Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Suelih

Montanhas Rochosas do Canadá

Posts Recomendados

VIAGEM PARA BANFF E JASPER, O CORACÁO DAS ROCHOSAS

 

Olá

Esta viagem foi um acontecimento único para nós, apreciamos cada dia como se fosse o ultimo pois sabia que voltar lá de novo seria bem dificil, muito longe, vai uma grana boa só de passagens, etc...

 

Mas apesar disso , náo pense que é assim táo impossível ir, mochileiro determinado chega em qualquer lugar!

Planeje antes, guarde um dinehrinho, usa milhagem, vai de moto... Claro que o meio mais facil e rápido é de aviao, foi assim que chegamos.

 

Foi em Agosto/99. Saímos de VANCOUVER/BC de carro, eu, Noboru e nossas duas criancas Luci e Alex.que estavam com 15 e 12 anos respectivamente.

 

Bem, antes de sair para estrada, planejamos com muuito cuidado nosso trajeto,os hotéis, os passeios, etc. pois dá um friozinho pensar que algo possa dar errado durante a viagem, com duas criancas e num país que nao é o seu. Confesso que no fim das contas, claro, foi bom ter planejado bem, mas poderia ter sido até mais relaxado que daria certo também, mas sabe como é, mãe e marinheira de primeira viagem, melhor pecar pelo excesso...

 

Lago Moraine (Rochosas)

20090820154301.jpg

 

Vamos entao ao que interessa.

 

Pegamos a estrada Hwy 1, a famosa TRANSCANADA, até HOPE, distante umas 2 hs de Vancouver. Tudo beleza, as criancas alegres, carro abastecido tanto de combustivel qto de lanches, dia maravilhoso e calor!! Uebaa! (tínhamos passado um inverno do cão naquele ano, foram quase 4 meses sem quase ver o sol...).

 

De Hope dá para seguir pela Transcanada ou pegar a COQUIHALLA Hwy, esta, nova, um retáo vazando as montanhas com túneis e pontes e com uma especie de protecao de concreto feito um semitunel nos lugares onde tem chance de avalanches. Bem, todo esse conforto náo sai de graca, um pedagio bem salgadinho... Fomos por esta mesmo, uma vez que ja estávamos nela e náo dava para retornar. (se soubesse do pedágio, tinha ido pela velha).

Mais umas 2:30 horas adiante chegamos em KAMLOOPS, onde termina a Coquihalla e encontra com a Transcanada. Pegamos novamente a Transcanada. Paramos para esticar as pernas num estacionamento de supermercado e aproveitar para fazer um lanchinho e ir ao banheiro.

Daí vimos uma placa de ZOO, dizendo que tinha um urso grizzle (o pardo), ah! todos queriam ver o bicho. Pensei, por que náo? melhor ver o urso aqui atrás da cerca do que deparar com ele lá no meio das montanhas...

Vontade satisfeita, voltamos para o carro e seguimos em frente.

 

Haviamos programado rodar nesse dia até a cidade de REVELSTOKE, onde ja comeca as rochosas. Fomos subindo, subindo... subindo. A temperatura foi baixando, baixando...ficando mais fria, fria... Passava umas placas dizendo, EM CASO DE NEVASCA, USAR CORRENTE. (nos pneus) Fui ficando um pouco aflita, será que pode nevar aqui, em pleno veráo?? Ái, onde fomos nos meter... Meu marido, para me distrair dizia umas brincadeiras, cantarolava e mudava de assunto. Mas acho que ele tbem estava receioso... QUE NADA! preocupacáo a toa, aquilo é para quem viaja no inverno. Voce vê, eu ja me imaginava com os tres atolados na neve, passando frio e fome, congelando e perdidos nessa imensidao... Nos jornais, iria aparecer: Familia brasileira perdida nas rochosas... Que calourice...

 

Chegando em REVELSTOKE, uma simpatica cidadezinha aos pés do Parque Nacional do mesmo nome, ainda na provincia de British Columbia, achamos nosso hotelzinho (que havia reservado uns 2 meses antes...)

Como naquela época tem luz do sol até as dez da noite, deu para ainda visitar ainda o parque. Subimos a montanha de carro e lá tivemos nosso primeiro contato com a vegetacao sub alpina, aquelas arvores lindas, um lago e a vista do RIO COLUMBIA lá em baixo, com seu leito majestoso margeando a cidade. Encontramos um pessoal aposentado fazendo picnic. Eles estavam lá só para ver a florada de veráo das flores do campo, que só nascem lá naquelas altitudes. Dizem que é um espetáculo da natureza! Pena que naquele ano o inverno se prolongou muito e não havia acontecido a florada ainda.

 

A noite saímos para jantar e ficamos passeando pelas ruazinhas de pedra, as criancas até queriam assistir um filme, na época estava passando Runaway Bride. Mas optamos por tomar sorvete.

 

Dia seguinte, Montanhas Rochosas!!

 

Dia maravilhoso novamente, rodamos por volta de uma hora até o proximo parque, o GLACIER NATIONAL PARK. Paramos para andar numa trilha no meio da floresta para ver as árvores gigantes, e tbem por que era de graca... Vale lembrar que a maioria dos parques nacionais aqui tem que pagar ingresso, por carro ou por pessoa.

 

tem uma dica: Se náo me engano em Field (a próxima cidade que paramos) tem um Centro de Visitantes onde se compra o passe tipo único que dá acesso a vários parques. Sai mais em conta.

 

A paisagem estava agora toda mudada, a estrada ia por entre aquelas montanhas enormes, lindas, com o topo todo branquinho em contranste com o céu azul de tirar o fôlego... Que visáo! que natureza!

Com tudo isso em volta, as criancas sabe como sao, ficam entediadas so no carro, queriam é ver o urso! Máe, quando vai aparecer o urso?? e os veadinhos? Eu quero ver o urso!

Havia dito para elas que iriamos ver ursos e alces durante a viagem, e sabe como é, promessa é promessa! Ái, nem que for num zoologico, eles vao ter que ver um alce... Filho, olha que montanha linda!...

 

Paramos num lugar chamado ROGER PASS, estava bem frio, parece que é uma especie de divisor de águas, o rio que se dividia, um braço ia descer até o Pacifico e o outro braço ia descer até o Atlantico.

 

Dormimos em FIELD (uma vilazinha) numa pousada aos pés de uma montanha gigantesca, linda, um maciço e a frente o RIO KICKING HORSE fazendo seus meandros preguicosos pelo vale.

 

 

Filho, do que voce se lembra de bom da viagem?

- Do Mud pie no Kicking Horse! Uma torta de chocolate deliciosa que Alex. adorou.

 

Dia seguinte, visita ao EMERALD LAKE!

É esmeralda mesmoooo!!!

 

Emerald Lake

20090820160610.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com o mapa sempre à mão, depois de alguns sobe e desce pelas montanhas, chegamos no LAGO EMERALD. Que magnifico! rodeado de montanhas, o lago verdinho e uma canoa lá no meio. Fotos e mais fotos!

 

Na volta passamos pela cachoeira KICKING HORSE. Mais montanhas e mais picos. Umas curvas prá lá, outras pra cá, parada para pegar a trilha até o TAKAKAW FALLS, gigantesca queda dágua. Eu parei no meio do caminho, eles seguiram até a base da cachoeira e ainda subiram a parede de pedras até um pedaco, eu os ví de lá onde estava! Acenei para eles mas eles nem me enxergaram, era uma formiguinha no meio daquela paisagem.

 

Filho, qual a coisa mais legal que você viu hoje? - O esquilo saindo do buraco!

 

Voltamos para a pousada , jantar e mais Mud pie. Dormimos o sono dos justos, moidinhos de cansados!

 

Dia seguinte, LAKE LOUISE, LAKE MORAINE E BANFF!!

 

Ainda com base em Field, fomos até Lake Louise, o famoso, onde tem o luxuoso Lake Louise Chateau. De Field dá mais ou menos uma hora de carro. Maravilha mesmo, com a geleira permanente ao fundo e as canoas coloridas passeando pelo imenso azul do lago. Esse lugar é meio congestionado de turistas nessa época, gente de todo mundo visitando, japoneses, alemaes, americanos, etc.

Me senti um pouco na Disneylandia sem os brinquedos.

(vale uma visita ao Hotel, pode entrar sim, so para espiar...)

 

Mais uns kilometros acima, o MORAINE LAKE!! Mais bonito que o Louise, acredite!! Azul turquesaaa!! Rodeado de montanhas com as moraines escorregando ate o lago. Sem folego!

 

MORAINE LAKE

20090820154729.jpg

 

Luci adorou, Alex. ficou dormindo no carro...

Noboru queria fazer uma trilha até outro lago, distante uns 40 minutos de trilha, mas desistiu quando viu uma placa dizendo que foi visto um urso pardo dias atras por aquelas bandas. Encontramos dois rapazes americanos que também queriam ir e nos convidaram para juntar a eles, sabe como é, um grupo maior é melhor para enfrentar (significa fugir) de um urso pardo no caso dele aparecer... (!!??) Pensando melhor, todos desistiram da idéia e ficaram no Moraine.

 

De volta à estrada para BANFF, ah! lembrando a tempo: De L.Louise até Banff tem duas estradas paralelas. Fomos por uma na ida e voltamos por outra.

Nesse trecho que compreende uns 30 km até Banff, a estrada é cercada ao longo do trajeto para evitar que motoristas distraídos atropelem possíveis animais que apareçam na pista. De tempos em tempos tem uns tuneis que atravessam a pista por baixo para os bichinhos passarem de um lado para outro da estrada.

 

BANFF é uma cidade bem turistica, muitos hotéis, restaurantes, um rio enorme (Rio Bowl) que passa nomeio da cidade, muitos jardins, e claro, montanhas para todos os lados. E o Banff Hotel, igualmente famoso pertinho de umas cachoeiras. Subimos o teleférico ate o topo de uma montanha, e aí sim, tivemos uma vista da regiáo toda, a cidade la em baixo, a cadeia das rochosas.

Fizemos bem não ficando em Banff, além de ser muito caro,muito congestionado, de forma que pegamos a outra estrada e voltamos para Field, a nossa base. Noboru náo se importou de ficar dirigindo toda tarde 'de volta a Field, o trajeto era maravilhoso e foi só relax... sem hora para chegar, andando devagar e parando onde valia uma parada. (Os dias sao bem longos no verão, parece que nunca termina)

 

Essa estrada paralela é interessante, passa por uns canions, o Johnston river, paramos num lugar muito prazeiroso as margens do Johnston e tivemos a companhia de uns esquilinhos que vinham comer amoras selvagens nas nossas maos! Alex se encantou com os bichinhos e Luci deixou-os subir no seu pé e nas suas pernas.

 

Esquilo no pé

20090820154845.jpg

 

Mas o melhor estava por vir. Mais alguns kilometros adiante eis que deparamos com um elk, tipo um alce enorme pastando na beira da estrada! Foi a festa! As crianÇas ficaram maravilhadas e eu fiquei filmando o lindo animal.

Mais pra frente, Alex. viu no meio das arvores uma femea de veado com um filhotinho. Ái que lindinho. Paramos para fotografar e Alex ficou todo orgulhoso pois fora ele quem havia econtrado os bichinhos... Naquela noite acho que todos dormiram pensando no veadinho e sua mae.

 

 

Dia seguinte, ATHABASCA GLACIER (COLUMBIA ICEFIELD) E JASPER!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal

 

é o seguinte, acho que esse relato está ficando muuuito longo e para náo ficar entediante, daqui pra frente vou colocar apenas os lugares que visitamos, as trilhas que valem a pena serem feitas e os passeios idem.

O que voces acham?

Espero que fique melhor.

Um abraco / Sueli

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Sueli,

 

eu estou adorando o relato, pode escrever o quanto quiser! Deve ser mesmo um lugar fascinante... vc tem planos de revisita-los?

 

Ate logo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Tiagodesa

 

Se tivesse grana certamente iria voltar para fazer as outras trilhas...

 

Vou continuar meu relato a medida do possível, e vou tentar colocar umas fotos tbem, naquela epoca náo tinha camera digital.

 

Aguarde, sou ainda caloura aqui no Mochileiros e daí sou poco devagar... aainda vou aprender a usar as ferramenteas.

Um abraco! sueli

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal

 

algumas informacóes extras:

 

FIELD fica dentro do YOHO NATL.PARK

A Transcanada passa por Field, vai para Banff e segue para Calgary/ vai até o Leste (Toronto etc.)

A Rodovia que liga Banff a Jasper é a ICEFIELDS PARKWAY, tem uns 200km de pura montanhas e lagos.

Existem campings e muitos lodges, pousadas e hoteis no trajeto.

Vale lembrar que no inverno está tudo fechado.

Para ver os animais, é melhor de manhã cedinho ou ao entardecer.

 

Continuando/

 

Levantamos cedo, tomamos nosso último café no Kicking Horse e nos despedimos daquela simpática pousada. Que triste saber que tudo isso será apenas lembrancas daqui a pouco. Esse lugar lindo, essa pousadinha aos pés desse maciço, o rio,... QUE SAUDOSISMO ANTES DA HORA!!

Temos ainda metade da viagem a fazer, entáo, vamos curtir!

 

Pegamos a rodovia ICEFIELD PARKWAY , para a direita vai para Banff, para a esquerda, vai para Jasper. Pegamos ä ESQUERDA!! Jasper, estamos indo!

 

Essa estrada é considerada uma das mais bonitas do mundo. Todo país tem sua estrada mais bonita do mundo, e a Parkway é a mais daqui.

Mas devo concordar com os canadenses. Realmente é bonita. A cada curva voce solta um OH! que lindo,... e haja curvas! e lagos!

 

20090820160924.jpg

 

Sáo muitos lagos, voce vai querer parar em todos. Mas faça uma triagem antes, lembra em Field no Centro de Visitantes? Pois pegue um mapa (free) dos parques e atracóes e vá estudando antes.

Veja quais as trilhas que quer fazer, vai marcando no mapa, os lagos que quer ver, senáo voce fica doido, tem muiiita coisa para ver.

 

Alguns lagos são meio afastados da estrada, entáo tem que fazer uma trilha, geralmente facil e curta.

Algumas trilhas que NÀO pode perder:

PEYTO LAKE (com geleira)

EMERALD LAKE

MORAINE

SUNWAPTA FALLS

 

Bem, voltando à estrada, depois de parar em alguns lagos e fazer algumas caminhadas, chegamos ao ATHABASCA ICEFIELD. Fica no meio do trajeto entre Banff e Jasper, na estrada mesmo.

É uma geleira permanente aberta a visitacáo. Tem um CENTRO DE VISITANTES com restaurantes, souvenirs, etc, e tem-se a vista toda da GELEIRA á frente. Compra-se lá o passeio pelas geleiras com preços náo muito convidativos, acho que era uns 20 dolares can. para um passeio de umas 2 horas. Mas vale a pena!

Deixa-se o carro estacionado, um bus leva a gente até um outro local distante poucos kms, e daí pega-se o BUSÁO gigante, com rodas do tamanho de um adulto, parece um trator saído dos filmes de Scifi.

Todos ficam boquiabertos com o tamanho do veículo, e para animar mais ainda a galera, o motorista/piloto dá as instrucóes/ recomendacoes blábláblá, dá a partida , acelera, anda uns metros, pára embicando num precipício de gelo e diz assim: Voces querem ver O QUE essa máquina de 1 milhao de dolares é capaz de fazer??!! Todos gritam excitados: SIMMMM!!! Yupiii!!

E para surpresa de todos, ele anda que nem uma tartaruga, mais devagar que um bebe engatinhando.... mas desce o precipício todinho!

Ele leva a gente até o meio da geleira, passa por umas fendas táo fundas que a cor fica até azul. Daí para e a gente desce para caminhar um pouco num lugar seguro. É realmente um passeio que vale a pena.

 

Almocamos no centro de Visitantes, eu e Noboru pedimos um lanche, Luci e Alex. pediram teriyaki, uma comida japonesa parecendo um yakisoba mas sem noodles, vem com arroz. Lá no Canada todo lugar tem Teriyaki, TacoBell, pizza apimentada, e claro MacDonalds.

 

Seguindo viagem, fizemos a trilha para o PEYTO LAKE. Vale a pena gastar sola de sapato para chegar nesse lago, toda hora voce cruza com pessoas indo e voltando, portanto é bem seguro. Náo se chega até o lago mas chega-se num lugar onde se tem a vista para o lago lá em baixo no meio de umas montanhas e uma geleira, aliás o lago é formado pela agua do degelo da mesma. Foto de cartáo postal. (Náo me lembro se Peyto Lake fica antes ou depois do Athabasca)

 

Ainda bem que as criancas estavam animadas para caminhar. Geralmente elas torcem o nariz quando tem que andar... Luci andava com o CD player direto e Alex. filmava as paisagens. Ele aprendeu direitinho náo tremer nem balancar a camera. De vez em quando esquecia a dita ligada e ficava um tempao naquele zoom de As Bruxas...

 

Parada no SUNWAPTA FALLS, uma queda dagua a poucos metros da estrada/ Noboru comprou na lojinha de lá um colete impermeavel forrado tipo stormtech/ corta vento, bem quentinho, ele usa até hoje.

 

Prosseguindo, parada tbem no ATHABASCA FALLS, uma trilha de alguns metros e chega-se nas quedas. Lá de cima a gente viu um pessoal fazendo rafting pelas aguas turbulentas do Rio Athabasca. Eles comecam bem debaixo das quedas.

 

Já lá pelas 7 da noite, o sol ainda estava lá no alto, chegamos em JASPER.

Pergunta aqui, acolá, achamos nossa pousada, o TEKARRA LODGE. Desta vez náo era aos pés de montanha como em Field, mas era quase às margem do Athabasca!

Nesse trecho o rio já está calmo, largo, com ilhotas no meio e arvores tbem, um alce passeava bem no meio do rio, onde as aguas batiam no meio da canela. Valeu uma foto.

 

Bem, em Jasper diziam que os bichos (tipo alces) andavam pelo meio da cidade. Depois de nos instalarmos na cabana, (com lareira e tudo), saimos de carro para ver os bichos. Anda pra cá, prá la, nada de alce. Pensei, devem ficar mais afastados entao, mais perto das montanhas. Andamos ao redor da cidade, nenhum bicho... Ja escurecia, estavamos cansados de andar e qdo pensamos ir embora, já fazendo uma meia volta, vimos uma sombra, só um vulto escuro, um borráo no meio das arvores. Pronto, criancas, aquilo foi um alce!!

Na verdade acho que nem era nada... mas só para náo perder viagem,...

 

De volta para casa desanimados e com fome, qual foi a nossa surpresa ao chegar! Uma tropa inteira de alces andando ao redor da cabana!!!

 

PEYTO LAKE

20090820155518.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nhioka2,

tahh mto legal o relato!!!

hahaha, mas as vezes que vc flou que tirou fotos deixou agente com vontade de ver como eh!!

to esperando as fotos...rss

 

parabens...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim, tenho muitas fotos! Mas vou ter que fazer uma maracutaia, náo tinha camera digital ainda, entáo vou tirar foto dig. das fotos e tentar colocar aqui.

 

Aguardem![:)][:D]

aprendi colocar as carinhas!![}:)][^] hehe!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...