Ir para conteúdo
Mochileiros.com
  • Estatísticas de Usuários

    • Membros
      366.280
    • Recorde Online
      2.493

    Membro Mais Novo
    Rodrigo Smirmaul
    Registro em
Silnei

Manual do Mochileiro de 1ª Viagem

Posts Recomendados

Silnei    41

[info]Este tópico é um "manual" dedicado a novos usuários e futuros mochileiros. Ele é atualizado periodicamente baseado nas dúvidas de novos membros da comunidade. Depois de ler o manual confira também os tópicos do fórum: Guia do Mochileiro de 1ª Viagem e Sou novo no Mochileiros.com... Por onde começo?

 

Última atualização: 14 de Dezembro de 2012[/info]

 

[t1]Primeiro, seja bem-vindo(a) ao Mochileiros.com[/t1]

 

[t3]O que é o Mochileiros.com?[/t3]

O Mochileiros.com é um fórum de discussão criado em 1999 como parte integrante do portal Mochila Brasil. Todas as informações contidas em suas páginas são inseridas de forma colaborativa. É um site produzido por viajantes, para viajantes.

 

Então... vamos ao que interessa:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Silnei    41

[t3]O seu primeiro "Mochilão"![/t3]

Mochilar não é só colocar uma mochila nas costas e sair perdidaço por aí (Tem quem o faça, mas se este não é o seu perfil continue lendo). É preciso planejar a viagem(se possível com um bom tempo de antecedência) e pesquisar bastante sobre os destinos que pretende visitar. Quanto maior for o seu conhecimento sobre os destinos, melhor será sua viagem.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100526132858.gif 375 360 Mochilão pelo mundo][t1]Por onde começar?[/t1]

 

[t3]Reuna o máximo de informações sobre os destinos que irá visitar[/t3]

Em primeiro lugar organize a logística da sua viagem. Crie uma lista dos destinos que pretende conhecer e pesquise:

• Quais são as principais rotas e meios de transporte para se chegar nos destinos escolhidos.

• Quais são os principais tipos de hospedagem nas cidades por onde irá passar e quanto elas custam.

• Quais são as "principais atrações" e se as mesmas são de fácil acesso ou necessitam da contratação de serviços de tours ou guias e quanto custam estes serviços.

Para enriquecer sua viagem tente pesquisar além do "esquema pra turista ver", além dos cartões postais. Pesquise também sobre a cultura, a história, a política, a geografia e a economia dos destinos.

Se deseja visitar parques nacionais e outras áreas preservadas e/ou selvagens tente saber mais sobre a fauna e flora da região e os cuidados que se deve tomar antes de se aventurar em alguma trilha. Pesquise sobre quais são as roupas e equipamentos mais adequados ao clima e geografia das regiões que irá visitar.[/picturethis]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Silnei    41

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100630232252.png 128 128 busca]Se quiser saber como pesquisar dentro do conteúdo do Mochileiros.com, clique no botão "mostrar" abaixo, caso contrário é só seguir lendo o manual...[/picturethis2]

 

[mostrar-esconder][li=Pesquisando no Mochileiros.com]Aqui no Mochileiros.com você irá encontrar muita informação sobre a logística e as atrações dos destinos. São informações quentes, dicas de outros viajantes como você, que já estiveram nos mesmos lugares que você quer conhecer.

 

Por onde começar a pesquisar no Mochileiros.com?

Clique no ícone Destinos que fica no topo de todas as páginas aqui do site. Neste link você encontrará um índice organizado por continentes. Navegue pelos links e seções.

 

Para saber quais equipamentos e roupas são mais adequados, pesquise a seção Equipamentos de Camping e Aventura aqui do Mochileiros.com. Nela você irá encontrar fóruns sobre Barracas, Botas, Mochilas, Roupas, entre outros.

 

Para facilitar sua vida: Use nosso sistema de busca

O sistema de busca do Mochileiros é bastante completo e com ele é possível achar tudo, ele fica do lado direito no topo da tela e também no rodapé de todas as páginas. Possui um campo de texto em cor amarela com o botão "Pesquisar" abaixo.

 

Pesquise sobre cada destino que pretende visitar: Comece pelo nome dos países, depois pelos nomes das cidades e por final pelos nomes das atrações. Faça uma busca de cada vez e visite cada link dos resultados com bastante atenção. Anote tudo!

Ainda na seção Destinos você também irá encontrar outras 3 opções que podem ser de grande ajuda para sua viagem, são elas: Relatos de Viagem, Roteiros de Viagem e Companhia para Viajar.

 

Em Relatos de Viagem, você encontrará diversos relatos escritos pelos membros do site. Eles estão organizados e separados por continentes e países. Tente ler relatos de pessoas que viajaram para os mesmos destinos que você deseja conhecer. Muitos relatos são ricos em detalhes e essa informações serão muito úteis na hora de você organizar a sua viagem. Além de que em cada relato,você acaba viajando junto com autor. Quando retornar de sua viagem você poderá também postar e compartilhar seu próprio relato nesta mesma seção.

 

Em Roteiros de Viagem você encontrará os fóruns organizados e separados por continentes. Estes fóruns foram criados para que você envie o projeto do seu roteiro para que outros viajentes possam opinar sobre ele. Você poderá também opinar no projeto de roteiro de outros membros do site. O objetivo é fazer com que essa interação entre projetos possa ajudar e melhorar o roteiro e conhecimento de todos que participam das discussões. Crie o seu roteiro e compartilhe com todos!

 

Em Companhia para Viajar você que não quer viajar só, poderá abrir um tópico convidando outros usuários do site a acompanhá-lo em sua viagem. Se preferir poderá também pesquisar se já não há outros membros que vão para o mesmo lugar que você. Esta seção também está organizada e separada por continentes e subcontinentes.[/li][/mostrar-esconder]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Silnei    41

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100527025416.png 256 256 Economizando][t3]Orçamento: Economize em tudo que for possível[/t3]

 

Controlar o orçamento é a parte mais importante de qualquer mochilão. Uma mesma viagem pode ficar terrivelmente mais cara se você não tomar certos cuidados. Antes de perguntar se sua grana será suficiente faça uma reflexão sobre os seus hábitos de consumo.

 

É necessário que você conheça seus limites e o quanto estará disposto a sair da sua zona de conforto. Pense o quanto estará disposto a perder de sua privacidade em diversos momentos do dia,(principalmente na hora de dormir), o quanto consumista e exigente você é, e principalmente o quanto estará disposto a pesquisar e pechinchar antes de comprar um produto ou serviço. Isso fará toda a diferença no valor final da viagem.

 

Confira a seguir algumas dicas para economizar e pense quais são as mais adequadas para você.[/picturethis]

 

[t3]Transporte: Como economizar[/t3]

O transporte inclui a locomoção de partida e chegada e o que você irá gastar circulando pelos destinos.

 

1- Passagem Aérea

Passagem aéreas pode consumir boa parte de seu orçamento, então confira as dicas para economizar:

 

1 - Compre sempre pela internet. É economia certa, mas...

2 - Pesquise muito antes de comprar. Onde?

- Nos sites das companhias aéreas

- Nos sites de agências especializadas em venda de passagens

- Em sites comparadores de preço de passagens aéreas.

3 - Faça as buscas com pelos menos 3 datas diferentes. Como se fosse voar daqui a 3 dias, 1 mês e 3 meses. O objetivo é entender como funciona a política de preços de tal companhia. Algumas vendem muito mais barato se você comprar com antecipação, outras não.

4 - Evite comprar passagens só de ida (one way) pois elas custam quase o mesmo preço das Round Trip (ida e volta).

5 - Se planejar a viagem com antencedência você poderá adquirir a passagem em alguma promoção ou leilão na internet.

6 - Se seu roteiro for flexível tente pesquisar por passagens em rotas alternativas. Países ou estados vizinhos as vezes podem ter passagens muito mais baratas que o destinos onde você está, sendo assim uma viagem de ônibus até lá pode valer muito a pena.

7- Se for viajar por muitos países em continentes diferentes, um bilhete RTW (Round The World Ticket) pode fazer a sua viagem muito mais barata.

 

Sites de comparação de preços de passagens aéreas

http://www.mundi.com.br/

http://www.fly.com/

http://www.kayak.com/flights/

http://www.skyscanner.net/

http://www.decolar.com/

http://www.momondo.com/

 

Nunca viajou de avião?

Para saber como funciona toda a burocracia que envolve o processo desde a compra até o embarque, leia o ótimo Tutorial - Passagem Aérea Internacional produzido por joycebandi

 

Promoções e leilões de Passagens Aéreas

Fique de olho na promoções no fórum Promoções de Passagens Aéreas. Outra ótima opção para encontrar promoções é o blog Melhores Destinos

 

2 - Viajar de carona

Em alguns países a carona é parte da cultura local e até mesmo no Brasil é possível viajar desta forma. Pense nisso como uma possibilidade viável, que poderá ser usada em parte ou em toda viagem. Há muitos sites que facilitam esta prática. Para viajar o Brasil no dedo confira as dicas de como viajar o Brasil de carona clicando nesse link ou deixe uma mensagem na nossa Central de Caronas antes de viajar. Além dessas dicas e recursos do Mochileiros.com, você também poderá utilizar os sites Caroneiros.com, E-carona e o Carona Segura para viajar pelo Brasil. Para viajar pela Europa as dicas são os sites Hitchhikers.org, RoadSharing e Hitchwiki

 

3 - Transporte Público

Utilize o transporte público para circular pelos destinos que irá visitar. Ônibus, Metrô, trem, lotações, etc

 

4 - Circulando com Táxis

Em muitos destinos os táxis também são um opção barata para circular, mas quando usar um táxi nunca peça uma sugestão de serviços como hospedagem, restaurantes e outros do tipo para o taxista. A sugestão dele sempre será te levar o mais longe possível para cobrar mais ou será aquela onde ele ganha mais comissões. Seja exato no que quer e pergunte sempre antes quanto irá custar a corrida ou pelo menos um valor aproximado. Sem saber disso é furada!

 

4 - Circulando com Bicicleta

Em muitos destinos você irá economizar muito se alugar uma bicicleta para circular pelas atrações. Procure no Google por rent a bicycle

 

[t3]Formas de economizar na Hospedagem[/t3]

1 - Albergues / Hostels

Se for viajar sozinho a dica são os quartos coletivos, se viajar em dupla ou casal os albergues também possuem quartos privativos que em geral são mais baratos que os hotéis Econômicos. Clique aqui e tire todas as suas dúvidas sobre os albergues.

 

2 - Hotéis Econômicos

Os Hotéis Econômicos também são uma boa opção. Muitas vezes são hotéis frequentados por mochileiros de todo mundo ou hotéis de redes econômicas. As principais redes de hotéis econômicos são: Formule 1, Econolodge, EtapHotel. Além das Redes procure no google por Budget hotels

 

3 - Campings free.

Há campings Free ou quase free em quase todos os destinos do mundo, então sua barraca pode ser bastante útil. Além de ser de graça ou quase de graça são também uma ótima opção para ficar mais perto da natureza. Procure no google por free campsites, free camping sites, free campgrounds. Em destinos com frio extremo é necessário barraca, saco de dormir e roupas especiais. Ambientes hostis e/ou com temperaturas extremas não são recomendados para viajantes inexperientes.

 

4 -Se hospedar de graça na casa de outros viajantes.

Há alguns sites especializados na troca de hospedagem, onde você poderá oferecer sua casa como hospedagem e também se hospedar na casa de outras pessoas de todo o mundo, os mais conhecidos são: Couchsurfing, Hospitality Club e Stay4Free

 

5 - Longas viagens noturnas e Locais públicos abertos 24h

Em uma viagem longa, dormir sem pagar nada em algumas oportunidades poderá fazer você economizar bastante. Escolher viajar a noite em ônibus e trens e em alguns locais públicos são algumas das opções. O site The Budget Traveller Guide to Sleeping in Airports, traz uma lista dos melhores aeroportos do mundo para dormir.

 

6 -Servas

Servas é uma ong que conta com mais 14.000 anfitriões que recebem viajantes interessados em promover a paz mundial . Foi fundado em 1949 na Dinamarca como um movimento pacifista. Para se tornar um membro o viajante precisa:

 

- Ter mais de 18 anos de idade.

- Ser entrevistado para garantir que é responsável e que tem mente aberta e chances de ser um bom membro.

 

Quando aprovado, o viajante recebe a Carta de Apresentação ( Letter of Introduction - LOI ) que é o "Passaporte" do viajante Servas. Ela é válida por um ano. Além disso é necessário pagar uma taxa de R$ 85,00 para os custos do processo. Para saber mais visite a página: http://brazil.servas.org/

 

7- Trocar de casa temporariamente com viajantes do mundo todo

Essa seria uma opção para aqueles que estão interessados em passar uma temporada em apenas um destino, o que é uma boa opção para férias em família. Nos sites que promovem este serviço você paga uma taxa e cadastra sua casa e pode pesquisar se alguém em algum lugar do mundo que estaria interessado na troca temporária. Os principais sites do assunto são: http://www.homeexchange.com/, http://www.homeforexchange.com, http://www.homelink.org/ e http://www.intervacus.com

 

 

8 - Pagar pra ficar na casa de alguém= Se hospedar em um Bed & Breakfast.

O nome já diz tudo: Cama e Café da manhã. O que mais você precisa pra se hospedar com conforto e ainda fazer amizade com os donos da casa?

No site AirNnB você irá encontrar milhares de pessoas em todo o mundo que fazem do seu lar um meio de hospedagem para viajantes descolados. O AirBnB foi além do conceito "Bed & Breakfast" e abre espaço pra qualquer um que queira transformar aquele quarto vazio em uma opção para viajantes que estão procurando uma alternativa de hospedagem.

Em Londres por exemplo, você consegue uma cama a partir de R$ 38. Em Paris o valor é ainda menor, a partir de R$ 26 por noite. É por essas e outras que o http://www.airbnb.com é uma das mais novas coqueluches dos sites de hospedagem.

Outro site que segue o mesmo conceito do AirBnB é o Windu: http://www.wimdu.com

 

 

 

[t3]Formas de economizar na Alimentação[/t3]

A alimentação pode chegar a ser até o segundo item que mais irá levar embora seu suado dinheirinho e além disso pode ser responsável por alguns dias de viagem perdida em casos de má alimentação, pois é comum adquirir uma intoxicação alimentar ou passar pela conhecida diarréia do viajante. Portanto para se alimentar bem e barato, na maioria dos casos a melhor opção é o bom e velho supermercado. A maioria dos albergues/hostels possui cozinha coletiva que fica a disposição dos hóspedes exatamente para esse propósito. Além do mais é assim que nascem amizades e romances. Não se envergonhe em propor a outros viajantes "uma vaquinha no supermercado" para comprar itens para cozinhar o almoço ou jantar! O dinheiro que economizar com isso, você poderá gastar à noite na balada com seus companheiros de rango! Se for ficar em campings leve um bom Equipamento de fogo.

 

Isso tudo não exclui você de saborear delícias da gastronomia local, pois os restaurantes populares também podem ser um ótima opção. Estes restaurantes costumam ser frequentados pela população local, são como os "Pratos Feitos" e "Comerciais" Brasileiros e que muitas vezes vendem os mesmos pratos típicos de restaurantes para turistas.

 

[t3]Pechinchar sempre![/t3]

Turistas sempre pagam mais caro por tudo. É como se carregassem na testa uma placa: Tenho dinheiro sobrando, cobre mais caro! Não é só no Brasil que isso acontece! Por isso pechinche sempre! Principalmente quando o produto ou serviço não tiver o preço exposto de forma clara. Se usar essa regra com certeza irá economizar muito. Se tiver vergonha de pechinchar, em alguns casos pagará até 3 vezes mais do que pagaria um cidadão local pelo mesmo produto ou serviço. Pechinche sem medo de ser feliz!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Silnei    41

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100609182640.png 256 256 Cuidados][t3]Dicas para uma viagem segura[/t3]

 

De olho na notícia

Acompanhar o noticiário sobre os destinos que irá conhecer pode ser muito útil para evitar roubadas: Intempéries, greves, manifestações, etc

 

Para essa tarefa você pode usar o Google Notícias: (http://news.google.com.br/) Se tiver conhecimento da língua o ideal é pesquisar as notícias utilizando a busca do Google News local. Para isso mude a língua padrão e visite o endereço do Google daquele país: (http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR)[/picturethis]

 

No OnlineNewsPapers.com você encontrará um diretório com sites de jornais de todo o mundo (http://www.onlinenewspapers.com/)

 

Se pesquisar no google por "world newspaper directory" também irá encontrar diversos sites como esse.

 

 

Aqui no Mochileiros.com fique sempre atento na seção Notícias e Eventos:

(http://www.mochileiros.com/noticias-eventos-f101.html)

 

Cuidados com dinheiro em espécie e outras formas de pagamento

Nunca leve em espécie tudo que irá gastar e se possível espalhe seu orçamento em várias formas de pagamento. O que levar em espécie divida em várias partes. Exemplo: Coloque uma parte em um Money Belt, outra se possível em um Leg Money Belt, uma terceira parte em alguma peça de roupa na mochila e a quarta parte para fazer pequenos pagamentos, na carteira ou bolso ou faça da maneira que achar melhor "mas nunca deixe todos os ovos na mesma cesta".

 

Cheques de viagem eletrônicos também são muito úteis e seguros, o mais utilizado é o Visa Travel Money.

 

Cartões de debito e crédito também são uma opção. Os da Rede Cirrus são aceitos em 210 países. No link abaixo você irá encontrar uma busca por ATM's(Caixas eletrônicos) em todo o mundo: http://www.mastercard.com/us/personal/en/cardholderservices/atmlocations/index.html

 

A rede VISA atende 170 países e no link abaixo você encontrará um sistema de busca por estes ATM's.

http://visa.via.infonow.net/locator/global/

 

Confira aqui no Mochileiros.com os seguintes tópicos relacionados:

:arrow:Como transportar dinheiro?

:arrow:Visa Travel Money e Imigração

:arrow:Dinheiro X Câmbio o que fazer?

 

Zonas de risco

Zonas de Risco são os locais com conflitos armados ou com altos índices de criminalidade. É bom saber se nos destinos que irá visitar há locais assim.

 

Há mapas do Google Maps na internet com esses dados, procure pelas palavras chave:

crime maps

nome do destino + Crime Map

Conflict Map

 

Não ostente

O pior de todos os comportamentos de risco sem dúvida é a ostentação. Por isso evite ostentar. Durante sua viagem você irá ver mochileiros do mundo todo sempre com roupas simples. Essa é a receita. Vista-se o mais simples possível e sem penduricalhos e outros objetos que chamem atenção.

 

 

[t3]Vocabulário de sobrevivência[/t3]

Mesmo que seu inglês seja fluente em muitas situações ele não servirá pra nada, por isso é necessário ter uma noção básica de palavras e expressões da língua local. Isso pode facilitar sua vida em várias situações. Estude um pouco da língua local e/ou leve um vocabulário básico impresso ou em seu smartphone.

 

Na internet você irá encontrar muitos sites com esse tipo de conteúdo. No Google pesquise pelas seguintes frases:

vocabulario viagem ingles

vocabulario viagem Espanhol

vocabulario viagem italiano

vocabulario ingles

Utilize a mesma lógica de busca para outras línguas.

 

O site Bab.la possui um guia de sobrevivência para viagens bastante completo:

http://pt.bab.la/viagens/guia-de-sobrevivencia/

 

Aqui no Mochileiros.com também criamos uma seção com esse intuito, é o fórum Vocabulário Básico para Viagem em (http://www.mochileiros.com/vocabulario-basico-para-viagem-f481.html).

 

[t3]Saúde do Viajante[/t3]

Você deve ficar atento às doenças e epidemias nos destinos que irá visitar, para tomar as vacinas certas e evitar comportamentos de risco. Há um mashup do Google maps muito bom sobre isso é o: http://www.healthmap.org/pt

 

Um mal muito comum em qualquer viagem internacional é a chamada Diarréia do Viajante, para saber sobre ela e outras doenças a serem evitadas leia o Manual da Saúde do Viajante produzido por Claudia Severo (

http://www.mochileiros.com/manual-da-saude-do-viajante-t36050.html)

 

Se pretende visitar locais com altitude acima de 2500m fique atento nas dicas do tópico: Soroche Mal de Altura ou Mal da Altitude

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Silnei    41

[t1]Perguntas Frequentes[/t1]

 

[t3]Gostaria de viajar dessa forma. Será que consigo?[/t3]

Sim, você consegue! Se você planejar e pesquisar bastante, terá o principal ingrediente para tornar qualquer viagem um sucesso: A informação!

 

Se viajar bem informado você:

1- Irá passar por menos "perrengues"

2- Irá economizar grana

3- Conhecerá de fato os locais por onde irá passar e não apenas visitará cartões postais

 

Então, antes de ficar angustiado pensando nos perigos da estrada , lembre que você faz parte de uma espécie que há 200 mil anos percorreu o mundo todo a pé e povoou cada pedaço do globo terrestre! Hoje você tem a disposição a internet, os aviões, as botas com solado vibram e as mochilas de Cordura! Isso é um verdadeiro aparato e com ele você chega onde quiser! Basta informação, um pouco de grana e uma pitada de atitude, o resto você encontra na estrada. Acredite, aquele ditado não é conversa mole: A vida passa rápido! Não deixe ela passar por cima dos seus sonhos. Pé na Estrada!

 

[t3]É seguro viajar assim?[/t3]

Poderia dizer que é tão seguro como viajar de pacote pela CVC, mas se você fizer a lição de casa antes, e pesquisar muito para obter o máximo possível de informação sobre os locais para onde vai viajar, com certeza você estará muito mais seguro do que o cliente da operadora. Você saberá o que evitar ou não, pois pesquisou pra isso.

As operadoras e agências inventaram essa conversa de que é mais seguro viajar com o respaldo e a ajuda de um expert (o Agente de viagens), mas a verdade é que o expert deve ser você mesmo. E a água de côco pra você vai sair mais barata! Pode acreditar!

 

[t3]Como conseguir dinheiro para viajar assim?[/t3]

Da mesma maneira que você iria conseguir se fosse comprar um carro ou um pacote de viagens. Há mochileiros médicos, advogados, jornalistas, engenheiros, estudantes, motoristas... Há pessoas de todas as profissões. Não há mágica. Há planejamento e projeto de vida! Uns preferem gastar grana comprando um carro novo todo ano e outros gastam sua grana viajando, outros abonados fazem as duas coisas ao mesmo tempo! Tudo vai depender do que você faz, do que é, do que está disposto a abrir mão e pra onde quer ir. Dá pra sair duro e ganhar grana viajando? Sim! Você está disposto a trabalhar em qualquer coisa, sob qualquer condição em qualquer lugar do mundo? Se a resposta é sim! Pé na Estrada! Dá pra construir uma carreira onde o estar viajando sempre, faça parte do trabalho? Também dá! É uma questão de projeto de vida! Veja o que outros viajantes acham disso, lendo o seguinte tópico: É possível viver Mochileiro?

 

 

[t3]Posso me hospedar em um albergue mesmo não sendo tão jovem?[/t3]

Sim. Albergues são apenas estabelecimentos de hospedagem e aceitam qualquer hóspede mediante pagamento. Inclusive você não precisa ter uma carteirinha se não quiser, pois a tão falada carteirinha serve apenas para a Rede da Hostelling International e ela é apenas uma das várias redes de albergues/hostels que existem no mundo. Há também os albergues e hostels que não são filiados a nenhuma rede! Hoje eles são a maioria! Então escolha o que for mais o seu estilo e se hospede em um hostel!

 

 

 

[t3]Socoroo! Me ajude! É Urgente! SOS! Pelo amor de Deus! Preciso da informação agora!!!!!!!!!!!!!!!![/t3]

Mesmo que você esteja muito ansioso, entenda que todos aqui são usuários como você. Um pergunta bem feita terá uma boa resposta e servirá para muitos outros que irão chegar com a mesma dúvida. Uma pergunta com ares de solicitação de "consultoria personalizada", costuma ficar abandonada sem respostas. Então pense nisso! A dica é: Ler e pesquisar bastante antes de perguntar! ::cool:::'>

 

[t3]Onde mais posso pesquisar além do Mochileiros.com?[/t3]

Além do Mochileiros.com seguem dicas de outros sites onde você também encontrará informações úteis para sua viagem:

 

Na Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) você irá encontrar todas informações básicas sobre a cultura, a história, a política, a geografia e a economia dos destinos que irá visitar. Pesquise nela pelo nome das cidades e países por onde irá passar.

 

No portal da Lonely Planet (http://www.lonelyplanet.com/), do popular guia impresso para mochileiros, a seção community traz blogs de viajantes e um fórum muito bom, o Thorn Tree.

 

Se você quer fazer trilhas e para isso possui um GPS, há um ótimo banco de dados de tracklogs no GPSies.com.

 

O travelpod.com também é outro bom lugar pra pesquisar, o site é um servidor de blogs com viajantes do mundo todo.

 

Pra ver fotos dos destinos para onde vai viajar, a dica é visitar o Flickr (http://www.flickr.com) e jogar lá na busca do site os nomes das cidades e atrações por onde irá passar.

 

[t3]Outros Fóruns, comunidades e sites para Mochileiros e Viajantes Independentes[/t3]

 

[t3]Em Português[/t3]

O Viajante - http://oviajante.uol.com.br

Vou de Mochila - http://www.voudemochila.com.br/

Orkut - Comunidade Mochileiros - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=39587

Facebook - Comunidade Mochileiros - http://www.facebook.com/group.php?gid=23077102259

 

[t3]Em Inglês:[/t3]

Thorn Tree do Lonely Planet - http://www.lonelyplanet.com/thorntree/

Travellers Point - http://www.travellerspoint.com/

BootsnAll - http://www.bootsnall.com/

The Backcountry Forum - http://www.backpacking.net/

World Backpackers Forum -http://www.worldbackpackers.net/forum/

Fórum da Revista Backpacker http://www.backpacker.com/community/

Backpacking Light - http://www.backpackinglight.com/

Pratical Backpacking - http://www.practicalbackpacking.com/

Digihitch - http://www.digihitch.com/forums.html

Road Junky - http://www.roadjunky.com/

 

 

[t3]Em Espanhol:[/t3]

Mochileros.Org - http://www.mochileros.org/

Mochilero.info - http://www.mochilero.info/

Autostop Argentina - http://www.autostopargentina.com.ar/

Viajeros.com - http://www.viajeros.com/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Silnei    41

[t1]1 - Crie um avatar[/t1]

no_avatar.jpg

O avatar é a sua cara na comunidade. Toda mensagem que escrever ele estará lá pra te representar. Se você não quer ser representado por uma sombra com um ponto de interrogação na cara, que tal colocar uma foto com seu rosto, ou com você em algum destino, um desenho ou qualquer figura que mostre a sua personalidade.

 

[t3]Vamos mudar isso agora? Veja como fazer:[/t3]

 

 

1- Se você estiver logado clique aqui ou senão faça o login e clique aqui.

 

2 - Abrirá a seguinte janela: (clique na figura para aumentar)

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_47526_dicas0001.jpg

 

Clique no botão "Arquivo"(Seta Vermelha) e selecione uma imagem do seu computador e depois clique no botão "enviar"(seta verde)

 

3 - Pronto agora suas mensagens terão a sua cara.

 

 

[t1]2 - Crie um tópico inédito[/t1]

 

[t3]Novidades, novidades, novidades...[/t3]

Todos querem sempre conhecer novos destinos e se você conhece algum destino que não existe na comunidade, crie um tópico já!

 

Para melhor organizar as informações postadas na comunidade separamos os tópicos por tipos.

 

[t3]1 - Tópicos de Perguntas e Respostas[/t3]

 

Se você tem dúvidas sobre um determinado destino, fez a busca no site e não encontrou nenhum tópico a respeito, crie um tópico de Perguntas e Respostas

 

Ele usa como ícone este símbolo: chat-32x32.png

 

Como padrão determinamos que o título do tópico começa sempre com o nome de um determinado destino seguido da frase Perguntas e Respostas por exemplo:

 

Panamá - Perguntas e Respostas

Paris - Perguntas e Respostas

 

 

Para criá-lo, entre nos fóruns da categoria Destinos, clicando na aba que leva o mesmo nome no topo da página. Procure pelo fórum do país ou País e Estado (no caso do fórum Brasil) que corresponda ao novo tópico e clique no botão NOVO TÓPICO. Siga a receita acima, deixe suas dúvidas e pronto!

 

[t3]2 - Tópicos de Dicas de Destinos[/t3]

 

Se você tem dicas de algum destino que visitou e quer compartilhar com todos, crie um tópico Dicas: O que fazer em...

Ele usa como ícone este símbolo: Symbols-Tips-32x32.png

 

Exemplos:

 

Dicas: O que fazer em Paris

Dicas: O que fazer em Quito

 

Para criá-lo, entre nos fóruns da categoria destinos, clicando na aba que leva o mesmo nome lá no topo da página. Procure pelo fórum do país ou do país e Estado (no caso do fórum Brasil) que corresponda ao novo tópico e clique no botão NOVO TÓPICO.

 

Siga a receita acima, deixe suas dicas e pronto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito Bom !

Comecei a Muito pouco tempo A Ser mochileiro, conhecir uma galerinha que me indicou o site e achei muito bom ::mmm:

E Quem vira mochileiro nunca mas quer parar 8)

 

Parabéns pelo site ::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Mochileiros,

 

Como nunca viajei para o exterior não sei como funciona essa questão de passaporte.

É fácil e barato tirar o passaporte?

Há muitos países como os EUA cuja a política de liberação do visto é super complexa, ou essa característica é únicamente dos norte-americanos?

 

Obrigada pelos esclarecimentos acima que são de muita valia.

 

O site é simplesmente SHOW!!!

 

BjoOs ::hãã2::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Genteeeee!!!!!

 

Fiz minha primeira mochilada!!!! ::otemo::

Fui para Alter do Chao/PA sozinha, com a cara e a coragem (posso afirmar que para mim, isto foi um desafio) e amei do comeco ao fim.

Parece que o bichinho me mordeu ::dãã2::ãã2::'>

Obrigada!!!!

 

Beijos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos mochileiros, tenho uma dica muito boa pra viajar muito gastando pouco!!

 

Hoje em dia existe uma briga entre as operadoras de cartão de crédito, principalmente Visa e Master, com isso são inumeros os benefícios oferecidos, entre eles os planos de milhagem.

 

Eu fiz minha primeira viagem para Europa em 2008, na época comprei as passagens pela CVC (apenas as passagens, mas nada contra quem vai com pacote) gastei ida/volta 2.000,00 (TAM) resumindo, fiquei 30 dias conheci 8 países e fiquei apaixonado por viajar, após 1 mês estava planejando a próxima viagem, na época em 2008 liguei no Bradesco (onde tenho conta desde 2000) e pedi um cartão que acumule pontos, eles me deram o "Visa Infinite" a cada 1 dolar gasto acumula 2 pontos (simplificando a cada 1 real = 1 ponto), após isso tudo que compro é com o cartão de crédito, tenho muito controle com ele, mas se for na padaria comprar 4 paes pode ter certeza que vou utilizar meu cartão e acumular meus pontos. No mês de junho de 2009 chegou minhas tão esperadas férias, mas junto veio a crise de gripe suína, meu destino? Buenos aires 3 dias e 15 dias em Bariloche e redondeza.....Ahh logo desisti, na época a Argentina estava exportando essa gripe para o Brasil, ok...ok....não fiquei triste, fui para Fortaleza uma semana sem gripe suina e muiiiitttoooo sol, tá bom não passou em branco....bom o melhor de tudo é que meus queridos pontos estavão acumulando a cada mês.

 

Planejei minhas férias para setembro/2010, e por curiosidade entrei no site http://www.bradescocartoes.com.br/fidelidade lá você faz muitas cotações e eles já te dão o valor em pontos, fiz uma simulação de SP / Londres, e custa 34.000 pontos, ou seja quem gasta uma média de 1.000 reais/mês no cartão vai acumular 1.000 pontos/mês, em 1 ano e meio ganha uma passagem para Londres...

 

Pra melhorar eu liguei na United (companhia na qual eu fechei a passagem aérea) e descobri que o voo faz ponte em Washingtown, paguei uma taxa de 100 dolares e vou ficar uma semana nos States....e depois sigo viagem para londres.....

 

Bom amigos é isso.....não ganho nada do bradesco fazendo essa propaganda.....mas o que é bom eu indico!!!

 

Grande abraço a todos e boa viagem!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cmte    0

Olá pessoal. Não sou mochileiro mas ávido por aprender a entender e falar onglês objetivando apenas viagens. Achei esse site http://www.inglesfluenteonline.com.br/, onde promete que o aluno entenda e fale inglês em 8 semanas. Pergunto: alguem já fez esse curso?

 

Abraços a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Roberta,

O preço do passaporte no Brasil é padrão, não tem como pechinchar e atualmente é bem rápido, pois é tudo digital. Mas não deixe para tirá-lo na última hora.

Sobre os vistos, bom, isto varia demais de país para país. Lembre-se que a vários países que não solicitam visto para brasileiros (América do Sul e Europa). No caso dos EUA é realmente muito chato e caro. Eles estão em vias de liberar visto por 10 anos, atualmente é só por 5 anos.

Bom, antes de ir ao país desejado verifique as regras.

Eu costumo dar preferência de ir a países que não pedem visto, mas nem sempre isto é possível.

Celso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×