpg

Cume do Vulcão Mismi, Peru, próximo da nascente mais distante do Rio Amazonas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também uso uma Tácio.

Mas acabei adaptando as alças porque não tive coragem de pagar o mesmo valor da mochila no acessório para carrega-la como canguru.

 

20100423004002.jpg

 

A imagem não é das melhores, mas da pra ter uma idéia.

Se alguem quiser fotos melhores ou dicas de como fazer as alças eu coloco.

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa.. tambem tenho uma e acho excelente para mochiladas.. super pratica, aproveito para deixar duas fotos utilizando ela.. as fotos não estão la essas coisas.. mas da para se ter uma ideia..

 

Também adptei as correias que vão em volto do corpo...

 

segue as fotos:

 

dsc7494h.jpg

 

adamfitzcopy.jpg

 

abço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×