Ir para conteúdo

Torres del paine, primeiro trekking, é uma boa?


Posts Recomendados

  • Membros
Vc esta em curitiba ai do lado vc tem o Pico Parana, é um otimo lugar pra vc ocmeçar.

 

Aliás eu chamo la de campo de testes haha sempre que to com um equipamento novo eu vou pra la testar.

 

Abraços

 

Eu fiz o caminho de itupava, conhece? pela serra da graciosa, super recomendado!! ::otemo::

 

'http://www.itupava.altamontanha.com/

 

ABÇS

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal,

TDP foi eu primeiro grande trekking; nunca havia acampado dessa forma anteriormente, e deu tudo relativamente certo; só um descuido ou outro me colocou em situações um pouco mais tensas, mas nada absurdo...

Fiz o trekking completo "O" anti-horário, e recomendo ele, pois ver o glacial Grey por cima é algo surreal! São cerca de 8 dias para completar este trekking... E foi inesquecível! ::mmm:

Fiz um relato bem detalhado, talvez tenha alguma informação útil nele...rs, além das fotos!

http://www.mochileiros.com/torres-del-paine-circ-completo-04-03-2009-a-12-03-2009-t32955.html

Abraços

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Galera, eu e minha namorada (aventureiros de primeira viajem) queremos fazer um trekking em torres del paine e temos uma grande dúvida...

 

Já com metade da viajem planejada chegamos ao dilema de percorrer o circuito 'W' ou o 'O'.

No começo havíamos definido o 'W' por causa dela, pra ser uma coisa um pouco mais leve, mas depois com tantos depoimentos e boas fotos do lugar nos perguntamos se chegando lá não nos arrependeríamos de ficar apenas 4 dias.

 

Eis a questão, Visualmente (e não tanto em termos de dificuldade e duração) o circuito 'O' se destaca muito referente ao 'W'? Compensa todo o esforço a mais?

 

Gostaríamos de opiniões de vcs pra podermos programar melhor nossas datas...

 

PS: Vamos agora no começo de março!

 

 

Um abraço.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Fala Ramon,

 

passei por algo parecido quando eu e minha namorada decidimos ir para El Chaltén passar 11 dias fazendo trekking.. Na época também pensei bastante se não valeria ir pra TDP na mesma viagem.. Acabou que preferimos encarar Chaltén primeiro para pegar experiência já que também eramos trekkers de primeira viagem. Acredito que a decisão foi acertada. Os 11 dias que passamos acampando em Chaltén foram uma aula de preparação em termos gerais de camping, peso de carga, planejamento e preparo psicológico.. este último considero muito importante. Nada contra os depoimentos que lemos aqui, mas é fato que somente 1% deles deixam transparecer as situações de medo, cansaso psicológico e tudo o mais.. Nas fotos que vemos tudo está sempre lindo e maravilhoso.. talvez para aqueles que ficam somente nos hostels e refúgios (mais uma vez, nada contra) seja assim maravilhoso mesmo ::lol4::

 

Acertamos em muitas coisas e aprendemos em outras.. Passada essa experiência, estamos planejando voltar a patagônia, desta vez para encarar o circuito W extendendo a primeira perna até o Paso John Gardner.. fica melhor pensar em tudo agora que já sabemos qual o limite de peso que nos é mais confortável, quanta comida precisamos (na primeira vez superestimamos) dentre muitas outras coisas..

 

Dá uma pensada legal no teu roteiro.. lembre-se que se fizer o W terá que carregar comida para uns 5 dias.. se optar pelo O, é comida pra 10.. e por aí vai..

 

Temos excelentes relatos aqui do pessoal que contou suas partes boas e as de aperto também.. dá uma lida legal que vai te ajudar a fazer a melhor escolha..

 

Boa sorte!

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

https://www.facebook.com/photo.php?v=10151171579506030&set=vb.611001029&type=2&theater

Olhem o vídeo acima.

Esse foi o Circuito "C"! foi logo que o parque pegou fogo (Jan 2012), e o setor Grey estava fechado, portanto fizemos uma ida e volta até a parte posterior do parque, totalizando 128km.

Torres del Paine vale muito a pena, e pode ser o primeiro trekking sim, mas não é um passeio qualquer... Informe-se bem sobre equipamentos, leve só o necessário, boas botas e mochila! E é bom um treinamento antes, pra aguentar as caminhadas (a maioria com desníveis bem difíceis quando se está com uns 15-20Kg nas costas!).

Quanto ao clima, sim, em janeiro faz muito sol, muita chuva, muito vento, e muita neve. Frequentemente no mesmo dia (ver vídeo).

 

Boa Sorte!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Torres del Paine é lindo, lugar preferido entre os trilheiros de todo mundo. Acredito que todo trekker deste site tenha vontade de ir pra lá pelo menos uma vez na vida, e eu sou um deles...

É possível fazer o primeiro trekking em TDP? Sim, com a internet a informação está toda por aí, é só pesquisar pra descobrir o equipo correto, as dificuldades, preparo físico, etc...

Mas tem uma coisa que você só conseguirá caminhado com a mochila nas costas: preparo psicológico para enfrentar os desafios. Frio, cansaço, medo... sim, medo de estar num local desconhecido, inóspito, isolado, selvagem...

Por isso aconselho a começar por aqui mesmo. Tem tanto lugar legal pra caminhar nesse Brasilzão que com certeza achará um perto de você.

A Serra do Mar paranaense (PP, Marumbi, Itupava, etc...) a Serra da Mantiqueira com várias montanhas e travessias, o "mar de morros" de Minas, as chapadas Diamantina, Veadeiros, Guimarães, Serra da Mesa no Maranhão, Monte Roraima no norte, etc...

Começando perto de casa você poderá testar seus equipos, conhecer sua barraca, mochila, fogareiro, e principalmente, conhecer sues limites e "medos". Já imaginou descobrir nos confins da patagônia que seu fogareiro não fuciona direito, ou sua barraca precisa de uma melhor impermeabilização?!?

Conseguirá condicionamento físico específico (carregar uma mochila de 20kg nas costas é diferente de malhar na academia) e terá a dimensão exata do que é um trekking de longo percurso, como TDP.

E o melhor de tudo, conhecerá lugares incríveis, tão (ou mais) belos como a patagônia, e o melhor, pertinho de casa, podendo voltar lá várias vezes...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Não se assuste! Prepare-se!!! Qualquer pessoa saudável, com vontade, faz trekking na patagônia.

Sabendo o que vai enfrentar fica mais fácil de se preparar, e nada melhor do que fazer um trekking perto da sua casa.

Vejo pessoas que nunca caminharam com mochilas nas costas, dormiram numa barraca ou ficaram 4 dias com as botas molhadas e resolvem experimentar a 4.000 km de distância.

É quenem nunca ter comido caviar, viajar até a Rússia e descobrir que não gosta de ova de peixe. :mrgreen::mrgreen:

Pode ser legal, ou não...

Veja estes filmes de uma galera de Santos, muito bom!!!

Os caras pegaram um perrengue mais ou menos, mas a filmagem e edição tá show. Dá pra te uma ideia da coisa, apesar deles terem ido no final da estação.

:arrow:http://www.mochileiros.com/video-das-trilhas-de-el-chalten-e-torres-del-paine-t74172.html

Link para o comentário
  • Membros

Otávio,

Só digo uma coisa...os videos me alertaram lembraram de uma coisa: não tenho coordenação.

 

Vendo aquelas subidas cheias de pedras escorregadias, gelo gelo gelo com buracos....eu sozinha! Afe, traumatizei!

 

Bom, para não deixar minha viagem sem graça antes mesmos de viajar, vou fazer um roteiro com caminhadas bem leves.

::hahaha::

 

Abraços,

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...