Ir para conteúdo

Portugal: Porto, Evora e Lisboa (passando por Aveiro, Sintra e Obidos) sozinha. viagem incrível =)


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, Thamaracujá! Obrigada por suas palavras =)

Me empolguei com o relato (que ainda não terminei, tem mais dois dias ainda...) porque, de fato, a viagem foi muito legal.

 

E sim, eles levam tudo ao pé da letra. Passei por váaarias outras situações dessas e no final eu ria sozinha...No final da viagem eu ficava vendo os brasileiros se estrepando por conta disso, como num dia em Lisboa que uma carioca perguntou "se o café poderia vir em um copo maior". hahaha lógico que o gajo respondeu que sim e deu o menor pra ela. "oras, mas não dissestes que querias, apenas perguntastes se podias" #sóemPortugal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

dia 10 - Lisboa

 

Ah, poix! Nesse dia eu já tinha resolvido todas as minhas "obrigações" turísticas e, por isso, resolvi passear mais tranquila pela cidade. Um dos meus objetivos ao visitar Lixxboa era, com certeza, conhecer um pouco mais sobre o Fernando Pessoa.

...e é claro que tem um museu dedicado a ele, pois!

Depois de tomar meu café no hostel com vista pra o Tejo (finalmente um dia de CEU AZUL, yay!), fui perguntar na recepção aonde era o Museu Fernando Pessoa.

 

- ah poix, desces acá na 'xt'são Rato e andaxx até aqui, veja. Vas a andar uns bonx 20, 25 minut'x

- opa, brigada. mas pera: pelo mapa, tudo parece muito mais próximo...25 minutos?

- tu não sabes que Lixboa é a c'dad' das 7 colinax? estax a subir e descer a todo tempo, não há como não cansar, poix!

 

Lição dada, lição aprendida. Não tem como fugir do sobe e desce de Lisboa, sem dúvidas.

 

598dd6f612934_Foto13-10-15053422.jpg.e49edb5eb5e222a92b2439b7a5a78418.jpg

Estação Rato. A comunicação visual do metrô de Lisboa é muito bacana, com icones diferentes para cada linha. A linha verde (que não fotografei) tem uma nau lindona <3

 

E bom, lá fui atravessar algumas das sete colinas. No meio do caminho, tinha um parque. Adorável e tranquilo, por sinal. Chama-se Parque Estrela, para os interessados Fiquei lá um bom tempo, já que o museu só abriria 10am e ainda eram 9 e qualquer coisa.

Daí é respirar fundo e ir até o museu.

 

598dd6f6319cb_Foto13-10-15060558.jpg.d69ff3570bc64f1c085d350c114fbde8.jpg

Se não faltam trechos de Pessoa em qualquer rua, aqui é covardia falar...

Sobre o museu: é, na realidade, um centro cultural (assim como o Espaço Saramago, na região de Alfama). Tem alguns objetos do Pessoa - como seus óculos e manuscritos, algumas salas contando um pouco de sua vida e também alguns espaços interativos bem bacanas. Vale a visita sim, e não toma o seu tempo nem sua grana (acho que era uns 2/3 euros)

 

Na saída, abri o meu Maps-me e vi que pela região estava o tal...Mercado de Oirinque. Opa, um mercado de comidas que promete não ser frufru e não ter aquele tanto de americano que fica com o guia do Rick Stevens aberto? Bora pra ontem, são só umas 10 quadras!

 

598dd6f652180_Foto13-10-15064127.jpg.615ea8316c6aebaaa76bff01e5bee62c.jpg

Aqui não é o mercado. Aqui é apenas Lisboa sendo Lisboa.

 

598dd6f6690dc_Foto13-10-15065746.jpg.87db7a87773dd2c1cd21b6e42fabe448.jpg

...aqui é o mercado Bolo de nozes com ovos moles gigante por apenas 2 euros? Apenas Lisboa sendo Lisboa =)

 

Cheguei no mercado logo que abriu, mas eles tem diversos stands bem, bem bacanas. Me lembrou muito o Mercado San Miguel, mas bem menorzinho. Os preços são hiper convidativos, a frequencia do pessoal são lisboetas e as comidas que provei estavam deliciosos. Tá, tomei um espresso e peguei uma empada de galinha também. Já disse que a empada portuguesa é deliciosa? Pois

 

O Mercado de Oirinque, sem dúvida, é uma das minhas maiores dicas da cidade. Sem a afetação do Ribeira-Time Out (acho que cês já perceberam que eu peguei uma certa birrinha com ele, né?), ele é uma ótima opção. Li que às sextas, no happy hour sempre tem um sonzinho rolando...daí já sabe: se estiver por la num finde, cola lá, garanto que não irá se arrepender!

(nota: fiquei tão feliz com o lugar que planejei voltar no dia seguinte, com mais calma. não rolou =((((( )

 

Saí de lá meio perdida da vida, mas empolgadíssima com o solão. Andei pela região e me perdi um pouco até que meu cérebro resolveu funcionar (será que foi efeito do excesso de glicose do bolo? nunca saberei...) e daí

- epaaaaaaaa! o Electrico 28 (o electrico ~sensação~ que eu peguei numa situ-programa-de-indio no meu primeiro dia na ciade) volta como Estrela. Eu tô nesse tal bairro de Estrela. Será que eu consigo pega-lo (VAZIO PELAMOR!) daqui?

 

Segui minha intuição e fiquei olhando pra cima, caçando fios de bonde nos ceus. Segui e parei numa praça. Vi um ponto de ônibus e...não é que o bendito passava lá? RA!

Dois minutos depois a gringolandia perdida com um guia da lonely planet começou a se aproximar. Definitivamente era o bonde para Alfama. Eba, vou ver Alfama nesse sol lindro <3

....mas o eba acaba quando eu vejo que a droga do bonde tá lotado e novamente eu irei em pé.

 

598dd6f67f41c_Foto13-10-15073624.jpg.6efd57d96e767868a90e1fab4ce175ec.jpg

Que.Vizu.

Programa de Indio, reloaded.

 

Sobre o Electrico 28:

Trata-se da mais famosa linha de bonde (tem trocentas em Lisboa)que é muito famosa entre os turistas. É quase um must-have entre os visitantes. O problema? O problema são vários

- a frequência deles é baixa. você o espera por cerca de 30 minutos e não pode confiar no horário que está sendo exibido no painel do ponto. Veja, não quero generalizar, mas as duas vezes que peguei fiquei muito mais tempo que o papelzinho ali falava que eu deveria ficar

- ele está invariavelmente cheio. Isso significa andar em pé, apertado e...claro, sem conseguir enxergar a tal paisagem, que, supostamente é o mais legal. As janelas são baixas, os vidros pequenos e, por isso, pouca coisa lá fora consegue ser apreciada

- ele é lerdo. tá, tá, charme? pra mim, não é agradável ficar amassada por cerca de quarenta minutos sem ver o mundo externo e PARANDO PARA TURISTAS a cada dois minutos.

- a linha é utilizada também por moradores, que, com toda razão, ficam putos com aquela lotação insana. Ao meu lado, uma senhora portuguesa passou a viagem toda reclamando que todo dia era isso, que é um inferno etc. No final, ficamos conversando sobre e ela foi uma ótima companhia hahaha

- os ~espertalhões~.

 

Sobre os ~espertalhões~ do Electrico 28

Estava em pé, claro, com a mochila entre minhas pernas e o celular na mão, dentro do bolso. Sou brasileira, moro em São Paulo e ando de busão todo dia - não dou mole pra qualquer azar AND já havia lido muito sobre batedores de carteira neste trem.

Pois.

Comecei a sentir, entre uma parada e outra, uma mão andando na minha bunda. Afastei. A mão veio mais próxima. Afastei mais e comentei com minha amiga velhinha portuguesa. Ela resmungou que era sempre essa palhaçada, todo dia. Lisboetas e seu mau humor.

A mão veio de novo, apalpando forte. Segurei com força e olhei pro sujeito, falando num ótimo brasileirês, bem alto

-QUE PORRA QUE É ESSA?

O sujeito tava de mãos dadas com a mulher, por incrivel que pareça. Olhei pra ela, que me disse

- NO PORTUGUESE!

-I DONT GIVE A FUCK, GET THE HELL OUT OF HERE

- NO STRESS, MADAM, a mulher do cara disse

É claro que a portuguesa tava muito da puta nessa hora "ahhh, maxxx todo diaaa isso"

Acho que não passou meio minuto e o ~espertalhão~ veio de novo, agarrando meu bolso.

 

Gente, eu dei um barraco tão grande, mas tão grande. Lembrem que 90% dos ocupantes ali eram turistões gringolandia

- STAY AWAY FROM ME! DONT FUCKING TOUCH ME!

- NO STRESS, MADAM

- THIS GUY IS INSISTING ON TOUCHING ME, PEOPLE! HES A FUCKING PERVERT!

 

Bom, o climão foi tamanho que o casal ~espertalhão~ desceu. Confesso que pensei ser um tarado, mas minha amiga portuguesa me corrrigiu

- ahhh, mas todo dia esses ladrões, este aca vem sempre, sempre!

 

Taí o meu depoimento. Gente, não é para ASSUSTAR ninguém, mesmo porque convenhamos: é um ladrãozinho muito do meia tigela. Nem tarado era, só queria a minha carteira HHAAHAH. O ponto é: a chance de uma mão boba dessas te levar o cel ou qualquer coisa é considerável. Vejam: eu não deixo de andar num lugar por conta de ~espertalhões~ mas, no somatório do electrico 28 a minha conclusão é: ROUBADA (juro, sem trocadilhos)

Lisboa é uma delicia de andar (quantas vezes já disse isso aqui mesmo?). Não acho que o bonde (com uma super lotação das que eu peguei, por exmplo) seja uma boa opção.

 

Dica: se queres pegar o bonde, sugiro fortemente descobrir um horário mais vazio/tranquilo. Não falo sobre batedores, e sim de aproveitar a viagem mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

A viagem foi incrível e seu relato ainda mais! Vamos a Portugal daqui 20 dias, na viagem dos sonhos da família. Eu já estive no Porto, mas agora... sonho é sonho! Me encantei com cada detalhes da sua viagem! E acaba assim??? To aqui, mais apegada que em semana final de novela, li tudo de uma vez! Gratidão! O compartilhamento foi incrível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Juliana, que delícia ler o seu comentário =)

Fico muito feliz que tenha gostado....confesso que estou meio parada para termina-lo por motivos de: trabalho e planejamento para minha próxima viagem agora em setembro (Itália! quero mais comida boa e gente bacana). Faltam só dois dias, mas pretendo faze-lo ainda.

 

Que ótimo que irás para a terrinha agora, em pleno verão! Sem dúvida nenhuma vocês adorarão o país e a viagem será linda! Lisboa deve ser linda nessa época. Aproveite o Tejo azul por mim <3

Se quiser qualquer dica, só dar um toque. O pouco que eu puder dividir, também ficarei grata <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

poxa, Sandro, obrigada pelos elogios =)

Estive há quase um ano, no início de outubro. Achei que foi um bom mês, pois o país não estava tão lotado como na alta e também não peguei muito tempo feio (apenas uns 2/3 dias de chuva durante a viagem, mas faz parte, né?)

Tô enrolando pra continuar por motivos de: trabalho e programação pra próxima viagem, pra daqui umas 2 semanas =)

...mas prometo seguir sim, já que só faltam dois dias de relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi juliad ! Aguardando o término do seu relato aqui e o seu novo relato sobre a Itália! Hehehehe! Tenho muita vontade de conhecer a Itália também, mas dessa vez (nesse ano de 2016) não deu e optamos por ir para a Alemanha que ficava mais econômico! Mas tô ansiosa para ler seu relato e ver dicas para quando eu puder ir! ::otemo:: beijos e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Caramba! O melhor relato que já li. E olha que eu já li relato pra dedéu.

Do jeito que você conta, me senti fazendo a sua viagem também. Tem um humor inteligente, tem dados interessante, foge do óbvio e transmite as sensações e sentimentos do caminho.

Parabéns.

Vou pra Lisboa, Porto e Coimbra no final desse mês e já li seu relato umas três vezes. Sem dizer que minha esposa leu e também amou.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...